Como gerar mais vendas com inteligência artificial integrada ao CRM

Publicado em 20 de fevereiro de 2024

mais vendas e gestão de leads

Uma ferramenta que acompanha ações dos clientes sinalizando mudança de status no CRM, transcreve conversas telefônicas e gera textos para marketing é a solução de inteligência artificial da Bitrix24, auxiliando equipes comerciais a gerar mais vendas e melhorar o relacionamento com o cliente.

Um dos grandes desafios na gestão de vendas é organizar e manter atualizados os dados de interação com leads e clientes. Um CRM ideal deve proporcionar valor a todas as equipes, facilitando a análise do funil de vendas e ajudando a entender as tendências e o progresso das operações.

E se essa plataforma contasse com o suporte de um assistente inteligente? A IA já chegou para complementar a tecnologia para automação de vendas e, no processo de gestão de leads e clientes, ela vem para aumentar a produtividade dos vendedores.

Veja como o Copilot, assistente impulsionado por IA da Bitrix24, ajuda as equipes a economizar tempo cuidando de tarefas rotineiras para focar em gerar mais vendas.

Como a inteligência artificial tem o potencial de gerar mais vendas

A inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como fazemos negócios, permitindo que as empresas otimizem seus processos de vendas, melhorem a eficiência e proporcionem uma experiência personalizada aos seus clientes.

A IA para vendas é uma combinação de várias tecnologias, incluindo processamento de linguagem natural e análise de dados, que trabalham juntas para automatizar e melhorar os processos, desde a geração de leads até o fechamento de negócios.

Personalizar a experiência do cliente é um dos maiores benefícios do uso de IA para vendas. O recurso permite que as empresas entendam as necessidades e preferências individuais de cada cliente, para oferecer produtos e serviços personalizados que atendam às suas necessidades específicas.

O que é o Bitrix24? 

Bitrix24 é um sistema tudo-em-um para empresas de todos os portes, que oferece, dentro da mesma plataforma, ferramentas de: comunicação interna, gestão de tarefas, armazenamento de documentos, calendários compartilhados, videoconferências, entre outros. 

O CRM é o elemento central do Bitrix24, sendo reforçado por inteligência artificial integrada. A Bitrix24, uma empresa com sede na Virgínia, EUA, projetou a ferramenta a partir de uma ideia inovadora de incluir na plataforma CRM que já era comercializada pela empresa, as ferramentas de colaboração online que utilizavam internamente. 

Os primeiros testes beta indicaram resultados extremamente positivos, o que motivou seu lançamento ao público em abril de 2012.

É uma ferramenta tão abrangente que consegue substituir diferentes soluções de SaaS em uma empresa, com resultados como centralização da informação e redução de custos.

A inteligência artificial integra todas as funcionalidades do Bitrix24 e está presente no CRM, como um grande apoio para as equipes de vendas. Saiba, a seguir, mais detalhes sobre os diferenciais do sistema CRM do Bitrix24.

CRM Bitrix24: Automação Robótica de Processos (RPA) e Gatilhos de CRM

Automação CRM Bitrix24
Automação de CRM Bitrix24

No Bitrix24, a automação robótica de processos (RPA) é usada para automatizar processos de trabalho específicos. Esses processos são conduzidos por algoritmos pré-programados, chamados de “robôs”, que você pode configurar para executar uma tarefa específica. A RPA é extremamente precisa e confiável, garantindo que as tarefas sejam realizadas exatamente da maneira que você deseja

Além disso, a RPA pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando a eficiência e permitindo que sua equipe se concentre em tarefas mais complexas e criativas.

Os Gatilhos de CRM no Bitrix24 são usados para monitorar as ações dos clientes e eventos dentro do CRM. Após definir as regras de automação, que criam ações dentro do CRM, os gatilhos rastreiam as atividades e movem o elemento para o estágio apropriado com base nessas atividades. 

Se um cliente visualizar um e-mail de cotação, um gatilho pode ser configurado para mover o negócio para o próximo estágio, permitindo que a equipe saiba que é hora de fazer um acompanhamento.

As ferramentas, quando usadas corretamente, podem melhorar significativamente a eficiência e a produtividade dos processos de negócios.

Como rastrear ações dos clientes com os gatilhos do CRM Bitrix24

Na rotina de um vendedor ou gestor de vendas, é comum a necessidade de monitorar as ações do cliente. Isso pode envolver a realização de ligações ou a troca de e-mails para acompanhar o progresso do cliente através das etapas do processo de atendimento. 

No entanto, com o uso dos gatilhos de CRM, esse monitoramento pode ser automatizado, permitindo que os vendedores e gestores de vendas se concentrem em outras tarefas importantes.

Veja alguns exemplos de como os gatilhos do CRM facilitam a rotina desses profissionais:

Visualização de email: Se você enviou uma proposta para um cliente e não tem certeza se ele já a analisou, pode usar um gatilho de CRM para rastrear a abertura do e-mail. Isso evita a necessidade de chamadas excessivas. Quando o cliente abrir o e-mail, o gatilho moverá o negócio para o próximo estágio, indicando ser o momento certo para entrar em contato com o cliente para discutir a proposta.

Rastreamento de formulários de contato: Você pode configurar um gatilho para ser ativado assim que o formulário for enviado. Isso pode mover automaticamente o cliente para um novo estágio no seu funil de vendas, permitindo que você inicie o processo de acompanhamento imediatamente.

Bitrix24 Copilot: ofereça a melhor experiência ao seu cliente com inteligência artificial

Bitrix24 Copilot CRM com IA
Assistente integrado com IA da Bitrix24 para transcrição de chamadas com clientes – CoPilot

O Bitrix24 Copilot é uma ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial para aprimorar a experiência do cliente. Este assistente pessoal, disponível diretamente no CRM do Bitrix24, é um complemento às soluções de automação de processos que já exploramos.

O Copilot assume responsabilidades como o preenchimento de cards e acompanhamento de ligações, facilitando a entrega de um atendimento ao cliente de alta qualidade

Além disso, ele ajuda a reduzir a ocorrência de chamadas de acompanhamento frequentes.

Veja como o CoPilot facilita o processamento de chamadas de vendas: 

  1. Transcrição de chamadas: elimina a necessidade de ouvir gravações de chamadas, pois o colaborador pode simplesmente abrir a transcrição e localizar as informações que precisa.
  2. Resumo de conversas: o CoPilot fornece um resumo da conversa, facilitando a lembrança dos detalhes e a preparação para futuras interações.
  3. Preenchimento automático de campos: preenche automaticamente os campos dos cards de negócios do CRM com os detalhes da chamada.

Com o CoPilot, ainda é possível configurar diferentes fluxos de trabalho de processamento de chamadas para leads e diversos pipelines de negócios.

Ainda há uma variedade de tarefas que o CoPilot pode assumir no setor de vendas, como criar conceitos inovadores para uma oferta exclusiva ou redigir um texto envolvente para um email marketing.

Conclusão

O Bitrix24 é uma plataforma completa de colaboração online que atende empresas de todos os portes e oferece todas as ferramentas necessárias em um único software, eliminando a necessidade de baixar programas ou extensões diferentes. 

Entre a variedade de ferramentas disponíveis no sistema, hoje demos destaque ao sistema CRM com assistente integrado com IA que ajuda as equipes a se concentrarem em gerar mais vendas. A IA automatiza processos que tomam tempo dos vendedores e acompanha o comportamento dos leads e clientes.

O Copilot representa inovação na tecnologia de vendas, gerenciando e otimizando os processos, para a empresa oferecer a melhor experiência possível ao cliente. 

O Bitrix24 possui plano gratuito para usuários ilimitados, interface e assistência em português, opções de pagamento flexíveis, incluindo boleto e Pix, e conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 

Se você está procurando uma solução completa para acelerar vendas e melhorar o relacionamento com o cliente, o CRM Bitrix24 com o assistente Copilot é uma excelente escolha. Confira aqui as avaliações da comunidade B2B Stack para a plataforma Bitrix24


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