Todo mundo sabe que a reputação de uma empresa ou pessoa é importante. Mas você sabe o que significa marketing de reputação e como ele pode ajudar a sua empresa a se tornar autoridade no mercado?
Neste guia mostraremos como o marketing de reputação pode agregar valor ao seu negócio e como aplicar o marketing de reputação de forma prática para encaixar no dia a dia das suas ações de marketing.
Continue lendo o artigo para saber mais!
O que é Marketing de Reputação
Primeiramente é importante entender sobre o que é reputação. A reputação de uma marca se refere a como as pessoas interpretam e pensam sobre determinadas ações. Para expressar essa opinião, são normalmente utilizados comentários, como em sites de avaliações como o Reclame Aqui, Google Meu Negócio, entre outros.
Já o Marketing de reputação é uma estratégia utilizada para promover a marca positivamente em diferentes mídias, através da gestão de reputação e o monitoramento de conteúdos positivos sobre a marca, como comentários em redes sociais e matérias sobre a marca na imprensa tradicional.
Portanto, o marketing de reputação procura promover vários conteúdos de terceiros sobre a marca que retratam a boa imagem da organização para fortalecer a sua imagem perante o seu público de interesse, conseguindo alavancar as suas vendas e ter maior autoridade no mercado.
Entender sobre marketing de reputação é extremamente importante, devido à saturação de empresas no mercado. Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela MCKinsey, os consumidores brasileiros estão no geral ficando cada vez mais exigentes quanto aos produtos que consomem e estão em busca de informações sobre as marcas.
Uma pesquisa realizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), constata que 97% dos brasileiros procuram informações sobre a marca na internet antes de realizarem compras em lojas físicas. Portanto, todo esse processo interfere na decisão final de compra do consumidor.
Pensando nisso, é importante cuidar do marketing de reputação da sua empresa, monitorando cuidadosamente as avaliações que o seu negócio recebe para que a sua empresa conquiste uma boa reputação.
Pesquisas confirmam que as diferenças das avaliações entre 4 e 5 estrelas podem provocar variações na receita da empresa, isso porque quanto maior o número de avaliações positivas que o seu negócio recebe o índice de confiança tende a aumentar, possibilitando assim novos negócios.
A quantidade de estrelas é tão importante nos dias atuais que passageiros do Uber também são avaliados, os motoristas consideram que passageiros com menos de 5 estrelas apresentam algum mau comportamento.
Nesse sentido, uma das principais ações do marketing de reputação é a coleta frequente de avaliações dos seus clientes para que a sua empresa tenha um material promocional e publicitário que promova a sua marca para novos leads.
Através dessas ações o marketing de reputação da sua empresa consegue reduzir o custo de aquisição de cliente (CAC), melhorar o seu posicionamento orgânico e aumentar o volume de leads com maior maturidade de compra.
O marketing de reputação proporciona ainda um aumento da confiança dos seus consumidores melhorando o posicionamento da sua empresa frente ao mercado e aumentando as vendas e no ticket médio da sua empresa.
Através do marketing de reputação a sua empresa ganha destaque no mercado, e pode conquistar selos de reputação como o Great Place To Work que são destinados a empresas com boas condições para trabalhar e prêmios como B2B Awards que é a maior premiação de softwares B2B e que reconhece os softwares mais bem avaliados no portal da B2B Stack.
Alexandre Lopes, CMO da B2B Stack, afirma “que a estratégia de marketing de reputação é uma das ações mais baratas e eficientes dentro do marketing digital e pode ser implementada independente do segmento e tamanho da empresa”.
Alexandre, ainda ressalta, que “o mercado estrangeiro já se beneficia dos resultados do marketing de reputação e buscam implementar setores específicos para realizar a gestão da sua reputação, devido ao grande impacto que a boa imagem da empresa possui sobre as vendas”
E não adianta fugir das avaliações dos seus clientes.
Hoje vivemos em um mundo conectado que permite fluidez na transmissão de informações entre diferentes pessoas, por isso, as empresas devem se cadastrar nos sites de avaliações e monitorar o seu desempenho.
Todos esses fatores demonstram a importância de aplicar o marketing de reputação nas empresas, visando um melhor posicionamento dentro do mercado de atuação e o aumento da competitividade de vendas. Lembre-se, 49% dos consumidores precisam de classificações de mínimo 4 estrelas para comprar em uma empresa.
O que é gestão da reputação
Muitas pessoas ficam em dúvidas devido às semelhanças existentes entre marketing de reputação e gestão da reputação. Ambas grandes aliadas que promovem a boa reputação do seu negócio diante do público de interesse.
Porém , a gestão de reputação é a soma dos esforços realizados para influenciar positivamente o que as pessoas pensam sobre a marca. Para que a gestão de reputação aconteça é necessário um investimento constante na criação de bons relacionamentos e boas experiências, para gerar uma boa imagem.
Os pilares da gestão de reputação se baseiam no planejamento de ações pensadas no curto, médio e longo prazo, monitorando constantemente as menções da sua marca, para que as ações de marketing de reputação sejam eficientes é necessário sempre realizar as análises de resultados, impactos e resultados das ações de gestão de reputação através do monitoramento das diferentes mídias e veículos de comunicação.
Portanto, para realizar o monitoramento são utilizados alguns mecanismos como:
O processo de clipping
O clipping se refere à busca de menções da sua empresa em sites, programas de televisão, além de acompanhar se os acordos de publicidade foram cumpridos como deveriam.
Ele deve ser um documento onde a marca organiza o mapeamento de suas menções ao longo do tempo, para facilitar a análise posterior a esse documento.
Social Listening
O termo social listening significa em português “escuta social”. Essa é uma prática adotada para empresas monitorarem o que as pessoas estão falando sobre a sua marca em diferentes redes sociais, como Twitter, Facebook e outras comunidades online.
Com a tecnologia é possível utilizar a inteligência artificial ou inteligência de dados para mapear diferentes tipos de informações em diversos meios e realizar o cruzamento de informações de forma automatizada.
Dessa forma, o seu negócio terá informações precisas sobre o que os seus stakeholders estão falando sobre a sua empresa.
Através desse monitoramento é possível obter insights sobre a performance das suas ações de marketing de reputação, entender o que e como o seu público pensa sobre determinados assuntos e mapear o perfil do cliente ideal do seu negócio.
Porta-voz
Além dos processos de mapeamento para saber o que estão falando sobre a sua marca, é importante se atentar para o porta-voz ou representante da sua empresa.
O porta-voz é uma pessoa destinada a dar comunicados importantes à imprensa, eventos corporativos, lançamento de produtos ou público que precisam de informações urgentes e que devem ser dadas de forma estratégica.
O porta-voz deve ter algumas qualidades como boa oratória, autocontrole em situações e capacidade em lidar com crises, capacidade persuasão.
Sabendo da sua importância para a representação da marca, é fundamental que este profissional passe por treinamentos que são conhecidos como media training, um processo que envolve aspectos comunicacionais e a construção de relacionamentos externos entre a mídia e a empresa.
Um bom processo de gestão de reputação deve contar com o treinamento constante da equipe e aplicações de diagnósticos para analisar pontos fortes e fracos da marca, além da análise do seu público de interesse e os principais riscos que podem afetar a sua marca.
Com esse levantamento é possível traçar planos de gestão de crise para conter eventuais crises, com respostas rápidas e eficientes, diminuindo os impactos negativos.
É função da gestão de reputação mapear o engajamento interno e externo da organização, pois toda empresa possui dois públicos necessários: o interno que são funcionários e os externos como clientes, sociedade, entre outros.
O seu público interno conhece a sua organização e suas ações internas de forma íntima e por esse motivo merecem um olhar especial. Principalmente se ocorrer alguma crise de imagem, pois existem grandes chances do seu público interno ser procurado.
Pensando nessa questão, você já parou para refletir se o seu colaborador fosse questionado sobre algo da sua empresa, será que seria uma resposta negativa ou positiva?
Por isso, a gestão de reputação deve criar ações de comunicação para educar, acompanhar e entender o que esse público pensa sobre a empresa.
Redes sociais e a gestão de reputação
As redes sociais são detentoras de grande parte das interações diretas entre empresa e clientes, essas interações ocorrem de diferentes formas, como comentários em posts de Instagram, Facebook, ou Twitter.
Dependendo do conteúdo comentado eles podem ser repostados e vistos por milhares de pessoas.
Dessa forma, a gestão de reputação deve acompanhar as interações dos consumidores, analisar o que está sendo dito sobre a marca e acompanhar os insights obtidos.
Entretanto, para a boa construção do relacionamento é importante que os comentários sejam igualmente respondidos, visando atender as necessidades do consumidor, essa ação gera aproximação entre o cliente e a marca, aumentando também a sua confiança em consumir os produtos.
Outro fator importante para a gestão de reputação é que as redes sociais são grandes bancos de dados para extrair informações importantes sobre as suas ações.
Qual a diferença entre Marketing de Reputação e Gestão da reputação?
Como vimos, o processo de gestão de reputação consiste em ações de curto, médio e longo prazo, por isso devem ser constantes, para então diminuir as críticas negativas, responder os comentários online e reclamações de clientes.
O marketing de reputação atua de forma mais proativa quando comparado a gestão da reputação, pois envolve aquisição de menções positivas online em seus sites, redes sociais ou em outras plataformas de comunicação.
Além disso, a sua empresa deve aproveitar as conquistas de prêmios e selos em seus canais de comunicação favorecendo o fortalecimento da sua imagem e aumento dos índices de confiança de novos clientes.
Através do marketing de reputação é possível comercializar a sua reputação através das menções, utilizando esses artifícios de forma estratégica na construção do marketing pessoal da sua empresa para atrair novos clientes.
Segundo o CMO da B2B Stack, Alexandre Lopes, “o marketing de reputação pode e deve aproveitar os comentários enviados pelos clientes para demonstrar de forma prática como funciona o atendimento da sua empresa.
Um exemplo disso, é quando há um feedback negativo em relação a um produto ou serviço, a sua empresa pode aproveitar este momento para dar um show de atendimento e quando as pessoas identificarem a sua resposta optem por decidirem comprar de você, pois saberão que a sua empresa está preparada para solucionar eventuais problemas.”
Como vimos, a gestão de reputação age de forma estratégica e com diferentes táticas para que as ações de reputação sejam implantadas e obtenham sucesso. Já o marketing de reputação utiliza os resultados dessas ações para promover a marca e aumentar os lucros.
Um exemplo dessa ação em conjunto com o marketing e a gestão de reputação são os comentários integrados com o Google Meu Negócios que aparecem nos sites de compras de algumas empresas.
Por que o Marketing de Reputação é importante?
O marketing de reputação é extremamente importante atualmente devido à influência que as avaliações na internet possuem, sabendo que 97% dos brasileiros primeiramente procuram as avaliações das empresas antes de realizarem uma compra, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito.
Portanto, as pessoas querem e procuram informações sobre o que os outros estão pensando, sobre a empresa, se o produto realmente entrega aquilo que promete, e em média os clientes costumam ler pelo menos 10 avaliações antes de realizarem a sua compra.
Sendo que 85% dos consumidores confiam mais nas avaliações do que em considerações realizadas pelas próprias marcas, por isso é importante administrar e cuidar dos comentários dos seus clientes.
A boa gestão do marketing de reputação pode promover a sua empresa para ser uma das mais bens apreciadas pelo público, fatores esses que consequentemente elevam o seu faturamento, aumentando a confiança do cliente.
Além disso, quando a compra ou o produto atende às necessidades do cliente, ele se torna um propagador de informações positivas sobre a sua empresa.
Pesquisas apontam que clientes que são mal atendidos podem contar a sua experiência negativa para 5 ou 6 amigos próximos, ações negativas como essas impactam diretamente no resultado de marketing de reputação do seu negócio.
Portanto, quando o marketing de reputação é bem realizado a sua empresa conquista maior autoridade dentro do mercado, fechando grandes parcerias e chamando a atenção de investidores, dessa forma, a empresa tende a crescer cada vez mais.
Como exemplo temos a empresa Apple, que começou como uma empresa pequena de computadores e hoje se tornou uma das empresas mais bem avaliadas entre os consumidores, com o marketing de reputação os seus produtos setornaram sinônimos de ostentação.
Outro grande benefício do marketing de reputação é a conquista de reconhecimento através de selos como o Great Place to Work, que funciona como uma validação dos valores da empresa, através deste selo a empresa reafirma os seus valores no mercado, atraindo profissionais mais qualificados e que querem de fato trabalhar na sua empresa.
Para empresas que conquistam prêmios como B2B Awards, acabam ganhando grande destaque frente aos seus correntes, pois adquirem uma validação dos seus clientes. Exemplo disso, é a empresa RD Station que conseguiu o prêmio em 1º lugar de vendas de CRM, a empresa foi recomendada por mais de 20 mil empresas como o melhor CRM.
Além disso, o marketing de reputação acompanha as mudanças do comportamento do consumidor que tem ficado cada vez mais exigente no seu processo de compra. Um exemplo disso, é a criação em 2013, do Certificado Produto Vegano SVB que certifica empresas que não utilizam derivados de animais em seus produtos.
Outra certificação que acompanha as novas tendências de consumo da geração Z é o selo Cruelty-Free ou em tradução para o português, livre de crueldade, sendo este selo destinado a produtos que não são testados em animais.
Selos e premiações como as citadas nos exemplos acima impactam diretamente no processo de compra dos consumidores que possuem determinados valores, pois estes atestam a veracidade das informações prestadas. Ações como essas facilitam o crescimento constante das organizações.
Através do marketing de reputação é possível ganhar reconhecimento entre os seus atuais e novos clientes, por isso merece investimento.
O marketing de reputação quando bem aplicado traz resultados incríveis para os clientes, pois as taxas de fidelização aumentam, dessa forma, as empresas que são amadas pelos seus clientes passam a defendê-las de unhas e dentes, se tornando um defensor da reputação do seu negócio.
Dessa forma, os clientes passam a interagir ativamente com nas redes sociais, aumentando o engajamento das suas campanhas.
Exemplos de Marketing de Reputação
Como dito anteriormente, a empresa Apple é referência na venda de computadores e celulares, por ter uma grande reputação no que diz respeito a qualidade e inovação nos seus produtos tecnológicos.
O marketing de reputação está diretamente relacionado aos valores financeiros e emocionais que as marcas adquirem, por isso empresas como a Apple se tornam uma das marcas mais valiosas do mundo, com um crescimento de 55% no ano de 2021, segundo o site do G1.
Outro grande exemplo de marketing e gestão de reputação é a empresa Nubank, uma Fintech fundada em maio de 2013. A empresa adquiriu popularidade devido ao lançamento do seu primeiro cartão de cor roxo, conhecido carinhosamente por roxinho.
A empresa é querida por muitos brasileiros devido o setor bancário ser dominado pelos bancos tradicionais, a Nubank trouxe inovação com tecnologia e a utilização de aplicativos para movimentação da conta financeira sem precisar ir à agência.
A empresa Nubank é conhecida por ser focada no cliente, por isso a sua comunicação e ações são estrategicamente pensadas. Com uma forte presença no digital, a Nubank consegue se comunicar em diferentes canais, como Instagram, Facebook e Twitter.
Por ter uma comunicação simples, divertida e direta, ela é uma empresa que inspira outras empresas a seguirem pelo mesmo caminho.
Com a utilização estratégica de marketing de reputação, a empresa conseguiu estar entre as 40 empresas com melhor reputação do Brasil, segundo a 7ª edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (MERCO), resultado esse sendo divulgado em 2021.
A empresa já foi avaliada em US$41,5 Bilhões na oferta de ações públicas da Bolsa de Valores de Nova York.
Além disso, através do marketing de reputação é possível ganhar reconhecimento internacional como o hotel de luxo Colline de France, localizado em Gramado, foi reconhecido como como o segundo melhor hotel do mundo, através do prêmio Traveller ‘s Choice Awards, prêmio promovido pela TripAdvisor.
Uma empresa que dá um show na utilização do marketing de reputação é a Clickcease. Ao entrarmos no site da empresa, já é possível identificar a integração das avaliações do Google, sendo a empresa reconhecida como 5 estrelas com base nos comentários de clientes.
Logo abaixo a empresa sinaliza quais marcas atende, a presença dos logos ajuda no aumento da autoridade e relevância da empresa.
Como dito anteriormente, quando o marketing de reputação é bem aplicado as empresas conseguem ganhar autoridade e relevância no mercado, conquistando diversos prêmios e selos.
No site da Clickcease ainda é possível encontrar os diversos selos que atestam a preocupação da empresa com a segurança dos dados e a privacidade de seus clientes.
Além dos prêmios que a empresa recebeu ao longo dos anos e os dados de atendimento. O marketing de reputação é o grande responsável por promover as conquistas positivas da empresa aumentando assim a taxa de conversão e fechamento de novos negócios.
Observando o site da Clickcease temos a certeza de que ações como essas geram relevância para o consumidor e aumentam a sua confiança sobre a empresa.
Esses são alguns exemplos de como o marketing de reputação pode impactar a imagem e o crescimento da sua empresa.
O marketing de reputação atua conforme os comportamentos de consumo e político, vimos que há a criação de diferentes selos para representar esse movimento.
Diante do agravamento da guerra que a Rússia iniciou em 2022, grandes marcas se viram obrigadas a se retirarem do país buscando não manchar a sua reputação. Dessa forma, marcas como Apple, Google, Facebook, entre outras, relataram que o fator de decisão para a saída dessas empresas foram a sua reputação. Vemos então que o marketing de reputação se baseia em valores, tendências de consumo e comportamento, grandes empresas sabem disso e dos seus impactos, por isso se preocupam em agir coerentemente com os seus valores.
Como usar Marketing de Reputação no meu negócio?
Vimos que o marketing de reputação possui diversos benefícios e o melhor é que pode ser implementado de forma fácil e prática para melhorar a reputação da sua empresa.
Comece pela Gestão da Reputação
Primeiramente, deve-se implementar a gestão de reputação, a área responsável pela criação de ações que estimulam os clientes a realizarem avaliações de forma positiva e com qualidade sobre a sua empresa.
A construção de marketing de reputação é construída com as ações de comunicação, sendo necessário ter a missão, visão e valores do negócio bem estabelecidos, pois serão pilares para as suas ações de comunicação.
Para implementar ações de marketing de reputação na sua empresa é necessário ter inteligência competitiva analisando o desenvolvimento das ações de reputação dos seus concorrentes.
Além disso, verificar se as suas ações de marketing transmitem a imagem que a sua empresa deseja passar e como os seus consumidores atuais estão se sentido em relação à sua marca.
O primeiro passo é estabelecer uma comunicação transparente entre a sua empresa e os seus clientes, pois será necessário estimular que os seus clientes dediquem um tempo para realizar as avaliações.
Avalie as métricas
Para coletar avaliações a sua empresa deve se cadastrar em sites de reputação como o Google Meu Negócio e B2B Stack, que são plataformas confiáveis e gratuitas para a sua empresa criar um perfil. Nelas, as empresas devem sempre monitorar as suas avaliações.
Com os comentários em mãos, através do marketing de reputação é possível implementá-los nas campanhas publicitárias orgânicas ou pagas da sua empresa. O grande benefício dessa ação é que anúncios com comentários realizados podem aumentar a taxa de cliques (CTR) em 300% fazendo com que haja diminuição do custo de aquisição (CPA) em 50%.
Utilize recursos de avaliações
Com o Google Meu Negócio é possível colocar as avaliações dos clientes diretamente no seu site, proporcionando maior segurança para o seu consumidor e facilitando o acesso a informações sobre a sua empresa.
Além disso, ao desenvolver o seu website é importante deixar espaços para avaliações de produtos e serviços isolados, onde os seus consumidores conseguem deixar a sua experiência de compra. Esses espaços de avaliações geram excelentes impressões aos seus visitantes.
É interessante também exibir comentários na página inicial do site é uma forma de promover a sua reputação logo nos primeiros momentos quando o cliente visita o seu site. Estudos realizados apontaram que essa ação contribui para o aumento da taxa de conversão em 56,2%.
Utilize as avaliações em suas campanhas
Outra forma de aplicação de marketing de reputação na sua empresa é usar as avaliações ou depoimentos de clientes em anúncios pagos. Segundo dados de extensões de revisão manual do Google Ads, o uso de avaliações impactam nos resultados da campanha e no aumento das vendas.
Campanhas de marketing de reputação com depoimentos deixam ainda mais emocionantes e envolventes, principalmente com o uso do storytelling que expressa os resultados alcançados pelos seus clientes através da sua empresa, sendo essa uma forma de comunicação para potenciais clientes.
Essa forma de marketing de reputação acaba gerando buzz sobre a sua empresa, se usadas com frases adequadas para converter as ações dos leads.
Os anúncios pagos também podem ser adicionados nos anúncios de serviços locais do Google trabalhando com um modelo de pagamento por lead. Neste caso, o critério mais importante para posicionar bem o seu anúncio são as suas classificações médias por estrelas.
Deixe as avaliações visíveis nas suas redes sociais
E caso você não tenha dinheiro suficiente para investir em anúncios pagos, deve-se optar pela repostagem estratégica de avaliações em suas redes sociais e sites.
Muitas empresas acabam utilizando alguns destaques no Instagram para disponibilizar as avaliações dos seus clientes, além disso, podem até mesmo criar publicações estrategicamente pensadas para promover o marketing de reputação da sua empresa.
Ações como essas em redes sociais facilitam o aumento das vendas, principalmente para empresas novas no mercado.
E caso a empresa possua prêmios, como Great Place to Work ou B2B Awards, é interessante destacar no seu site para promover a sua reputação através desses atestados confiáveis.
Como medir as ações de marketing de reputação?
A reputação da sua marca pode ser medida através de três métricas: influência, visibilidade e engajamento.
A influência é o impacto que determinada publicação consegue ter devido o seu alcance. Um exemplo disso pode ser um Twitter negativo ou positivo sobre algo relacionado a sua empresa. Sua influência é determinada pela quantidade de pessoas que estão falando sobre este assunto.
A visibilidade é média do alcance da sua publicação, quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo. Essa mensuração pode variar conforme a rede social analisada.
O engajamento são as curtidas, comentários e compartilhamento do seu conteúdo.
Essas métricas vão demonstrar o quanto o seu público está engajado com o seu conteúdo.
Outra possibilidade para medir o seu marketing de reputação é através do monitoramento integrado de mídias, com ferramentas específicas, automatizando as atividades e tornando a mensuração mais eficiente nos ambientes online e offline.
As métricas e indicadores de desempenho podem ser definidas segundo o valor, quantidade, peso, volume e entre outros formatos quantitativos. As métricas facilitam as tomadas de decisões, pois transformam informação em conhecimento.
Para avaliar as métricas muitos profissionais de Comunicação encontram dificuldades e não sabem por qual métrica analisar, segundo um estudo realizado pelo o Global Communication Report da Universidade USC Annenberg.
Para facilitar a análise dessas métricas, é importante classificar as menções como sendo promotoras, detratoras, balanceadas ou sem impacto.
O índice de promoção da marca está ligado ao Net promoter Score (NPS) que são as pontuações obtidas em menções de promotores e detratores, com a divisão do resultado do total de menções.
Também é importante dimensionar a valoração de marca, ou seja, quanto a sua empresa está disposta a investir em publicidade para potencializar o alcance de tráfego orgânico.
Por fim, para saber se as suas campanhas estão atingindo os resultados esperados é importante verificar quais estão sendo os retorno sobre investimento (ROI). A fórmula para calcular o ROI é a receita dividida pelo custo x 100.
Ferramentas de Marketing de Reputação
Se você achou complexo o marketing de reputação e deseja implementá-lo na sua empresa para usufruir dos seus vários benefícios, fique tranquilo! Hoje no mercado existem diversas empresas que podem te ajudar nessa missão, como:
B2B Stack
A B2B Stack é uma comunidade voltada para ajudar profissionais e empresas do ramo B2B na promoção do marketplace e marketing de reputação.
A B2B Stack é hoje o maior portal de marketplace da América Latina, trazendo voz aos compradores de soluções B2B, conta com um portal com mais de 400 mil compradores de soluções B2B, que utilizam gratuitamente o portal da B2B Stack para navegar nas abas de categorias de soluções B2B com as suas respectivas avaliações.
Dessa forma, a B2B Stack é uma das maiores plataformas para avaliações de diferentes soluções de softwares. Segundo um levantamento realizado pela empresa o Portal de avaliações da B2B Stack teve um crescimento no volume de mais de 1.100% entre 2018 e 2020.
Dados como esse revelam que os compradores de software estão cada vez mais interessados em saber sobre a experiência de outros usuários, além do aumento da maturidade no setor de tecnologia brasileiros.
Devido essas ações o portal de avaliações da B2B Stack teve um crescimento no seu acesso de 390% nos últimos anos.
Com as avaliações de diferentes compradores é possível ajudar empresas que estão perdidas na busca de novos softwares e as empresas podem utilizar os feedbacks para implementar ações de melhorias orientadas na opinião de usuários ativos.
Diante da importância das avaliações tanto para os clientes quanto para as empresas, em 2018, a B2B Stack criou o evento chamado B2B Awards, um evento anual que oferece prêmios para empresas que tiveram destaques na quantidade e qualidade nas avaliações de clientes no Portal da B2B Stack.
Segundo o Eduardo Müller CEO da B2B Stack, as avaliações são feitas por usuários reais, pois a empresa possui uma equipe destinada à curadoria das avaliações, checando cuidadosamente cada avaliação, antes de ser postada no portal.
Por isso a B2B Stack é um dos maiores portais de avaliações de software e mais recomendados do Brasil.
Trust Pilot
É uma empresa de avaliações, fundada desde de 2007, com objetivo de gerar confiança entre as empresas e os seus clientes. Para que isso aconteça desenvolveram um site para hospedar avaliações, com o objetivo de ajudar os consumidores no momento da compra.
A plataforma permite que os clientes cadastrem de forma espontânea ou a empresa pode solicitar a avaliação diretamente para o cliente. A base da Trustpilot é a transparência para que os clientes sejam os verdadeiros donos das avaliações.
Trip Advisor
O site da Tripadvisor é a maior plataforma de avaliações de viagens do mundo, ajudando cerca de 463 milhões de viajantes todos os meses, tornando a experiência da viagem cada vez melhor.
Para que isso aconteça, pessoas de todo o mundo utilizam o site ou aplicativos para deixar a sua avaliação dos mais diversos restaurantes, destinos de viagens, pousadas, hotéis e entre outros. Além de poder verificar as mais de 859 milhões de avaliações sobre os 8,6 milhões de acomodações, restaurantes, experiências presente no site.
Além disso, a TripAdvisor possui o prêmio Traveller ‘s Choice Awards que seleciona os destinos, restaurantes mais bem avaliados pelos clientes anualmente, sendo este prêmio que reconhece o Hotel em Gramado 2º melhor hotel do mundo.
Google Meu Negócio
A ferramenta Google Meu Negócio é popularmente conhecida por utilizar as práticas de buscas locais, ou seja, cada empresa consegue cadastrar o seu negócio com informações sobre o seu horário de funcionamento, formas de pagamento, adicionar o endereço e ainda utilizar a geolocalização.
Diferentes usuários conseguem deixar avaliações através de estrelas que vão de 1 a 5 juntamente com comentários dizendo o porque deram aquela nota. O Google Meu Negócio é importante para o marketing de reputação da sua empresa, pois através dele é possível integrar os comentários do seu negócio junto com o seu site.
Como cita, o CEO Rafael Froes, da Altar Alianças, empresa especializada em alianças ouro 18k, afirma que a utilização do Google Meu Negócio impactou diretamente no aumento das vendas locais, por esse motivo a empresa utiliza dois perfis no Google Meu Negócio, um direcionado para clientes de Goiânia e outro para São Paulo.
E ainda lembra, que quando a Altar começou os clientes tinham dificuldades em confiar na qualidade e na veracidade dos serviços prestados e somente através do marketing de reputação a empresa conseguiu aumentar a taxa de conversão e as vendas.
Além disso, ao utilizar essa ferramenta é possível administrar o seu o SEO local devido as intenções de buscas que são realizadas para encontrar estabelecimentos que são próximos da pessoa.
Conclusão
Concluímos, que o marketing de reputação é fundamental para pequenas, médias e grandes empresas, isso porque ele permite que a sua empresa utilize as avaliações de forma estratégica, mas, acima de tudo, cada vez mais os consumidores estão em busca de avaliações.
Quando uma empresa não possui avaliações as chances de novos clientes efetuarem uma compra diminuem drasticamente, isso devido ao crescente números de golpes aplicados de forma online, as avaliações são uma forma em tese de garantia de confiança.
Além disso, quando a sua marca utiliza empresas especializadas em marketing de reputação como a B2B Stack conseguem atingir maiores resultados com as avaliações genuínas de seus compradores.
Portanto, deve-se investir em ações de marketing e gestão de reputação, sendo essas ações capazes de reaver o capital investido com a conquista de novos clientes.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments