O que é Saas, paas e lass? Como funciona o serviço?

Publicado em 9 de junho de 2022

Saas, Paas e Lass: o que são e o que fazem

Um termo que tem se tornado cada vez mais comum dentro do mercado de tecnologia é o Saas. Você já ouviu falar dele? O Saas tem sido verdadeiramente uma nova tendência no mundo empresarial. Em um contexto em que os serviços estão se tornando automatizados e tecnológicos, essa nova maneira de comercialização veio para ser a revolução no mercado.

E a verdade é: mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Saas, a chance de você já ter utilizado um serviço dentro desse nicho é gigantesca, quase impossível de não ter acontecido.

Bom, chega de mistério! No artigo de hoje, nós vamos te contar tudo sobre Saas, explicando mais sobre esse tema tão em alta e tirando as possíveis dúvidas que você tenha no assunto.

Mas o que é Saas? 

O Saas nada mais é que, do inglês, Software as a Service. O que isso significa? Que o software é oferecido e comercializado como um serviço, através da internet. Se a comercialização der certo e o cliente adquirir o software, ele não compra a sua licença, e sim o direito de usufruir do serviço que esse novo produto oferece.

Isso trouxe a simplificação total dos processos das empresas. Se antes era necessário comprar a licença, fazer atualizações constantes, depender de vários softwares diferentes vindos de empresas diferentes, o Saas resolveu isso.

A empresa Saas, que é quem comercializa o software, disponibiliza os serviços do software de maneira completamente online. Quem cuida das manutenções é a própria empresa, que também é responsável por manter a segurança dos dados e por garantir que as soluções sejam confiáveis.

Isso tudo é garantido mediante a um valor mensal, muito menor que o valor da licença do software, da maneira como era feita anteriormente.

Benefícios do Saas 

Entre os benefícios do SaaS estão:

Maior acessibilidade 

É necessário ter em mente que os aplicativos ou o sistema online podem ser acessados de qualquer dispositivo que tenha internet. Ou seja, você não precisa estar na empresa para usufruir os benefícios do software, ou para monitorar os processos da empresa.

Isso só é possível pois o Saas opera através da plataforma em nuvem, que é outra tendência do mercado.

Facilidade de atualizações 

As plataformas SaaS eliminam a necessidade que a empresa tinha de fazer download ou instalar o aplicativo, além de rodar atualizações que poderiam impedir o sistema de funcionar 100% do tempo.

Isso só é possível pois o provedor é responsável por fazer os upgrades, além de garantir a disponibilidade do sistema. O cliente não precisa adicionar nada, nem mexer no sistema, a responsabilidade é toda do Saas.

Redução de custos 

Antigamente, as empresas precisavam comprar a licença do software. Isso parece, de primeira mão, um investimento único, e não mensal, mas isso não é verdade. Além da licença, a empresa precisava pagar as manutenções, que eram em frequentes e indispensáveis para fazer com que os softwares continuassem rodando.

O Saas evita isso. O valor por mês é muito mais baixo, e as operações são asseguradas pelo provedor. Dessa maneira, você não terá custo com manutenção e nem com taxas periódicas. Tudo isso já está incluído no valor mensal.

Integração muito mais simples 

Os Saas geralmente oferecem a possibilidade de personalização, de maneira que ele atenda também às necessidades individuais de cada cliente. Além disso, eles também possuem compatibilidade com outros aplicativos, através de APIs, que são interfaces de programação de aplicativos.

Otimização de tempo 

A sua empresa também não precisará se preocupar com a responsabilidade técnica, ou seja, se o software vai funcionar, como, quando deve ser atualizado, entre outros. Isso otimiza muito o tempo de planejamento.

Qual a diferença entre PaaS, LaaS e SaaS? 

O Paas (Plataform as a Service) funciona como uma plataforma em que a empresa cria suas próprias soluções baseadas em nuvem. Ele geralmente é aplicado através de uma nuvem pública, em que o cliente controla a aplicação e o fornecedor do serviço controla a infraestrutura, redes e armazenamento.

A ideia do Paas é permitir que desenvolvedores e empresas trabalhem com ambientes maiores através de um custo menor, tendo em vista que a infraestrutura já está controlada.

A maior diferença entre o Paas e o SaaS é que o segundo fornece aplicações na nuvem, enquanto o PaaS fornece uma plataforma para que você desenvolva as suas próprias aplicações, disponibilizando-as na nuvem.

Já o LaaS (Infraestructure as a Service) consiste na infraestrutura como serviço. Em suma, ela oferece a contratação de servidores virtuais para substituir a compra de servidores, roteadores, racks, e outros variados tipos de hardware. Ele é uma forma de Cloud Computing, e é nisso que se diferencia dos outros dois.

Quais são as diferenças entre as empresas SaaS e Softwares? 

o que é saas laas e pass

A primeira grande diferença é que, no software, os dados ficam armazenados em uma máquina da empresa, podendo ser acessado exclusivamente por lá. Isso demanda uma certa quantidade de armazenamento que o cliente tenha.

Já no SaaS, os dados ficam em nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar, através da internet. Além disso, o armazenamento é completamente por conta da empresa Saas.

A segunda diferença é que o Saas não necessita de instalações específicas para cada cliente, uma vez que cada um pode customizar o software contratado da sua maneira.

Qual é o custo inicial para o Saas? 

Não há esse custo. Pense na Netflix! Você assina o valor mensal, e o serviço é oferecido. É exatamente assim que funciona um SaaS. Você não precisa de um investimento inicial, que funcione como um valor da matrícula.

Pelo contrário, o valor é simplesmente a mensalidade, sem precisar gastar com aplicação e nem com manutenção.

Como garantir a segurança em Saas? 

Uma das maiores questões que as pessoas têm, normalmente, com o Saas, é a segurança. Isso acontece pois, no caso da implantação do software, ele fica muito bem cuidado dentro da empresa, no computador. O único risco é que haja invasão e roubo do hardware, o que prejudicará caso não haja backups manuais.

Já o SaaS fica disponível na nuvem, de maneira 100% online. Dessa maneira, teoricamente haveria o risco de invasão e acesso das informações através do hack. Contudo, asseguramos que, na maioria dos casos, esse risco é mínimo, menor até que o furto do hardware da empresa.

A empresa SaaS tem como objetivo garantir a segurança das informações do contratante. Dessa forma, ela conta com mecanismos que atendam da melhor maneira possível a esse propósito.

Contudo, é possível tomar algumas medidas de segurança na hora do contrato, levando em conta que você não conhece 100% do SaaS. Confira-as:

Leia os cookies e termos e condições 

Ao usar serviços de SaaS para a sua organização, você automaticamente libera o acesso de dados do seu negócio para que terceiros gerenciam. Nos cookies e nos termos e condições, você vê para que autoriza o uso dessas informações.

Além disso, você pode conferir as medidas de segurança adotadas pela empresa antes de fazer a contratação. Isso é fundamental para a segurança.

Faça backups 

O SaaS pode falhar, e esse fato é inegável. Dessa maneira, recomendamos que você faça backups frequentes, para prevenir que os dados sejam perdidos caso aconteça algo.

Pesquise sobre na Internet 

Plataformas que comercializam softwares são úteis por vários motivos. Você pode procurar pelo melhor software para suas necessidades, você também pode comparar as opções do mercado, entre outros incontáveis benefícios.

Porém, uma vantagem que não pode deixar de ser citada é que essas plataformas incentivam a avaliação dos softwares. Dessa maneira, você pode pesquisar pelo nome do software que você estava pensando em contratar e, assim, ver a opinião de pessoas que já o utilizaram.

Isso é fundamental, pois te livra do marketing que as plataformas oficiais geralmente fazem, trazendo uma visão muito mais realista e condizente do SaaS que visa fazer a contratação.

Como alcançar o sucesso com SaaS? 

Primeiramente, você precisa com certeza fazer a pesquisa de mercado correta. Não escolha o primeiro que aparecer! Compare, busque as melhores opções em plataformas de software referência no mercado, avalie os oferecimentos de cada um. Agora, se você já fez a sua contratação, aqui algumas dicas para melhorar a experiência para a sua empresa.

Não deixe de acompanhar a utilização do software. Por exemplo, você vê que muitos clientes utilizam APIs e fazem a extensão dele com outra plataforma. Se os demais acharem que isso melhora a funcionalidade, por que não testar essa medida no seu SaaS?

Além disso, não se prenda às estratégias tradicionais. Se você e a sua equipe acharam maneiras de usar ferramentas que são diferentes, mas funcionam, faça!

Por fim, não desista no começo. Talvez demore um pouco para que você e sua equipe se adaptem ao sistema, o que é completamente normal! Se não funcionar em primeira instância, persista.

Onde posso achar os melhores SaaS do mercado?

Nós, da B2B Stack, somos a maior plataforma de softwares da América Latina. Isso significa que nós somos extremamente capacitados para te ajudar a encontrar o melhor SaaS para você!

As melhores empresas utilizam a nossa plataforma para tomarem suas decisões. Entre elas o Uol, a Rappi, a Magalu, entre diversas outras. Incrível, não é?

Faça igual a essas grandes empresas! Acesse nosso site, encontre SaaS, leia opiniões e compare soluções.

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados