Como pedir avaliação para o cliente: siga 10 dicas simples e coloque em prática já!

Publicado em 12 de dezembro de 2023

como pedir avaliação para o cliente

Está buscando maneiras de aumentar o número de avaliações online para seu produto ou serviço? Descubra como pedir avaliação para o cliente e aproveitar os resultados dessa estratégia. 

Antes de explorarmos as sugestões, há um ponto fundamental que merece destaque: não aproveitar a oportunidade de solicitar feedback é desperdiçar um valioso canal de comunicação e de fortalecimento da sua presença online.

Por isso, é importante entender que coletar reviews aumenta o valor da sua marca.

Neste artigo, reunimos abordagens para pedir avaliação para o cliente, ao mesmo tempo, construir relacionamentos sólidos e aprimorar constantemente a experiência e satisfação do público.

Descubra como aumentar o número de avaliações online para o seu produto com dicas que podem ser colocadas em prática assim que você terminar de ler este artigo!

Como pedir avaliação para o cliente: 10 dicas práticas

As melhores formas de solicitar feedback do seu cliente ou usuário de produto incluem:

  1. Envio de emails para a sua base de usuários;
  2. Uso das redes sociais;
  3. Mensagens pós-implementação do serviço;
  4. Canais online da empresa;
  5. Oferta de benefícios aos participantes;
  6. Eventos e conferências;
  7. Chamadas na própria plataforma;
  8. Atendimento personalizado;
  9. Produção de conteúdo;
  10. Exposição de marca e prova social.

Veja, em detalhes, como conduzir cada estratégia:

como pedir avaliação do cliente

Emails para a sua base de usuários: 

Dispare emails direcionados aos usuários da plataforma, incentivando-os a deixar suas avaliações e feedbacks. Forneça orientações claras sobre como eles podem deixar suas avaliações e seja estratégico com o uso de links, para o processo ser simples e direto. Você deve considerar o seu público na elaboração do texto e, se quiser apostar em ferramentas de email marketing, os resultados podem ser mais visíveis e mensuráveis.

Redes sociais: 

Solicite avaliações nas redes sociais, como Facebook, LinkedIn ou Twitter, evidenciando o valor das opiniões dos usuários para fortalecer a imagem da marca. A proximidade oferecida pelas redes sociais é uma oportunidade ideal para convidar os clientes a compartilharem suas experiências e feedbacks, facilitando o caminho para deixarem suas avaliações.

Mensagens pós-implementação do serviço: 

Empresas de tecnologia que desenvolvem softwares podem implementar estratégias de solicitação de feedback por meio de mensagens diretas ou chatbots. Ao entrar em contato com os clientes após um período significativo de interação com o produto, essa abordagem permite capturar feedbacks mais detalhados e precisos sobre a experiência de uso e os benefícios oferecidos pelo software.

Canais online da sua empresa:

Integre solicitações de avaliação de maneira clara e acessível no site e nos aplicativos da empresa. Tornar esse processo fácil e acessível para os clientes é essencial para encorajá-los a compartilhar suas opiniões.

Oferta de benefícios aos participantes: 

Crie campanhas exclusivas convidando clientes a avaliar, oferecendo benefícios especiais em troca. Ofereça incentivos para motivar os usuários a deixarem suas avaliações, como descontos em serviços ou uma demonstração gratuita temporária. Esses benefícios motivam os usuários a deixarem suas avaliações e feedbacks.

Eventos e conferências locais: 

Em eventos e conferências, aproveite a oportunidade para coletar reviews presencialmente, oferecendo áreas específicas para a realização dessas avaliações durante o evento. Isso permite uma interação mais direta e imediata com os clientes.

Chamadas dentro da sua plataforma:

Insira lembretes e chamadas para avaliação na própria interface da plataforma, como pop-ups ou banners discretos. Esses estímulos sutis lembram os usuários de compartilharem suas experiências após um período de uso, aumentando a probabilidade de feedbacks.

Atendimento personalizado:

Adote abordagens de acompanhamento personalizado para orientar os novos usuários em sua jornada com o produto. Ofereça suporte e recursos para garantir que explorem totalmente a plataforma. Envie um convite para compartilharem suas experiências por meio de uma avaliação, permitindo que expressem suas opiniões após uma familiarização adequada com as funcionalidades e benefícios oferecidos.

Produção de conteúdo:

Utilize o blog da empresa para destacar casos de sucesso e testemunhos de usuários. O marketing de conteúdo pode ser uma estratégia para educar os leitores sobre o produto e incentivá-los a deixarem suas opiniões.

Exposição de marca e prova social: destaque-se com a B2B Stack!

Para consolidar sua posição como líder na categoria de software B2B, é muito vantajoso ter seu produto avaliado no portal B2B Stack. Ao solicitar feedback de seus clientes e acumular avaliações autênticas, você não apenas fortalece a comunidade, mas também explora o gatilho mental de prova social

As avaliações podem ser usadas para ganhar prêmios, receber selos de qualidade e se destacar como líder em sua área, alimentando significativamente suas estratégias de divulgação e vendas. 

Não subestime o valor dessas avaliações: elas não só validam a qualidade de seus serviços, mas também impulsionam a exposição da marca e aumentam sua influência no mercado B2B.

Como pedir avaliação para o cliente oferecendo uma boa experiência ao usuário?

Coletar avaliações de clientes não se trata apenas de receber feedback; é sobre construir uma relação sólida com os clientes e melhorar constantemente a experiência deles, criando uma base forte para o branding e a imagem da marca.

Por isso, para oferecer uma jornada agradável no pedido de avaliações de clientes, a personalização é chave: adapte as solicitações ao histórico e comportamento do cliente, simplifique o processo — ninguém gosta de processos complicados ou excessivamente burocráticos.

No caso de avisos na plataforma do seu produto, como pop ups e lembretes, também é fundamental encontrar o equilíbrio certo para não sobrecarregar os usuários com solicitações frequentes de feedback. A chave é criar esses lembretes de forma estratégica, garantindo que sejam relevantes e oportunas, incentivando os usuários a compartilhar suas opiniões sem interromper excessivamente sua experiência na plataforma.

Também é importante manter um acompanhamento personalizado, respondendo a todas as avaliações para demonstrar valorização das opiniões. Use feedbacks para aprimorar continuamente os produtos/serviços, mantendo transparência e honestidade em cada solicitação. Avalie a experiência do cliente regularmente para aprimorar sua jornada.

As avaliações de clientes não são apenas uma métrica; são um ativo para empresas B2B. Elas influenciam decisões, constroem reputação e estabelecem confiança. 

Ao implementar uma estratégia como pedir avaliação para o cliente e usá-la de forma inteligente, sua empresa se destaca em um mercado competitivo, oferecendo não apenas um produto ou serviço, mas uma informação válida e confiável.

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Conclusão

Coletar avaliações de clientes é uma estratégia importante para ampliar a visibilidade do seu produto ou serviço, especialmente no mercado de tecnologia. Elas não dão apenas um feedback, mas fortalecem relacionamentos, melhoram constantemente a experiência do cliente e consolidam a marca.  

Porém, muitas vezes, as empresas têm dúvidas sobre a melhor forma de pedir avaliação para o cliente,  e as 10 dicas que apresentamos hoje são o caminho para definir as abordagens e testar qual será a resposta do seu público.

Conheça mais sobre o portal B2B Stack visitando as páginas de produtos, aproveite para criar o seu perfil e conquiste mais destaque no mercado por meio da voz dos seus melhores clientes! 

Além da premiação anual B2B Awards, o portal está preparando novidades para aumentar ainda mais o reconhecimento do seu produto em 2024. Aproveite para ser parte ativa dessa comunidade conectando-se diretamente com o público B2B!


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