GitHub, o que é e como funciona?

Publicado em 21 de setembro de 2022

GitHub

Com uma popularidade absurda, o Github, um sistema de controle de versão(VCS) tem se tornado uma febre entre os engenheiros de software.

Com mais de 30 milhões de usuários, o GitHub traz inovações e facilidade na hora de salvar o progresso de projetos compartilhados por desenvolvedores.

Mas primeiro, antes de entender o que é GitHub, vamos entender alguns pontos neste artigo!

Sistema de controle de versões.

integração do Git no Visual Studio Code

 

A necessidade de um VCS surge a partir do momento em que ao criar um novo projeto, desenvolvedores precisam atualizar esse projeto, mas sem sobrescrever o mesmo. Esse processo permite a correção de bugs, adição de recursos, atualização de versões e etc.

Esse sistema permite que o controle de  acompanhamento de mudanças feitas no código base, além de mostrar quem fez a mudança. Outro recurso do VCS é a restauração do código removido ou modificado.

O papel do Github é hospedar esse sistema de controle em uma nuvem  e criar múltiplas cópias de backup.

Todo o gerenciamento de seu projeto, desde a criação e ramificação de repositórios, é feito via comandos do sistema Git.

Você também pode gerenciá-los pelo site, mas normalmente os processos são executados via linha de comando do seu computador ou servidor.

O que é um Git?

O Git é uma espécie de VCS, desenvolvido pelos mesmos criadores do Linux, e seu diferencial é permitir que ramificações de recursos sejam criadas. Essas ramificações – também chamadas de Feature Branche – possibilitam que engenheiros na equipe de desenvolvimento criem suas próprias ramificações de recursos para promover alterações nos códigos.

Essas ramificações não podem mudar o diretório  principal, onde o código original se encontra, e após o código estar atualizado, essa mistura pode ser feita no código original por meio do Master branch.

Como usar o GitHub?

 

Login no GitHub

 

O GitHub é grátis e você pode usá-lo com sua equipe. Com um plano básico disponível que inclui repositórios e colaboradores ilimitados, mas só permite um espaço de 500 Mb para armazenamento.

Para ter mais liberdade de criação será necessário um plano pago que a plataforma oferece.

Após escolher um dos planos, será necessário efetuar o registro na plataforma, inserindo os dados solicitados pelo GitHub.

 Criando um repositório.

github plano

Repositório, ou repo, é um diretório onde os arquivos do seu projeto ficarão armazenados.

Ele pode ficar em um depósito do GitHub ou em seu PC. Você pode armazenar códigos, imagens, áudios, ou qualquer outra coisa relacionada ao projeto nesse diretório. 

Iniciando o processo de criação:

github create repository

– Clique em Create a repository (criar um repositório) para começar um novo projeto.

– A seção Owner (proprietário) já vai ter o nome da sua conta. Crie um Nome de repositório. Confira se ele está definido para Public (público) para que ele tenha código aberto, e então marque a caixa Add a README file Finalmente, clique em Criar repositório.

Criando Branch no GitHub

 

branch github

 

Ao criar um branch, ou ramificações, você gera versões diferentes de um repositório. Quando você modifica o projeto nas branches de recursos, um desenvolvedor pode ver como isso vai afetar o projeto principal na hora que tudo for integrado. 

Confira abaixo como criar um branch de recursos:

Vá para o seu novo repositório. Clique no botão main (principal) e insira o nome do seu nome branch de recurso. Clique em Create branch (criar branch).

 Como Funcionam Commits no GitHub?

 

pull requests github

 

Os Commits é como as mudanças salvas no GitHub são chamadas. Cada vez que você muda o arquivo do branch de recurso, você terá que executar um Commit para mantê-lo.

Aqui está como promover uma mudança e executar o Commit:

 – Acesse o branch de recurso ao clicar em main e selecionar no menu suspenso a sua ramificação recém-criada.

– Clique no “ícone de lápis” e comece a editar o arquivo. Assim que tiver terminado, escreva uma descrição curta sobre quais mudanças foram feitas. Clique em Commit Changes (confirmar alterações)

Criando Pull Requests no GitHub.

Para propor as mudanças que você acabou de fazer para outros desenvolvedores trabalhando no mesmo projeto, você deve criar um pull request. São eles que fazem ser tão fácil de trabalhar junto em projetos, já que eles são a principal ferramenta de colaboração no GitHub.

Pull Requests permitem que você veja as diferenças entre o projeto original e o seu branch de recurso. É assim que você pede para os seus pares revisá-las. Se os outros desenvolvedores aprovarem as modificações, eles podem executar um merge pull request (solicitação de mesclagem). Isso irá aplicar as mudanças para o projeto principal.

Para fazer um pull request, siga os passos abaixo:

Clique em Pull requests -> New pull request (Solicitação de mesclagem -> Nova solicitação de mesclagem). Na seção Example comparisons (comparações de exemplo), selecione o branch de recursos no qual você esta trabalhando há pouco.

Confira mais uma vez as mudanças e clique em Create pull request. Na nova página, escreva o título e ofereça uma curta descrição do trabalho que você acabou de executar — para encorajar que ele seja adicionado ao branch mestre. Clique em Create pull request.

Conclusão:

Pronto, agora é só utilizar o Github da melhor forma que você achar melhor e mais conveniente para o seu projeto.

É importante salientar que além da facilidade gerada pelo uso do GitHub outros benefícios também podem ser aproveitados como a otimização do  trabalho do gestão, que reflete nos custo  de um projeto, por exemplo. Já que o ambiente armazena o histórico, quem está gerenciando o projeto pode ver sua a evolução e a função executada por cada membro   da equipe naquele resultado. Isso permite acompanhar a produção, o tempo investido, as iniciativas geradas, assim como compreender cada passo.

Ainda por cima, gera um aumento na produtividade, já que, há um alinhamento ao objetivo do projeto extremamente conciso. Como o time tem acesso total  aos mesmos arquivos e informações, ninguém precisará perder tempo buscando dados, nem terá ruídos de comunicação; estimulando o trabalho em equipe, com foco em um dos maiores desafios das empresas, que é criar conexão entre times diferentes. Para ter ainda mais assertividade, a colaboração em equipe permite um esforço em conjunto em prol de um objetivo final, envolvendo participantes no desenvolvimento da tarefa.

O GitHub também permite que você estabeleça um networking entre desenvolvedores, podendo lhe gerar conexões e melhorar sua posição como profissional. Nada chama mais a atenção de um recrutador que um GitHub popular e ativo com a comunidade.

Vale lembrar também que o GitHub não se limita apenas aos desenvolvedores de software e também pode servir como uma checklist para observar e apurar o andamento do seu projeto.

Você pode usar a plataforma, como hospedagem de blogs e portfólios pessoais com o GitHub Pages, fóruns de discussão, páginas de divulgação de vagas, publicação de wikis e até de livros completos.

E ai, você já conhecia o Github? Se sim, o que achou da plataforma? Conta pra gente nos comentários!

 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados