Clubhouse: o que é e como funciona a rede social de conversas por áudio

Publicado em 2 de julho de 2021

Nestes tempos de pandemia, todos estão aprendendo e conhecendo novas formas de se comunicar virtualmente. Desenvolvedores e programadores também estão com os olhos voltados para este tipo de tecnologia, que tende a permanecer firme e forte mesmo quando o mundo voltar ao normal, e uma das provas disso é o novo aplicativo Clubhouse, que vem se tornando muito popular no meio empresarial.

A aplicação foi lançada em março de 2020, e foi pensada e desenvolvida pelos especialistas Rohan Seth e Paul Davison, do Vale do Silício, que procuraram trazer para seus usuários uma nova experiência de comunicação.

Então, vamos ver do que se trata exatamente o Clubhouse e como este aplicativo funciona? 

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o Clubhouse?

Clubhouse

Clubhouse é uma nova rede social de bate-papo via áudio, em tempo real, para conversar com as pessoas que você já segue e que também pode reunir usuários do mundo todo com os mesmos interesses.

O aplicativo Clubhouse ainda está em fase de testes e melhorias com sua versão Beta disponível, mas já é utilizado por grandes nomes como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Kanye West e Drake.

No Clubhouse você pode conhecer novas pessoas ou conversar com quem já faz parte do seu círculo de amizades, trocar experiências e aprendizados, tudo através de um aplicativo para iOS e que agora também está disponível para Android com versão superior à 7.0.

Basicamente, o Clubhouse disponibiliza salas de bate-papo para palestrantes, moderadores e participantes, com diferentes temas e assuntos, na qual não é possível gravar conversas ou salvar seu conteúdo a menos que tenha autorização explícita do moderador da sala para isto.

Também possui um sistema de recomendação de salas de bate-papo baseado nos interesses dos convidados e um botão de notificações, onde você conseguirá visualizar os usuários que solicitaram que você os siga.

Para empresas, principalmente para o setor de marketing, o Clubhouse é uma grande oportunidade de criar salas de divulgação de novos produtos ou serviços para seu público-alvo, além de ser uma forma de compartilhar e absorver ideias e identificar as tendências e oportunidades do mercado. 

Segundo a própria plataforma, muitos empresários estão se beneficiando com o uso do Clubhouse por estarem conseguindo aumentar seu número de seguidores.

O aplicativo ainda está totalmente em inglês, sem tradução para o português, portanto, quem não tem familiaridade com a língua pode ter algumas dificuldades para utilizá-lo.

Como funciona o Clubhouse

Para entrar no Clubhouse, você precisa receber um convite de alguém que já participa da rede social ou aguardar em uma fila de espera para ser aprovado.

Ao receber o link do convite, é necessário se logar na plataforma utilizando o mesmo número de telefone que você informou ao seu convidante ou vincular sua conta do Twitter ou Instagram.

Uma vez que o usuário entra na plataforma, ele poderá convidar mais 2 pessoas a partir de seus contatos para fazerem parte desta rede social.

Ao logar no aplicativo, ele mostrará todas as salas de bate-papo que estão em andamento, inclusive com o número de participantes ativos, e também as que ainda estão agendadas para acontecer, baseadas em seus interesses.

Também é possível pesquisar pessoas e clubes ativos dentro do aplicativo para facilitar a busca por temas relevantes para o usuário e por pessoas que são referência nestes assuntos.

O usuário do aplicativo poderá entrar como ouvinte em qualquer uma das salas disponíveis ou criar sua própria sala e iniciar uma conversa. 

Vale ressaltar que o usuário também consegue agendar datas e horários para as salas de bate-papo, portanto, não é obrigatório iniciá-las logo ao criá-las.

Os ouvintes e falantes são denominados “Listeners” e “Speakers” respectivamente.

Caso o usuário crie sua sala, ele poderá convidar outros participantes para que entrem mais rapidamente na reunião. 

É possível criar salas privadas, na qual o criador define quem serão os participantes, salas sociais, que são restritas aos usuários seguidos pelo criador, ou públicas, na qual qualquer membro do aplicativo pode acessar.

E se o usuário entrar em uma sala como ouvinte, ele poderá clicar no ícone de levantada de mão para pedir a palavra ao moderador. 

Fica por conta do moderador da sala aprovar as levantadas de mão quando houver disponibilidade para os participantes falarem.

Não é possível enviar arquivos ou mensagens por texto nas salas de bate-papo, pois são exclusivamente para reuniões por áudio, como se fossem chamadas telefônicas com milhares de participantes. Quando as conversas terminam, as salas desaparecem automaticamente.

  • Clicando aqui, você será direcionado para um grupo do Clubhouse no Facebook que disponibiliza convites grátis.

Como baixar o Clubhouse

Para baixar o Clubhouse, você precisa acessar sua loja de aplicativos iOS ou Android e buscar pelo APP;

Clubhouse

Após instalar o aplicativo Clubhouse e abrí-lo em seu dispositivo móvel, você terá uma mensagem de boas vindas e poderá continuar com seu cadastro inicial para entrar na fila de espera por um convite (1° botão) ou logar a partir do convite que já recebeu;

Clubhouse

  • Caso você ainda precise de um convite, ao clicar em “Get your username”, você irá prosseguir com o cadastro inserindo o número de seu telefone;

Clubhouse

  • Receberá um código de validação por SMS para validar seu número;

  • Deverá inserir seu nome e sobrenome;

  • E também um nome de usuário;

  • Seu nome de usuário então será reservado, e ao final do cadastro, eles informam que enviarão uma mensagem de texto quando tudo estiver pronto para utilização.

Primeiros passos no Clubhouse

Ao entrar no Clubhouse, você precisará editar seu perfil, inserir uma foto, adicionar seu número de telefone e uma biografia relevante para chamar a atenção para suas salas e conteúdos das conversas. O perfil também será como o encontrarão no campo de pesquisa do aplicativo.

É neste momento que você poderá vincular suas contas do Twitter e Instagram para não precisar criar seu perfil do zero.

Em suas configurações iniciais no aplicativo, também é importante editar seus interesses para que o Clubhouse te indique salas, seguidores e clubes que tenham a ver com o que você gosta ou busca.

Você também já conseguirá criar seus próprios clubes com temas do seu interesse e domínio e disseminar conteúdos de qualidade em suas salas que atraiam seguidores.

Conclusão 

As inovações tecnológicas não param de aparecer a cada dia, principalmente depois da crise sanitária que estamos vivendo e que mudou a rotina da população, exigindo que nossos vínculos com as pessoas sejam completamente virtuais.

Uma dessas inovações é o Clubhouse, aplicativo que foi lançado em 2020, ideal para empresas que querem atrair mais seguidores, lançar e divulgar produtos e se inserir em comunidades que se baseiam nos mesmos interesses.

No Clubhouse você pode participar ativamente ou como ouvinte de salas de bate-papo baseadas em áudio, com diferentes tópicos, que podem reunir milhares de participantes e especialistas em diversos assuntos para troca de experiências, informações e novidades, e principalmente, para captar leads e clientes. 

Não deixe de conferir também as melhores ferramentas para home office e trabalho remoto no portal B2B Stack, e mantenha seu negócio conectado à clientes e parceiros mesmo que à distância.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados