O que é iPaas? Benefícios e ferramenta de integração

Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Imagem que representa o iPaaS

Pensando em facilitar a comunicação e a organização de informações surge o conceito de iPaaS, que permite a integração de diversas ferramentas de uma mesma empresa, o que facilita a gestão eficiente dos dados da organização.

Tudo isso, deve-se ao fato de que estamos vivendo a transformação digital que revoluciona os processos das empresas juntamente com a tecnologia. Dessa forma, a utilização de ferramentas para atender as necessidades e as demandas da empresa se tornam recorrentes.

Ficou curioso para saber mais? Confira o artigo e saiba como funciona o iPaaS. 

O que é iPaaS

O conceito iPaaS advém do termo inglês Integration Platform as a Service, que em tradução para o português, pode ser entendido como Plataforma de Integração como Serviço.  É uma solução empresarial  que trata sobre as  possibilidades de serviços que hospedados na nuvem.

Imagem ilustrativa de iPaaS

Ferramentas de iPaaS permitem que os usuários e empresas desenvolvam fluxos de integração, ou seja, essas soluções permitem que haja a integração dos diferentes sistemas que são utilizados na empresa.

O principal objetivo dessa ferramenta é que haja o compartilhamento simultâneo de dados e informações entre toda a equipe com mais facilidade, colaborando para que as atividades ganhem cada vez mais eficiência e produtividade.

Sendo assim, as ferramentas de iPaaS buscam evitar que os sistemas sejam utilizados de forma isolada nos diferentes setores da empresa. Para que isso não aconteça, a solução possibilita que as empresas integrem as suas ferramentas, como CRM, ERP, Google Drive, entre outras.

Dessa maneira, os sistemas ficam integrados permitindo que a comunicação e informações importantes sejam centralizadas e organizadas, além de fornecer uma visão panorâmica sobre a situação empresarial geral.

Algumas pessoas podem confundir o termo iPaaS com o SaaS e IaaS.  Portanto, vamos explicar as diferenças entre cada sigla.

SaaS (Software como serviço)

Imagem mostra o SaaS que é diferente do iPaaS

SaaS (Software como serviço)

O SaaS ou Software as a Service aborda soluções desenvolvidas para disponibilizar diversas ferramentas, que realizam as mais variadas tarefas, em um só lugar. Por isso, o seu principal objetivo é tornar o uso da internet ainda mais fácil.

Os SaaS são acessados pela internet e os dados ficam armazenados em nuvem. Com certeza, você já utilizou alguma ferramenta desse modelo, seja no trabalho ou no lazer. Como um exemplo de SaaS, temos a Salesforce, que é o CRM mais famoso do mundo e é utilizado em diversas empresas. 

Outra ferramenta é o LinkedIn, que é a rede social mais utilizada no mundo para questões profissionais. Ou então, na área de entretenimento, a rede de streaming Netflix – que também é um ótimo exemplo de modelo SaaS de sucesso.

IaaS (Infraestrutura como serviço)

Por outro lado, o IaaS consiste em um serviço oferecido em nuvem onde há diversas soluções que podem ser contratadas sob demandas específicas. É o caso de computação, armazenamento, rede e virtualização, serviços que atendem tanto empresas, quanto usuários isolados.

Serviços de IaaS geram  facilidade (e dispensam a burocracia) quando recursos extras são necessários: sejam de servidores, máquinas virtuais, recursos de rede ou armazenamento. Um exemplo desse serviço é o Google Cloud.

Como funciona uma ferramenta de iPaaS?

Para que a integração de sistemas aconteça, o iPaaS utiliza a integração via API, que acontece de forma rápida e prática para que as empresas consigam utilizá-la. Dessa forma, as organizações conseguem utilizar todos os softwares  em uma única plataforma permitindo a centralização da informação.

Para ficar ainda mais claro o entendimento, imagine que a sua empresa é um estado que precisa ter todas as cidades conectadas (as cidades são os diversos softwares da sua empresa). Para que a comunicação aconteça de forma eficiente e centralizada existem pontes que ligam cada uma dessas cidades.

Saiba como funciona o iPaaS

O iPaaS é a ponte responsável por ligar cada uma das cidades ao estado, para que haja a transição de dados, visando sempre que a comunicação e as informações sejam passados de forma igual e centralizada.

Para os usuários, o iPaaS fornece ferramentas e elementos  necessários para gerenciar as conexões entre cada sistema que a sua empresa utiliza. Buscando oferecer a melhor experiência de usuário e que a visualização geral de todas as atividades aconteça de forma clara e orgânica.

Quais são os benefícios do iPaaS?

Os benefícios para empresas que usam sistemas de integração são vários, tendo em vista que eles remodelam a forma de trabalho de diferentes setores da empresa.

O setor de marketing consegue cumprir uma série de desafios, como acompanhar as métricas em tempo real, verificando quais foram os resultados e performance de cada ação.

Saiba quais são os benefícios do iPaaS

Já o setor de Recursos Humanos, consegue agilizar os diversos processos no recrutamento e seleção de pessoas, além de permitir a melhor administração das folha de pontos, que podem ser realizadas por um software.

Confira  outros benefícios:

1. Integração com outras ferramentas

Com o iPaaS é possível integrar diversas ferramentas, como o Trello, Google Drive, e-commerce,  HubSpot, entre outros.

Para que a integração aconteça de forma simplificada, essas ferramentas colaboram para que as empresas consigam diminuir o  tempo e os custos, além de evitar possíveis falhas e erros manuais, permitindo assim que os colaboradores foquem em outras atividades.

2. Organização de equipe

Como vimos, as ferramentas de integração permitem que as equipes trabalhem de forma simultânea e tenham acesso às informações de forma centralizada. Um exemplo disso, são as equipes de vendas, que precisam que as suas ações estejam alinhadas para maior eficiência e produtividade dos colaboradores.

Canais de vendas

Com a integração se torna ainda mais fácil a utilização de diversas ferramentas que facilitam o atendimento do cliente, além de favorecer as práticas de atendimento omnichannel na empresa, para que o relacionamento com o cliente seja positivo do início ao fim.

Para que as práticas aconteçam de forma sinérgica, a tecnologia permite que as informações em diferentes canais de comunicação sejam acessadas e gerenciadas com maior facilidade. Além de permitir que as ferramentas de colaboração e produtividade sejam encontradas por todos com maior facilidade.

3. Ferramenta sempre atualizada

As soluções de iPaaS são de responsabilidade da empresa desenvolvedora, que deve trabalhar as atualizações de suas ferramentas, com o objetivo de acompanhar a evolução do mercado.

Além disso, é importante que as empresas realizem upgrades periodicamente para a implementação de recursos adicionais, melhorando a experiência e atendendo às diversas necessidades de seus clientes.

4. Facilidade para implementar o iPaaS

Devido à oferta dessas ferramentas  acontecerem no modelo nuvem, os sistemas iPaaS se tornam de fácil implementação, pois não há a necessidade de aquisição de servidores, apenas o acesso a internet. 

Ao mesmo tempo, elas apresentam grande acessibilidade para o uso, com uma interface descomplicada. Também possuem diversos recursos como low-code e no-code, o que permite o uso de por citizen developers.

Dica da B2B Stack: Saiba como escolher o melhor iPaaS

Existem diferentes modelos no mercado, o que gera muita dúvida sobre como escolher  a ferramenta ideal para cada tipo de negócio. 

Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem fazer grande diferença no momento da escolha de uma solução iPaaS. Primeiramente, observe quais são as ferramentas que possuem bons conectores para SaaS e Cloud Services, e que garantem, assim, rápida atualização.

Outro aspecto importante a se verificar ao adquirir uma solução iPaaS, é  se ela permite integração com outros sistemas que já são utilizados pela empresa, sejam elas locais ou em nuvem.

Sabendo que os dispositivos de integração interagem com os dados delicados da empresa é necessário que a ferramenta ofereça segurança e instabilidade. Além disso, cada empresa possui uma necessidade diferente, por isso, o iPaaS deve permitir a criação de soluções personalizáveis.

Por fim, a integração deve apresentar ferramentas que sejam adequadas para o futuro, principalmente sobre as interações que acontecem via API.

Conheça a melhor ferramenta de iPaaS

A B2B Stack é o maior portal de compra e venda de softwares da América Latina. Aqui você encontra as avaliações de consumidores reais das soluções, informações completas sobre os desenvolvedores além de saber como a ferramenta de fato funciona. Inclusive, contamos com uma categoria totalmente dedicada às soluções iPaaS!

Site da Intergra.Sky que oferce serviços de integracao

A solução Integra.Sky foi desenvolvida pela empresa Sky.one, que está a mais de 10 anos no mercado colaborando para que a transformação digital de outras empresas aconteça de forma descomplicada.

A Integra.Sky é uma plataforma iPaaS Low-code de integração como serviço que permite a integraçãode diversos sistemas de forma simples, rápida e segura usando conectores prontos. Outro destaque da solução é o fato de disponibilizar uma equipe de especialistas que ajudam as empresas no processo de integração.

Faça um teste totalmente gratuito e verifique todos os benefícios da Integra.Sky através do link: https://integra.skyone.solutions/teste-gratis/

Conheça as funcionalidades do Integra.Sky

  • Compartilhamento de integração: essa possibilidade permite que os diferentes setores da sua empresa tenham acesso aos conectores e integrações prontas para serem usadas.
  • Monitoramento: através do monitoramento é possível saber tudo o que acontece com as suas integrações e os dados da sua empresa, além de receber avisos automáticos sempre que necessário.
  • Integração on-premise: permite a integração de softwares legados e aplicações em nuvem através de terminais locais e canais de comunicação voltados para a aplicação.
  • Conexão RFC para SAP ECC 6.0: módulo exclusivo para empresas que utilizam o SAP que precisam de conexão específica.
  • ETL embarcado: permite a conexão de diversos tipos de dados no Data wherehouse e aplicações de BI. Outra vantagem é a possibilidade de transformar qualquer ferramenta de BI.
  • API Gatewy: caso você tenha algum software que não possua API para todas as operações, a funcionalidade API Gateway permite a criação de APIs de maneira fácil e que atenda as necessidades dos seus clientes.
  • Administração de contas e organizações: para facilitar a administração das suas integrações a Integra.Sky permite a separação por contas ou empresas, dessa maneira você poderá acompanhar cada uma delas de forma individualizada.
  • Desenvolvimento Gráfico: visando tornar a integração ainda mais facil a Integra.Sky possui uma interface gráfica que dispensa o uso de código no desenvolvimento das integrações 

Além disso, o  Integra.Sky fornece módulos dentro da plataforma para as empresas possibilitando a integração e automatização dos negócios a baixo custo. 

Outro ponto importante para empresas que se preocupam com a segurança em seus dados. Saiba que a solução Integra.Sky está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Banner deTC da ferramenta integra.Sky

Fale com um especialista da Integra.Sky: https://integra.skyone.solutions/agendamento/

Conclusão

Como vimos, o iPaaS tem como objetivo integrar diversas ferramentas com várias funcionalidades em uma só ferramenta, o que torna a visão dinâmica e centraliza  as informações dos processos e atividades da empresa.

Devido a sua popularidade, existem várias ferramentas no mercado que oferecem múltiplas possibilidades de integração, sejam para pequenas, médias e grandes empresas, além de soluções exclusivas para startups.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da B2b Stack e saiba tudo sobre o mundo da tecnologia.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados