O SEO Local ganhou destaque em 2014 quando uma atualização no algoritmo passou a entender melhor as intenções de busca dos usuários, fazendo com que o Google mostrasse resultados de acordo com a localidade do usuário, principalmente em buscas com foco em estabelecimentos comerciais. A ideia era que o Google pudesse oferecer respostas mais assertivas e que facilitassem a vida das pessoas, mostrando informações atualizadas sobre lojas físicas, sem que o usuário precisasse sair de casa. Afinal ninguém merece se locomover até uma loja encontrá-la fechada ou descobrir que ela mudou de endereço só depois de chegar lá, não é mesmo?!
Mas engana-se quem pensa que o SEO local é bom apenas para o cliente. Ele tem ajudado a aumentar o fluxo de diversas lojas físicas, principalmente após o fim das restrições impostas pela COVID-19. Adotar estratégias de SEO local pode aumentar o sucesso do seu negócio físico, por isso a gente preparou esse post com as melhores dicas de estratégias e ferramentas para você ficar muitos passos à frente da concorrência na sua região.
O que é SEO Local
Simplificando, SEO Local nada mais é do que um conjunto de estratégias orgânicas onde o foco é aparecer nos mecânicos de buscas para pesquisas relacionadas tipos de estabelecimentos comerciais, como por exemplo “Farmácia 24 horas”, ” Restaurante italiano”, “Loja de materiais de construção” ou buscas que contenha localidades como: “shopping perto de mim”, ” Academia no meu bairro” ou que incluam até mesmo nomes de cidades, bairros ou endereços completos.
Por que investir em estratégias de Local SEO
Cada dia mais as pessoas usam a internet para encontrar respostas ou tomar decisões e dados de pesquisas realizadas por empresas como: GoGulf, ChatMeter, Hubspot Marketing Statics, Think with Google e BrightLocal confirmam que as buscas influenciam – e muito – no comportamento dos consumidores, veja só:
- 60% de todas as buscas são relacionadas a informação local
- Nos últimos dois anos houve crescimento de 900% no número de buscas que incluem os termos “Perto de mim” ou “Perto de”.
- 72% dos consumidores que realizaram uma busca local, visitaram estabelecimentos em uma distância maior que 8km.
- 88% das buscas relacionadas a negócios locais resultaram em ligação ou visita nas menos de 24 horas.
Por isso, aparecer em uma boa posição no Google não deve ser preocupação apenas de quem tem uma loja online, mas também de quem tem um negócio físico. Independentemente de tratar-se de algo online ou offline, a empresa que não está nas primeiras páginas do Google é ignorada como se não existisse, daí a importância de adotar estratégias de SEO Local, para melhorar o ranqueamento e se destacar da concorrência.
O SEO Local te ajuda a vender mais.
Investir nessa estratégia ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio, uma vez que no Google você consegue ser encontrado por potenciais clientes que muitas vezes não passam na sua calçada ou simplesmente não repararam que o seu negócio está ali para atender uma demanda deles. Com isso, consequentemente você aumenta o tráfego de clientes no seu estabelecimento e alavanca as suas vendas.
Aumente a reputação online do seu negócio
O Local SEO te ajuda a construir credibilidade e a melhorar a reputação do seu estabelecimento comercial. Veja alguns dados (Fontes: Local Consumer Review Survey 2022 – Brightlocal):
- 77% dos usuários sempre ou muito regularmente leem avaliações dos perfis visitados
- Apenas 3% Utilizaria um negócio com duas ou menos estrelas de nota média
- 81% Utiliza o Google como plataforma para avaliar negócios
- 67% Consideram deixar uma resenha positiva quando estão satisfeitos
- 89% dos Consumidores preferem comprar em negócios que respondem a todas as suas avaliações.
Isso acontece, pois, ao buscar pelo seu produto ou serviço um potencial cliente, consegue ver o que os outros acharam sobre o seu negócio, e como foi a experiência deles no seu estabelecimento, por meio das avaliações e dos comentários.
Avaliações positivas vão aumentar a sua reputação, te darão destaque no Google e credibilidade para conseguir novos clientes. Mas, tenha em mente que criar uma boa reputação online depende diretamente de como você vai atender seu cliente presencialmente. Um atendimento ruim pode gerar comentários negativos, o que vai prejudicar e muito a imagem da sua empresa.
O Local SEO facilita a tomada de decisão
Vamos supor que você tem uma pizzaria e no seu bairro existem duas concorrentes. Ao pesquisar no Google, um potencial cliente pode encontrar o seu perfil, descobrir sua faixa de preço, as modalidades de entrega, seu horário de funcionamento, o seu telefone e ver que o seu estabelecimento tem diferenciais e avaliações melhores que os outros dois, isso tudo vai ajudá-lo a escolher você em vez da concorrência.
Além disso, a pessoa pode obter mais informações sobre seu negócio, ver fotos do estabelecimento, conferir o horário de funcionamento e a localização, todas essas coisas influenciam positivamente na hora do possível cliente decidir ir até você.
Como fazer SEO Local: o passo a passo.
Crie um perfil no Google Perfil de Empresa
Existem vários buscadores que podem ser usados na sua estratégia de local SEO, como Yahoo e o Bing, mas não é segredo que o Google é o maior entre todos eles, por isso comece criando o seu perfil no Google Perfil de Empresa.
O Google Perfil de Empresa é uma ferramenta gratuita que faz com que seu estabelecimento seja encontrado com mais facilidade e tenha mais destaque na busca. É nele onde você cadastra as informações como: endereço, telefone, horário de funcionamento, pode incluir fotos do seu ponto de venda, e recebe comentários e avaliações dos clientes.
O perfil de cada estabelecimento é chamado de ficha; no caso de uma empresa com várias filiais, é necessário cadastrar uma ficha para cada uma delas e manter todas sempre atualizadas.
Isso pode ser um tanto quanto trabalhoso, por isso existem ferramentas que te ajudam a gerenciar esses perfis. Temos algumas soluções inteligentes para te apresentar ao fim deste artigo.
Atualize suas redes sociais e perfis online
Manter os dados das suas redes sociais atualizados também é parte essencial da estratégia, pois muitas vezes o seu negócio será encontrado por esses canais.
Dê uma atenção especial para a sua página no facebook, pois a plataforma também tem um algoritmo que prioriza negócios locais no caso de buscas por estabelecimentos comerciais ou serviços.
Assim como no Google, é importante preencher todas as informações na página, informar endereço, um telefone válido e ficar de olho nas avaliações e comentários, sempre respondendo-os.
Além do facebook, é importante atualizar seu perfil em plataformas como o tripAdvisor, e foursquare, onde os usuários fazem avaliações. Esses sites costumam estar bem ranqueados nas buscas e são mais uma vitrine digital para o seu negócio físico.
Tenha um site responsivo e atualizado
Apesar do SEO Local ser uma estratégia focada somente em negócios com pontos de venda físico, ter um site responsivo para dispositivos móveis e atualizado é parte essencial da sua estratégia.
É no seu site que você terá espaço para falar detalhes sobre seus produtos ou serviços, contar a sua história, mostrar seu portfólio, produzir conteúdo ranqueável e tirar as dúvidas dos seus clientes e potenciais clientes.
Além disso, o Google utiliza algumas informações do seu site para alimentar seu perfil no Google Perfil de Empresa e no Google Maps, por isso o conteúdo do seu site é essencial para te ajudar a ter destaque na busca.
Produza conteúdo para o SEO Local
Invista na produção de conteúdo local, com artigos e posts direcionados para as pessoas da sua região. Mas, não fale só sobre o seu negócio propriamente dito, aborde assuntos relacionados a todo o seu setor, temas de interesse do seu público e ofereça respostas para as dúvidas que eles possuem sobre temas em que o seu produto possa ser a solução.
Além disso, use as publicações do Google Perfil de Empresa para comunicar ofertas e novidades, além de convidar os usuários a conhecerem sua loja.
Peça para seus clientes avaliarem seu negócio no Google.
As avaliações são o ponto chave da estratégia de SEO Local, esse é um dos fatores de mais relevância para um negócio se destacar da concorrência e aparecer em primeiro nos resultados de busca. Por isso, após você criar e atualizar seus perfis, é muito importante pedir essas avaliações para os seus clientes.
Comece com aqueles clientes que já estão fidelizados e já nutrem um certo carinho pela sua marca, eles certamente farão comentários positivos sobre o seu negócio. Além disso, você pode criar programas de incentivo para os outros clientes se sentirem motivados a darem esses feedbacks, pode também incluir QR codes pela loja para que o cliente aponte a câmera do celular e consiga avaliar de maneira rápida, logo após efetuar uma compra. O Importante é criar essa cultura na sua empresa para que a sua loja se torne 5 estrelas no Google.
Mas não pense que acaba por ai! É necessário responder todas as avaliações, principalmente as que forem ruins. Esteja ciente de que avaliações negativas podem surgir e elas devem ter uma resposta rápida, humanizada e que busque resolver o problema enfrentado pelo cliente, para que você consiga reverter a situação ao seu favor e não perder credibilidade.
Com o passar do tempo, o número de mensagens pode ficar grande, por isso será necessário ferramentas que te ajudem a gerenciar essas mensagens, principalmente se você tiver várias fichas e perfis em várias plataformas, por isso o próximo tópico merece uma atenção especial.
Tenha uma ferramenta de SEO Local para potencializar seus resultados
Você já deve ter percebido ao longo do artigo que para você ter sucesso nessa estratégia, você vai precisar de bastante tempo e dedicação. Mas como mencionamos existem ferramentas que podem facilitar esse processo e te ajudar a ter resultados incríveis, dedicando menos tempo. É sobre isso que vamos falar agora.
Descubra a plataforma Partoo
Quando se tem mais de um perfil para administrar, esse trabalho se torna demorado e você pode acabar deixando uma ficha ou outra sem atualização, vários comentários sem resposta ou levar uma tarde inteira para atualizar o telefone ou o endereço de cada um dos perfis ou fichas cadastradas no Google Perfil de Empresa.
A gente sabe que para quem é dono de um negócio, tempo é o recurso mais valioso, por isso contratar ferramentas que te ajudem a executar as estratégias da melhor forma, de maneira fácil e rápida é um investimento que vale a pena ser feito. Para resolver esses problemas, existe a Partoo.
A Partoo é uma ferramenta de solução completa, criada para que empresas de todos os tamanhos ganhem visibilidade, sejam escolhidas entre os concorrentes e atraiam mais clientes. Com a Partoo você consegue publicar e atualizar informações sobre o seu negócio nos mecanismos de busca, de maneira automatizada. É possível também, centralizar as avaliações recebidas em diferentes plataformas, sejam elas Google Perfil de Empresa, Facebook ou TripAdvisor, configurar respostas rápidas para elas, visualizar relatórios que podem trazer insights importantes para o seu negócio, além de várias outras funcionalidades, que vão potencializar os seus resultados em SEO local com apenas alguns minutos de trabalho por dia.
Os benefícios que a plataforma Partoo oferece são ideais para ajudar a sua empresa a alcançar os resultados que você almeja e se destacar da concorrência local. Clique aqui e saiba mais sobre a plataforma!
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments