Saiba tudo sobre inteligência artificial

Publicado em 25 de janeiro de 2023

Imagem que representa a Inteligência Artificial no geral e inteligencia artificial no mercado imobiliário

A inteligência artificial está ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo. Segundo dados da Oxford Insights, em 2019, o Brasil estava em 40º lugar no ranking de soluções de inteligência artificial e a implementação dessas tecnologias prometem movimentar mais de US$ 15 trilhões globalmente até 2030.

No ano de 2022, um estudo realizado pela IBM, mostrou que 30% das empresas utilizam a tecnologia para compor ações de marketing e vendas. Além disso, a transformação digital é a grande responsável por tornar os processos internos das organizações ainda mais tecnológicos e otimizados.

A B2B Stack sabe da importância da tecnologia e do impacto da inteligência artificial para o mercado. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo completo para que você saiba como a inteligência artificial pode transformar a sua empresa.

Continue lendo para saber mais!

O que é inteligência artificial?

O termo Inteligência Artificial ou popularmente conhecido pela sigla IA, refere-se a um conjunto de sistemas ou máquinas que funcionam de maneira semelhante à inteligência humana. Esse mecanismo consegue realizar atividades complexas a partir da junção de Big Data e a computação em nuvem.

Em termos práticos, a inteligência artificial se refere à construção de máquinas que tenham capacidade de analisar, aprender e tomar as melhores decisões em determinados cenários em que o homem não teria tal capacidade.

A inteligência artificial está inteiramente ligada ao conceito de machine learning, que representa o processo de aprendizado de uma máquina. Sendo esse desenvolvimento semelhante ao de uma criança. 

Inteligência artificial representada por um cérebro

O processamento acontece por meio de coleta de dados, absorvendo e analisando as informações com objetivo de identificar padrões e reações dos mais variados tipos. Cada informação ou resposta advindas da inteligência artificial varia de acordo com o seu propósito de criação. 

Apesar da inteligência artificial parecer ser algo fácil de construir, saiba que não é bem assim. Para chegar no resultado final é necessário passar por diversas áreas de conhecimento da computação, como Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural ou PNL, entre outras.

Tipos de inteligência artificial?

Saiba que existem diferentes tipos de inteligência artificial. Dessa forma, cada tipo de máquina é definida pela sua capacidade de produzir e entregar resultados. Conheça os principais tipos abaixo:

1. Máquinas reativas

As máquinas reativas representam sistemas antigos de IA e apresentam capacidade limitada. A  principal brecha desse tipo de IA é a falta de memória, o que torna o seu uso preferencialmente para responder questões automáticas a partir de um conjunto limitado de informações.

2. Memória limitada

Possui características semelhantes às das máquinas reativas, mas o seu diferencial é conseguir aprender através de dados históricos e assim tomar decisões. Exemplos de Inteligência Artificial de memória limitada são os chatbots e assistentes virtuais.

3. Teoria da mente

Inteligência artificial representado por máquina e homem

Esse é um conceito que ainda está sendo estudado pelos pesquisadores e já é considerado como o próximo nível de Inteligência Artificial. A teoria da mente busca desenvolver IAs que são capazes de compreender melhor as necessidades humanas, tais como emoções, crenças e pensamentos.

4. “Autoconsciente”

Esse tipo de inteligência artificial ainda é uma formulação hipotética, pois se trata de um modelo que será capaz de compreender as emoções com quem ele está se integrando, além de expressar emoções, necessidades e particularidades próprias.

Conheça as classificações técnicas e suas funcionalidades

5. IA estreita (ANI)

Essa é a classificação que enquadra todos os modelos de IA que já foram criados. A sigla ANI remete aos sistemas de inteligência artificial que são desenvolvidos para empenhar apenas uma atividade de forma autônoma.

6. Inteligência geral artificial (AGI)

A principal característica da inteligência geral artificial é a capacidade em aprender, perceber e compreender assim como o ser humano. Isso facilita para que eles desenvolvam de forma independente várias competências, o que reduz o tempo necessário de treinamento.

7. Superinteligência artificial (ASI)

Inteligência artificial representada por um robô que processa dados

A superinteligência artificial marcará o auge da tecnologia, fazendo com a AGI se torne a forma mais inteligente do planeta. A ASI terá maior memória, análise de grandes bancos de dados com maior rapidez e grande capacidade para a tomada de decisões.

Como a inteligência artificial funciona nas empresas? 

A inteligência artificial pode ser encontrada em diferentes lugares e atividades do cotidiano, seja no atendimento virtual, redes sociais, aplicativos de antivírus, ao realizar uma busca na internet, entre outras aplicações.

Empresas como o Google, se destacam devido ao seu funcionamento e a criação de produtos que contam com a IA. Exemplo disso, é o Google Assitance que ajuda milhares de pessoas no mundo todo.

No Brasil, o setor de agronegócio está cada vez mais sendo impactado pela tecnologia através do Agrotech. As startups são as principais responsáveis por levar a tecnologia para o campo e proporcionar melhorias na administração de recursos e na implementação de fazendas inteligentes.

Agrotech no Brasil e inteligência artificial

Nas empresas em geral, a IA é uma forte aliada no desempenho e produtividade dos colaboradores, além de automatizar processos e atividades que demandam um nível considerável de energia humana. 

Outro grande diferencial é a internet das coisas ou mais conhecida como IoT, que permite a integração de objetos físicos a softwares e o compartilhamento de dados através da internet. Essa tecnologia impacta positivamente diversos setores como varejo, logística e transporte, automotivo, setor público, entre outros. 

Benefícios da Inteligência artificial no mercado

A Inteligência artificial apresenta grandes benefícios para o mercado, confira alguns:

1. Aumento da lucratividade

Através da inteligência artificial é possível trabalhar com grande volume de dados que humanamente seria impossível. Essa ação traz grande retorno financeiro para as empresas que implementam a IA em seus processos.

Imagem representa a lucratividade advinda da Inteligência artificial

A Netflix é uma empresa que utiliza machine learning para coletar e analisar dados de seus clientes e a partir disso fornecer um nível de personalização considerável de seus serviços e produtos. Essa prática já ajudou a empresa aumentar a base de clientes em mais de 25% somente em 2017.

2. Produtos inteligentes

As pessoas querem estar cada vez mais conectadas e usufruir de soluções que tornem a sua rotina mais prática e funcional. Dessa maneira,  produtos tecnológicos que são desenvolvidos a partir da inteligência artificial ganham cada vez mais espaço no mercado. 

Imagem representa uma casa inteligente por causa da Inteligência artificial

Para se ter ideia, mais de 120 milhões de pessoas usam Alexa, Siri ou Google Assistant. O consumo desse tipo de produto acontece em grande maioria pela Geração Z, sendo 60% usuários ativos de assistente de voz nos EUA.

Outro exemplo desse conceito é a rota para o trabalho, que é facilitada  por meio de aplicativos como Google Maps – que possuem capacidade para apontar o melhor caminho e consequentemente, poupar mais tempo. 

3. Segurança digital

Com o excesso de tecnologia novos problemas vão surgindo. Com isso, vemos um grande aumento no número de fraudes, que visam roubar informações e dados valiosos de empresas públicas e privadas.

Além disso, estratégias para captar ou vasculhar informações de usuários na internet são desenvolvidas para que os criminosos possam lucrar com a venda de dados sigilosos, estratégias fraudulentas como o phishing ou software malicioso, como o malware são comuns na internet.

Segurança digital através da inteligência artificial

Portanto, é necessário desenvolver e se apoiar em tecnologias para a proteção da rede e dos computadores. Nesse sentido, os softwares conhecidos como antivírus são de grande importância para manter a segurança dos equipamentos e da rede. 

Através da Inteligência artificial essas ferramentas conseguem analisar as ameaças e agir de maneira preventiva contra possíveis danos. 

Aplicações práticas/exemplos de inteligência artificial

Entretenimento

O entretenimento é uma das áreas que mais utilizam os benefícios da inteligência artificial para personalizar recomendações, visando tornar a experiência do usuário melhor. Com o desenvolvimento dos acessórios de realidade virtual aumentada, é possível criar um ambiente cada vez mais imersivo, ideal para o setor de games e eSports.

Imagem de homem se divertindo através da inteligência artificial

Além disso, plataformas de SaaS como a Netflix, conseguem, a partir do histórico dos usuários, realizar indicações altamente precisas e que possam agradar o cliente, aumentando as horas em que ele fica no aplicativo.

Redes sociais

As redes sociais são famosas por criarem um ambiente completamente novo e com experiências diversificadas. Saiba que a inteligência artificial possui um papel fundamental para o seu funcionamento. Algumas atribuições da IA: o reconhecimento de fotos, identificação de objetivos, reprodução contínua de vídeos, tradução simultânea de idioma ou transcrição de vídeo, além de identificar e remover conteúdos impróprios.

Imagem representa a tecnologia nas redes sociais e inteligência artificial

E não menos importante, o terror dos profissionais de marketing: o algoritmo é o responsável por personalizar o feed dos usuários com base nas postagens que ele mais interage, tomando como base comentários, compartilhamentos e curtidas. Assim, orecurso entrega as publicações de forma orgânica para os usuários da plataforma.

Saúde

Na pandemia de Covid-19, a inteligência artificial foi uma grande aliada para identificar focos de contaminação e infectados. Além disso, ajudou os pesquisadores a realizarem o estudo de bancos de dados sobre a infecção e rastrear a doença. 

Inteligência artificial para saúde

A tecnologia também colabora para otimizar o atendimento de pacientes e incentivar o tratamento de doenças. Softwares como o dietbox tornam a rotina de profissionais da nutrição ainda mais fácil e ágil.

Mercado x inteligência artificial, como fica?

A inteligência artificial é palco de um grande debate: se a tecnologia será capaz de roubar ou extinguir empregos. Sabemos que esses novos mecanismos potencializam a produtividade humana nas funções de gestão, facilitando para que os colaboradores foquem os seus esforços em atividades de criação e inovação.

Entretanto, mudanças no mercado de trabalho estão acontecendo com grande frequência, uma vez que há o desenvolvimento de máquinas potentes que diminuem o custo de produção ou da mão de obra. Dessa forma, o mercado reformula constantemente as suas necessidades. 

Exemplo disso, é o Watson, um supercomputador desenvolvido pela empresa IBM, que já possui capacidades de analisar laudos médicos, elaborar processos jurídicos além de realizar atendimentos como os realizados em call centers.

Inteligência artificial trabalhando nas empresas

Uma coisa é certa: não sabemos se a tecnologia irá ou não roubar empregos, mas quem domina as plataformas possuem grande chances de passar profissionais que não buscam atualização ou especialização Ou seja: a tecnologia não irá roubar o seu emprego, mas quem a domina, provavelmente, sim.

Acesse o portal da B2B Stack e conheça a categoria de inteligência artificial.

IT Conference: evento para quem gosta de tecnologia

Banner do IT Conference

Participe do IT Conference, o maior evento de tecnologia promovido pela B2B Stack- maior portal de compra e venda de softwares da América Latina. Reserve as datas 06, 07 e 08 de março, para uma imersão no mundo da tecnologia com profissionais atuantes no mercado. 

Os principais temas do evento serão: tecnologia, inovação, tendências tecnológicas para 2023, quais são as habilidades mais requisitadas no setor de tecnologia e muito mais.

O IT Conference acontecerá de forma online e gratuita. Faça já a sua inscrição através do link: https://it.b2bstack.com.br/

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados