Linkedin: a rede social para profissionais de todas as áreas

Publicado em 4 de novembro de 2022

Linkedin logo

As redes sociais como um todo possuem grande destaque para potencializar os relacionamentos humanos e com o LinkedIn também não é diferente, apesar de ser uma rede social voltada para o mundo profissional, o seu principal objetivo é conectar diferentes profissionais e empresas.

Através dessas conexões é possível compartilhar insights, aprendizados e acompanhar o desenvolvimento do mercado de trabalho, como as vagas que estão surgindo, as Hard Skills e Soft Skills que estão em alta e entre outras possibilidades.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações que vão te ajudar a destacar o seu perfil profissional e potencializar os resultados da sua empresa através da criação de página no LinkedIn.

Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais mais famosas do mundo, o seu grande diferencial deve-se ao fato de ser totalmente voltada para o ambiente corporativo. A empresa foi fundada em 05 de maio de 2003, pelo cofundador Reid Hoffman. Hoje a liderança da empresa se encontra sob direção de Ryan Roslanky

Em dezembro de 2016 , a empresa Microsoft comprou o LinkedIn por US$26,2 bilhões, essa compra teve grande representação para o mercado profissional, devido a junção do maior serviço de nuvem profissional do mundo com a maior rede profissional do mundo.

LinkedIn logo

Após a sua fundação a plataforma teve grande aderência entre os usuários, hoje conta com mais de 830 milhões de membros ativos, sendo mais de 58 milhões de empresas registradas. O LinkedIn está disponível em  26 línguas, com mais de 19.000 funcionários espalhados em mais 30 cidades ao redor do mundo.

Por ser a maior rede profissional do planeta, é possível encontrar através do LinkedIn diversas oportunidades de emprego, como CLT, PJ, oportunidade de freelancer, estágios, em empresas nacionais e internacionais. São ao todo 95 candidaturas de emprego por segundo na plataforma, 40% das empresas contam com filtros de habilidades para identificar candidatos qualificados.

São ao todo 50 milhões de pessoas que utilizam o LinkedIn para procurar emprego toda a semana, sendo 6 pessoas contratadas a cada minuto no LinkedIn.

Para aproveitar as infinitas possibilidades do LinkedIn é necessário criar um perfil na plataforma, assim como fazemos no “Facebook”, porém, com informações profissionais, através dele o usuário pode descrever as suas habilidades, carreira profissional, áreas de atuação e entre outros.

Para haver um maior aproveitamento dos usuários que visam construir um relacionamento profissional, o LinkedIn permite que os membros mandem mensagem para profissionais ligados à sua área visando sanar dúvidas sobre carreira, negócios, vida acadêmica e construam assim uma rede de networking.

LinkedIn da Luiza Trajano dona do Magazine Luiza

Como em qualquer outra rede social existem pessoas que se destacam, esses são chamados desde 2015, como “Top Voices”, o perfil de uma pessoa pode ganhar destaque a partir da produção de conteúdo voltado para determinado assunto de grande interesse. 

Exemplo disso, é o perfil do  João Appolinário que é o atual presidente e fundador da Polishop, o seu perfil conta com mais de 114 mil seguidores, devido ao sucesso da sua carreira profissional e a produção de conteúdo voltado para o empreendedorismo.

Além disso, atualmente existem mais de  9 milhões de membros ativos no Modo Criador, que aumenta as ferramentas do produtor de conteúdo dando acesso a métricas de alcance, impressões, dados demográficos que colaboram para o mapeamento do público. 

A política de privacidade do LinkedIn permite que os dados dos usuários sejam utilizados de forma responsável para gerar publicidade, sendo essa a maior fonte de receitas do LinkedIn que advém de assinaturas dos usuários e soluções de recrutamento e seleção.

Cursos disponível no LinkedIn

Como o LinkedIn é uma rede social voltada para a carreira profissional e desenvolvimento humano, os criadores desenvolveram  um canal online chamado LinkedIn Learning que oferece mais de 16.000 cursos on-line para aprender e aperfeiçoar novas competências, essas aulas são ministradas por profissionais do mercado.  

Os países que mais utilizam o LinkedIn são os Estados Unidos com mais 84 milhões de usuários, a Índia em segundo lugar, com mais de 21 milhões de usuários e o Brasil em terceiro lugar, com 15 milhões de usuários.

Grandes empresas possuem ótimos números de seguidores e reconhecimento dentro do LinkedIn, como Amazon com mais de 28 milhões de seguidores, Unilever com mais de 18 milhões de seguidores e a Nestlé com mais de 13 milhões de seguidores. 

Imagem do selo do LinkedIn para empresas

Esses são alguns exemplos de sucesso dentro da plataforma, todas as empresas acima possuem ótimos conteúdos que engajam o seu público de interesse.  Outro aspecto interessante dentro do LinkedIn é o selo Top Companies que é uma classificação das 25 empresas que investem em seus colaboradores e possuem ótimos planos de desenvolvimento da carreira.

O que é LinkedIN premium 

Com o sucesso da plataforma, o LinkedIn criou a opção premium que fornece maiores recursos quando comparado a versão gratuita do aplicativo. Com uma assinatura mensal é possível ter acesso a informações privilegiadas, como quem visualizou o seu perfil nos últimos dias, envio de mensagens sem precisar de realizar uma conexão.

Logo do LinkedIn Premium

Além disso, com o Linkedin Premium é possível ter acesso às estatísticas de vagas de emprego, o rankeamento da sua candidatura em relação aos seus concorrentes em vagas de emprego. Esses recursos são ideias para pessoas e empresários que precisam e querem utilizar os dados a seu favor . Uma das grandes vantagens na assinatura premium é a possibilidade de adquirir créditos para utilizar InMail que é 2.6 vezes mais eficiente do que e-mails normais.

O LinkedIn Premium possui diversos pacotes para variados objetivos como:

Conta Premium Carreiras (Career)

Esse é um ótimo plano para quem está em busca de recolocação profissional ou deseja seguir uma nova carreira ou realizar networking e se qualificar. Através desse plano é possível saber quem visualizou o seu perfil nos últimos 90 dias.

Além disso, para ajudar na recolocação profissional o LinkedIn Premium Carreira permite acesso aos cursos profissionalizantes do LinkedIn Learning e você ainda pode adicionar os seus certificados em seu perfil e currículo.

Conta Premium Negócios (Business) 

Esse é um plano direcionado para empresários, empreendedores ou freelancers que estão em busca de promover e destacar os seus serviços no LinkedIn. Com esse plano você também consegue ver quem visualizou o seu perfil, além disso, é possível ter acesso às estatísticas de diferentes empresas.

Esse plano é interessante pois dá acesso a créditos de InMal, esse plano é interessante para destacar os seus serviços devido a limitação que existe dentro do LinkedIn de visualização do perfil entre as conexões de 1º, 2º e 3º.

Conta Premium Vendas (Sales Navigator)

Esse é um plano voltado para profissionais de marketing e vendas que desejam se relacionar com potenciais clientes e aumentar a geração de leads qualificados. Através do Sales Navigator a sua empresa terá acesso a informações que facilitam o mapeamento de possíveis clientes.

As informações variam entre área de atuação, mudança de carreira, empresa, perfil do cliente ideal e entre outros, a sua equipe receberá uma lista personalizada de leads e contas, recomendações e alertas em tempo real. Com essas informações torna- se torna ainda mais fácil realizar prospecção ativa.

Com o LinkedIn Sales Navigator você consegue ter integração com SSO e CRM, ferramentas de redução de riscos para vendas e gestão do pipeline. Dessa forma, você consegue aumentar o seu pipeline em 15% e a possibilidade de fechar 42% negócios maiores.

Segundo pesquisas o LinkedIn gerou a maior taxa de conversão de visitantes em lead de 2,74%, 3 vezes maior do que o twitter que possui 0,69% e o facebook com 0,77% de conversão.

Conta Premium Contratação (Recruiter)

Esse é um excelente plano para profissionais de RH que desejam realizar um recrutamento e seleção mais assertivo, além de se conectar com maior facilidade com potenciais candidatos. 

Através deste plano o profissional tem acesso a filtros de buscas avançadas, contam com design que ajuda no gerenciamento do banco de dados dos candidatos e muito mais. O LinkedIn possui grande capacidade de substituição do currículo tradicional, isso porque através dele é possível contar uma história muito mais detalhada sobre a sua carreira. 

Segundo Eduardo Müller, CEO e Cofundador da B2B Stack, “hoje a B2B Stack realiza grande parte das suas contratações através do LinkedIn, por isso o setor de RH e os Gestores acabam nem olhando o currículo tradicional. Eduardo, ainda ressalta que profissionais que possuem o LinkedIn atualizado ganham maior destaque.”

Como funcionam as conexões no LinkedIn?

O LinkedIn foi desenvolvido para ser um ecossistema de conexões corporativas entre profissionais do mesmo segmento ou nicho de atuação, por isso é importante se atentar para as conexões que você realiza na plataforma.

Quando você se conecta com um novo perfil você terá acesso às suas publicações realizadas no feed, compartilhamento de pensamentos e reflexões, atualizações da vida profissional e formação acadêmica. 

Para que a rede social do LinkedIn seja interessante, recomendamos que você busque se conectar com pessoas do seu ramo de atuação ou profissionais que você se inspira e que produzam conteúdo de alto valor para você.

Uma ótima estratégia para aumentar as suas chances de empregabilidade é buscar se conectar com os profissionais de RH ou Gente e Gestão de empresas que você admira, pois algumas empresas não divulgam as vagas da forma tradicional, devido aos custos. Por isso normalmente esses profissionais sempre estão compartilhando vagas da sua própria empresa.

Então, sempre que for se conectar a alguém, busque conexões que sejam  estratégicas e funcionais para a sua carreira, devido a possibilidade de outras pessoas conseguirem ver o seu perfil e assim aumentar a sua reputação e autoridade como profissional.

Eduardo Muller com Aaron Ross no LinkedIn
Eduardo Müller com Aaron Ross conversam sobre o livro Receita Previsível.

Uma história interessante é que o Eduardo Müller,CEO e Cofundador da B2B Stack, conseguiu fechar uma grande parceria por meio do LinkedIn com o Aaron Ross para a produção de conteúdo e logo após a experiência positiva veio a possibilidade de se tornar sócio. Por isso, Müller afirma que “todo profissional deve investir e buscar fortalecer o seu LinkedIn para conseguir grandes resultados.”

Para realizar boas conexões é importante entender a lógica do grau de cada conexão, veja como funciona abaixo.

Conexão de 1º grau

São perfis que possuem conexão direta com o seu perfil, ou seja, você aceitou o convite dessa pessoa ou elas aceitaram o seu convite. Dessa forma, essas pessoas sempre terão o símbolo do 1º grau ao lado do seu nome nos resultados de pesquisa.

Conexão de 2º

Essas são pessoas conectadas às suas conexões de primeiro grau, por isso você verá o ícone de 2º grau ao lado do nome da pessoa. Para adicionar às suas conexões de 1º envie um convite e após o aceite ela se tornará uma conexão de primeiro grau. 

Conexão de 3º

São pessoas conectadas às suas conexões de 2º grau, para adicionar a lista de conexões você pode enviar um convite.

Seguidores

São pessoas que decidem apenas acompanhar as suas publicações do feed, porém, essas pessoas só vão ter acesso às suas publicações de acordo com as configurações que você selecionar.

Porque o LinkedIn é importante para profissionais?

Por se tratar da maior rede social profissional do mundo ao criar um perfil no LinkedIn você consegue aumentar o alcance da sua carreira profissional através das conexões que realiza dentro da plataforma.

Sabendo que 90% dos recrutadores utilizam o LinkedIn regularmente e realizam publicações com frequência,  através do LinkedIn é possível fortalecer a sua reputação enquanto profissional por meio da publicação de conteúdo e recomendações de outros colegas.

As recomendações no LinkedIn funcionam como uma promoção da sua própria reputação, sabendo que 85% das pessoas confiam mais em avaliações de terceiros do que em informações dadas pela própria pessoa.

Gestão de reputação

Sabemos que o mundo corporativo se interessa por cartas de recomendações e avaliações no geral, afinal quando há um processo de contratação de um novo colaborador este terá acesso a todas informações da empresa e precisa entregar bons resultados e as avaliações são.

Através das recomendações é possível analisar pontos importantes sobre a carreira profissional, entregas de resultados, habilidades e entre outros. Dessa forma, a gestão da reputação entra para gerenciar e analisar as recomendações que você recebe, pois através do LinkedIn é possível solicitar recomendações de chefs, professores, colegas de turma ou de trabalho que tiveram uma ligação direta ou indireta com você.

Por isso, busque sempre solicitar recomendações de forma estratégica a profissionais que possuem um bom perfil no LinkedIn e que tenham plena capacidade de fazer uma análise coerente e verdadeira sobre a sua atuação, é importante ressaltar que todas essas recomendações devem ser baseadas na verdade.

Os pilares de uma boa recomendação consiste na análise crítica das condutas profissionais, capacidades e habilidades técnicas, desempenho, relacionamento interpessoal e desenvolvimento em trabalho em grupo, proatividade, capacidade de adaptação às mudanças.

Networking

Todo mundo sabe que o networking é uma excelente ferramenta para promover o crescimento constante da carreira profissional, através dele é possível construir relacionamentos duradouros para a troca mútua de conhecimento.

Com o networking é possível transferir e receber diferentes aprendizados, entender novas ideias que ajudam no desenvolvimento contínuo como profissional. Com a utilização do LinkedIn é possível conectar pessoas para gerar relacionamentos e ter contato com novas ideias a partir das publicações que aparecem no feed. 

Através do networking você consegue aumentar a visibilidade profissional do seu perfil e estabelecer conexões estratégicas que podem ser interessantes para a sua carreira e aumentar as suas possibilidades de indicação.

Benefícios  do LinkedIn para empresas 

A utilização da página no LinkedIn para empresas é interessante devido às infinitas possibilidades que a plataforma oferece, como a possibilidade de conhecer melhor o seu público através dos dados capturados pelo LinkedIn. 

Realizar análise de conteúdos em alta, também é possível gerar ações específicas com um botão de call-to-action personalizado, converter visitantes do seu site em leads qualificados ao gerar um formulário e monitorar as atividades.

A sua empresa também pode desenvolver ações para os seus funcionários, sendo possível compartilhar as menções e conteúdos dos seus colaboradores no LinkedIn, ativar notificações para receber publicações importantes da sua página e reconhecer momentos importantes juntamente com a sua equipe.

Construção de autoridade

Aproveitando da credibilidade do LinkedIn, a sua empresa consegue aumentar a autoridade sobre as buscas que os clientes e usuários realizam na internet. Com uma página atualizada você consegue divulgar novidades do seu negócio e produto, produzir conteúdos de valor como  blog post, compartilhar eventos que a sua empresa realiza e estimular a interação e o mantimento dos seus usuários.

Segmentação de público

A segmentação de públicos é de grande interesse por profissionais do marketing, pois uma segmentação bem feita facilita a construção de estratégias de comunicação para serem assertivas e atingir um objetivo, como a conversão de leads, diminuir o custo de aquisição de novos clientes. Com o LinkedIn você consegue criar ações voltadas para o seu público de interesse mais facilmente.

Melhoria no seu ranqueamento

Ao configurar corretamente a sua página no LinkedIn facilita que novos usuários encontrem a sua empresa com mais facilidade, por isso busque colocar informações completas sobre a sua empresa e atualizá-la sempre que necessário.

Faça anúncios no LinkedIn

O LinkedIn possui o LinkedIn Ads que funciona em semelhança ao Google Ads, permitindo realizar a promoção de peças publicitárias por meio do tráfego pago. Essa é uma ferramenta com diversas possibilidades de investimento, podendo realizar ações com R$20,00, as formas dos anúncios são variadas podendo ser dinâmicos e personalizados.

Caso deseje é possível promover o InMail uma ótima forma para iniciar uma conversa personalizada, o InMail possui grande performance, devido às mensagens serem entregues somente quando o usuário está online.

Crie uma página no LinkedIn para a sua empresa

O primeiro passo para criar uma página no LinkedIn para a sua empresa é ter uma Company Page ou LinkedIn Page. Essa é uma página corporativa para a sua empresa, dando oportunidade para a interação com os seus públicos.

Exemplo da página da B2B Stack no LinkedIn

Para realizar a criação da página é importante ter um perfil profissional no LinkedIn, depois realize uma pesquisa para saber se o nome da sua empresa está livre para uso.

Se estiver tudo certo é só seguir o passo a passo:

  1. Cliquem em “Criar uma LinkedIn Page” e selecione qual o seu tipo de negócio;
  2. Preencha as informações da empresa como nome, e-mail e escolha a URL;
  3. Realize a descrição da sua empresa de forma estratégica para converter maiores clientes. Se quiser pode adicionar missão. visão e propósito;
  4. Após isso você pode selecionar até 10 perfis no LinkedIn que podem administrar a sau página;
  5. Selecione uma imagem para ser a foto do perfil da sua página, recomenda-se a utilização da logomarca com ótima resolução;
  6. Adicione palavras-chave que estão ligadas ao seu negócio.
  7. Pronto, após esse processo a sua página estará criada.

4. Dicas para destacar o seu perfil profissional no LinkedIn?

1. A primeira impressão é a que fica

A frase “a primeira impressão é a que fica” pode ser velha, porém, a impressão que deixamos nas pessoas merecem nossa atenção. Por isso, dedique tempo e esforços para fazer e construir um bom perfil profissional.

LinkedIn de exemplo do Alexandre Lopes

 

Escolha uma foto de perfil adequada que destaque o seu rosto e que tenha um fundo limpo, as posições e filtros podem ser vários, mas busque refletir sobre o que a sua foto de perfil comunica? como criatividade, confiança, competência e entre outras possibilidades.

Outro ponto importante é o título que você escolhe para o seu perfil, sabe aquelas pessoas que colocam “cargo x na empresa x”, isso é totalmente errado, para você que deseja alcançar novas conexões. 

O título do seu LinkedIn deve ser utilizado para descrever quais dores ou capacidades profissionais você possui, como por exemplo: fulano é redator, copyright e especialista em marketing de reputação. Com essas informações bem definidas a pessoa do outro lado da tela consegue identificar o que você faz com clareza.

Além disso, você sabia que através do seu título o seu perfil pode ser melhor rankeado? Ao pesquisar determinada palavra chave os primeiros perfis que aparecem são os que contém exatamente essas informações, logo em seguida vem informações como experiência profissional, formação acadêmica e entre outros. Por isso foque na construção de bons títulos.

Dedique tempos para redigir a sua seção de Sobre você, nesta parte você deve descrever os seus anos de experiências, descrever conquistas profissionais como prêmios e títulos, além disso, você pode contar um pouco sobre os traços da sua personalidade.

 

A parte de experiências profissionais é destinada para descrever as empresas que você trabalhou, sendo assim adicione informações como o mês e ano de entrada e saída, cargo e função, imagens ou conteúdos externos, informações sobre as atividades que foram desenvolvidas para a empresa e caso preferir adicione resultados alcançados.

Formação acadêmica essa parte é destinada para descrever o seu grau de escolaridade e o nome da instituição de ensino, data e ano de início e conclusão, se preferir pode adicionar notas e descrição do curso, normalmente a descrição é recomendada para cursos complexos ou facilitar o entendimento da pessoa que está lendo.

Exemplo da parte de licenças e certificados no LinkedIn

A área de Licenças e Certificados é destinada para expor os certificados que você conquistou ao longo da sua carreira, os certificados podem ser de cursos, palestras, workshop. Um ponto importante para ressaltar sobre essa seção também é importante para profissionais que precisam de licenças específicas para atuar em determinado ramo.

Como vimos o LinkedIn é uma rede social que permite adicionar informações importantes sobre o desenvolvimento da carreira de uma pessoa, por isso o seu perfil deve ser preenchido com  informações completas, dessa forma, as suas chances de se destacar no mercado de trabalho aumentam.

A influenciadora Leticia Santos, estudante de marketing na Universidade de Ottawa no Canadá, afirma em seu canal do YouTube, que recebe toda semana ofertas de trabalho através do LinkedIn, tudo isso deve-se ao fato do seu perfil ser completo com as informações devidamente organizadas e com tradução para o inglês.

2. Faça publicações relacionadas com a sua área de atuação

Como dito anteriormente, o LinkedIn permite a criação de conteúdos e disponibiliza o modo criador para perfis que produzem conteúdo diariamente. Por isso busque criar conteúdos que tenham afinidade e que possam ser relevantes para a sua área de atuação ou até mesmo reflexões e experiências que sejam interessantes.

Conteúdos que demonstram domínio do tema aumentam a confiança dos seus leitores, um exemplo de conteúdo a ser publicado são cases de sucesso, mostrando como foi o processo de criação e finalização deste projeto. 

Conteúdos assim favorecem quem posta e enriquece ainda mais quem está lendo aquele conteúdo por acontecer nesse processo uma troca de ideais. Profissionais da área do design gráfico podem e devem publicar as peças que produzem, essa é uma ótima forma de atrair novos clientes.

3. Celebre datas especiais

Recebeu uma notificação de aniversário de um colega, mande uma mensagem de parabéns e felicidades, um colega recebeu uma promoção, curte e comenta no post, um perfil está fazendo aniversário de empresa, mande uma mensagem, busque ser ativo para ser lembrado. 

As datas especiais no LinkedIn acontecem justamente para gerar aproximação entre as pessoas compartilhando momentos especiais, por isso esses momentos merecem atenção e convenhamos que todo mundo gosta de receber mensagens positivas, então faça acontecer. 

4. Destaque publicações relevantes para a sua carreira 

Busque destacar informações relevantes sobre a sua carreira, você pode apresentar grandes conquistas profissionais como prêmios e títulos, entrevistas, a conclusão de um projeto importante.

Pois essa será uma das primeiras informações que outros usuários terão acesso sobre a sua carreira. Dessa forma, busque sempre destacar publicações que tenham conteúdo relevante e de qualidade para recrutadores ou investidores. Perfis que utilizam publicações destacadas tendem a aumentar a sua credibilidade profissional.

4 Dicas para destacar a sua empresa no LinkedIn

O LinkedIn para empresas é extremamente relevante pois é o canal de divulgação de informações sobre os seus novos produtos e serviços, descrever as atividades realizadas, construir e manter novos relacionamentos com diferentes públicos.

E quem nunca ao receber um bom atendido ou gostar da missão e visão de uma empresa, já se imaginou trabalhando nela e buscou informações sobre a empresa e as vagas disponíveis para trabalhar nela, não é mesmo?

A criação de uma página para empresas no LinkedIn pode ser justamente para isso, fornecer informações confiáveis e estabelecer uma comunicação integrada entre as estratégias de marketing, vendas, reputação e relacionamento interno e externo da organização.

Pensando nisso, vamos apresentar alguns elementos chaves que podem ajudar a sua empresa na promoção da sua autoridade.

1. Utilize LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads é uma excelente ferramenta para promover conteúdos direcionados para um público segmentado de forma paga. As possibilidades para promover uma mídia paga são vários como conteúdo patrocinado que aparecerão no feed dos usuários.

Envio de mensagens InMail que ficaram disponíveis na caixa de entrada e serão somente enviadas quando o consumidor estiver online, aumentando a sua taxa de conversão. Também existe a possibilidade de anúncios em vídeos que permite a promoção de storytelling aumentando o engajamento do público.

Para que as suas campanhas sejam direcionadas e tenham resultados que aumentam a taxa de conversão, o LinkedIn permite informações que facilitam a análise de desempenho das suas campanhas, como:

  • Melhores dias e horários para postagem;
  • Conteúdos que geram melhores resultados;
  • Variação de dados demográficos e comportamentais do seu público de interesse;
  • Detalhes a respeito do engajamento, como tráfego, cliques, alcance, entre outros.

Com essas informações o LinkedIn se torna uma bússola que guia com precisão as suas estratégias.

2. Utilize o LinkedIn para fazer recrutamento e seleção

Através do LinkedIn é possível realizar recrutamento e seleção dos candidatos de forma organizada e centralizada, onde a equipe de gestão de pessoas ou gestores de RH consegue elaborar e verificar a evolução do candidato.

Por meio do recrutamento do LinkedIn é possível adicionar a descrição da vaga, bem como as informações gerais sobre a empresa, formas de trabalho, descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo candidato, salários e entre outros.

A cada candidatura é possível analisar o perfil do candidato pelo LinkedIn de forma fácil e prática e se caso achar que o perfil é relevante o recrutador pode entrar em contato com através da própria plataforma. 

Com a publicação de vagas no LinkedIn a sua empresa consegue ter um alcance melhor devido a quantidade de perfis cadastrados, possibilitando o recrutamento de pessoas qualificadas.

3. Faça Lives no LinkedIn

Uma grande novidade que revolucionou a plataforma em 2019, foi a possibilidade de realizar lives dentro do LinkedIn. Para realizar lives o LinkedIn realiza análise de alguns critérios como:

  • Histórico de conteúdo em geral;
  • Histórico do  público-alvo e engajamento;
  • Se a conta ou página é qualificada;
  • Se a autenticação de dois fatores está.

A utilização de lives para páginas de empresas é altamente relevante, segundo o próprio LinkedIn, anúncios em vídeo recebem 30% mais comentários do quem em publicações estáticas.

Exemplo de evento dentro do LinkedIn

Outro aspecto interessante é que as páginas de empresas podem programar eventos com datas, horários e local em suas páginas, isso permite que outras pessoas possam confirmar a participação e colocar em suas agendas e ainda podem compartilhar com maior facilidade entre os amigos.

4. Utilize marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing que mais geram resultados para a empresas e para os clientes, isso porque a plataforma permite a criação de conteúdos sobre a empresas, produtos ou serviços oferecidos, além da produção de informações que sejam do interesse do cliente.

Exemplo de marketing de conteúdo

A produção dos conteúdos possuem grande variedade entre si, desde a publicação de artigos, lives e vídeos, o compartilhamento de ações internas da empresas como a participação de membros em eventos, entre outros.

As ações de integração de equipe também merecem destaque, pois é uma oportunidade de divulgar o clima organizacional da sua empresa, essas informações fazem total diferença para profissionais que estão em busca de novas oportunidades de emprego que interferem na escolha entre diferentes empresas.

Outra possibilidade de conteúdo para a sua empresa são as conquistas de investimento e novos parceiros, os usuários querem e procuram ver o desenvolvimento das empresas.

O marketing de conteúdo é uma ação orgânica e que traz grandes resultados quando bem planejado e implementado. 

Conclusão

Após a leitura do artigo conseguimos compreender a importância do LinkedIn para profissionais e empresas que querem estar em constante desenvolvimento com o mercado. Por isso o seu uso deve ser constante e planejado para que os usuários consigam atingir grandes resultados.

O LinkedIn para empresas possue grande relevância devido a possibilidade de realizar prospecção ativa e a capacidade em atrair novos investidores para as empresas devido a plataforma permitir que o lead veja o background a qualquer momento aumentando as chances de comunicação.

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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