O que é a transformação digital, quais são seus impactos e 3 dicas de como aplicá-la

0
100

Você conhece o conceito da transformação digital? Esse termo tem sido cada vez mais usado por todos os tipos de empresa no mundo, e pode ser a grande diferença entre o sucesso e fracasso da sua empresa.

Enquanto inicialmente pode parecer algo distante e técnico, esse processo já está acontecendo diante de nossos olhos e quem não percebeu estará saindo em desvantagem.

Patrocinado

Por isso, vamos explicar neste texto um pouco mais do que se trata, seu impacto, algumas tendências que envolvem o assunto e 3 dicas para você aplicar hoje mesmo no seu negócio.

O que é a transformação digital?

Transformação Digital, o que é?

A transformação digital é o processo de inclusão de tecnologias nas demandas de um negócio com a finalidade de adaptar ou melhorar as práticas. Isso é feito com a finalidade de manter a empresa atualizada com o mercado, trazendo produtividade e vantagem competitiva.

Normalmente, essa é uma mudança na estrutura do negócio como um todo, buscando inovar os processos manuais e repetitivos que podem estar atrasando o progresso.

Um exemplo da transformação digital na prática é: imagine uma empresa familiar que controla todas as finanças por meio de cadernos e planilhas. Todos os dias, o gestor responsável tem de lançar os valores, exigindo um tempo diário para focar nesta demanda. 

Então, percebendo a falta de agilidade dessa atividade, o empreendedor adota um ERP que irá automatizar e centralizar as demandas do financeiro.

Qual é o impacto da transformação digital?

A transformação digital está em muitas atividades do nosso dia a dia e muitas vezes traz praticidades que nem percebemos. Cada vez mais serviços e produtos se tornaram digitais e automatizados, sempre com a ideia de facilitar a nossa vida.

Hoje é possível fazer quase tudo de nosso smartphone, desde uma compra de mercado, até uma transferência bancária. O resultado disso é que também nos tornamos cada vez mais exigentes, sempre buscando formas de evitar a perda de tempo com processos manuais.

Quando se olha pelo lado empresarial, isso quer dizer que os clientes também estão buscando serviços que facilitem sua vida, e sejam de fato uma solução para alguma dor. 

Porém, principalmente no Brasil, muitos negócios ainda não estão preparados para atender esse público e, portanto, estão em desvantagem.

Tendências da transformação digital

O conceito central da transformação digital é a constante inovação. Por isso, todos os anos surgem novas tendências que direcionam o mercado e se tornam um ponto de atenção para aqueles que pretendem estar sempre um passo à frente.

Vamos listar aqui algumas das principais:

Análise de dados

Com cada vez mais pessoas utilizando a internet para tudo, a quantidade de dados oferecida por cada uma também tende a crescer. Segundo dados do McKinsey Global Institute, em seu relatório sobre Big Data, a projeção de crescimento de dados gerados anualmente é de 40%.

Quem já está antenado, sabe que o Big Data é um assunto muito importante para se ter em mente. É por meio dele que empresas conseguem analisar os dados e criar planos de ação. Isso resulta em decisões cada vez mais seguras e baseadas em fatos, o que também tende a trazer melhores resultados.

Para empresas menores, que não têm acesso a grandes quantidades de informações, é importante começar pequeno e utilizar os dados que possui para entender novas maneiras de executar suas estratégias. E claro, possuir uma solução que organize as informações ajuda e muito neste processo.

Inteligência artificial 

Além do Big Data, o próximo passo no uso de dados para facilitar o nosso dia a dia é a inteligência artificial. Você já deve ter ouvido esse nome mas sabe do que se trata?

O conceito da IA gira em torno de usar a tecnologia de machine learning (ou aprendizagem de máquina) para tirar conclusões baseadas em informações, sem a necessidade da análise humana. Muito comum em chatbots, por exemplo, a Inteligência Artificial já está presente em muitas coisas de nossa vida.

Atualmente já é comum encontrarmos softwares de gestão empresarial com funções de IA, que podem automatizar diversas demandas com insights próprios. Em um nível mais avançado, podemos usar como exemplo as assistentes de voz Alexa, da Amazon, e Google Assistente. 

Business Intelligence

Patrocinado

O Business Intelligence é uma estratégia de tomada de decisão com a finalidade de trazer uma análise de dados mais aprofundada, e direcionar as tomadas de decisão do negócio. 

Quando alinhado com os esforços de Big Data, é possível ter uma visão avançada dos resultados da empresa.

Para isso, as plataformas de BI são muito indicadas para um acompanhamento minucioso dos clientes presentes no funil de vendas, permitindo a retirada de insights importantes sobre aqueles que podem gerar mais resultados.

Automação de Marketing

A automação de marketing é uma tendência muito importante para empresas que pretendam oferecer a melhor experiência ao seu usuário. Por meio dessa tecnologia, os profissionais da área podem realizar um contato mais individualizado, de acordo com dados relevantes e a etapa da jornada de compra que ele se encontra.

Além disso, como em outras automações, o trabalho diário do time de marketing é otimizado, pois não depende de ações manuais repetitivas para acontecer.

3 dicas para aplicar a transformação digital

Agora, depois de entender o conceito da transformação digital, é hora de abandonar os processos antigos e começar a mudança. Isso pode ser feito aos poucos, de acordo com os recursos disponíveis. 

Para te ajudar, vamos trazer 3 dicas de aplicações que você pode fazer hoje mesmo na sua empresa:

1- Invista em planejamento

Depois de avaliar os processos que não estão funcionando, e portanto podem ser atualizados, é importante que o gestor tenha um foco em planejar quais serão as próximas etapas. Ou seja, estabelecer um plano de ação com todos os passos, metas e resultados a serem conquistados. 

Patrocinado

Esse processo pode exigir tempo, por isso, trate essa etapa com muito carinho pois, futuramente, ela pode evitar algum problema inesperado.

2 – Mude a cultura da empresa

Para esse processo dar certo, não adianta apenas que o líder do time esteja focado em digitalizar os processos. Como já deixamos claro, essa é uma mudança que exige grandes esforços, e por isso, também necessita do apoio de todo o time.

E, para mudar essa cultura, é importante que fique claro para todos o por que disso está acontecendo, assim como cada passo que será dado no caminho. Afinal, sem uma mudança completa nos pensamentos antigos, é impossível que a inovação ocorra.

3 – Digitalização e automação de processos

Aqui a ideia é simples: procure uma ferramenta que irá se adequar aos seus processos e facilitar o seu dia a dia por meio de automações.

Patrocinado

Considerando que cada negócio tem suas particularidades, e necessidades, aproveite para selecionar com calma pois será essa etapa que definirá o sucesso da sua estratégia.

Se precisar de ajuda para encontrar a solução ideal, no Portal B2B Stack existem diversas categorias que atendem vários segmentos de mercado.

Leia também: A importância da transformação digital para o setor de RH

Para se inspirar: Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital

Caso queira saber mais sobre o assunto, e entender a fundo como adaptar o seu negócio à era digital, a sugestão de literatura  da vez é o livro ‘Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital’

Disponível em português, a obra foi escrita por David L. Rogers, diretor dos programas executivos da Columbia Business School nas áreas de Digital Business Strategy e Digital Marketing. O autor também atua como consultor de estratégia digital em empresas como Google, GE, Toyota, Visa, China Eastern Airlines, Kohler e Macmillan. 

O livro traz “um caminho para ajudar empresas de todos os portes e segmentos a refletirem sobre esse universo que se impõe e a encontrarem alternativas estratégicas para se ajustarem aos novos tempos”

Conclusão

Quem acompanha o Blog B2B Stack sabe da importância de digitalizar os seus processos e se manter atualizado, de acordo com as tendências do mercado. Uma das grandes lições que o ano de 2020 deu para todos é a importância de estar preparado para utilizar a tecnologia ao seu favor.

Por isso, não deixe o processo da transformação digital para amanhã. Cada dia que você e sua empresa passam dependendo daquelas velhas tarefas manuais e repetitivas, você também estará se colocando mais longe das tendências do mercado.