O que é ERP, CRM, CMS…conheça as siglas do mercado B2B

Publicado em 25 de fevereiro de 2022

Existem alguns termos usados no mercado B2B que são muito importantes para qualquer profissional ter em sua memória. Nesse guia, te ajudaremos a entender o significado de siglas como ERP, CRM, CMS, entre outras.

Se você veio parar nesse texto, já sabe o que significa B2B. Por via das dúvidas, B2B significa Business to Business, e trata-se de um modelo de negócio em que as transações de compra e venda são realizadas entre empresas.

Contudo, não é só porque você vive disso ou trabalha nessa área que vai conseguir, de um dia para o outro, assimilar todos os significados das principais siglas com as quais você lida diariamente.

Pensando nisso, separamos aqui as mais importantes delas para trazer um glossário do mercado de softwares B2B, rápido e prático!

Assim, você pode favoritar a página deste post e, sempre que tiver dúvidas, durante um telefonema, reunião ou análise de relatório, é só correr aqui e ver o que cada um dos termos do mercado B2B significa.

Além disso, nosso dicionário do mercado B2B também conta com as principais ferramentas utilizadas em cada sigla, para que você consiga assimilar perfeitamente não só o nome delas mas, também, para que elas funcionam de maneira prática.

Depois dessa breve introdução, fica a seu critério criar a rotina de utilização de cada nomenclatura e adaptar seu próprio dicionário do mercado B2B, com as funções que você mais usa e em quais ainda precisa se aprofundar mais um pouco.

Dicionário do Mercado B2B e suas nomenclaturas

O mercado B2B vem colhendo bons resultados, mesmo com os impactos da pandemia de COVID-19 em diversos setores da economia.

Conforme dados divulgados, somente o e-commerce B2B no Brasil, por exemplo, teve um aumento de participação de 62% depois da pandemia.

No mercado B2B, além do comércio eletrônico, estão envolvidas as indústrias fornecedoras de materiais para empresas, escritórios de advocacia e contabilidade, desenvolvedores de softwares, agências de publicidade, entre muitos outros tipos de negócios voltados especificamente para outros negócios.

Se você tem uma empresa, precisa ficar ligado nas siglas utilizadas neste mercado não só para facilitar as negociações com clientes e parceiros, mas também para entender como você pode otimizar processos com as ferramentas que muitas vezes são conhecidas por essas siglas.

Saiba, então, nos próximos tópicos, o que significam 19 das siglas do mercado B2B, e veja as dicas de categorias da B2B Stack, maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares, onde você consegue encontrar ferramentas para cada processo.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla ERP

Sigla para: Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais).

O que significa ERP: é um software utilizado para integrar todo o sistema de Gestão Empresarial, dos vários departamentos e processos de uma empresa.

A ferramenta corporativa pode ajudar a controlar toda e qualquer informação dentro de uma empresa através da integração de dados, recursos e processos. Perfeita para quem quer auxílio no gerenciamento de informações que levam às tomadas de decisões.

Exemplo no mercado: Bling ERP.

Encontre softwares para ERP e gestão financeira no portal B2B Stack.

CPQ (Configure, Price and Quote)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla CPQ

Sigla para: Configure, Price, Quote (Configuração, Preço e Cotação).

O que significa CPQ: é uma ferramenta do mercado B2B que ajuda vendedores nas cotações, precificação e geração de propostas comerciais mais precisas.

Soluções como essas são essenciais para negócios que trabalham com planos ou produtos personalizados, por exemplo, identificando rapidamente as necessidades do cliente e combinando com os preços que serão praticados na proposta, equilibrando com precisão condições competitivas com a melhor margem de lucro para a empresa.

Exemplo no mercado: Ploomes.

Encontre softwares para CPQ no portal B2B Stack.

CRM (Customer Relationship Management)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla CRM

Sigla para: Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

O que significa CRM: ferramenta que otimiza os focos de atendimento ao cliente a partir da redução de custos gerenciais, primando pela automação de processos e o gerenciamento da fidelidade e satisfação dos clientes nos canais de venda de uma empresa.

Um sistema CRM pode ser utilizado na construção do seu funil de vendas, assim como para obter insights de abordagens mais eficientes para cada contato com um lead ou cliente.

Exemplo no mercado: Clientar CRM.

Categorias no portal B2B Stack: CRM de assistência médica, CRM de vendas, CRM gratuito e CRM imobiliário.

CRM e CXM são a mesma coisa?

Embora sejam semelhantes, CRM e CXM são tecnologias diferentes, com focos diferentes.

Primeiro, CXM é uma sigla que significa Customer Experience Management, ou Gerenciamento da Experiência do Cliente.

Isto é, CXM é uma solução que tem como foco reunir todos os dados e feedbacks de todas as etapas da jornada dos clientes, e de todos os canais de onde chegaram, de forma qualitativa.

Isso para obter os melhores insights para aprimorar essas interações em todos os departamentos: vendas, suporte ao cliente, engajamento nas redes sociais, em campanhas de marketing, ou onde for necessário.

Enquanto isso, o CRM é uma ferramenta voltada para os times de vendas, que foca em obter dados quantitativos de leads e clientes para transformá-los em insights sobre as melhores formas de abordagens, bem como para entender qual é o melhor momento para abordá-los.

CMS (Content Management System)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla CSM

Sigla para: Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

O que significa CMS: plataforma ou aplicativo onde você pode planejar, editar, gerenciar, distribuir e publicar conteúdos pertinentes para seus canais de comunicação de forma organizada, obedecendo uma linha clara de raciocínio e produção.

Com o CMS, toda a produção de conteúdo da empresa pode ser monitorada, desde sua concepção ao feedback do público, com mais facilidade.

Exemplo no mercado: WordPress

Encontre softwares para Gestão de conteúdo no portal B2B Stack.

BI (Business Intelligence)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla BI

Sigla para: Business Intelligence (Inteligência de Negócios).

O que significa BI: inteligência de negócios, ou BI, é utilizada quando há necessidade de coletar, organizar e analisar dados vindos diretamente da gestão de negócios, independente da área da empresa que atua com essas variáveis.

Possui diversas metodologias e processos específicos para garantir à empresa os resultados esperados, principalmente em relação ao uso de tecnologia específica de inteligência.

Exemplo no mercado: RP Trader

Encontre softwares para Business Intelligence no portal B2B Stack.

SaaS (Software as a Service)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla SaaS

Sigla para: Software as a Service (Software como Serviço).

O que é SaaS: Software as a Service (SaaS) é uma forma de fornecimento de software no qual aplicativos são acessados pela internet sem a necessidade de instalação local. Esses aplicativos são hospedados remotamente e oferecem serviços específicos aos usuários. Ou seja, boa parte dos apps que você tem no seu celular são SaaS.

As plataformas SaaS podem atender tanto ao mercado B2B quanto ao B2C.

Exemplos de SaaS no mercado: Netflix e Spotify

Uma inovação em gestão de SaaS, ou seja, o gerenciamento dos softwares na nuvem que uma empresa utiliza: B2B Stack Manager. A solução inclui a prevenção e controle do Shadow IT, gestão financeira otimizada, entre outros benefícios para as empresas. Você pode saber mais, entrando em contato por este link.

Encontre softwares para Desenvolvimento de software no portal B2B Stack .

IaaS (Infrastructure as a Service)

Sigla para: Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço).

O que significa IaaS: permite que o cliente utilize a infraestrutura como serviço, como no caso da computação em nuvem, onde o data center que gere as informações de determinada empresa não está, necessariamente, dentro de seus domínios.

Em linhas gerais, muito do portfólio do cloud computing pode ser visto como IaaS.

Exemplos no mercado: Microsoft Azure e AWS

Encontre softwares para Infraestrutura no portal B2B Stack.

PaaS (Platform as a Service)

Sigla para: Platform as a Service (Plataforma como Serviço).

O que significa PaaS: é uma ferramenta que fornece aos usuários recursos completos de hardware (data center), software e infraestrutura, para que sejam desenvolvidos e executados aplicativos e sistemas diversos baseados em
cloud.

Além do armazenamento e gestão de informações em bancos de dados, a solução PaaS oferece ferramentas de personalização, testes e implementação de aplicativos e outras plataformas, além de recursos de segurança/firewalls.

Exemplo no mercado: Microsoft Azure.

Encontre softwares para Desenvolvimento de aplicativo no portal B2B Stack.

CX (Customer Experience)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla CX

Sigla para: Customer Experience (Experiência do cliente).

O que significa CX: ferramenta bastante útil para as empresas que querem usar um modelo de gestão ativa do cliente, e não passiva como o suporte.

CX, ou experiência do cliente, refere-se a toda a percepção que o cliente tem sobre o seu negócio em todas as etapas da sua jornada, antes e depois da conversão, desde a experiência de navegação na sua plataforma até o pós-venda.

Exemplo no mercado: Qualtrics CustomerXM

Encontre softwares para Atendimento e Help Desk no portal B2B Stack.

CS (Customer Success)

Sigla para: Customer Success (Sucesso do Cliente).

O que significa CS: é uma estratégia iniciada no mercado B2B, que visa aprimorar a percepção do cliente para com o seu negócio e sua fidelização oferecendo atendimento dedicado pós-vendas, eliminando a necessidade do cliente ter de falar com pessoas diferentes quando precisar de suporte, e centralizando o atendimento em uma única pessoa dedicada.

Encontre softwares para Sucesso do cliente no portal B2B Stack.

HCM (Human Capital Management)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla HCM

Sigla para: Human Capital Management (Gerenciamento de Capital Humano).

O que significa HCM: ferramenta para gestão de pessoas que possibilita uma melhor organização dos fluxos de trabalho, funções, benefícios, demandas e informações diversas sobre os colaboradores de uma organização ou projeto específico.

Exemplos no mercado: Workday.

Encontre softwares para Recursos humanos no portal B2B Stack.

BPMS (Business Process Management System)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla BPMS

Sigla para: Business Process Management System (Sistema de Gestão de Processos de Negócios).

O que significa BPMS: Sistema de Gestão de Processos de Negócio, ou BPMS, é uma ferramenta baseada na disciplina de BPM (Business Process Management) que faz a gestão das atividades de um processo, gerencia prioridades, organiza equipes, diminui desperdícios e consequentemente aumenta a produtividade trazendo melhores resultados para a empresa.

Exemplo no mercado: Orquestra BPMS.

Encontre softwares para Colaboração e produtividade no portal B2B Stack.

BPMS é a mesma coisa que Workflow?

Primeiro, Workflow significa “fluxo de trabalho”, ou seja, uma sequência de tarefas, automatizadas ou não, que precisam ser executadas para a conclusão de um projeto, enquanto BPMS se trata de uma ferramenta que gerencia todos os aspectos desses fluxos de forma integrada, visando o aprimoramento de todos os processos, de todas as áreas deste projeto.

Portanto, pode-se dizer, então, que o Workflow é uma das partes que são gerenciadas em um BPMS.

Encontre softwares para Gestão de workflow no portal B2B Stack.

ECM (Enterprise Content Management – antigo GED)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla ECM

Sigla para: Enterprise Content Management (Gerenciamento de conteúdo corporativo).

O que significa: Gestão do Conteúdo Corporativo nada mais é do que uma ferramenta que gerencia todo o tipo de informação que uma empresa possui, desde versionamentos até a leitura de caracteres e workflow de aprovações.

Exemplos no mercado: Orquestra ECM

Encontre softwares para Gerenciamento de Conteúdo Empresarial ECM no portal B2B Stack .

UX (User Experience)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla UX

Sigla para: User Experience (Experiência do usuário).

O que significa UX: é uma estratégia do mercado B2B ou B2C que visa entregar ao usuário uma boa experiência de navegação em um site, blog, aplicativo ou em qualquer outra plataforma digital.

Isto é, otimizar a estrutura não visual de uma plataforma de maneira que o usuário consiga utilizá-la de forma rápida, leve, intuitiva e agradável onde quer que ele a acesse (desktops ou dispositivos móveis).

Além disso, faz parte das estratégias de UX ajudar na otimização do SEO técnico para que a página seja bem ranqueada nos motores de busca.

Exemplo no mercado: Adobe XD.

Encontre softwares para Desenho de wireframe no portal B2B Stack.

UI (User Interface)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla UI

Sigla para: User Interface (Interface do Usuário).

O que significa UI: essa estratégia anda lado a lado com o UX, pois enquanto o UX cuida da estrutura não visual de uma plataforma, o UI irá otimizar toda a parte visual para o usuário, ou seja, o layout e interface da plataforma digital.

Isso significa que o UI também é uma estratégia que visa oferecer uma boa experiência de navegação ao usuário, mas, no que diz respeito ao design que será disposto na página, como o posicionamento de botões, ícones, tipografia, cores, desenhos e outros elementos visuais que ela irá conter.

Exemplo no mercado: Canva.

Encontre softwares para Design no portal B2B Stack .

ITIL (Information Technology Infrastructure Library)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla ITIL

Sigla para: Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação).

O que significa ITIL: é uma metodologia de gestão de processos de TI, bastante utilizada no mercado B2B, e visa utilizar boas práticas na infraestrutura, operação e manutenção do setor, para torná-lo estável e escalável, e assim, oferecer os melhores serviços aos clientes.

Exemplo no mercado: Trello e Asana.

Encontre softwares para gestão ágil de projetos no portal B2B Stack.

PLM (Product Lifecycle Management)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla PLM

Sigla para: Product Lifecycle Management (Gerenciamento do ciclo de vida do produto).

O que significa PLM: são conjuntos de ferramentas e processos do mercado B2B que visam acompanhar e coletar dados sobre todo o ciclo de vida de um produto, desde o seu desenvolvimento e testes realizados, até a distribuição para o usuário final e seus devidos ajustes.

O PLM tem como objetivo o aprimoramento constante dos produtos de uma empresa com o apoio de dados estruturados sobre todos os seus aspectos de produção.

Exemplo no mercado: Backlog.

Encontre softwares para Gestão de produto PM no portal B2B Stack.

SEO (Search Engine Optimization)

Imagem om fundo azul e o nome da categoria a frente que está dentro do dicionario do mercado B2B. Nesta temos a sigla SEO

Sigla para: Search Engine Optimization (Otimização para Motor de Busca).

O que significa SEO: é um conjunto de técnicas utilizadas tanto no mercado B2B quanto no B2C, para otimizar uma plataforma ou aplicativo de modo que os faça aparecer nos primeiros resultados da pesquisa orgânica nos motores de busca, como no Google, Bing e Yahoo!

Isto é, o SEO tem como objetivo utilizar boas práticas para trazer visibilidade a um site, blog, loja virtual ou aplicativo na primeira página de resultados quando um usuário destes motores de busca realizar uma pesquisa.

Exemplo no mercado: Semrush.

Encontre softwares para SEO no portal B2B Stack .

Conclusão

Entender mais sobre as siglas que existem no mercado B2B é essencial para quem faz transações neste meio, e além disso, muitas delas não se tratam apenas de processos ou estratégias utilizadas neste mercado, e sim de ferramentas que são capazes de otimizar todos departamentos e rotinas de um negócio, por exemplo os ERPs.

Neste conteúdo fizemos um dicionário para que você possa utilizar no seu dia a dia e agilizar suas negociações e o encontro de informações, com descrições de 19 siglas do mercado B2B.

Também te mostramos em quais categorias do portal B2B Stack você consegue encontrar os softwares relacionados a esses termos para te auxiliar na busca pelas melhores ferramentas para o seu negócio.

Agora que você está por dentro de grande parte das siglas do mercado B2B, navegue pelo portal B2B Stack para conhecer mais de 23 mil softwares devidamente categorizados, e automatizar todos os seus processos corporativos!

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados