Inclua estratégia de avaliações no seu mix de marketing B2B!

Publicado em 18 de abril de 2024

advocate marketing - estratégia de avaliações

Estratégia de avaliações são uma ferramenta de marketing? Sim! Elas podem fazer parte do seu posicionamento como marca e com o bônus de ter baixíssimo custo. Fique com a gente para 4 dicas de ouro para empresas SaaS B2B (e qualquer marca que deseja crescer em popularidade).

Você acompanhou a última edição do B2B Awards, a maior premiação de softwares B2B da América Latina. E a B2B Stack já está trabalhando nos preparativos para a próxima premiação, que acontece no segundo semestre de 2024. 

🏆Agora é o momento para o seu produto angariar reviews! E não só pelo orgulho de receber o selo de qualidade B2B Awards a partir da opinião sincera de seus clientes, mas pela oportunidade de fechar mais negócios!

Por que ter uma estratégia de avaliações é importante para o seu negócio?

Dados da Forbes mostram que a decisão por uma compra B2B aumenta em até 92% após a leitura de avaliações. Veja outras estatísticas:


*Fonte das informações da imagem: https://www.demandgenreport.com/features/news-briefs/new-research-86-of-b2b-software-buyers-rely-on-third-party-reviews-when-making-a-purchase-decision

Ainda em relação ao comportamento dos compradores, um relatório da Gartner revelou que, para 84% dos consumidores, avaliações online com mais de 3 meses perdem a relevância. 

Esses insights reforçam a importância de construir uma boa reputação online com o auxílio de avaliações consistentes e assim garantir a evidência no mercado. Especialmente no portal B2B Stack, as avaliações colocam as empresas em posição de destaque diante de um comprador em momento de decisão.

Os insights do comportamento dos compradores, disponíveis nos planos B2B Vendors, guiam as decisões de marketing, product marketing e até mesmo o roadmap de produtos.

Dica B2B Stack: tenha uma estratégia de avaliações

Ter uma estratégia de solicitação de reviews é fundamental. Você pode definir um equilíbrio entre feedback constante ou campanhas pontuais, respeitando as preferências individuais dos clientes. O timing também é vital: alguns especialistas recomendam abordar imediatamente, outros sugerem esperar até que percebam o ROI. O consenso é pedir avaliações quando os clientes estão mais satisfeitos, não importando o tempo de uso do produto.

Temos mais dicas de leitura para a sua estratégia de reviews:

💡Online Reviews Strategy: 11 Decisions B2B Software Vendors Need To Make To Get More Reviews

Como pedir avaliação para o cliente: siga 10 dicas simples e coloque em prática já!

O que é a B2B Stack e como ela pode ajudar as empresas?

A B2B Stack é uma plataforma que auxilia usuários na tomada de decisões informadas ao comprar softwares e serviços B2B.

O portal B2B Stack permite que as empresas comparem diferentes softwares ou serviços B2B com base em recursos, preços e avaliações de usuários.

O blog B2B Stack abrange:

  • Tendências de mercado B2B;
  • Boas práticas para transformação digital;
  • Categorias principais de softwares e serviços B2B;
  • Como resolver problemas de negócios com tecnologia;
  • O processo de escolha de fornecedores, RFP, e análise de fornecedores.

A B2B Stack também atua com serviços de consultoria e advisory para as marcas de softwares e serviços B2B que melhor querem se posicionar no portal B2B Stack, educar mercado, atrair clientes chave, e utilizar de dados para estratégia comercial.

Jornada para conquistar mais clientes utilizando o B2B Stack como um canal estratégico

Empresas que conseguem extrair o melhor do B2B Stack seguem a metodologia dos 7 pilares. Seja utilizando os serviços de um estrategista do time B2B Stack ou trabalhando por meio de sua equipe de product marketing, as boas práticas para alcançar o sucesso, aumentam os resultados.

7 pilares B2B Stack

🎯 Defina qual objetivo estratégico você deseja extrair do B2B Stack:

  1. Awareness – um bom objetivo para novos produtos no mercado, os quais a categoria de atuação ainda precisa ser conhecida (foco em educação de mercado, branding, growth, SEO, etc.);
  2. Geração de pipeline – leads qualificados;
  3. Geração de receita – aumento da taxa de conversão;
  4. Estabelecimento de confiança com o mercado/sales enablement para o time comercial – também atrelado ao objetivo de redução de ciclo de vendas.

Após a empresa SaaS definir o objetivo estratégico que quer atingir no portal B2B Stack, os times se mobilizam para otimizar a estratégia com os 7 pilares multidisciplinares, envolvendo marketing de conteúdo, SEO, product marketing, customer marketing, growth, sales enablement e customer success.

📊A metodologia B2B Stack pode ser resumida em poucas palavras:

  1. Jornada do comprador:

Revisamos detalhadamente as categorias do seu produto para uma experiência de compra impecável.

Otimizamos SEO em páginas de produtos e categorias para facilitar a busca orgânica pela sua solução.

  1. Confiança e demanda:

Criamos estratégias de reviews para gerar confiança e demanda.

Usamos selos, quadrantes e narrativas de prova social para mostrar sua reputação para o mercado.

  1. Conversão e otimização:

Geramos oportunidades na B2B Stack, seja na sua landing page, no seu CRM ou pelos dados de intenção de nossos relatórios.

Otimizamos oportunidades com times de growth, cruzando dados de compra e funil de vendas.

  1. Vendas impulsionadas:

Geramos insumos para o seu time comercial, como treinamentos e informações.

Preparamos seu time com as melhores narrativas para aumentar a confiança na fase final de vendas.

📈Com a B2B Stack, você conquista o sucesso no mercado B2B!

Quer saber mais sobre como extrair o melhor dessa metodologia?

Entenda mais!

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⭐⭐⭐⭐⭐Confira as marcas que se destacaram em suas campanhas de reviews recentemente!

empresas destaque em reviews

 

O que essas empresas fizeram em relação à captação de reviews é essencial para impulsionar a visibilidade da marca e as vendas, pelo aumento do tráfego orgânico na sua página. Essas marcas já estão seguindo as práticas recomendadas para uma boa estratégia de avaliações de clientes.

O Google considera as avaliações como conteúdo original e indexável. o que ajuda as páginas do produto a serem melhor ranqueadas nas buscas e aumenta a taxa de cliques (CTR) dos resultados de pesquisa. Quando os consumidores veem que um produto tem avaliações positivas, eles são mais propensos a clicar no link para saber mais.

As avaliações também oferecem insights atualizados para compradores que estão buscando o seu produto. Por fim, mas não menos importante, os produtos com avaliações tornam-se elegíveis para a premiação e selo do B2B Awards.

BOTÃO: [Melhore sua posição na esteira de reviews]

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🖥️ Mais uma dica para vendedores de softwares: dê um boost na prospecção e ABM 

Além das dicas sobre como montar uma estratégia de avaliações de clientes, temos um insight incrível para empresas SaaS B2B venderem mais:

A B2B Stack tem evoluindo cada vez na tecnologia de trackeamento de comportamento de usuário no portal, alimentando sua estratégia de Account-Based Marketing.

 Para clientes B2B Stack, isso significa que a análise de dados avançada fornece relatórios de dados de intenção de compra para alavancar a velocidade e a assertividade da sua prospecção outbound. 

O jogo da prospecção, na era pós Aaron Ross, chama-se contextualização

Quanto mais o comprador perceber que o profissional de prospecção está contextualizado com suas necessidades e desafios, maior a chance de conversão. 

Isso porque cria uma base de confiança e credibilidade, posicionando você como um consultor valioso e não apenas como um vendedor.

Por meio dos dados de intenção, você identifica:

Empresas que demonstram interesse em suas soluções: descubra quem está pesquisando por produtos ou serviços como os seus, em tempo real. Vá além do lead inbound e alcance empresas em fase de busca ativa, com maior probabilidade de conversão.

Contexto, necessidades específicas e nível de engajamento: compreenda os desafios e objetivos de cada empresa para personalizar sua abordagem. Avalie o quão ativamente cada empresa está buscando uma solução como a sua.

Com esses dados em mãos, você pode:

Acelerar a prospecção outbound: entrar em contato com empresas antes da RFP, aumentando suas chances de sucesso.

Criar mensagens personalizadas: adapte sua comunicação para atender às necessidades específicas de cada cliente em potencial, gerando maior engajamento.

Aumentar a taxa de conversão: abordagens contextualizadas e relevantes levam a mais vendas.

Otimizar seu processo de vendas: concentre seus esforços nas empresas com maior potencial de retorno, maximizando sua eficiência.

Esse é um assunto que já é gigante no mercado americano. O jogo que se joga lá é o da inteligência comercial e não só o de volume de prospecção. 

Quer trazer mais inteligência para a sua operação? 

[BOTÃO] [Saiba mais]

A missão da B2B Stack é fazer com que, cada vez mais, compradores e vendedores de softwares se encontrem para fechar negócios que vão melhorar as operações empresariais. Somos especializados no processo de criar estratégia de avaliações de ferramentas, facilitando assim as decisões dos compradores.

Fique de olho no blog e não deixe de chamar nossos consultores em caso de dúvidas sobre como começar a sua estratégia de avaliações!

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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