Agrotech: conheça as startups que trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

Publicado em 17 de novembro de 2022

O mercado empresarial está passando por uma transformação digital e no setor do agronegócio também não é diferente. Para trazer tecnologia a esse mercado as startups possuem um papel fundamental, pois são elas que proporcionam a implementação de novas ferramentas que proporcionam uma gestão eficiente do campo.

Com um mundo cada vez mais populoso é necessário aproveitar os benefícios da tecnologia para produzir mais e gastando menos, em um menor espaço físico e de tempo, buscando garantir as necessidades básicas da população.

Por isso, se você deseja entender mais como a tecnologia tem revolucionado esse setor e qual o impacto das Agrotech no Brasil e no mundo, continue lendo o artigo para saber mais.

O que é Agrotech?

Assim como os diferentes setores da economia, o mercado agropecuário vem se beneficiando da tecnologia para aumentar e melhorar o desempenho da produção de alimentos e agropecuária. Antigamente as fazendas tinham uma perspectiva distante da cidade e da tecnologia, esse cenário vem mudando cada vez mais, hoje é possível ver fazendas que trabalham de forma sincronizada através de robôs, drones e sensores de alta tecnologia.

Imagem ilustrativa do Agrotech

Essa revolução tecnológica favorece a otimização dos processos agropecuários e o maior sucesso das plantações e colheitas. Segundo um estudo realizado, a estimativa é que esse mercado cresça ainda mais devido a necessidade da população mundial em se alimentar, tendo em vista, que em 2022, a população mundial chegou a 8 bilhões de habitantes e a estimativa para 2050, são 10 bilhões de habitantes.

Com o crescimento da demanda do mercado é necessário que a produção aconteça de forma acelerada e sustentável, por isso surge a necessidade da inserção do mercado agropecuário na tecnologia, para facilitar esse processo surgem as agrotechs, que são startups especializadas na revolução tecnológica do setor agropecuário.

A palavra agrotech é composta pela junção das palavras inglesas agronomy (agronomia) e tecnologia (tecnologia). As agrotechs surgem com o objetivo de implementar meios modernos e que favorecem uma maior produção de alimentos, colaborando com a cadeia de suprimentos do agronegócio.

Com esse vasto crescimento populacional no planeta observa-se que o espaço para a produção agrícola e agropecuária estão se tornando reduzidos, esse aumento populacional colabora para que aumente a demanda natural por mais suprimentos, dessa forma, a produção agrícola é fundamental para suprir as necessidades básicas dessa população.

Outro fator que implica a necessidade do uso de tecnologia avançada é a facilidade em otimizar recursos e processos utilizados na produção agrícola, além disso, é possível aproveitar melhor o espaço físico e os recursos disponíveis para a produção, pois teremos apenas 40% da extensão terrestre para a produção, por isso é necessário fazer mais com menos.

Como funciona o Agrotech?

Agora que já entendemos o conceito de agrotech, fica ainda mais fácil compreender o seu funcionamento. O Produto Interno Bruto do Brasil é composto por 20% das taxas de exportações nacionais , grande parte dessas exportações advém do agronegócio o que torna o setor um dos principais ativos da nossa economia.

Como vimos, o avanço populacional demanda uma produção em larga escala para atender as necessidades, por isso, as agrotechs desenvolvem novas ferramentas e metodologias voltadas para o campo, que são capazes de otimizar o serviços dos agricultores e pecuaristas.

Para que isso aconteça é necessário realizar o investimento em softwares que colaboram na gestão agrícola, e além de incentivar pesquisas que favorecem o desenvolvimento do setor o que torna possível a agricultura de precisão.

As agrotechs além de oferecer e implementar os recursos tecnológicos, oferecem consultorias aos produtores que auxiliam na manutenção e segurança dos processos implementados no campo.

Esse monitoramento se faz necessário devido a necessidade de acompanhar as ferramentas e identificar possíveis falhas no sistema, o que torna a área mais previsível e assertiva.

Por isso, um dos grandes diferenciais das agrotechs são a garantia de maior produtividade independente do espaço físico, além de gerar uma economia e um retorno significativo do ROI, o que torna a empresa ainda mais competitiva no mercado.

Como a tecnologia impacta o agronegócio?

A tecnologia quando bem aplicada no campo gera uma série de benefícios não só para o produtor, mas também para a sociedade como um todo, tendo em vista, que ela oferece diversas técnicas que focam na máxima eficiência e práticas sustentáveis.

Por isso, com a tecnologia é possível reduzir o desperdício de água e energia, além do desenvolvimento de controle biológico natural que favorecem a qualidade de vida da população que consome os produtos.

Agrotech no campo

A importância do agronegócio para o Brasil é tamanha, que existem propagandas para conscientizar a população e mostrar como o agro está presente em diferentes momentos da vida da população brasileira.

Os derivados do agronegócio estão presentes em diversos setores da economia, como demonstra a campanha da TV Globo, o agro está na moda, em cosméticos, gera emprego e investimento, por isso o agro pode ser entendido como uma atividade que está inserida em tudo. 

Vamos conhecer alguns dos benefícios da tecnologia aplicada no campo:

Na agropecuária de precisão

Estamos vivendo a era dos dados e profissionais de diferentes áreas precisam saber analisar, com o apoio de uma agrotech é possível fazer uma agropecuária com maior precisão, pois serão analisados diferentes tipos de dados, como os fatores físicos, biológicos e químicos da geografia local, para determinar quais são os melhores cultivos e como realizá-los.

Dessa forma, as agrotechs buscam extrair os dados para auxiliar e guiar as ações dos produtores para que eles consigam executar as melhores produção em determinada época. Somente em 2020, a Business Insider estimou que mais de 500 mil dados poderiam ser colhidos somente através de uma única fazenda

Aumento da fertilidade do solo

Com o estudo avançado do solo é possível identificar os índices de fertilidade do solo, pois esse é um dos fatores que determinam a qualidade e quantidade das safras. As agrotechs buscam desenvolver soluções que melhoram a qualidade do solo com base na tecnologia.

Internet das Coisas

Hoje já existem mais 75 milhões de dispositivos agrícolas que utilizam a internet das coisas para a sua atuação. Esse é um grande avanço para a agropecuária, pois permite a conexão e integração de diversos dispositivos agrícolas que colabora para uma gestão mais eficiente.

Análise laboratorial

Os laboratórios também têm se beneficiado com o desenvolvimento tecnológico, devido a possibilidade em se obter maior precisão nos resultados e agilidade nos estudos relacionados a pragas, fertilização e o desenvolvimento da genética.

Além disso, também é possível realizar o diagnóstico por imagem que  identifica fatores biológicos e químicos de determinado lugar, possibilitando o controle de pragas que afetam as plantações, otimizando esse processo por meio do uso de variantes biológicas que combatem as pragas sem prejudicar o ecossistema e saúde humana.

Gestão de fazendas

Com todo esse aparato tecnológico é possível realizar o gerenciamento do cultivo, plantio, proteção dos animais e controle da qualidade, fertilização, irrigação da lavoura, colheita. 

Além disso, para tornar a fazendo ainda mais tecnológica e integrada com as novidades do mercado, esse setor vem pensando em novas formas de realizar a distribuição agrícola, com uma forte tendência na urbanização das fazendas tradicionais.

Qual o cenário brasileiro para as Agrotech?

O Brasil possui terras férteis e um dos grandes mercados que necessitam da tecnologia para alavancar e despontar ainda mais o seu sucesso, o Brasil é o maior produtor de alimentos do mundo, sendo capaz de alimentar 1,6 bilhão de pessoas, conforme um estudo realizado pela Embrapa.

Outro levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups),  mostrou que o crescimento das startups brasileiras do agronegócio estão em terceiro lugar entre os segmentos atuantes de startups nacionais, com uma porcentagem de 11,8%, perdendo apenas para as áreas de educação, saúde e bem-estar.

Agrotech no Brasil

O mesmo estudo mostrou que as agrotechs estão espalhadas pelo Brasil, sendo 40,8% na região Sudeste, um crescimento de 36,9% na região Sul e 14,6% no Centro-Oeste.

Além disso, o mercado agrotech no Brasil é considerado consolidado, com 42% das startups ativas no país, as novas startups apresentam grande potencial de crescimento.

O estudo realizado, também mostrou que 72,6% das startups brasileiras prestam serviços na gestão de processos agrícolas, manutenção de máquinas, plantio e mão de obra.  

Segundo dados da revista Isto É Dinheiro, evidenciou que em 2019, o Brasil recebeu cerca de R$100 milhões de investimento, o que possibilitou o oferecimento de qualquer tipo de serviço para os produtores do campo.

Como a B2B Stack colabora com o Agrotech?

A B2B Stack possui o maior portal de venda e avaliação de softwares da América Latina, o seu portal possui mais de 24 mil soluções cadastradas que visam colaborar na transformação digital de diferentes empresas.

Imagem ilustrativa sobre o portal da B2B Stack

Para o setor do agronegócio, o portal da B2B Stack conta com diversos software de Enterprise Resource Planning (ERP), essas são plataformas que oferecem a gestão eficiente de diversas demandas do setor do agronegócio, podendo realizar a integração do setor financeiro, estoque, vendas e exportação, planejamento e fiscal.

Exemplo deSoftware para Agrotech

Com um software de ERP é possível controlar a gestão da empresa com a ajuda da inteligência e análise de dados, visando reduzir os erros nos processos de gestão e diminuir desperdícios, já que os produtos do agronegócio precisam ser gerenciados com maior cautela.

Através de um ERP é possível utilizar ferramentas de georreferenciamento, mobilidade e inteligência artificial, que favorecem uma gestão baseada em indicadores, tornando-a mais produtiva e integrada.

Exemplos de Agrotech

Grão Direto

A agrotech Grão Direto é uma empresa que visa revolucionar o agronegócio e toda a cadeia produtiva, através da tecnologia vendedores e compradores de grãos poderão realizar negócios de forma eficiente, tornando a compra de grãos ainda mais segura e moderna.

A Grão Direto possui grande reconhecimento devido ao seu desempenho na transformação digital do setor de grãos, conquistando mídia em jornais como Valor Econômico, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Globo Rural.

Além disso, recebeu grandes investimentos como Endeavor, foram uma das 100 startups a participarem durante três anos consecutivos para ficar de olho no Brasil.

Syngenta Digital

Com a Syngenta Digital é possível diminuir as incertezas do campo com soluções práticas. A empresa desenvolveu uma ferramenta para monitorar a saúde da lavoura por meio de imagens de satélites, drones, facilitando a identificação de problemas e a tomada de decisões mais assertivas para a colheita.

Hoje a Syngenta Digital atua em mais de 37 milhões de hectares em todo o mundo, com destaque para o Brasil, Leste Europeu e Estados Unidos.

Aegro

A empresa Aegro é especialista em otimizar as rotinas da lavoura desde a gestão financeira, centralizando todas as informações através de um software que fornece ao produtor rural maior controle sobre os seus investimentos.

A Aegro está presente em mais de 2 milhões de hectares, sendo mais de 4.700 fazendas, com mais de 5.000 usuários ativos por mês.

O seu catálogo de produtos e serviços é bem variado, oferecendo software de gestão, seguro rural para cobertura personalizada de fazendas, créditos sem burocracia.

Conclusão

Durante o artigo podemos ver como a revolução tecnológica impacta e redesenha as formas de produção do setor do agronegócio. A tecnologia favorece um melhor desempenho para as empresas e contribui com o desenvolvimento humano e sustentável das cadeias de produção.

Por isso, a tecnologia se torna uma grande aliada dos produtores do campo, e a descoberta desses benefícios contribui para o crescimento das Agrotechs no Brasil e no mundo.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o Blog da B2B Stack e fique por dentro das novidades do setor de tecnologia.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados