Conheça os principais softwares de meio de pagamento online

Publicado em 12 de abril de 2021

meio de pagamento online

Quem tem um negócio sabe o quanto é importante diversificar os meios de pagamento oferecidos aos clientes para não perder nenhuma venda. Os meios de pagamento online, por sua vez, vêm sendo cada vez mais utilizados como métodos de atrair, fidelizar, recuperar e reter clientes, ainda mais com o crescimento das vendas pela internet.

Contar com meios de pagamento online traz benefícios tanto para sua empresa quanto para os interessados em seus produtos, além de oferecerem toda a segurança durante as transações financeiras de todos os envolvidos.

Mas, e na hora de gerenciar todos esses pagamentos recebidos de diversas plataformas, adquirentes ou bancos? As ferramentas de gestão de meios de pagamento também oferecem soluções para uma gestão de cobranças eficiente e centralizada.

Conheça neste texto o que são os meios de pagamento online, a importância de ter uma ferramenta que disponibiliza diversas formas de pagamento aos clientes,  e não deixe que a concorrência passe na sua frente oferecendo mais opções atrativas para o fechamento de uma venda.

O que é meio de pagamento online?

Primeiro devemos entender que pagamento online é o principal instrumento de cobrança de vendas de produtos ou serviços virtuais.

Esses pagamentos online podem ser realizados através de diversos billings e meios de pagamento: cartão de crédito ou débito de várias bandeiras, boleto, fatura, transferência bancária, PIX, entre outras.

Outra característica dos pagamentos online é a opção de serem recorrentes, como parcelamento no crédito e assinaturas de planos mensais, semestrais ou anuais, por exemplo, ou podem ser pontuais, na qual são tarifados uma única vez.

Os meios de pagamento online, portanto, são as formas que você disponibilizará para cobrar seus clientes quando quiserem adquirir seus produtos ou serviços pela internet, sendo que esses meios precisam ser diversificados, personalizáveis, ágeis, práticos e seguros.

Além dos meios de pagamento convencionais já citados anteriormente, a tecnologia está proporcionando novas tendências nessa modalidade para que os usuários de suas plataformas virtuais tenham a melhor experiência:

  • Pagamentos por aproximação (NFC);
  • Criptomoedas;
  • Pagamentos via QR Code;
  • Mobile Payment;
  • Cashless;
  • Carteira digital.

Entre outras inovações que estão surgindo para facilitar ainda mais a captação de receita dentro de sua empresa.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Exame realizada em 15 países, cerca de 40% dos brasileiros utilizam os meios de pagamento digitais, e a tendência é que esses números continuem crescendo. Portanto, para não ficar para trás, será necessário acompanhar de perto essa evolução. 

O que são as ferramentas de pagamento online?

Para administrar todos esses meios de pagamento online que serão oferecidos pela sua empresa, a melhor maneira de evitar erros e falhas nas cobranças, e de cobrar seus clientes de forma justa, é automatizando este processo.

A experiência do cliente em sua plataforma de vendas é o principal artifício que sua empresa tem para fidelizá-lo. 

Logo, se você oferece praticidade do começo ao fim em uma transação de venda, as chances dele voltar a comprar seus produtos e te indicar como um negócio confiável são grandes.

As ferramentas de pagamento online são softwares ou plataformas que intermediam e gerenciam as transações de cobranças, pagamentos e recebimentos virtuais entre empresa, cliente, adquirentes e instituições financeiras.

Essas ferramentas têm como principais objetivos a centralização de seus recebimentos, a redução da taxa de inadimplência de seu negócio, redução de erros de cálculos, e a segurança das transações.

Na prática, a forma como essas ferramentas de meio pagamento online funcionam é a seguinte:

  • Seu cliente faz uma compra em sua loja virtual e seleciona o meio de pagamento que deseja;
  • Através de criptografia, a ferramenta de pagamentos informa os dados da transação para a instituição financeira escolhida pelo cliente;
  • A operadora financeira por sua vez, colherá estes dados, analisará e aprovará ou não a transação;
  • Com a aprovação, ocorrerá o processamento, a compensação e o repasse do valor para sua empresa.

Além disso, essas ferramentas ainda disponibilizam uma série de funcionalidades como conciliação bancária, notificações de pagamentos, integração com diversos adquirentes e gateways de pagamento para que você consiga gerenciar de forma assertiva todos esses recebimentos, inclusive os recorrentes.

Quais os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros?

O Pix se tornou o principal meio de pagamento do Brasil em 2023, com 8,2 bilhões de transações, um aumento de 46,5% em relação a 2022. Isso representa uma média de 22,5 transações por habitante por mês. O Pix superou os boletos bancários e está próximo de alcançar os cartões de débito em volume de transações.

Fatores que impulsionam o uso do Pix:

  • Crescimento do e-commerce: O aumento das compras online contribuiu para a popularização do Pix, que é uma forma rápida e segura de pagamento online.
  • Facilidade de uso: O Pix é um meio de pagamento simples e prático, que pode ser utilizado por qualquer pessoa com um smartphone.
  • Segurança: O Pix é considerado um meio de pagamento seguro, pois utiliza autenticação biométrica ou por senha.

Quais as melhores plataformas de meio de pagamento online?

Veremos agora, as ferramentas de gestão de pagamentos mais bem avaliadas no portal B2B Stack!

  • Vindi

Vindi para Meios de Pagamento Online

Vindi é uma solução para gestão de pagamentos recorrentes, de faturamento e de cobranças, indicada para empresas de todos os portes, dos segmentos de ecommerce, Saas, clubes de assinatura, educação, fitness, pet, e outros.

Trabalham com diversos gateways de pagamentos como Rede, Cielo, pagar.me, global payments, entre outras, além de disponibilizarem métodos de pagamento por boletos, cartão de crédito e débito em conta.

Você consegue recuperar clientes inadimplentes, criar condições para renovação de planos e recuperar cartões vencidos ou expirados.

Por meio de API você faz integrações com diversas plataformas de ERPs, e-commerces, CRM, adquirentes e outras, e desta forma, não perde nenhum dado importante.

Possui certificação PCI Compliance Nível 1 que garante a segurança de todas as transações realizadas pela plataforma.

Abaixo, listamos os planos Vindi e funcionalidades presentes em cada um:

  • Plano Start

A partir de R$ 199/mês + implantação. Permite:

  • Até 250 assinantes (clientes);
  • Até 2 usuários;
  • Suporte online;
  • Suporte e treinamento para aprendizagem independente;
  • Migração de base de dados (Payment Profile – Cartão de crédito) com custo adicional;
  • Retentativas de cobranças;
  • Notificações de cobranças por e-mail;
  • Notificações de cobranças por SMS, com custo adicional;
  • Renova Vindi, com custo adicional;
  • Gestão de clientes e assinaturas, para saber os contratos pagos, à vencer e vencidos;
  • Painel de controle e produção de relatórios;
  • Página de Checkout;
  • Solução de adquirência nativa;
  • Cobranças por cartão de crédito, com taxas por transação;
  • Emissão de boletos bancários, com custo adicional por boleto quitado.
  • Plano Pro

A partir de R$ 399/mês + implantação. Possui todas as funcionalidades do plano Start, e mais:

  • A partir de 500 até 1.999 assinantes;
  • Até 5 usuários;
  • Suporte e treinamento personalizáveis;
  • Consultoria técnica e de negócios, com custo adicional por projeto;
  • Multiadquirência;
  • Plano Premium

A partir de R$ 1.299/mês + implantação. Abrange todas as funcionalidades dos planos anteriores, diferenciando-se em:

  • A partir de 2.000 assinantes
  • Até 10 usuários;
  • Plano Enterprise

Necessário consultar os valores com os especialistas. Contém todas as funcionalidades dos planos anteriores, diferenciando-se em:

  • Assinantes ilimitados;
  • Usuários ilimitados;
  • Suporte online e telefônico;
  • Gerente de contas e relacionamento;
  • Consultoria técnica e de negócios sem taxas adicionais;
  • Migração de base de dados, suporte para implementação e integrações sem custos adicionais.

No portal B2B Stack, a Vindi possui média de recomendação de 4.9 estrelas de 5, e ganhou o selo de confiabilidade no B2B Awards 2020, das categorias de Gestão de Cobranças, Billings e meios de pagamento e Gestão de assinaturas.

O usuário Layon Lacerda Bonjour, disse em sua avaliação o que ele mais gosta:

O que eu mais gosto na Vindi é o seu suporte. Claro que as facilidades que essa solução traz são de muito valor e realmente funcionam! Mas queria dar destaque ao suporte que eles oferecem e toda a atenção dedicada a resolver nossas questões, pois no fim um atendimento humano faz uma baita diferença!”.

  • PayPal

PayPal para Meios de Pagamento Online

PayPal é uma plataforma de pagamentos online, que possui funcionalidades para pessoas físicas e para gestão de pagamentos de negócios de todos os portes e de diversos segmentos, permitindo que você realize transações nacionais e internacionais.

Disponibilizam funcionalidades para:

  • Receber pagamentos online pelo seu próprio site e/ou MarketPlace por diversos meios de pagamento;
  • Transferência de saldo e pagamento à fornecedores;
  • Emissão de faturas;
  • Parcelamentos de pagamentos em até 12 vezes sem juros;
  • Checkout;
  • Gestão de pagamentos recorrentes e assinaturas;
  • Criação e envio de orçamentos;
  • Efetuar pagamentos pela sua própria conta;
  • Relatórios de acompanhamento;
  • Proteção contra fraude;
  • Integração via API com diversas plataformas;

PayPal não possui planos específicos, porém, cobram tarifas por transação comercial, que estão descritas abaixo:

  • Recebimento de transações domésticas (no mesmo país) por 4,79% + tarifa fixa, e internacionais por 6,40% + tarifa fixa;
  • Recebimento de transações parceladas: 4,79% em transação doméstica ou 6,40% em internacionais + 1,92%;
  • Envio de pagamentos em lote: 2% do valor total da transação (sem exceder o limite máximo de tarifa);
  • Recebimento de micropagamentos por produtos digitais: 9,50% + tarifa fixa em transações domésticas ou 10,50% + tarifa fixa em micropagamentos internacionais;

Outras tarifas dependem da moeda do país que realizou o pagamento.

PayPal ganhou o selo de confiabilidade do B2B Awards 2020 da categoria de gestão de cobranças e tem média de recomendação de 4.5 estrelas de 5.

Edson Sugimoto deixou sua avaliação sobre o PayPal e disse que “Praticidade de logar e pagar, não cobra taxa, principalmente para qualquer compra internacional o paypal ajuda muito.”.

  • Iugu

Iugu para Meios de pagamentos Online

Iugu é um software para automatização dos processos de gestão financeira e gestão dos seus recebimentos, que atende a empresas de todos os portes e de diversos segmentos, e pode ser personalizado conforme suas necessidades.

Realiza integrações via API ou Plugins com diversas plataformas e possui certificação de segurança PCI, token triplo e adequação às LGPD.

A plataforma Iugu possui 3 tipos de planos que estão descritos abaixo junto a algumas de suas funcionalidades: 

  • Plano Conheça a Iugu

R$ 49/mês, indicado para empresas com faturamento mensal de até R$ 50 mil e disponibiliza:

  • Permissão para 1 usuário;
  • Iugu cobrança;
  • Gestão de cobranças recorrentes;
  • Meios de pagamentos por PIX, boletos, cartões e links de pagamentos;
  • Conciliação financeira;
  • Gestão de recebíveis;
  • Suporte técnico;

E alguns dos custos por transações acabam sendo pouco maiores do que nos demais planos.

  • Plano Essencial Iugu

R$ 149/mês, indicado para empresas com faturamento mensal de R$ 50 a R$ 250 mil. Possui todas as funcionalidades do plano anterior e mais:

  • Usuários ilimitados;
  • Exportação de dados (xls);
  • Perfil de acesso;
  • Customização de sua marca, de régua de comunicação e campos;
  • Split de pagamentos (divisão de pagamentos entre parceiros) por mais R$500/mês.
  • Plano Motor Iugu

Necessário solicitar o orçamento, assim como as tarifas por transação, com os especialistas. Indicado para empresas com faturamento mensal acima de R$ 250 mil.

Possui todas as funcionalidades dos planos anteriores, também com acesso de usuários ilimitados, e o Split de pagamentos já é incluso no plano.

Iugu também possui selo de confiabilidade do B2B Awards 2020, média de recomendação de 4.4 estrelas e um de seus usuários, o Leandro Martins, avaliou:

Gosto da tranquilidade que o IUGU me proporciona ao enviar as cobranças automaticamente tanto na véspera quanto n dia do vencimento.”. 

Conclusão 

Com o crescimento do número de empresas virtuais nos últimos anos, todos tiveram de se adaptar às novas maneiras de fazer e receber pagamentos.

Sabemos que hoje, a quantidade de pessoas que utilizam meios digitais para efetuar estes pagamentos está quase encostando na quantidade de pessoas que ainda são adeptas dos pagamentos apenas em dinheiro.

Além disso, a automatização da gestão desses recebimentos traz muita credibilidade ao seu negócio e evita transtornos causados por falhas de cálculos e operacionais. 

Os meios de pagamento online devem ser diversificados para oferecer as melhores vantagens e opções para seu cliente. Esta é uma forma de fidelizá-los e não perder vendas. 

Portanto, vale a pena conhecer cada vez mais ferramentas tecnológicas que te ajudem nestes e em outros processos de gestão para que sua empresa não pare de crescer.

Veja a categoria completa de meio de pagamento online no portal B2B Stack, faça comparações de softwares, veja avaliações de usuários reais, e escolha a melhor opção para sua empresa.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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