SEO: O que é, e 9 ferramentas para usar em 2022

Publicado em 15 de dezembro de 2021

O SEO é uma sigla que ganhou um espaço relevante na cabeça de muitos empreendedores entre os anos de 2020 e 2021.

Isso porque esses dois últimos anos foram marcados pelo crescimento dos negócios digitais, e também pelo reconhecimento de que marcar presença na internet é crucial no século XXI.

Com os hábitos dos consumidores voltados cada vez mais para o digital, ter uma estratégia de SEO assertiva é o que vai garantir a visibilidade da sua marca em meio a tanta concorrência, e assim, aumentar suas possibilidades de vendas.

Afinal, um negócio que não é visto na internet é como se nem mesmo existisse.

Então, acompanhe este conteúdo para entender o básico do SEO para começar a se planejar para as campanhas de 2022.

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O que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO (Search Engine Optimization) trata-se de um conjunto de estratégias de marketing digital que visam posicionar seu site, blog, loja virtual ou aplicativo nos primeiros resultados das buscas orgânicas dos usuários nos mecanismos de busca.

Em outras palavras, as estratégias de SEO servem para que, quando um usuário fizer uma busca no Google, por exemplo, seu negócio apareça entre as primeiras páginas de resultados, especialmente na primeira, estimulando que este usuário clique na sua plataforma.

Isso porque uma página otimizada para SEO faz o Google, Bing, Youtube ou qualquer outro motor de busca entender que seu site tem as respostas mais relevantes para a pesquisa do usuário.

Exemplo da SERP do google mostrando resultados para uma pesquisa de 'softwares para sorteios'. O resultado apresentado mostra a página da B2B Stack logo abaixo de uma lista de softwares

Como funciona o SEO?

Para entender como funciona o SEO, primeiro precisamos falar dos motores de busca onde essas estratégias se aplicam.

Entre eles estão o Google, Bing, Yahoo!, Baidu, YouTube e o Pinterest.

Os motores de busca funcionam com base em algoritmos responsáveis por ler toda a estrutura dos sites.

Assim, eles os classificam como mais ou menos relevantes conforme as pesquisas dos usuários, o que costumamos chamar de "ranqueamento".

Os algoritmos, então, ordenam os sites de forma que os mais relevantes fiquem nas primeiras posições da página de busca.

Enquanto isso, os menos relevantes vão sendo posicionados mais abaixo, e até mesmo nas outras páginas de pesquisa, onde nenhum usuário geralmente chega.

Alguns estudos indicam que os sites que aparecem entre as 3 primeiras posições da pesquisa do Google, por exemplo, recebem 30% dos cliques dos usuários.

Em contrapartida, apenas 0,78% dos usuários clicam em algum site que aparece na segunda página de resultados.

E é aí que entram as estratégias de SEO, que deixam seu site com a estrutura e conteúdos ideais para ser "enxergado" muito bem pelos algoritmos.

É importante saber que não só os conteúdos escritos são importantes para o ranqueamento das páginas nos motores de busca.

Outros elementos como a velocidade do site e sua otimização para dispositivos móveis, por exemplo, contam muitos pontos à favor.

Isso também precisa fazer parte das estratégias de SEO, neste caso, do SEO técnico especificamente, mais voltado para os desenvolvedores e programadores.

Alguns fatores de ranqueamento de SEO

Existem pelo menos 200 fatores de ranqueamento conhecidos hoje pelos especialistas que buscam entender como funcionam os algoritmos do Google.

Vale ressaltar que vamos citar os do Google porque este motor de busca domina mais de 90% do cenário nacional e internacional.

Alguns desses fatores abrangem:

  • Autoridade do domínio;
  • Conteúdo otimizado para SEO conforme palavras-chave, imagens e alt text de imagens, URL, título, subtítulos e meta description;
  • Interação dos usuários, como quantidade de cliques, visitas frequentes e visualizações na página;
  • Intenção de busca dos usuários;
  • Atualizações constantes nas páginas;
  • Backlinks;
  • Domínios de referência;
  • Buscas diretas pelo domínio.

É preciso estudar cada um dos fatores de ranqueamento para criar as estratégias de SEO ideais.

Nem sempre é possível cumprir todos os requisitos de primeira.

Porém, quanto mais seu site estiver otimizado para os robôs do Google, bem como para os usuários, mais oportunidades de ser ranqueado ele terá.

Como melhorar o ranqueamento no Google com SEO?

Para começar a criar sua estratégia de SEO, primeiro, você precisa definir quais são os objetivos dela:

Aumentar o tráfego do site ou landing page, gerar leads, fidelizar clientes da base, lançar produtos, atrair participantes para um evento ou qualquer outra meta.

Segundo, você precisa ter muito bem em mente quem você quer alcançar. Por isso, a criação de uma ou mais personas é fundamental.

A persona é um personagem fictício que possui as características do seu público. Ela ajuda a entender quais são os hábitos e interesses dos usuários.

Dessa forma, você consegue compreender o que realmente é relevante para seu público-alvo para pesquisar as melhores palavras-chave e escrever os conteúdos mais atrativos e ideais para o seu objetivo.

Mas, o principal é contar com os softwares e aplicativos certos. São essas ferramentas que irão fazer toda a diferença no SEO.

Esses softwares de SEO são capazes de monitorar sua presença na internet, identificar tendências, e até mesmo podem ler seu site como se fosse um robô do Google para identificar onde estão os gargalos que precisam ser corrigidos.

Dica B2B Stack: 9 ferramentas de SEO para começar 2022

Agora que você sabe o que é e como funciona uma estratégia de SEO, a B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, vai te dar dicas de 9 ferramentas que podem ser utilizadas na sua jornada.

A partir daqui, você vai entender como funcionam as seguintes soluções:

  • Semrush
  • Screaming Frog
  • Ubersuggest
  • Google Search Console
  • Ahrefs
  • Google Trends
  • Yoast
  • Google Analytics
  • Rankingcoach

SEMrush

Logo da ferramenta de SEO chamada Semrush. O logo possui um desenho de uma bola com contorno laranja representando uma chama e ao lado o nome da solução escrito de preto

Semrush é uma plataforma SaaS que serve para monitorar sua presença na internet. Essa ferramenta de marketing apoia desde a busca de palavras-chave até o acompanhamento do seu tráfego e também da concorrência.

O Semrush foi fundado em 2008. Hoje, possui um banco de dados extenso, com mais de 20 bilhões de palavras-chave e mais de 130 verificações possíveis do seu site, sendo uma das mais utilizadas ferramentas de SEO.

Você pode filtrar palavras-chave de várias formas, e além disso, conta com uma gama de variações para a mesma palavra.

Imagem do Painel do Semrush mostrando uma analise de uma  busca por tênis de corrida. A página mostra informações como volume de busca, dificuldade da palavra-chave, Custo por clique, anúncios. variações da palavra-chave, perguntas com a palavra-chave pesquisa, palavras-chave relacionadas.

Outras análises demonstram, por exemplo, palavras-chave orgânicas de uma plataforma, o volume e intenção de busca pela palavra na internet, assim como sua dificuldade de ranqueamento.

E entre outras funções, você consegue analisar as lacunas de palavras-chave do seu domínio em relação aos seus concorrentes e identificar oportunidades de ranqueamento.

O Semrush ainda oferece funcionalidades para fazer auditorias de backlinks, analisar o tráfego, bem como dados das redes sociais de concorrentes para entender suas estratégias e encontrar formas mais otimizadas para também planejar seus anúncios pagos.

Screaming Frog SEO Spider

Logo da Ferramenta de SEO técnico Screaming Frog. O logo tem tons de preto e verde e há um desenho de um sapo acima da letra 'A' da palavra

O Screaming Frog SEO Spider é um software de monitoramento de sites e auditoria de SEO técnico lançado pela empresa Screaming Frog em 2010.

Indicado para plataformas de todos os tamanhos, o programa SEO Spider faz uma "varredura" no seu site simulando o robô do Google. Dessa forma, ele consegue identificar diversas falhas de SEO que podem comprometer o ranqueamento do seu site.

Imagem do Painel do Screaming Frog. O painel tem tons de cinza e apresenta dados das pastas de um site e apresenta em base de lista informações sobre como melhorar a parte técnica do site

Entre os recursos do SEO Spider para o seu site estão:

  • Rastreamento de URLs bloqueadas por robôs, bem como de links quebrados, que direcionam para páginas com erros. Também é possível exportar os links em massa para correção pelo desenvolvedor;
  • Análises para otimização de títulos e metas description, como seu tamanho e conteúdos duplicados;
  • Pesquisa de códigos-fonte de maneira personalizada;
  • Integração com Google Analytics, Search Console e PageSpeed ​​Insights;
  • Agendamento de auditorias, com exportação automática dos dados obtidos;
  • Rastreamento de sites em JavaScript;

Além disso, entre outras funções, o Screaming Frog SEO Spider permite analisar e rastrear um Sitemap XML, rastrear URLs de AMP e fazer verificações ortográficas e de gramática no site.

Ubersuggest

Logo da solução Ubersuggest na cor preta.

Ubersuggest é a ferramenta de marketing que pertence ao Neil Patel, um dos profissionais de marketing digital mais influentes do mundo.

Você tem a possibilidade de estudar vários dados relacionados ao seu domínio, como ranking de palavras-chave, pontuação geral de SEO do seu site, número e oportunidades de backlinks, além de conseguir fazer análises de concorrentes.

O Ubersuggest apresenta relatórios e dados através de gráficos bastante intuitivos. Isso facilita o entendimento até mesmo de quem não tem familiaridade com essas ferramenta.

Imagem mostrando um gráfico que representa o histórico de palavras-chave de um site. O gráfico possui tons de laranja e vai da esquerda para direita

Além disso, outras funções do Ubersuggest abrangem:

  • Pesquisa por palavras-chave, volumes de busca, custo médio por clique (CPC), ideias de palavras e de conteúdos;
  • Rastreio de palavras-chave do seu próprio site, com visualização da posição média que suas páginas aparecem nos motores de busca;
  • Tráfego orgânico mensal, tanto do seu site quanto dos concorrentes;
  • Apontamento de problemas de SEO, como links quebrados, páginas sem meta description e velocidade de carregamento do site;
  • Visualização de páginas mais acessadas, inclusive de concorrentes.

Google Search Console

Logo do Google Search com o nome do Google em suas cores tradicionais em cada letra (na ordem: azul, vermelho, amarelo, azul, verde e vermelho), e o restante do logo com a cor cinza

Google Search Console é uma ferramenta de SEO gratuita do Google, que permite o monitoramento do seu site em relação às pesquisas do Google.

Em outras palavras, o Search Console fornece dados do tráfego do seu site para que você consiga corrigir eventuais problemas que podem afetar a forma como o Google olha para suas páginas.

As ferramentas do Search Console permitem gerenciar:

  • O que levou o usuário a visitar seu site;
  • O número de impressões do site, ou seja, quantas vezes seu conteúdo foi exibido nas páginas de resultados do Google;
  • Número e frequência de cliques nas páginas;
  • Problemas nas URLs do seu site;
  • Experiência que as páginas estão oferecendo ao usuário.

Imagem do painel do Search Console. A esquerda á um menu e acima uma barra cinza com um campo para busca. Ao centro há um gráfico mostrando a performance do site exemplificado

Uma grande vantagem do Search Console é que ao encontrar um problema no HTML do seu site, em algum conteúdo, ou se você precisar fazer atualização em uma página, é possível indexar manualmente as novas atualizações e correções para que o Google as identifique e seu tráfego rapidamente de forma positiva.

Ahrefs

Logo da ferramenta de SEO AHrefs. O logo possui o fundo de cor azul, o 'A' da palavra tem a cor laranja e o restante tem a cor branca

A Ahrefs é uma startup multinacional que oferece ferramentas integradas de SEO online para qualquer pessoa que precise melhorar e monitorar seu site.

O painel de controle do usuário conta com informações detalhadas de tráfego, classificação do domínio, backlinks e também exibe a pontuação sobre a saúde do site monitorado.

Além disso, faz integração com o Google Search Console para que você obtenha dados sincronizados.

Painel do AHrefs com diversos números e gráficos mostrando o desempenho de sites

O explorador de sites Ahrefs fornece ferramentas para extrair dados de tráfego orgânico e pago, inclusive dos concorrentes. Também é possível fazer pesquisas de palavras-chave pagas.

Já o explorador de palavras-chave não só oferece insights sobre as palavras bem ranqueadas no Google como também em outros 10 motores de busca, como Youtube, Amazon, Bing e outros, além de fornecer visões detalhadas da SERP.

Você ainda conta com análises de métricas de SEO, por exemplo da taxa de retorno e vários dados sobre os cliques nas suas páginas e da concorrência.

O Ahrefs também permite fazer auditorias no seu site para rastrear problemas no HTML relacionados a SEO, a performance das páginas e outros fatores importantes de ranqueamento da sua plataforma.

Google Trends

Imagem da ferramenta Google Trends. O nome Google tem as cores padrões (na ordem: azul, vermelho, amarelo, azul, verde e vermelho), e a palavra 'trends' é escrita é cinza. Abaixo do nome a uma seta apontando para o canto superior direito e possui quatro cores (na ordem de cima para baixo: verde, amarelo, vermelho e azul)

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite saber quais são as pesquisas mais populares feitas no Google em todo o mundo, e além disso, permite comparar palavras para entender quais variações são mais pesquisadas pelos usuários.

É possível compreender tendências das pesquisas de palavras-chave e assuntos em diferentes horários, regiões e categorias, assim como ver as pesquisas que estiveram mais em alta durante o ano.

Imagem da página inicial do Google Trends. A imagem possui um menu azul na parte de cima e ao centro a um campo de busca com informações abaixo mostrando mapas e exemplos de pesquisa

Você consegue obter diversos insights não só para estruturar seus conteúdos e campanhas de marketing digital, como também para identificar comportamentos dos usuários que potencialmente fazem parte do seu público-alvo.

Ao pesquisar por um ou mais termos, você obtém um gráfico que mensura o interesse deste termo pelo público em uma escala de 0 a 100.

Também são apresentados assuntos relacionados ao termo pesquisado e se as maiores buscas foram realizadas através da pesquisa por imagem do Google, pelas notícias, pelo Shopping Google ou no Youtube.

Yoast

Logo da ferramenta de SEO yoast. O Y da palavra tem a cor verde e as demais letras possuem a cor rosa em tons escuros

Yoast é uma ferramenta de SEO que pode ser inserida em sites, blogs ou e-commerces, para ajudar os produtores de conteúdo a deixarem seus conteúdos otimizados para os mecanismos de busca.

O foco da ferramenta é apontar melhorias que deixem seu conteúdo mais agradável para o leitor, mas sem se esquecer das métricas de SEO para que ele seja bem ranqueado.

Imagem de informações sobre resultados de SEO no Yoast

Entre as análises do Yoast estão, por exemplo, a densidade da palavra-chave no texto, os links internos e externos inseridos ao longo do conteúdo, bem como do seu título, URL e meta description e frases duplicadas. Além disso, o Yoast pode fazer integração com outras plataformas para aprimorar os resultados.

Google Analytics

Imagem do Logo Google Analytics. Ao lado esquerda é tem linhas com tons de laranja sendo da esquerda pra direita uma menor a uma maior e o nome está escrito em cinza

O Google Analytics é a ferramenta que não pode faltar às mãos de nenhum profissional que faça campanhas de marketing digital otimizadas para SEO.

Isso porque o Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, que quando integrada ao seu site ou aplicativo, permite análises aprofundadas desde o comportamento dos seus visitantes e navegação às taxas de rejeição das suas páginas, tudo em tempo real.

Com o Google Analytics é possível monitorar quantos visitantes estão na sua página, de onde chegaram, quantos deles são novos usuários, o tempo que ficaram em cada página, as tendências dos usuários ativos e outros fatores que te ajudam a criar as melhores campanhas com base nesses interesses.

Painel geral do Google Analytics

Além disso, todos os resultados de marketing digital podem ser acompanhados no Analytics, como as taxas de conversão, onde sua audiência é mais receptiva, e outros dados que permitem o aprimoramento de estratégias para alcançar um público ainda maior.

• Não deixe de ler também nosso conteúdo completo do Google Analytics!

RankingCoach

Logo da ferramenta de SEO Ranking coach. A imagem possui um apito verde ao lado escquerdo, a palavra 'ranking' escrita de preto e a palavra 'coach' escrita de azul

RankingCoach é uma plataforma de marketing digital indicada para pequenas e médias empresas, que além de ferramentas de SEO, oferece recursos para criar campanhas pagas, gerenciar sua reputação e marca, e também para gestão das redes sociais.

Para te auxiliar em SEO, o RankingCoach faz comparativos entre sua plataforma e as dos concorrentes para identificar oportunidades de palavras-chave mais adequadas ao seu mercado, e fornece dados em tempo real sobre o desempenho do seu site.

Imagem com diversos gráficos mostrando analises de visibilidade e alterações de posição no Rankingcoach

Além disso, a ferramenta pode encontrar automaticamente quem são seus concorrentes para facilitar o processo.

Outra funcionalidade do RankingCoach é levantar onde estão os backlinks dos concorrentes para que você possa estruturar a sua própria estratégia.

A plataforma também disponibiliza mais de 10 mil tutoriais em vídeos sob medida para suas estratégias de SEO conforme a performance do seu site.

Conclusão

Como vimos, as estratégias de SEO precisam ser muito bem formuladas para que você consiga ter visibilidade nos motores de busca e atingir seus objetivos:

Aumentar seu tráfego, educar seu público, gerar mais leads, trazer vendas mais qualificadas e fortalecer sua marca.

Para isso, muitos fatores precisam ser estudados:

Palavras-chave que mais funcionam para o seu nicho de mercado, lacunas existentes entre a sua plataforma e as dos concorrentes, formas de conseguir backlinks, criar conteúdos otimizados para SEO, e entre outros parâmetros.

O principal é:

Conhecer muito bem seu público-alvo e criar sua persona para criar as campanhas certas e no momento certo!

Para que tudo isso funcione, você precisa contar com ferramentas que irão te apoiar em todos os passos.

Trouxemos neste conteúdo, então, 9 dessas soluções:

Semrush, Screaming Frog, Ubersuggest, Google Search Console, Ahrefs, Google Trends, Yoast, Google Analytics e RankingCoach.

Essas ferramentas podem oferecer análises aprofundadas de SEO, inclusive de SEO técnico, no seu domínio para identificar oportunidades e falhas que podem afetar o bom posicionamento do seu site na internet.

Além disso, você ainda pode contar com ferramentas que te auxiliam durante toda a criação dos seus conteúdos, para que eles sejam bem lidos pelos robôs dos mecanismos de busca, bem como pelo seu leitor.

E entre outras funções, você consegue fazer análises das plataformas dos seus concorrentes para entender suas estratégias e aprimorá-las para assim, ganhar vantagem competitiva.

Se você ainda não conhecia essas ferramentas de SEO, saiba que na B2B Stack, além delas, você encontra mais de 23 mil softwares categorizados e mais de 9 mil avaliações de usuários reais para escolher as melhores soluções tecnológicas para transformar seu negócio digitalmente! Não deixe de navegar no nosso portal!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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