Landtech: Saiba como a tecnologia está impactando o mercado imobiliário

Publicado em 15 de dezembro de 2022

Diversos segmentos estão passando pela chamada transformação digital, essa mudança está ajudando diversas empresas a otimizarem os seus processos facilitando a compra e venda de diferentes produtos.

O conceito de landtech une dois mercados diferentes, o setor imobiliário e financeiro, para propor soluções eficientes e tornar o processo de aquisição habitacional ainda mais fácil e as burocracias ainda mais fluidas.

Ficou curioso para saber mais? Confira o artigo e saiba como o landtech está transformando esse segmento.

Como a tecnologia está impactando o mercado imobiliário?

A tecnologia surge para facilitar o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida das pessoas em diferentes aspectos, com o mercado imobiliário também não é diferente. No segmento de landtech encontramos diferentes soluções que conseguem trazer maior agilidade nos processos de habitação, como burocracias, taxas elevadas para a compra e venda de imóveis.

HOmem que trabalha com landtech

 

O uso da tecnologia passa a ser uma das ferramentas utilizadas para atrair diferentes públicos. O mercado imobiliário está  investindo cada vez mais recursos para a inteligência artificial, investimento em dados, realidade aumentada e virtual, processos de automação que estão revolucionando a comunicação e o processo de atendimento.

temos visto, que as construtoras enxergam grandes potencialidades no digital, pois a maioria das buscas por imóveis acontecem primeiramente na internet e depois buscam a ajuda de um corretor. Dessa forma, as estratégias dessas empresas estão com foco no marketing digital e marketing de reputação.

E não pense que a transformação acontece apenas para as empresas, mas também para os clientes, que estão ficando cada vez mais exigentes e buscando sempre a melhor experiência de compra possível. 

Por isso, há uma preocupação crescente em estruturar as estratégias de comunicação das empresas que movimentam o mercado imobiliário. Além disso, segundo pesquisa do Meio & Mensagem, o mercado imobiliário deve investir cada vez mais em ações de marketing, além de utilizar a inteligência artificial para tornar as atividades mais produtivas.

Com uso de ferramentas cada vez mais tecnológicas é possível coletar dados que são importantes que ajudam no fechamento e análises profissionais. Além disso, o uso de dados e métricas colaboram para a atração de clientes qualificados que possuem alta probabilidade de compra.

O que é Landtech

O conceito de Landtech visa conectar a área financeira e o setor imobiliário com tecnologia tornando os processos menos burocráticos e proporcionando maior agilidade para a empresa e o cliente

A solução imobiliária que o landtech fornece possibilita a resolução de problemas simples que vão desde a construtora até o consumidor final quando há entrega das chaves, para isso, há sempre a otimização de cada processo do ciclo de empreendimentos.

Proptech

Todo mundo sabe o quanto o processo de compra e venda de imóveis podem ser longas e às vezes muito difícil de entender. Por isso, o proptech surge com novos recursos tecnológicos e  ferramentas que transformam o processo de negociação.

Com as novas tecnologias é possível que as transações das informações entre empresa e cliente sejam ainda mais seguras e as análises para a provação ainda mais rápidas, fazendo com que os clientes tenham acesso às informações dos seus processos com maior facilidade e agilidade.

Porém, o cenário para proptech ainda necessita de muito estudo e dedicação para que esse grande segmento tenha soluções cada mais personalizadas e modernas para acompanhar o desenvolvimento do setor.

Construtech

Esse termo é voltado para a implementação de novas tecnologias nas etapas da construção civil, o seu principal objetivo é prevenir possíveis problemas que podem impactar a construção, que não poderiam ser encontrados por humanos.

Imagem mostra duas mulheres trabalhando com ferramentas do landetch

Além disso, com as novas tecnologias surgem ferramentas e produtos cada vez mais eficientes que colaboram para a construção de obras mais seguras e resistentes, além de promover o  aumento da produtividade dos funcionários.

Isso facilita com que os atrasos em obras sejam diminuídos e a qualidade das construções aumente cada vez mais. Todos esses benefícios colaboram para que a satisfação dos clientes seja cada vez maior.

Conheça as inovações no mercado Landtech

Agora que já entendemos como a tecnologia impacta o setor imobiliário, vamos entender quais as principais soluções que estão revolucionando esse mercado.

Atendimento virtual

O atendimento virtual é a nova possibilidade que facilita a comunicação do Landtech com os seus consumidores, uma vez que a maioria desses clientes buscam informações e tirar dúvidas em canais oficiais.

Outra possibilidade interessante para facilitar a implementação de diferentes canais de comunicação é o atendimento omnichannel, que possibilita a integração de diversos canais, como as redes sociais, e-mail, telefone e entre outros, para que não haja perda das informações.

Visitas com óculos 3D

O público do setor imobiliário possui grande necessidade de verificar se os imóveis atendem às suas necessidades, e a melhor forma de conferir esses detalhes é realizando uma visita.

Imagem de uma mulher e home aproveitando a realidade virtual promovida pelo landetch

Os óculos em 3D facilitam para que os clientes tenham uma experiência super inovadora, além de facilitar para que os vendedores consigam mostrar como ficará o empreendimento antes mesmo de ficar pronto.

Imagem 360º 

Seguindo a mesma lógica dos óculos 3D, as imagens 360º são uma excelente oportunidade para serem aplicadas em sites, pois permite que o cliente veja como é o empreendimento em diferentes ângulos. Sendo similar ao Google Maps.

Com essas ferramentas os clientes poderão verificar os detalhes dos lugares que mais chamam a sua atenção, e ter uma experiência próxima à realidade da obra, dispensando a necessidade de decorados.

Impressão em 3D

As impressões em 3D já é uma realidade que vem sendo bastante utilizada nesse setor, pois permite a impressão de plantas e maquetes em diferentes dimensões. Essa tecnologia facilita para que os clientes vejam as estruturas de futuros empreendimentos ainda em sua fase inicial.

Lantech exemplo de impressão 3 D
Exemplo de impressão 3D

Além disso, as impressões em 3D são bastante eficientes para exemplificar como ficará os projetos facilitando a compreensão de clientes, investidores e sócios da empresa.

Inteligência artificial

A inteligência artificial surge como uma grande aliada para categorizar e gerir grande volume de dados, sabendo que quando as informações são bem organizadas colaboram para a atração de clientes qualificados.

As empresas do segmento imobiliário também podem aproveitar da inteligência de dados para compor as suas estratégias, tornando-as ainda mais assertivas.

Entenda como está o cenário de Landtech no Brasil?

O mercado brasileira para o Landtech apresenta grande potencial para o crescimento e expansão, tendo em vista as diferentes soluções que estão surgindo no mercado e que facilitam para que haja transformação digital nesse setor.

Também é possível observar a chegada de empresas que possuem a visão do Lantech como a empresa Trinus.co, que surge para integrar o mercado financeiro e imobiliário em uma só plataforma.

Conclusão

Como vimos, diferentes ferramentas possuem grande potencial para transformar a realidade das empresas do segmento imobiliário e não só elas ganham benefícios, mas os seus clientes também, uma vez que os processos ganham cada vez mais agilidade e são otimizados.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da BB Stack.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados