CRM para empresas de Mídia: Impulsione seus processos com o Media Cloud da Salesforce.

Publicado em 10 de outubro de 2023

O mercado de mídia e entretenimento vive em constante evolução, e para promover a digitalização e dar suporte a essas mudanças, soluções de CRM para empresas de mídia como o Media Cloud da Salesforce tornam-se simplesmente essenciais.

Afinal, o foco das empresas encontra-se na adaptação e oferta de experiências de alta qualidade a seus públicos.

Dessa forma, o Media Cloud da Salesforce é muito mais do que uma solução de CRM para empresas de mídia. Com sua escalabilidade, personalização e unificação de dados, o Media Cloud oferece a vantagem necessária para gerar engajamento e o sucesso num contexto altamente dinâmico e competitivo.

Como funciona o CRM para empresas de mídia da Salesforce?

O Media Cloud é uma solução desenvolvida pela Salesforce, voltada para empresas de mídia e entretenimento. Ele visa a criação, lançamento e monetização de experiências de mídia, com metodologias ágeis e eficientes.

Através de uma plataforma unificada, o Media Cloud auxilia os provedores de mídia e entretenimento a criar experiências integradas, acelerando o tempo de lançamento no mercado e atendendo à uma demanda constante por novos conteúdos.

Utilizando de diferentes integrações, o Salesforce Media Cloud promove a transformação digital das empresas de mídia, otimizando a gestão de contratos, a execução de pedidos e as operações de publicidade.

De maneira mais detalhada, pode-se dizer que a arquitetura dessa solução é baseada nos fundamentos da Salesforce, que sempre oferece escalabilidade e personalização, realizando integrações com o MuleSoft e a outras aplicações de terceiros.

Além disso, as ferramentas OmniStudio, como Flex Cards, OmniScript, DataRaptor e Integration Procedures, permitem que as empresas de mídia criem experiências de usuário ricas e fluxos de trabalho simplificados.

Com a capacidade de encontrar novos clientes, envolvê-los contextualmente e fornecer um serviço proativo por meio dos canais de escolha, as empresas alcançam o seu público de maneira otimizada e com um custo de atendimento reduzido.

CRM para empresas de mídia Media Cloud

Principais Benefícios do CRM para as Empresas de Mídia

Os benefícios oferecidos pelo Media Cloud são pensados para todas as empresas de mídia e entretenimento que desejam aperfeiçoar suas entregas em um mercado dinâmico e de alta competitividade.

Personalização de Experiências 

Uma de suas principais vantagens  está na capacidade de criar jornadas de marketing personalizadas e experiências de mídia baseadas em dados profundos acerca do público, resultando em conteúdos altamente relevantes, que aumentam o engajamento e a fidelidade dos clientes.

Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) para empresas de Mídia 

O Salesforce Media Cloud traz um ambiente específico para o setor de mídia dentro do CRM líder de mercado, fortalecendo o setor operacional das empresas e a tomada de decisões estratégicas, que podem se basear em dados específicos do setor de mídia.

Rápida percepção de valor e aumento do ROI: 

A plataforma oferece soluções pré-configuradas, aplicativos, modelos de experiência do usuário e modelos de dados personalizados para a indústria de mídia a fim de acelerar o processo de implantação, além de ajudar na geração de receita com automações e preços específicos do setor.

Em campanhas de marketing, de acordo com dados da Salesforce, a eficácia das campanhas cresce numa média de 27%, a conversão de leads em 19% e um aumento impressionante de 26% no ROI de marketing, tendo como base as empresas estudadas.

Flexibilidade e Escalabilidade

O Salesforce Media Cloud é uma solução altamente flexível e escalável, e permite que as empresas personalizem suas operações de acordo com suas necessidades específicas, além de crescer junto com elas.

Utilizando abordagem modular, as empresas conseguem criar soluções sob medida para resolver problemas específicos. Esses componentes facilitam a adaptação da plataforma às necessidades em constante evolução do setor de mídia.

Unificação de Dados e Operações

Outro aspecto importante – e comum a todas as soluções Salesforce – é a visão de 360 graus de todas as interações de negócios. O CRM para empresas de mídia unifica dados e operações, permitindo que as empresas gerenciem todas as faces da experiência do cliente em uma única plataforma, simplificando a gestão e a tomada de decisões.

Case de Sucesso: Saiba como o Grupo Globo acelerou sua transformação digital com o Media Cloud

O Grupo Globo, um dos principais players do setor de mídia e entretenimento do Brasil, passou por uma transformação digital impressionante nos últimos anos ao adotar as soluções Salesforce.

Utilizando o CRM para empresas de mídia, a empresa manteve o foco em conhecer melhor seus assinantes, segmentar as sugestões de ofertas e aprimorar a qualidade do atendimento.

O resultado foi um aumento significativo no engajamento e melhora na experiência geral dos clientes.

Além disso, essa transformação digital ajudou na idealização de ofertas combinadas de serviços, como o Telecine Play + Globoplay, que obtiveram uma ótima aderência entre os clientes.

Renata Pessoa, diretora de Projetos Corporativos e Governança da globo.com, destaca:

“Antes era uma abordagem com campanha mais massiva na comunicação. Hoje, ganhamos mais interesse do público com os conteúdos da marca por meio de personalização, segmentação e maior inteligência nas jornadas.”

A parceria entre o Grupo Globo, Accenture e Salesforce demonstra como a inovação e a agilidade podem ser alcançadas ao colocar o cliente no centro da estratégia de negócios, gerando experiências excepcionais.

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

Conclusão

O CRM para empresas de mídia da Salesforce, chamado de Media Cloud representa um forte aliado na otimização de processos da Indústria de Mídia, oferecendo diversas vantagens relacionadas a gestão eficiente e melhores resultados financeiros.

Entendendo as dificuldades enfrentadas pelas empresas de mídia em se adaptar à crescente digitalização, soluções como o Media Cloud se tornam cada vez mais decisivas competitivamente.

O case de sucesso do Grupo Globo é uma prova de que esta ferramenta pode auxiliar efetivamente na aceleração da transformação digital e no engajamento dos clientes.

Em suma, é importante salientar que o Media Cloud, com sua especialização para o setor de mídia, confirma a tendência de ferramentas cada vez mais segmentadas, capazes de oferecer soluções inteiramente personalizadas.

Por isso, adotar soluções inovadoras como essa não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para manter-se competitivo em um mercado altamente dinâmico.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados