11 melhores sistemas de cobrança – com 5 softwares premiados em 2024!

Publicado em 26 de março de 2024

melhores sistemas de cobrança

Neste post você vai encontrar informações sobre os seguintes sistemas de cobrança: Conexa, Barte, Com2Business, Kamino, Vindi, Conta Azul, Asaas, Superlógica Assinaturas, PayPal, Iugu e PagSeguro.

Quantas métricas você precisa acompanhar para garantir a saúde financeira da sua empresa? Quantas horas sua equipe gasta com tarefas manuais que poderiam ser automatizadas? 

Como os softwares de gestão e sistemas de cobrança podem te ajudar a alcançar resultados ainda melhores e turbinar o crescimento do seu negócio?

Neste post, responderemos a essas perguntas apresentando os melhores sistemas de cobrança para empresas com base nas suas funcionalidades e nas avaliações deixadas por usuários dessas plataformas.

Preparamos uma lista com os melhores softwares para emitir boletos, plataformas para receber pagamentos online e automatizar cobranças recorrentes, entre outras soluções financeiras. 

Ranking B2B Stack: sistemas de cobranças mais bem avaliados

O portal B2B Stack é o maior portal de busca e avaliação de softwares B2B da América Latina.

Reunindo avaliações de usuários reais, que compartilham a sua experiência sobre a solução contratada, o portal colabora para que os compradores de software consigam ser mais assertivos no momento da sua escolha.

Para tornar o processo de compra ainda mais eficiente, os produtos são apresentados em páginas com descrições detalhadas sobre as funcionalidades e aplicações dos softwares. Além disso, a B2B Stack também premia os softwares que tiveram boas avaliações, com base em cinco critérios.

O B2B Awards é o maior evento voltado para a premiação de software da América Latina. O seu principal objetivo é dar reconhecimento às soluções que foram mais bem avaliadas por seus usuários durante o ano. 

Os ganhadores são premiados com selos que podem ser usados em redes sociais, material institucional e site da empresa, conferindo credibilidade e qualidade à marca.

A partir dessas avaliações dos usuários no portal B2B Stack, montamos este ranking de softwares de gestão de cobrança.

Portanto, veja agora quais são eles, suas médias de avaliação, e compreenda na prática como funcionam.

E antes de tudo, se você já utiliza algum software no seu dia a dia, corre lá e deixe sua avaliação também!

Desta forma, você contribui com o aprimoramento dessas ferramentas e com a busca de outros usuários pelos recursos ideais.

Qual a diferença entre sistema de cobrança e um sistema de gestão de cobrança?

A automação financeira impacta diretamente na eficiência das empresas, otimizando processos e liberando tempo para atividades estratégicas. Nesse contexto, surge a dúvida: qual a diferença entre um sistema de cobrança e um sistema de gestão de cobrança?

A principal diferença entre um sistema de cobrança e um sistema de gestão de cobrança está na amplitude de suas funcionalidades.

Sistema de Cobrança:

  • Foco: emissão e acompanhamento de cobranças.
  • Funcionalidades: emissão de boletos e outros métodos de pagamento, controle de vencimentos e acompanhamento do status das cobranças. Também controlam cobranças automáticas e recorrentes e geram relatórios básicos sobre as cobranças.

Sistema de Gestão de Cobrança:

Além de abranger as funcionalidades de um sistema de cobrança, conta com funcionalidades adicionais para otimizar a gestão financeira:

  • Controle de contas a pagar e a receber.
  • Fluxo de caixa em tempo real.
  • Conciliação bancária automática.
  • Geração de relatórios e dashboards completos sobre a saúde financeira da empresa.
  • Integração com outros sistemas (ERP, contabilidade, etc.).Embora ambos estejam no mesmo.

Nem todo sistema de cobrança é um sistema de gestão financeira completo. Alguns são módulos de softwares mais abrangentes, enquanto outros se concentram em organizar recebimentos. Entre as ferramentas que apresentaremos, você encontrará ambos os tipos de sistemas.

Os softwares desta lista estão organizados com os 5 vencedores do B2B Awards 6º Edição na categoria Sistema de Cobrança, seguidos pelos sistemas de cobrança populares entre os usuários do portal B2B Stack.

Melhores softwares com sistemas de cobrança em 2024

Conexa

Conexa, que recebeu o primeiro lugar no B2B Awards 6º Edição, na categoria sistema de cobrança, auxilia empresas que faturam seus serviços recorrentes a melhorar a gestão desse tipo de modalidade de pagamento.

Para todos os tipos de empresas que trabalham com modelos de assinaturas, o Conexa oferece a funcionalidade da cobrança recorrente, facilitando a administração de pagamentos periódicos.

Assim, o software é voltado para diversos tipos de empresas, incluindo hubs, coworkings, consultórios compartilhados, agências, startups, associações, sindicatos e outras empresas de contratos recorrentes. 

Funcionalidades Conexa: 

  • Emissão de boletos;
  • Emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Integração com o Pix;
  • Personalização de faturas;
  • Criação e reajuste de contratos; 
  • Controle detalhado sobre os principais indicadores financeiros da sua empresa, como contas a pagar e a receber;
  • Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE);
  • Fluxo de caixa, entre outros.

Você pode conhecer mais sobre Conexa, visitando a página do produto e agendando uma demonstração ou solicitando informações no campo “Contratar esta solução”.

Avaliação dos usuários para Conexa

Com nota 4.9 no portal B2B Stack, Conexa reúne excelentes comentários em sua página de avaliação, como: “Facilidade em gerar contratos, boletos, administrar com funcionalidade os recursos” e “Gestão total da empresa, desde contratos e custos, passando por receitas e indicadores de vendas e performance”. 

Entre as oportunidades de melhoria citadas pelos usuários, estão: “Melhorar um pouco o visual, mas nada impede o pleno uso das funcionalidades” e “O uso da gestão por dispositivos móveis.”

Barte

sistema de cobrança Barte

A Barte é uma plataforma de pagamento com uma série de serviços e funcionalidades para otimizar o processo de cobrança e pagamento. A solução, premiada na 6º edição do B2B Awards, está entre os top 3 sistemas de cobrança, segundo avaliações dos usuários.

Alguns dos principais serviços e funcionalidades da Barte incluem:

  • Antecipação de recebíveis;
  • Diversos meios de pagamento: Pix, boleto, cartão de crédito, desconto por método, data de vencimento, juros e multa por atraso;
  • Notificações automatizadas por WhatsApp e email;
  • Relatórios de fluxo de caixa;
  • Integração via API e webhook.

Entre as empresas que se beneficiam da plataforma, estão: fornecedores de mercadorias, educação, ecommerce, empresas de saúde, e empreendedores em geral.

As avaliações para a plataforma Barte incluem: “A facilidade dos links rápidos que não interferem na aprovação do meu cliente, e o suporte incrível que o time dá para nossa equipe. Tivemos casos de demanda no domingo à tarde e a equipe prontamente estava ativa e acompanhando nossa transação”. 

Como pontos de melhoria, uma avaliação menciona: “Considero que a dinâmica pode melhorar, considerando alguns botões mais práticos.”

Você pode conhecer mais sobre Barte, visitando a página do produto e agendando uma demonstração ou solicitando informações no campo “Contratar esta solução”.

Com2 Business

sistema de cobrança Com2business

O Com2 Business é um sistema de gestão empresarial online que possibilita realizar vendas e gerar notas fiscais e boletos, enviar orçamentos para os clientes, gerenciar a comissão dos vendedores e emitir relatórios gerenciais.

Com nota 4.9 de 5.0, o sistema Com2 Business figurou entre os top 3 sistemas de cobrança na premiação do B2B Awards 6º Edição, e oferece funcionalidades desenvolvidas para simplificar o processo de cobrança e ajudar na gestão financeira das pequenas empresas:

  • Emissão de notas fiscais e boletos;
  • Gestão de recebíveis;
  • Integração com diversos meios de pagamento.

 A página de avaliação da Com2 Business reúne diversas opiniões positivas, como: Sistema prático, funcional e suporte rápido, organização no dia a dia e atendimento excelente”. Um dos pontos a serem fortalecidos na ferramenta, segundo os usuários, é: “Ter um módulo específico para clínica veterinária e pet shop com controle de prontuário e agendamento de vacinas. 

Você tem acesso a todas as funcionalidades da Com2 Business visitando a página da ferramenta no portal.

Kamino

sistema de cobrança Kamino

O sistema de gestão financeiro da Kamino conta com ferramenta que permite solicitar pagamentos de forma rápida e simples. As funcionalidades referentes a gestão de cobranças, a Kamino incluem:

  • Emissão de boletos e outros métodos de pagamento (pix, cartão de crédito, etc.).
  • Controle de vencimentos e acompanhamento do status das cobranças.
  • Cobranças automáticas e recorrentes.
  • Conciliação bancária automática.
  • Geração de relatórios e dashboards.

Entre os sistemas de cobrança que receberam o selo B2B Awards na 6º edição do evento, Kamino está na lista dos top 5, com avaliação de 4.7 de 5.0 pelo usuários da plataforma.

Você pode conhecer as avaliações para o sistema de gestão financeira da Kamino aqui. Entre as avaliações positivas, destacamos: “Lançamento de pagamentos e envio em lote para o banco, e os DREs personalizados, recorrências programadas, automatizações’. 

Entre as oportunidades de melhoria sugeridas por um usuário está: “Otimização de bugs no app do banco. ex: leitor facial só funciona na primeira vez de login. Caso fique inativo o leitor não funciona, apenas mediante senha. Salvar no app do banco os contatos e chaves de PIX e transferências já realizados”.

Acesse todas as funcionalidades e informações sobre Kamino no portal B2B Stack.

Vindi

A imagem mostra diversos gráficos e números oriundos do sistema Vindi

Vindi é um software de gestão de cobrança e pagamentos online que ficou entre os top 5 sistemas de cobrança na avaliação dos usuários e foi premiado na 6º edição do B2B Awards.

Seus produtos englobam gestão de assinaturas, integração com outros sistemas via API, variedades de meios de pagamento e PCI Compliance.

É uma plataforma que auxilia no recebimento dos seus pagamentos, inclusive recorrentes, funcionando como um gateway de pagamento. Com a Vindi, é possível receber pagamentos por cartão de crédito de diversas bandeiras, débito em conta e emitir boletos.

O certificado da Vindi garante que todas as transações de pagamento online realizadas, bem como seus processamentos, sejam seguros.

Para prevenção e recuperação de inadimplências, a Vindi oferece:

  • Retentativas de cobrança para transações não autorizadas ou com falhas, estornos e baixas manuais em boletos;
  • Renova Vindi, uma solução para pagamentos recorrentes que ajuda a atualizar cartões expirados ou vencidos, sem necessidade de contato com o cliente;
  • Personalização de notificações de cobranças para envio por e-mail ou SMS aos clientes próximos ou após o vencimento;
  • Dashboards e relatórios para acompanhar indicadores de cobrança.

E para pagamentos, a Vindi possui recursos de:

  • Página de checkout;
  • Serviço de adquirência nativo;
  • Multiadquirência.

Os boletos emitidos são cobrados apenas após sua quitação. Já as cobranças por cartões de crédito possuem taxas por transação.

Veja o que os usuários falam sobre a Vindi em suas avaliações:

O que mais gosto no software Vindi é a automatização de processos e a facilidade nas integrações. Isso torna todo o fluxo de pagamento mais eficiente e reduz o trabalho manual. Além disso, os relatórios em tempo real são muito úteis para tomar decisões assertivas”.

Gosto da visualização da plataforma, das ferramentas fáceis de serem usadas, e das inúmeras funções financeiras que proporciona“.

Entre os pontos a melhorar da ferramenta, os usuários citaram:

Pelo tempo que utilizei nada me incomodou, acho que poderia ter a função para deixar o fundo escuro.” e “A ferramenta é simples porém bem completa, o que podiam melhorar já melhorou muito, que é o suporte, agora temos contato com gerentes de conta além do chat.”

Quer saber mais sobre a Vindi? Temos um guia completo com tutorial de uso sobre a plataforma, que você pode conferir clicando aqui

Para conhecer mais sobre as soluções da Vindi, visite a página do produto em nosso portal e clique em “teste grátis”.

Conta Azul

conta azul ERP

A Conta Azul oferece um serviço de cobrança integrado ao seu sistema de gestão ERP. O sistema Conta Azul proporciona controle de rotinas financeiras para pequenas empresas e empreendedores e oferece período de teste, basta solicitar no botão “Teste Grátis” na página do produto no portal B2B Stack.

Funcionalidades do serviço de cobrança da Conta Azul:

  • Emissão de boletos e outros métodos de pagamento (pix, cartão de crédito, etc.).
  • Controle de vencimentos e acompanhamento do status das cobranças.
  • Cobranças automáticas e recorrentes.
  • Conciliação bancária automática.
  • Geração de relatórios e dashboards.

A Conta Azul tem nota 4,2 entre as avaliações dos usuários e, entre os feedbacks positivos usuários afirmam que: “O que mais gosto no software Conta Azul é sua capacidade de fornecer uma visão clara das finanças da empresa, ajudando na tomada de decisões estratégicas. Além disso, o controle de clientes e vendas é facilitado e o fluxo de caixa é muito bem administrado. Também gostei da segurança dos dados proporcionada pelos backups automáticos”. 

Entre as sugestões de melhoria, um usuário menciona: “Por ser um ERP simples, algumas funcionalidades mais complexas deixam a desejar”. 

Saiba mais sobre a Conta Azul, visitando este artigo no blog.

Asaas

Plataforma do Asaas

Asaas é uma plataforma de gestão e automação de cobranças que acontece via boleto e cartão de crédito. É um sistema para empreendedores que precisam emitir cobranças, aumentar as vendas, reduzir a inadimplência dos seus clientes e otimizar o fluxo de caixa.

A solução Asaas possui 4.7 de 5 estrelas no portal da B2B Stack.

Os seus principais serviços são:

  • Gestão de cobranças;
  • Formas de pagamento;
  • Régua de cobrança;
  • Automação de notas fiscais;
  • Conta digital.

Conheça as avaliações dos clientes da solução Asaas:

O Asaas reúne boas avaliações como: “O sistema é fácil e resolvi todos os meus problemas de cobrança. Pagamento via PIX, boleto, parcelado, cartão de crédito e recorrência. Software inteligente e muito funcional. Gestão simplificada da carteira de clientes e cobranças”.

Em relação a sugestões de melhoria, um usuário afirma: “A plataforma é muito fácil de usar e aparece como uma ótima solução para receber pagamentos de clientes. Acho que a interface poderia ser atualizada, para ficar mais moderna. Também seria legal existir um aplicativo”.

Superlógica Assinaturas

Tela Superlogica

A Superlógica é uma plataforma que oferece sistemas para gestão de assinaturas, de imobiliárias e de condomínios.

Na B2B Stack, a Superlógica Assinaturas possui média de avaliação 4.5 de 5 estrelas.

Seu software para gestão de cobrança, o Superlógica Assinaturas, possui quatro módulos: Gestão de Assinaturas, Gestão Financeira, Gateways e Pagamentos Recorrentes e Métricas e Relatórios.

O módulo de Gestão de Assinaturas oferece funcionalidades como:

  • Personalização de grades de planos para incorporar em seu site;
  • Página de checkout transparente;
  • Emissão de NF-s;
  • Criação de Área do Cliente também para o seu site;
  • Gestão dos seus planos disponibilizados, com possibilidade de suspensão caso o cliente fique inadimplente;
  • Reajuste de contratos.

 

No módulo Gateways e Pagamentos Recorrentes, as seguintes funções estão disponíveis:

  • Disponibilização de diversos meios de pagamento em sua plataforma;
  • Notificações automáticas para os clientes sobre vencimento de sua fatura;
  • Faturamento e processamento automático das cobranças;
  • Régua de cobrança.

Veja o que os usuários dizem sobre o Superlógica Assinaturas em suas avaliações:

“Agilidade, facilidade em emitir boletos e nota fiscal para minha base de clientes que possuem contratos recorrentes.”.

“A automação da cobrança. Com esta feature, conseguimos reduzir o custo da empresa e aumentar a produtividade do departamento administrativo.”.

Veja também o que os usuários acham que a plataforma pode melhorar:

“A preço, acho muito caro no meu caso, eles tem várias modalidades de cobrança se não me engano mas no meu ramo ele se torna caro, é pelo número de clientes cadastrados na base.”.

PayPal

Imagem do painel do Paypal com opções para criação de fatura, criação de estimativa e acesso a central de soluções

PayPal é uma plataforma de pagamentos online que possui média de avaliação 4.3 de 5 estrelas na B2B Stack.

Atende a empresas de todos os portes e segmentos e pode ser integrada a diversos sistemas via API.

O Paypal oferece diversos recursos para enviar e receber pagamentos, inclusive internacionais, gerenciar suas cobranças e riscos e acompanhar o desempenho das suas métricas.

Entre as funcionalidades do sistema Paypal estão a criação de página de checkout para seu site e geração de links de pagamento para cobrar clientes.

O sistema também auxilia na expansão dos meios de pagamento, possibilitando criar planos de assinaturas recorrentes e atuar com vendas nas redes sociais.

Você consegue realizar pagamentos por meio da sua carteira digital, e o fluxo de caixa pode ser acompanhado através de relatórios de todas as áreas.

A PayPal utiliza machine learning para identificar e proteger seu negócio e seus clientes contra fraudes em pagamentos.

Veja o que dizem as avaliações dos usuários da PayPal no portal B2B Stack:

“O que mais gosto é a facilidade de fazer compras on-line com cartão de débito, antes tinha muitos problemas em sites que só aceitavam compras com cartão de crédito. O PayPal trouxe muita facilidade aos meus pagamentos on-line.”.

Os pontos a melhorar da PayPal também foram registrados por seus usuários:

“Não gosto do modelo de transferência do Paypal. Para usar o serviço precisa ter crédito no paypal e isso me dá preguiça. Já que administro mais de uma conta bancária e aplicativos de transações. Também o prazo costuma ser longo para o dinheiro ficar disponível”.

Iugu

Imagem do Painel da Iugu com um menu vertical de cor preta localizado a esquerda.

A Iugu é uma plataforma de automação financeira que possui média de avaliação 4.1 de 5 estrelas na B2B Stack.

Através da Iugu é possível efetuar e receber pagamentos online, gerenciar cobranças, inclusive recorrentes, e diminuir os índices de inadimplência do seu negócio.

Entre as funcionalidades da Iugu estão:

  • Recebimentos por diversos meios de pagamento: Pix, Boleto, Links de Pagamento e Cartão de Crédito;
  • Checkout transparente;
  • Personalização de regras como de juros e descontos;
  • Conciliação financeira;
  • Criação de planos de assinaturas recorrentes;
  • Split de pagamentos, para dividir comissionamentos entre filiais, fornecedores ou parceiros;
  • Pagamentos e transferências.

Dê uma olhada no que os usuários da Iugu dizem em suas avaliações:

“Gosto da integração com o E-notas, da facilidade em gerar novas cobranças por boleto e cartão de crédito, além da consulta do status de cada cobrança.”.

Veja também os pontos a melhorar que os usuários ressaltaram:

Acho que poderiam pensar em planos mais abrangentes, baratos, para que pequenas empresas como a nossa cresçam junto com o Iugu. Sobre a parte técnica, não vejo muito o que poderia melhorar”.

Quer saber mais sobre a Iugu? Veja nosso guia completo da plataforma clicando aqui!

PagSeguro

sistema de cobrança Pagseguro

PagSeguro é uma plataforma de meios de pagamento e no portal B2B Stack possui média de avaliação 4.3 de 5 estrelas.

O PagSeguro oferece soluções de cobrança tanto para estabelecimentos físicos quanto para lojas virtuais e possui garantia anti fraude nas transações.

Entre suas funcionalidades estão:

  • Mais de 25 meios de pagamento que podem ser disponibilizados aos seus clientes, como cartão de crédito, boleto, débito online, depósito em conta e saldo do PagSeguro;
  • Personalização de planos de assinatura recorrente;
  • Gestão de inadimplências, com botão de retentativa de pagamento em pagamentos pendentes;
  • Checkout transparente ou Checkout PagSeguro;
  • Emissão de links de pagamento;
  • Dashboards e relatórios de acompanhamento.

Abaixo, estão algumas avaliações dos usuários do PagSeguro no portal B2B Stack:

“O que mais gosto é a possibilidade de fazer até 5 transferências para outras instituições bancárias sem custo adicional, e da rapidez que o dinheiro das compras efetuadas pela maquininha de cartão de crédito ou débito, ficam disponíveis na conta. É um excelente software de transações bancárias.”.

“Dentro da conta temos diversas funcionalidades como: pagamento recorrente, ferramentas para venda online, possibilidade de cartão pré-pago entre outros.”.

Entre os pontos a melhorar, os usuários registraram:

“Acredito que na flexibilização de taxas por produto. Muitas vezes, podemos ser mais arrojados ou menos arrojados em nossas vendas.

“O que não gosto no software, é a demora de respostas do suporte técnico quando alguma coisa, dentro do software não está funcionando, a única melhoria o que eu faria seria a melhoria do suporte.”.

Conclusão

A análise dos 11 melhores sistemas de cobrança, com destaque para os 5 softwares premiados em 2024, revela a importância crescente da automação financeira para otimizar processos e liberar recursos para atividades estratégicas. Por meio de plataformas como Conexa, Barte, Com2 Business, Kamino e Vindi, as empresas podem agilizar suas cobranças e pagamentos.

Além disso, a variedade de funcionalidades oferecidas pelos sistemas de cobrança, desde a emissão de boletos até a conciliação bancária automática e a personalização de faturas, reflete a diversidade de necessidades e expectativas dos usuários. Essa flexibilidade permite que empresas de diferentes portes e setores encontrem a solução ideal para suas operações, seja para lidar com assinaturas recorrentes, vendas online ou gestão de clientes.

No entanto, mesmo diante da excelência dessas ferramentas, é importante ressaltar que cada empresa possui suas particularidades e desafios específicos, o que pode influenciar na escolha do sistema de cobrança mais adequado. Portanto, além de considerar as avaliações e prêmios concedidos pelos usuários e especialistas, é fundamental realizar uma análise criteriosa das necessidades internas e objetivos de negócio antes de tomar uma decisão.

Quer ajuda para escolher o melhor software para a sua empresa? Acompanhe nossos posts no blog B2B Stack e os melhores sistemas para empresas no portal B2B Stack!


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