Como posicionar sua empresa no Google Maps

Publicado em 19 de outubro de 2022

imagem das ferramentas do google: Google maps

Todo mundo quando não sabe um endereço ou quer encontrar algum lugar acaba pesquisando no Google Maps. E você sabia que pode cadastrar a sua empresa no Google Maps para que as pessoas possam encontrar o seu negócio?

Através do Google Maps é possível se beneficiar da intenção de buscas locais e assim você aumenta as suas chances de vendas para quem está próximo a sua empresa.

Continue lendo o artigo para saber mais como posicionar a sua empresa no Google Maps!

O que é o Google Maps?

O Google Maps é uma ferramenta desenvolvida pela empresa Google, a sua funcionalidade ocorre por meio da utilização de geolocalização denominado GPS.

Homem verificando o Google Maps para encontrar uma rota

Dessa forma, os usuários do Google Maps podem aproveitar dos serviços oferecidos de localização como:

  • Criar rotas mais eficientes para chegar em determinados locais;
  • Rota de ônibus, registro de paradas e informações sobre os horários;
  • Conferir a distancia entre diferentes locais;
  • Informações sobre o trânsito;
  • Conferir endereços;
  • Compartilhar a localização em tempo real;
  • Realizar estimativas de tempo de viagem;
  • Entre outros.

Essa é uma ferramenta muito utilizada, sendo mais de 1 bilhão de pessoas que utilizam o Google Maps ao redor do mundo, mensalmente para se localizar.

Benefícios de cadastrar uma empresa no Google Maps

Um dos grandes diferenciais do aplicativo Google Maps é a facilidade no acesso pelos usuários, sendo possível utilizá-lo através de celulares com o sistema Android ou IOS, além de ser totalmente gratuito.

Devido ao serviço de GPS é possível encontrar lugares com mais facilidade, dessa forma, quando os clientes realizam buscas no mapa, se a sua empresa estiver cadastrada aparecerá nas buscas.

Para as empresas esse recurso é maravilhoso, pois através dele é possível se conectar com clientes que moram ou estão próximos da sua localização. A presença da sua empresa no Google Maps impacta diretamente no aumento das suas vendas locais e ainda pode atrair novos clientes.

Além disso, o Google Maps permite que a sua empresa gerencie a sua reputação através das avaliações que os clientes deixam por meio de estrelas que variam de 1 a 5. Segundo uma pesquisa 96% dos brasileiros realizam pesquisas de empresas no Google antes de entrar em contato.

Dessa forma, o Google Maps se torna uma  ferramenta importante para o seu negócio, pois através dela a sua empresa aparece nas intenções de buscas locais, pode se tornar um ponto de referência fortalecendo assim a reputação da empresa.

Além de gerar o aumento da confiança dos clientes por conta do perfil, sabendo que os clientes sempre estão em busca de informações sobre a empresa para depois fechar negócio, fatores como estes impactam diretamente no faturamento da empresa  e no ticket médio.

Por que investir em estratégias de Marketing Local?

O marketing local ou estratégias de intenção de buscas (SEO local) direciona as estratégias de marketing para o público-alvo local, ou seja, potenciais clientes para o seu negócio que estão na mesma região que se encontra a sua empresa. 

Um grande benefício dessa estratégia é a possibilidade de facilitar a decisão de compra no do seu consumidor, veja o exemplo de um cliente que deseja comprar uma pizza às 22:35 da noite, normalmente ele busca por “pizzaria próximo a mim”.

Como resposta o Google Maps busca pizzarias próximo ao cliente, com informações completas como endereço, formas de pagamento, sabores, imagens do produto, distância para a entrega e entre outros. 

Através dessas informações o cliente pode decidir por comprar na sua empresa devido a riqueza de informações presente em seu perfil. Como dito anteriormente, é possível aumentar a sua reputação online devido os comentários deixados pelos clientes sobre o seu atendimento, qualidade na entrega, qualidade de produtos e serviços e muito mais.

Quando as suas avaliações são positivas o cliente adquire maior confiança para comprar ou fechar contratos com a sua empresa, por isso é importante sempre responder os comentários e em caso de problemas buscar solucionar da melhor forma possível.

Portanto, todos esses benefícios interferem no aumento das suas vendas locais, entretanto, o marketing local deve estar alinhado com outras estratégias para atrair diferentes clientes.

Como cadastrar sua empresa no google maps

Para realizar o cadastro da sua empresa no Google Maps é bem simples e intuitivo. 

Vamos te mostrar o passo a passo para facilitar o seu cadastro e deixar o seu perfil ainda mais completo.

Página inicial para cadastrar a sua empresa no Google Maps

  • Primeiramente acesse o site do Google Meu Negócio;
  • Insira o nome da sua empresa;
  • Em seguida escolha o tipo da sua empresa (varejo on-line, loja física, serviços locais), você pode selecionar mais de uma opção;
  • Adicione o site da sua empresa caso tenha ou uma rede social;
  •  Insira uma categoria de negócio (loja de CD, loja de móveis, clínica..) ao escolher uma categoria isso facilita para que o cliente encontre o setor da sua empresa;
  • Adicione um endereço para que os seus clientes possam te visitar, você deve colocar país, endereço, bairro, cidade, estado e cep;
  • Adicione um número de telefone para que os clientes possam entrar em contato com a sua loja, recomendamos que seja um número de WhatsApp;
  • Aceite os termos de políticas e serviços do Google Maps e clique em continuar;
  • Por fim, adicione o máximo de informações adicionais que conseguir como horário de funcionamento, formas de pagamentos, imagens chamativas da fachada da empresa ou produtos e serviços que são oferecidos, estimule os seus clientes a deixarem avaliações;
  • Clique em continuar para salvar as informações.

Importante ressaltar é que você deve criar o perfil da sua empresa e administrar constantemente, trazer atualizações de produtos e serviços sempre que possível, responder os comentários, fazer ajustes de horários em feriados.

Uma dica interessante é para empresas que atendem on-line e podem fazer o envio de produtos para qualquer lugar do Brasil, você pode criar diferentes perfis para atrair clientes de determinada região.  

Como rankear melhor nas buscas locais?

Para rankear melhor a sua empresa no Google Maps é importante sempre ter conteúdo local para atrair esse público para o seu site, utilize e abuse das estratégias de marketing de conteúdo, como ebooks, criação de blog post e conteúdos relacionados aos costumes locais.

Leve em consideração a cultura daquele da região e como as pessoas se comunicam, dessa forma, você terá grandes insights para a criação de conteúdo.

Outra forma interessante é entender como as diferentes regiões do Brasil chama determinado produto, um exemplo disso é a conhecida mandioca que em outras regiões é popularmente chamada de aipim, macaxeira.

Com essa estratégia você aumenta as chances do seu estabelecimento ser encontrado com maior facilidade. Então, busque utilizar as palavras regionais de forma estratégica e intencional.

Capriche na descrição do seu negócio

A descrição de produtos e negócios é extremamente importante para que o consumidor entenda com maior facilidade quais as dores o seu negócio soluciona, o que determinado produto ou serviços oferece. 

Além disso, com uma descrição detalhada e bem feita é possível aumentar a taxa de conversão do seu cliente, diminuir erros de interpretação sobre serviços e produtos, além de aumentar as vendas com a escrita persuasiva.

Com a descrição correta sobre o seu negócio e produto, o algoritmo de Google Maps consegue entregar o seu perfil para uma maior audiência. Por isso, busque ser detalhista, utilize estratégias de copyright e simplifique a informação.

Imagens de qualidade

Atualmente houve um crescente aumento no consumo da comunicação por meio de imagens, áudio visual, sabemos que as imagens geram impressões e gatilhos mentais sobre determinados produtos e serviços.

Fachada de um restaurante no Google Maps

Por isso é importante ao criar o perfil da sua empresa no Google Maps colocar fotos de qualidade sobre a fachada do seu estabelecimento, isso facilita a identificação da sua empresa, além de que uma boa imagem gera ótimas impressões.

Poste sempre fotos dos seus produtos ou serviços, se possível contrate um fotógrafo profissional para que as fotos não fiquem com aspecto amador. Ao realizar uma sensação de fotografias busque sempre alinhar com a missão e valores da empresa.

Exemplo disso, são empresas da área da saúde normalmente as fotos apresentam aspectos de cuidado, delicadeza, respeito, dessa forma, as fotos desse segmento normalmente são voltadas para a empresa e as possibilidades de atendimento, também produzem artes com a descrição de produtos e serviços.

Para estabelecimentos que trabalham com comidas é importante adicionar gatilhos mentais da fome, como a utilização de cores quentes como o vermelho ou amarelo, além de apresentarem alimentos com boa aparência e apetitosos.

Imagem de representação de um belo cardápio para o Google Maps

Portanto, imagens de qualidade geram uma boa impressão e ajudam no aumento da sua reputação.

Arrecade reviews positivas

Busque sempre solicitar avaliações dos seus clientes sobre o seu produto e serviço, afinal, todos nós acreditamos mais nas avaliações de outros clientes do que nas afirmações que a própria empresa faz.

E você sabia que através do Google Maps é possível enviar um link que redireciona o cliente para a sua página de avaliações de forma fácil e rápida? Por isso, invista em atendimento e relacionamento, esses são aspectos fundamentais para aumentar as reviews positivas sobre a sua empresa.

Gerencie suas métricas

O gerenciamento de métricas é muito importante no posicionamento da sua empresa no Google Maps, pois através das métricas que estão disponíveis na ferramenta você consegue medir os efeitos da sua publicidade no mercado.

Homem verificando as métricas no Google Maps

Além disso, é possível fazer pesquisas quantitativas sobre a quantidade de consumidores em potencial próximo a você, qual a predominância de localização geográfica, quais os produtos mais pesquisados, palavras chaves.

As métricas também mostram as ações que os usuários realizam após a pesquisa como, por exemplo, se eles retornam à lista de resultado da busca, qual o meio mais utilizado para entrar em contato com a empresa, a quantidade de avaliações, em quais lugares clicam com frequência.

Todas essas informações ajudam no desenvolvimento de novas estratégias de marketing local para o seu negócio, podendo rankear melhor a sua empresa no Google Maps.

Atualize constantemente

Mudanças acontecem todo o tempo, como a troca de numero, mudança de endereço, mudanças no horário de atendimento ao cliente, por isso as informações devem ser atualizadas constantemente.

Quando as informações estão atualizadas o cliente consegue ter acesso a informações mais precisas, realizar ações corretas e reduzir os erros nos processos de comunicação. 

Palavras-chave

O uso de palavras chaves também é de extrema importância na hora do ranqueamento da sua empresa tanto no Google em geral quanto no Google Maps.

Portanto, realize  uma pesquisa para saber quais palavras-chave estão sendo utilizadas com maior volume, além de sempre buscar por palavras chaves que fazem referência a forma de comunicação local da região.

Dessa forma, você terá conteúdos mais coerentes para o seu público local e um melhor posicionamento orgânico do seu site, além de subir a sua empresa nas classificações feitas pelo o Google.

O estudo de palavras-chaves colabora para a construção de descrições mais detalhadas e que aumentam o  ranqueamento através do estudo de públicos locais.

Conclusão

Durante o artigo vimos como o Google Maps possui uma infinidade de benefícios para os usuários em geral e para as empresas independente do seu tamanho e seguimento. Além de ser uma plataforma gratuita e de fácil acesso, que permite o aumento das vendas locais.

As estratégias podem ser implementadas de forma gratuita e é acessível para todos as empresas, e o mais incrível é a possibilidade de testar novas estratégias e acompanhar as métricas de desempenho.

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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