Entenda como funciona a iugu, ferramenta financeira ponta a ponta

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iugu

A gestão financeira é peça central dentro de uma empresa, seja de pequeno ou grande porte e de qualquer segmento. Ferramentas como a iugu são essenciais para automatizar este processo e fornecer análises de faturamento muito precisas.

É através da gestão e planejamento financeiro que são obtidos todos os recursos necessários para tocar um projeto, seja ele qual for, e manter a idoneidade da empresa perante a fornecedores, credores e clientes.

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Empresas que ainda não se adequaram à transformação digital e que ainda dependem de planilhas e outros métodos antigos de gestão, estão fadadas ao erro e ao desperdício de dinheiro.

Uma pesquisa divulgada pela Agência Sebrae de Notícias, mostrou que em 2018, 77% dos microempreendedores individuais nunca haviam feito nenhum tipo de capacitação em finanças, e que 50% deles registram seus gastos em papéis.

A B2B Stack realiza o evento online e gratuito B2B Finance Conference, que reúne grandes nomes para falar sobre tecnologias e inovações voltadas ao setor financeiro, e ensinar como as empresas podem se adaptar a essas ferramentas tecnológicas que são tão importantes para automatizar tarefas.

Neste post, falaremos sobre uma das ferramentas de gestão financeira: a iugu. Também mostraremos suas funcionalidades, preços e como ela pode te auxiliar na gestão de seus pagamentos e recebimentos.

O que é a iugu?

iugu é uma plataforma para recebimento de pagamentos online, gestão de contratos recorrentes e gestão financeira de empresas de diversos portes e segmentos.

Utilizando a iugu você conseguirá aceitar diversas formas de pagamento em seu estabelecimento, como cartão de crédito, boleto e PIX, e centralizar seus recebimentos em apenas um lugar, que também disponibiliza uma série de ferramentas para gerenciar todos eles.

Para aumentar a segurança das transações via iugu, elas podem ser realizadas com token, na qual os usuários terão acesso a um código único que deve ser validado para concluir a compra.

Outro método de segurança utilizado pela iugu que também aumenta a credibilidade do negócio, é realizar essas transações a partir de um checkout transparente, onde o cliente não é redirecionado para outras páginas para finalizar sua compra.

Na plataforma iugu é possível personalizar diversos parâmetros, entre definição de juros e multas nas transações por boleto até as informações detalhadas de cada cliente, como método de pagamento utilizado em cada transação, se o contrato de determinado cliente está para vencer, e possibilita ainda a emissão de faturas e boletos.

Também é possível configurar réguas de cobranças, criar avisos de e-mails, personalizar o recebimento de notificações ao receber um pagamento, e principalmente extrair relatórios detalhados das movimentações financeiras da empresa

O que é uma plataforma de automação financeira?

As plataformas de automação financeira são ferramentas que auxiliam na gestão financeira de empresas para que não ocorram falhas operacionais ocasionadas por cálculos manuais, e têm como focos principais a padronização destes processos, trazendo maior assertividade nas análises financeiras e aumento da produtividade do negócio.

Essas plataformas automatizam não só os processos de acompanhamento das contas a pagar, mas também a gestão de cobranças, fornecendo dados cruzados entre pagamentos e recebimentos para dar uma visão balanceada da rentabilidade da empresa.

Geralmente, as plataformas de automação financeira também oferecem ferramentas para emissão de boletos, notas fiscais, conciliação bancária e de cartões, tudo para reduzir ao máximo os processos manuais que demandam de muito tempo e não são tão assertivos.

Imagine que você tem 10 contratos de assinatura de planos e que os 10 possuem datas de vencimento, formas de pagamento e valores diferentes. Além disso, sua plataforma continua vendendo produtos de forma avulsa, aumentando ainda mais a demanda de contas a receber que precisam ser gerenciadas.

Se isso for realizado de forma manual, fatalmente alguma coisa irá passar batido, clientes serão jogados no limbo e nunca mais serão recuperados.

Para cuidar de tudo isso, é só inserir esses dados em alguma dessas plataformas de gestão financeira que elas cuidam de todo o resto para você, sendo bastante eficientes também na recuperação de inadimplências.

Como funciona a iugu?

A iugu funciona como um intermediador entre empresa, cliente e adquirentes, bancos ou instituições financeiras.

Neste modelo, o cliente faz uma compra em determinada plataforma, a loja por sua vez possui um sistema de pagamentos que utiliza criptografia para enviar os dados da transação para as operadoras financeiras do cliente, essas irão validar e autorizar a transação, e então, o pagamento é compensado.

Uma das formas de implementação da iugu é através de API, ou seja, é disponibilizado um código pela plataforma para que ele seja integrado ao seu site, e-commerce ou marketplace, seguindo todas práticas e recomendações do Banco Central.

Outra maneira de implementar a iugu em suas plataformas é através dos plugins para WooCommerce, Magento, Prestashop, OpenCart e WHMCS.

A partir de sua implementação, você já começará a receber suas vendas pela iugu e na plataforma da ferramenta você terá acesso ao seu painel de controle para sua gestão financeira.

Funcionalidades da iugu

  • Emissão e gestão de fatura

A iugu disponibiliza funcionalidade para emissão de faturas personalizadas com a sua marca, sejam avulsas ou recorrentes, gerando maior confiabilidade ao seu consumidor.

Também é possível personalizar diversos parâmetros de acordo com sua preferência, ou seja, é você quem determina regras de juros e multas, disponibilidade de descontos e data limite para pagamento

Com a automação do processo de emissão de faturas pela iugu, você poderá agendar em até 48 meses o envio das faturas geradas, reenviá-las automaticamente caso tenha ocorrido alguma falha no envio, e personalizar notificações para acompanhá-las, sendo uma estratégia eficaz para redução das inadimplências.

Com a iugu, seus clientes também estarão respaldados quanto ao estorno de faturas pagas com cartão de crédito,​ sendo possível disponibilizar o reembolso de 100%​ do valor que havia sido pago.

E para ter um controle completo sobre essas faturas, a iugu permite a visualização das faturas compensadas e das informações sobre o local, data e forma de pagamento, bem como por quem a fatura foi paga.

  • Meios de pagamento: boleto, cartão, link de pagamento e Pix

Utilizando a plataforma da iugu é possível receber de seus clientes através de variados meios de pagamento: boleto, cartão de crédito ou PIX, todos com o sistema de checkout transparente, para que seu cliente não seja redirecionado para outras páginas para concluir o pagamento.

Tanto os boletos quanto a 2ª via destes documentos podem ser emitidos pela própria plataforma iugu, com a possibilidade de personalizar diversos parâmetros. 

Em seu painel de controle você também conseguirá monitorar os pagamentos desses boletos, bem como visualizar seus status: pagos, pendentes e cancelados.

Quanto aos pagamentos via PIX, é possível ativar ou desativar esta opção em todas as cobranças geradas através da plataforma iugu, sendo uma forma muito ágil para receber seus pagamentos pois as transações são concluídas em segundos.

O sistema utiliza para esta forma de pagamento uma chave aleatória que é cadastrada em cada conta e subconta da iugu.

Os pagamentos via cartão de crédito podem ser realizados através das bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Elo, entre outras.

Você consegue personalizar os métodos de parcelamento entre 2 até 12 vezes e também solicitar a antecipação destes pagamentos conforme as necessidades.

A iugu possui salvamento automático dos dados de pagamento de seus clientes, o que traz maior facilidade para as próximas transações que eles realizarem em sua plataforma.

Os links de pagamento são mais uma opção para cobrar seus clientes, pois eles podem ser personalizados, gerados e compartilhados facilmente em qualquer canal de comunicação e ainda aceitam as principais bandeiras de cartões, boleto ou PIX como forma de pagamento.

Esta opção de cobrança é bastante eficiente para quem não deseja investir em maquininhas de cartão ou que ainda não possuem uma plataforma de compras. O painel de controle iugu permite o acompanhamento completo destes links gerados.  

  • Conciliação e automação Financeira

A iugu é uma plataforma que oferece um painel de controle para visualização de relatórios completos da movimentação financeira de seu negócio e para acompanhar todas as transações em andamento.

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Desta forma, você terá um balanço analítico das entradas e saídas de valores para uma gestão de recursos eficiente e assertiva.

  • Solução de cobrança online

A iugu, como um bom gateway de pagamento, permite o acompanhamento das transações financeiras realizadas em sua plataforma desde o início da cobrança até sua liquidação, até mesmo por meio de notificações a cada pagamento efetuado.

Tudo é atualizado em tempo real para obter um melhor controle.

Também é possível emitir 2ª via de faturas em atraso online, adicionando juros e multas pertinentes à quantidade de dias em que ela esteve pendente.

Seu cliente também é beneficiado, pois você pode autorizar que ele adicione ou remova dados de cartão de crédito para realizar seus pagamentos e defina uma opção principal.

A plataforma também possibilita que você realize transferências e receba seu saldo da iugu diariamente diretamente em sua conta bancária cadastrada

  • Solução de cobrança recorrente

As cobranças recorrentes são aquelas assinaturas de planos semanais, mensais, semestrais ou anuais que você pode disponibilizar aos seus clientes, e também entram neste quesito os pagamentos parcelados.

Através do painel iugu, você consegue realizar a gestão de assinaturas por meio do cadastro destes clientes, personalizando a régua de comunicação, formas de pagamento utilizada por cada um e o ciclo da cobrança.

Com isso, você também visualiza os contratos que estão pendentes, cancelados e ativos, e assim, cria estratégias para recuperar os clientes inadimplentes e os que não possuem mais vínculos com seu negócio.

Utilizando a iugu, você oferece flexibilidade aos seus clientes no momento em que eles quiserem realizar o downgrade ou upgrade de planos, adicionar produtos avulsos, e a plataforma iugu ainda disponibiliza para você um período de teste gratuito para que você demonstre seus produtos e serviços aos interessados.

  • Solução de split de pagamentos

Split de pagamentos se trata da divisão de pagamentos das transações em que existe mais de um recebedor, como por exemplo, o repasse de comissões para vendedores, fornecedores ou filiais.

Este método de pagamento é bastante utilizado atualmente em marketplaces, pois essas plataformas reúnem uma série de lojas virtuais diferentes e o cliente pode adquirir produtos de mais de uma delas em um mesmo carrinho, pagando apenas uma vez.

Com isso, é inevitável ter um sistema split, que irá separar o valor de cada produto e repassar para cada vendedor. 

O split de pagamentos também elimina a bitributação do seu negócio, que ocorre, por exemplo, quando uma loja virtual revende produtos de um terceiro. 

Neste caso haverá uma tributação sobre o valor recebido, e outra tributação no repasse da comissão ao fornecedor do produto vendido.

A iugu disponibiliza ferramenta para split de pagamento, na qual é possível cadastrar os envolvidos em cada transação e personalizar os cálculos das comissões em porcentagem ou valor bruto. 

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Caso você queira fazer essa personalização por API, é possível aplicar mais de uma regra.

Assim, você automatiza este processo e só irá se preocupar em acompanhar a transferência do valor calculado pela iugu aos seus parceiros de negócio. Este repasse pode ser realizado de forma manual ou automática.

  • Relatórios personalizáveis e customizáveis

Com a iugu você consegue personalizar a descrição que aparecerá na fatura do cartão de crédito de seu cliente, podendo adicionar sua marca para gerar confiabilidade e reconhecimento.

A régua de comunicação também pode ser configurada de forma a automatizar diversas ações, como disparos de e-mails transacionais aos clientes.

Por conter campos personalizáveis, você define as informações que aparecerão no perfil de cada cliente cadastrado, podendo ter como base os dados de ERPs ou CRMs

Outros relatórios personalizados que a iugu oferece são: extrato financeiro, histórico de transferências, extrato de faturas, extrato de recebíveis, status de transações de cartões de crédito. 

  • Visualização e exportação dos dados

Todos os relatórios gerados na plataforma da iugu podem ser exportados em formato .CSV ou .XLS, que são compatíveis para importação em outras plataformas de e-mail marketing, vendas ou ERP, fazendo com que todos os dados sejam reaproveitados.

Preços e planos da iugu

A iugu possui 3 planos: Conheça a iugu, Essencial iugu e o Motor iugu.

  • O plano Conheça a iugu custa R$ 49/mês, mas oferece 60 dias de mensalidade gratuita e é indicado para empresas que faturam até R$ 50k/mês. 
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O plano disponibiliza soluções financeiras com segurança de dados, ferramentas analytics básicas, suporte via e-mail e fácil implementação.

  • O plano Essencial iugu está no valor de R$ 149/mês e atende às demandas de empresas que faturam de R$ 50k até R$ 250k/mês. 

Possui todas as funcionalidades disponibilizadas no plano Conheça a iugu e também controle de acessos ilimitado, vários canais de suporte, Split de pagamentos por mais R$ 500/mês, customização de regras e marca e ferramentas analytics completas.

  • O plano Motor iugu precisa ter seu valor consultado diretamente com os especialistas da plataforma e é ideal para empresas com um faturamento mensal acima de R$ 250k/mês.

Contém todas as ferramentas do plano Essencial iugu, mas o Split de pagamentos já é incluso e flexível. Também oferece Customer Success Manager, a ferramenta Professional Services que veremos mais adiante, e possibilidade de negociação de custos por transação.

Outros produtos iugu

  • iugu cobrança

A iugu cobrança é uma solução da iugu para gestão completa dos recebimentos a partir de sua plataforma. 

É possível personalizar tanto o fluxo de gestão, juros, multas e descontos, quanto as formas de pagamento que serão disponibilizadas aos clientes conforme as necessidades do negócio.

Neste módulo você também encontra dados de conciliação financeira, acompanhamento de faturas geradas e a possibilidade de realizar transferências entre contas.

  • Split de pagamentos

No módulo de split de pagamentos da iugu, você conseguirá personalizar todas as regras de comissionamento para seus parceiros de negócio.

Estes repasses de valores para os envolvidos nas vendas de seus produtos podem ser realizados de forma automática ou manual.

Mesmo com os parceiros cadastrados, apenas o administrador da ferramenta definirá quais as informações que poderão ser visualizadas por todos.

  • Cobranças recorrentes

Em seu painel iugu, você consegue criar planos e regras de assinaturas, bem como administrá-las de forma eficiente, contando com visualização de status das cobranças, os pagamentos realizados, os contratos cancelados e pendentes.

  • Professional Services

A solução Professional Services da iugu é indicada para profissionais que estão implementando agora seu sistema de gestão financeira.

Trata-se de um auxílio especializado para estruturar a utilização da iugu na empresa do usuário, que acompanha todos os passos do processo de implantação da ferramenta com a finalidade de acelerar este processo e fazer com que todas as suas funcionalidades sejam aproveitadas corretamente.

Conclusão 

Automatizar a gestão financeira é um processo que requer muita atenção e pesquisas para encontrar a ferramenta mais adequada de acordo com as necessidades da empresa.

Porém, uma vez implantada essa tecnologia ao negócio, pode-se esperar uma redução de custos por eliminar os desperdícios ocasionados por cálculos manuais, um crescimento da empresa baseado em dados sólidos e precisos, maior agilidade nas tomadas de decisão e melhor controle sobre as contas a pagar e a receber.

A iugu é uma das soluções para automação financeira, e além de disponibilizar ferramentas de gestão, também funciona como um gateway de pagamento para que você disponibilize diversas formas de pagamento ao seu cliente e não perca nenhuma venda, centralizando todos esses recebimentos em apenas um lugar.

Aproveite para dar uma olhada na categoria completa de ERP e gestão financeira no portal B2B Stack para integrar mais ferramentas de gestão ao seu negócio e obter resultados ainda melhores.