Inteligência de Vendas B2B: como bater metas com menos esforço

Publicado em 8 de dezembro de 2022

Imagem ilustrativa sobre inteligência de vendas b2b

A inteligência de vendas B2B é uma forte tendência entre as grandes empresas, isso porque, nos últimos anos houve um aumento de clientes B2B com resistência a novos negócios. Além disso, as vendas B2B são conhecidas por sua complexidade e clientes exigentes.

Para solucionar esses problemas, a inteligência de vendas B2B surge como um grande diferencial na tomada de decisão, isso porque, é voltada para a análise de dados de mercado e  de clientes em potencial.

Com ajuda da inteligência de dados é possível analisar as informações de maneira ágil e assertiva, colaborando para o aumento de oportunidades de negócios e a intensificação e aquisição de novos clientes.

Continue lendo o artigo para saber mais.

O que é Inteligência de Vendas

De forma simples, a inteligência de vendas é um recurso tecnológico usado pelo setor comercial das empresas para monitorar e compreender as informações dos seus clientes, tendências de mercado, negócios e metas de vendas

Dessa maneira, a sua empresa consegue ter insights orientados por dados, para entender o seu público com mais clareza, prospectar novos clientes de forma ativa e obter leads qualificados. 

Imagem ilustrativa sobre inteligência de vendas B2B

A tecnologia também ajuda o departamento de vendas aumentar a sua produtividade e a rapidez das respostas, sendo o tempo em que a sua empresa demora para responder um fator chave no fechamento de negócios. 

Segundo a Gartner, uma venda B2B pode envolver sete tomadores de decisão em caso de empresas com até 500 funcionários, fazendo com que esse seja um processo naturalmente longo.

Também sabemos que é extremamente exaustivo vasculhar a web atrás de informações sobre cada empresa de interesse, o que dificulta o mapeamento do perfil de cliente ideal (ICP) e das buyer personas.

Portanto, a Inteligência de vendas não se reduz somente em trazer mais clientes para o negócio, mas sim, em trazer aqueles que tenham desejos em comum com a sua empresa aumentando as chances de serem fidelizados.

Todo esse processo corrobora para vendas mais eficientes e possibilita que a equipe comercial consiga cada vez mais bater as metas com menos esforço e trabalhar de forma conjunta com a inteligência de dados.

Empresas brasileiras já perceberam a importância desse sistema e estão ajudando outras companhias a usufruírem desses benefícios. Para isso, procuram a Cortex, que possui o propósito de simplificar dados com inteligência, sendo líder em inteligência artificial na América Latina.

Grandes nomes do mercado estão se destacando com os benefícios da inteligência de vendas B2B, como L’oréal Paris, Ifood, MRV, Cruzeiro do Sul, Raízen, Gupy e entre outros. Essas empresas destacam que a Cortex possui soluções únicas para os desafios de crescimento de ponta a ponta.

E isso é feito com cobertura de dados global, precisão de contatos, plataforma flexível com painéis de análises e o apoio de um time experiente em inteligência de marketing e vendas.

Como funciona uma solução de Inteligência de Vendas B2B

Para que a sua empresa consiga tirar o máximo proveito da solução de inteligência de vendas B2B, é possível realizar a integração de dados provenientes de softwares de gestão da própria empresa. 

Um dos mais utilizados é o CRM, que funciona como um banco de dados sobre a base de clientes e integra todos os processos de vendas. 

Ao usar esse recurso, você terá acesso ao histórico de vendas, telefones para contato, registro de interações do cliente com a empresa e vai melhorar a gestão do funil de vendas da sua empresa.

Imagem de homem com o cérebro representando a inteligência de vendas b2b

Para que a inteligência de vendas funcione trazendo grandes insights é interessante adicionar as pesquisas de mercados e o engajamento das suas redes sociais.

A partir dos dados coletados a inteligência de vendas ajuda na identificação de necessidades, possíveis dificuldades do seu negócio, desejos e até estimativas de compras de determinados produtos.

Mas lembre-se que esse processo funciona a partir desses 4 critérios:

  1. O uso de diferentes tipos de dados;
  2. O emprego de ferramentas para coletar essas informações de diferentes formas;
  3. A organização dos dados;
  4. Por fim, a análise dos insights.

Vamos ver algumas dicas para implementar a inteligência de vendas da sua empresa

Vimos até agora que manter os dados sempre atualizados e o enriquecer a sua coleta, juntamente com a tecnologia é essencial para o pleno funcionamento da inteligência de vendas.

Para a implementação desse sistema na sua empresa, você pode contar com a ajuda da Cortex, uma empresa que possui soluções de inteligência de dados para impulsionar a jornada de marketing e vendas.

Site da Cortex onde oferece a solução inteligência de vendas B2B
Site da Cortex

A inteligência de vendas B2B Cortex possibilita que a sua equipe do comercial encontre leads B2B mais qualificados, mapeie o mercado e o seu cliente ideal, melhore as taxas de conversão e realize a previsão de vendas.

7 benefícios que a Inteligência de Vendas B2B proporciona 

1. Redução de custos para conquistar novos clientes

Porquinho que mostra a economia da solução de inteligência de vendas B2B

A redução de custos acontece porque o seu comercial consegue ter acesso a informações concretas de potenciais clientes com alta propensão de compra. Isso refina a prospecção e evita abordagens que não entregam os resultados desejados. 

Ou seja, ações como essas aumentam os resultados das vendas, reduzem trabalhos retroativos com clientes de baixas taxas de conversão, elevando a produtividade da equipe toda.

2. Identificação de tendências 

Com a análise de diferentes dados é possível identificar as possibilidades de tendências do mercado, entender e mapear o cliente ideal.

Imagem ilustrativa

Dessa maneira, a sua empresa terá duplos benefícios com a inteligência de vendas B2B, como  a qualificação de leads e a antecipação de tendências. Assim, o seu negócio consegue criar estratégias de marketing direcionadas para o público certo. 

3. Agilidade na tomada de decisão

Com a ajuda da inteligência de dados, é possível  tomar decisões mais rápidas e com menos probabilidade de erros.

Além disso, a sua equipe terá uma abordagem mais coerente, sabendo que os vendedores possuem à sua disposição uma série de informações que ajudam na ação do cliente.

4. Geração de leads qualificados

Para a geração de leads é necessário um esforço em conjunto dos departamentos de vendas e marketing criando estratégias direcionadas para novos clientes. A construção dessas estratégias é bastante complexa e pode demorar. Isso porque algumas empresas ainda utilizam a forma manual para mensurar as estratégias passadas, o que demanda tempo.

Já com a inteligência de vendas B2B, é possível acessar informações sobre o perfil de consumo, padrão de comportamento e entender qual o seu cliente ideal. Dessa maneira, as estratégias de marketing com a linguagem adequada e a utilização de canais de vendas para captar os leads ficam centralizadas

5. Previsibilidade de vendas

Com a inteligência de vendas e o apoio da IA, você consegue ter previsibilidade de vendas, ao basear sua análise em dados do histórico de vendas, suposições dos vendedores com base em sua experiência, as etapas da jornada do cliente, o volume de oportunidades no funil de vendas e, principalmente, baseado no ICP. 

Entendendo para quem você vende, fica mais fácil prever cenários e buscar clientes com maior chances de converter em vendas.

6. Melhor relacionamento com o cliente

Com as diversas análises do perfil do seu cliente e prospects, a forma de abordagem da sua equipe de vendas é mais estratégica, o que contribui para a consolidação de um relacionamento mais próximo durante a jornada do cliente.

Gestão da reputação

Isso caba gerando uma fidelização do público, afinal o atendimento e experiências de compras são fatores importantes para futuras compras em sua empresa. Portanto, investir em relacionamento também é investir em reputação.

7. Aumento do lucro

Com a inteligência de dados é possível aumentar os lucros como dito anteriormente mapeando tendências, tendo previsibilidade de vendas, melhoria no relacionamento com o cliente e reduzindo esforços desnecessários para obtenção de novos negócios.

Imagem representativa de Topic Clusters

Fatores como esses possibilitam que as suas estratégias e ações sejam mais rentáveis, trazendo compradores mais qualificados para  a sua empresa.

Conclusão

Como vimos, a inteligência de vendas B2B aumenta de forma exponencial o atingimento das metas propostas de maneira mais fácil e eficiente. O seu negócio ainda pode contar com clientes cada vez mais qualificados e com grandes chances de serem fidelizados.

Logo da Cortex

Por isso, é importante entender o funcionamento da inteligência de vendas e como aplicá-la ao seu negócio. A Cortex pode te ajudar a simplificar a implementação desse sistema e dá suporte ao seu time de vendas.

Acompanhe o blog da B2B Stack e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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