O que é SaaS: entenda tudo sobre o modelo

0
831

Os SaaS são softwares em nuvem que funcionam de forma completamente online e remota. Trouxemos aqui um guia para te ajudar a entender tudo sobre essa tecnologia que é uma grande tendência no mercado.

A mais nova tendência do mercado é o modelo SaaS, mas ele ainda gera muitas dúvidas nos consumidores. É por isso que preparamos um guia completo para você entender como funciona esse modelo de negócios.

Patrocinado

SaaS: o que é?

saas: entenda tudo sobre o modelo

A sigla SaaS é proveniente do termo Software as a Service, ou Software como Serviço. Isso significa um tipo de ferramenta com função de serviço prestado de forma virtual. 

Em geral, as plataformas dessa categoria funcionam por meio da tecnologia em nuvem, e portanto, podem ser acessadas em qualquer lugar, desde que exista uma conexão ativa com a internet. Essas soluções podem atender diversas categorias e segmentos de mercado.

Mas então, o que são as empresas Saas? Resumidamente, são aquelas que oferecem aos usuários a facilidade de um serviço por meio desses aplicativos da internet, sem a necessidade de instalações. 

Quer alguns exemplos famosos de empresas SaaS? Netflix, Dropbox, Pipefy, Spotify, Salesforce e grande parte dos serviços que você usa no seu dia a dia.

Alguns exemplos de SaaS:

Eles estão presentes em todos aspectos da nossa vida, seja profissional, seja pessoal.

A maioria das tecnologias que usamos hoje para nos comunicar, comprar ou até mesmo trabalhar, é um SaaS.

Alguns nomes já são bem conhecidos, mas meu objetivo aqui é te explicar porque eles são plataformas SaaS.

Gupy: software de recrutamento e seleção. A Gupy centraliza todo processo de abertura de vagas e processo seletivo. Um serviço que integra Inteligência Artificial para garantir uma maior assertividade na escolha dos candidatos.

A Gupy é um sistema 100% online que substitui uma consultoria de recrutamento ou serviços da área. Ou seja, um SaaS focado em recrutamento e seleção.

Meetime: plataforma que organiza o processo comercial. A Meetime oferece uma série de recursos em sua plataforma para otimizar e automatizar o fluxo comercial e potencializar resultados dos vendedores.

Patrocinado

Toda a estrutura da Meetime é online, e ela integra uma série de serviços para o usuário otimizar sua rotina comercial. Um software 100% online focado em times de venda.

Rock Content: plataforma de Marketing de Conteúdo. A Rock Content centraliza a gestão e a produção de conteúdo em uma única plataforma.

A Rock Studio CMP (Content Marketing Platform) centraliza todo o fluxo de produção de conteúdo, da criação da pauta à redação do conteúdo. Substituindo planilhas e até mesmo terceirizados.

Mais um exemplo de um serviço 100% online, que é de fácil adesão, prático e focado em uma dor do cliente.

Patrocinado

Esses são três exemplos onde conseguimos entender com clareza o  que é SaaS, esse modelo de negócios que vem crescendo cada vez mais no Brasil

Quais são os benefícios e vantagens dos SaaS?

SaaS: benefícios e vantagens de se usar

Agora que você já conhece o conceito de um Software como Serviço, é importante também saber quais são os benefícios que essa tecnologia pode trazer para o usuário ou sua empresa. Vamos conhecer as principais:

  • Liberdade para acesso em qualquer lugar – Como mencionamos, grande parte dos SaaS funciona por meio da tecnologia em nuvem. Por isso, é possível acessar a sua ferramenta em qualquer lugar, e por meio de qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Custo baixo de uso – Diferentemente de um software tradicional, onde é necessário o investimento em licenças e uma estrutura física, os SaaS permitem que as cobranças sejam feitas apenas na assinatura. Isso também permite uma maior liberdade para a escolha do plano que caiba exatamente no seu bolso;
  • Customização de acordo com a necessidade – Como mencionamos no item acima, os Softwares as a Service tendem a trazem diversas opções de planos e módulos. Por isso, caso você contrate uma dessas soluções e queira mais opções, o processo de upgrade é prático e sem dor de cabeça; 
  • Integrações – Outra interessante característica dos SaaS é a possibilidade de integrá-los com outras soluções. Por meio dos API’s (Interfaces de Programação de Aplicativo), a sua empresa pode incrementar a sua plataforma com outras alternativas;
  • Atualizações automáticas – Devido ao fato de essa categoria de solução ser hospedada completamente na internet, outro benefício é a não necessidade de realizar as atualizações manuais em cada um dos sistemas;
  • Economia de tempo – Como mencionamos acima, não existe a necessidade de instalação local em cada sistema. Por isso, todo o tempo que poderia ser gasto com o processo, ou com algum problema que possa surgir, será economizado com o uso de um SaaS.

Pontos negativos do modelo SaaS

Mesmo com tantos benefícios citados acima, nenhum formato é perfeito e, portanto, também apresentará suas desvantagens. No caso do SaaS, o fato de depender da tecnologia de cloud computing pode também trazer um lado negativo muito importante. 

Patrocinado

Caso aconteça algum problema com o servidor em que a plataforma está hospedado, toda a operação também ficará indisponível. Apesar de incomum, essa é uma situação possível e deve ser considerada por quem está no mercado por um SaaS.

Além disso, outra questão importante é a da segurança de dados. Considerando que todas as suas principais informações da empresa estarão centralizadas em uma plataforma como essa, em caso de um ataque ao servidor, esses dados podem ficar comprometidos.

Por isso, vale sempre ter aquela atenção especial sobre a credibilidade do fornecedor!

Cenário para empresas SaaS no Brasil

Para entender um pouco mais sobre o mercado de SaaS no Brasil, reunimos os principais dados divulgados na pesquisa Brazil SaaS Landscape 2017, oferecido pela SaaSholic:

  • São Paulo é a capital do SaaS no Brasil com 47,8% das empresas; 
  • 71% das empresas foram financiadas com investimento próprio
  • 52,7% preferem focar em Inside Sales e 42,4% têm foco em Outside Sales;
  • Mais de 60% desses negócios recuperaram seus custos de aquisição em menos de 6 meses.

Conclusão

Agora que você sabe tudo sobre SaaS, que tal entender quais são as melhores ferramentas que você pode usar para acelerar seu negócio b2b? Acesse o portal da B2B Stack e conheça as ferramentas mais bem avaliados do mercado.