Inteligência artificial no marketing: 6 funcionalidades da automação inteligente para aumentar as suas vendas

Publicado em 5 de dezembro de 2023

inteligência artificial no marketing

A integração da inteligência artificial no marketing se tornou um diferencial para empresas em busca de soluções inovadoras.

Com a evolução tecnológica, surge a oportunidade de revolucionar estratégias. Um exemplo disso é como a aplicação prática da inteligência artificial (IA) nas abordagens de marketing se torna uma ferramenta importante para a análise preditiva e a personalização precisa das campanhas.

Este artigo explora o crescimento, benefícios e aplicações práticas da IA na formação dos cenários empresariais modernos, oferecendo insights para aproveitar soluções impulsionadas por ela.

Benefícios da inteligência artificial para as estratégias de marketing

A aplicação da inteligência artificial no marketing oferece benefícios que vão desde a automatização de processos até a criação de campanhas altamente personalizadas. Por meio da automação inteligente é possível alcançar resultados notáveis, impulsionando a eficiência e a relevância das ações de marketing.

Veja como a inteligência artificial impulsiona a expansão empresarial:

Otimização de operações: a IA automatiza tarefas repetitivas, otimizando fluxos de trabalho e alocação de recursos. Esse impulso de eficiência permite que empresas expandam operações sem aumentos proporcionais nos custos fixos, promovendo o crescimento.

Análise de dados: as capacidades analíticas de dados da IA capacitam empresas a extrair informações resultando em desempenho e rentabilidade aprimorados.

Melhoria na experiência do cliente: a personalização por meio da IA permite que empresas atendam às necessidades individuais dos clientes em grande escala. Interações e recomendações personalizadas melhoram significativamente a satisfação do cliente, impulsionando a fidelidade e o crescimento.

Ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao marketing

ferramentas de chatbot

Utilizar a inteligência artificial no dia a dia das ações de marketing inova e acelera os processos, com ferramentas e algoritmos avançados, como, por exemplo:

1 Chatbots e assistentes virtuais

Chatbots alimentados por IA oferecem suporte instantâneo ao cliente, respondendo a perguntas, orientando compras e aprimorando a experiência do usuário 24 horas por dia, 7 dias por semana.

2 Criação e curadoria de conteúdo

A IA auxilia na geração de conteúdo, otimização de manchetes e até mesmo na curadoria de recomendações de conteúdo personalizado com base nas preferências do usuário.

3 Otimização de campanhas de anúncios

Algoritmos de IA refinam o direcionamento de anúncios, melhorando o desempenho ao atingir segmentos de público-alvo certos nos momentos adequados.

4 Previsão de vendas e pontuação de leads

A inteligência artificial pode auxiliar na análise de leads, na previsão de tendências de vendas e na priorização de leads com alto potencial para estratégias de vendas mais eficazes.

5 Análise de dados em tempo real

A IA processa dados em tempo real, permitindo tomadas de decisão rápidas e estratégias de marketing adaptáveis com base nas condições de mercado atuais.

6 Medição e otimização do ROI (retorno sobre investimento) 

A automação inteligente fornece ferramentas analíticas abrangentes que medem o sucesso dos esforços de marketing, permitindo melhorias contínuas e otimização.

Inteligência artificial no marketing com quem é líder na categoria: E-goi

inteligência artificial no marketing

Após explorar as ferramentas e possibilidades oferecidas pela inteligência artificial no marketing, é hora de adentrar no universo específico da E-goi e suas soluções avançadas de IA. 

A E-goi é pioneira na oferta de um ecossistema robusto que potencializa cada aspecto das interações com os clientes, oferecendo:

  • Jornada personalizada 1-to-1

Aqui, a E-goi reescreve a história do marketing personalizado. Por meio da análise minuciosa dos dados, a IA identifica as ofertas mais relevantes para cada cliente e o timing ideal para enviá-las. As soluções de Next Best Offer e Hipersegmentação desenvolvem e enviam campanhas totalmente personalizadas, com os produtos mais atrativos, nos canais e períodos mais adequados. Esta estratégia resulta em um impressionante aumento de até 29% na taxa de conversão.

  • Análise preditiva

O algoritmo de Next Best Offer baseia-se na análise comportamental do cliente, estabelecendo relações e padrões similares que predizem com precisão as preferências futuras.

  • Aumento do ticket médio de compra

Ao detectar produtos em comum entre diferentes clientes, o algoritmo recomenda itens complementares que não foram adquiridos por um ou mais clientes, incrementando o ticket médio de compra.

  • Relações duradouras

O modelo de Next Best Offer permite a entrega de comunicações personalizadas, relevantes e em tempo real, fortalecendo a fidelidade e a satisfação do cliente.

  • Ecossistema E-goi

Como especialistas em marketing multicanal há mais de 15 anos, a E-goi oferece um ecossistema abrangente e integrado, proporcionando uma experiência única na aplicação da inteligência artificial para impulsionar estratégias de marketing eficazes e de alto impacto.

A E-goi não apenas abraça a inteligência artificial, mas a coloca no centro de suas soluções, garantindo que cada interação seja mais inteligente, personalizada e eficiente para alcançar os objetivos de marketing mais ambiciosos.

E-goi Digital Solutions: case de sucesso do uso da inteligência artificial no marketing 

Um exemplo bem-sucedido da aplicação da inteligência artificial no marketing é o caso da Salsa Jeans. A empresa utilizou as soluções de IA da E-goi Digital Solutions para personalizar suas campanhas de email marketing e obteve seu ticket médio ampliado em 73%, além da garantia de taxa de abertura mínima de 56%.

A solução implementada, Send Frequency, combinou automação de marketing e inteligência artificial, conseguindo identificar o melhor dia e hora em que cada inscrito estava mais predisposto a interagir com a campanha de email, tendo por base o seu histórico de interações passadas.

São números impressionantes alcançados com a nova tecnologia da E-goi, que destacam a eficácia da integração da inteligência artificial no marketing, comprovando seu impacto na personalização e na otimização das campanhas de email para um engajamento mais efetivo dos inscritos.

E-goi Digital Solutions

e-goi Digital Solutions

 

A E-goi é protagonista no cenário de automação de marketing, oferecendo soluções para alavancar estratégias por meio de uma abordagem omnichannel, garantindo uma presença integrada e consistente em todos os pontos de contato com o cliente.

A E-goi Digital Solutions é uma vertente Corporate que disponibiliza tecnologia especializada para aumentar a faturação e fidelização das marcas através da integração dos dados online e offline e da visão 360º do cliente. Seu compromisso com a inovação e a personalização permite que seus clientes desfrutem de soluções avançadas, impulsionando suas estratégias de crescimento.

Entre os diferenciais da E-goi Digital Solutions está a sua equipe sênior e multidisciplinar, totalmente preparada para criar com sucesso soluções sob medida que se integrem plenamente com o ecossistema E-goi, suporte técnico especializado e equipe de projetos dedicada para cada marca. 

Com soluções de alta performance, a E-goi Digital Solutions auxilia empresas a superarem os seus objetivos. Quer saber mais sobre os resultados que são possíveis de alcançar com as soluções da E-goi Digital Solutions? Entre em contato e faça parte da revolução em tecnologia para marketing!

 


Artigos relacionados