Edtech: o que é e como funciona a educação tecnológica

Publicado em 12 de abril de 2022

Edtech

Um dos maiores desafios que precisam ser resolvidos no Brasil é o da educação, e neste contexto surgiu o conceito de Edtech, um modelo de empresa que une aprendizado à tecnologia para auxiliar na manutenção do ensino.

O ensino no Brasil é bastante caracterizado pela diferença entre as instituições de ensino particulares e públicas, e isso foi ainda mais acentuado durante a pandemia de COVID-19.

Nas instituições particulares, o nível de aprendizado é relativamente maior do que nas escolas públicas, principalmente no que diz respeito ao ensino básico e médio.

Isso pode se dar por diversos fatores: instituições públicas geralmente têm salas de aulas lotadas, o que dificulta o controle do conhecimento dos alunos, além de terem os maiores índices de evasão escolar.

Entretanto, o mais preocupante é que a rede privada só abrange pouco mais de 17% dos alunos em idade escolar, enquanto o ensino público possui mais de 80% das matrículas de estudantes, conforme dados do Inep.

Por isso, continuar fazendo mais do mesmo na área da educação não resolve o problema do ensino nacional, e o investimento em tecnologia pode ser a fonte de melhoria que o setor educacional precisa para se reinventar, e formar pessoas capacitadas e com pensamento crítico.

As Edtechs, então, vieram para oferecer ferramentas importantes para renovar a educação brasileira, de acordo com as competências exigidas pelo mercado de trabalho atual.

Hoje, vamos te contar um pouco mais sobre as Edtechs e seu futuro promissor, te mostraremos as que estão em destaque no momento, como elas podem ajudar nestes tempos em que a pandemia estimulou o ensino à distância e híbrido, e te daremos algumas dicas de Edtechs brasileiras para te auxiliar na escolha da melhor plataforma de educação. Vamos lá!

O que é Edtech?

Imagem com um desenho de uma pessoa com roupa de formatura e um diploma a sua frente. O desenho está dentro de um notebook e referência as Edtech

Edtech se trata de uma startup que oferece soluções tecnológicas para a área da educação, sendo o nome “Edtech” originário do prefixo ed, de educação, e do sufixo tech, de tecnologia.

Hoje, as Edtechs representam o maior segmento de startups no Brasil, com uma parcela de 17,3% do mercado, e segundo o Mapeamento de Edtechs realizado pela Abstartups junto ao CIEB, em 2020 haviam 566 Edtechs mapeadas, com a maior parte delas situada na região sudeste do país.

Entre as soluções oferecidas pelas Edtechs estão aplicativos educativos e plataformas online de aprendizado, com funcionalidades que aumentam o engajamento e interação entre alunos e professores, sendo comum o uso de jogos, gamificações e quizzes nestes processos, transformando e digitalizando os métodos de ensino.

Diz-se que as Edtechs são o futuro da educação porque elas proporcionam conteúdos para ensino básico, médio, técnico profissionalizante, superior, educação de jovens e adultos (EJA), conteúdos para vestibulares e concursos, para capacitação corporativa, incluindo materiais de apoio para professores e outros profissionais da área da educação.

Essas soluções trazem inúmeros benefícios para o ensino. Podemos citar, por exemplo, a flexibilização de horários que não existe nas aulas presenciais, um dos fatores que levam muitas pessoas a abrirem mão dos estudos.

Outro benefício das Edtechs é a democratização da educação, pois não há distinção entre o ensino das escolas particulares e públicas, e mesmo que os conteúdos sejam iguais para todos que o acessarem, o diferencial é que eles podem ser personalizados de acordo com as dificuldades de cada estudante.

Como funciona uma Edtech?

As Edtechs podem funcionar de formas diferentes de acordo com o seu nicho, no entanto, há algo comum entre elas: o uso da tecnologia para apoiar o ensino, e o aluno como protagonista dos seus próprios estudos.

Geralmente, as Edtechs utilizam a inteligência artificial como ferramenta principal para monitorar o quanto um aluno está aprendendo e quais são suas maiores dificuldades e facilidades durante seu aprendizado.

Isso para que seja possível fornecer insights para professores, IEs, pais e responsáveis, assim como para gestores de equipes, sobre os melhores planos de ação para o aprendizado de cada pessoa.

Ainda conforme o mapeamento realizado pela Abstartups, mais de 50% das Edtechs brasileiras funcionam como plataformas SaaS.

Isto é, de forma bem resumida, possuir um ambiente digital onde os usuários efetuam login e podem acompanhar seus cursos, bem como seu desempenho, e até montar suas próprias trilhas de conteúdos personalizadas.

Neste ambiente digital também é comum a disponibilização de videoaulas, atividades individuais ou coletivas e materiais de apoio, que podem ser, inclusive, baixados para sua utilização offline, garantindo que os usuários tenham em mãos o que precisam para estudar mesmo quando estão sem internet.

As Edtechs também podem funcionar com Machine Learning, facilitando a vida dos professores na hora da correção de provas e atividades, e proporcionando mais agilidade para suas rotinas, permitindo que estes profissionais consigam focar realmente em como melhorar o aprendizado dos alunos.

Mais à frente você irá acompanhar como funcionam na prática 7 diferentes Edtechs.

A importância da Edtech para o desenvolvimento pessoal

Por muito tempo, a educação foi aplicada de forma que todos os alunos tivessem exatamente o mesmo tratamento, especialmente no ensino público, onde devido à superlotação das salas de aula os professores não conseguem dar conta das dificuldades particulares de cada aluno.

No entanto, em qualquer curso de licenciatura é explanado o quanto é importante que cada uma dessas dificuldades sejam acompanhadas de perto, principalmente para lidar com a inclusão de PCDs, que precisam da interação e desenvolvimento que somente as salas de aula podem proporcionar.

Outra problemática na área da educação é a evasão escolar, principalmente no ensino básico, problema este que pode ser resolvido com a escolha de uma Edtech.

Isso porque parte dessa evasão se dá por falta de transporte escolar ou pela dificuldade que os responsáveis pelos estudantes podem ter para levá-los até a escola.

Então, com o uso da tecnologia, os estudantes podem ter um ensino a distância de qualidade, e grande parte das Edtechs oferecem até mesmo soluções focadas na participação ativa dos pais na educação dos filhos.

No ensino médio a educação também sofre com evasões, seja por falta de interesse dos alunos, seja pela necessidade de ajudar seus responsáveis em tarefas domésticas ou para trazer renda para a família.

Novamente as Edtechs fazem sentido neste ponto, uma vez que oferecem conteúdos dinâmicos para fazer com que os alunos se interessem pelas matérias, bem como geram o estímulo que eles precisam para estudar a qualquer hora e lugar.

E para o desenvolvimento pessoal isso não é diferente! Muitas empresas apostam na capacitação dos seus colaboradores por meio dessas startups, que oferecem plataformas ideais para o ensino das mais diversas áreas, conforme as funções de cada trabalhador.

Além disso, quem quer montar seu próprio plano de desenvolvimento pessoal é capaz de fazê-lo sozinho através dessas soluções tecnológicas, que focam em proporcionar cada vez mais autonomia aos estudantes.

Como as Editechs foram fundamentais na pandemia do Covid-19

Mesmo antes da pandemia de COVID-19 a educação no Brasil já passava por crises que colocavam em risco o futuro de crianças, jovens e adultos.

Com a chegada da pandemia, os problemas estruturais da educação no país ficaram escancarados: pôde-se ver que parte dos alunos da rede estadual e municipal não possuem nem mesmo acesso à internet para conseguirem assistir às aulas online.

Além disso, a infraestrutura das escolas não permitiu nem ao menos que uma porcentagem de alunos frequentassem as salas de aula, pois mal conseguiam fornecer água, sabão e álcool gel para funcionários e alunos.

Então, como esse problema pode ser resolvido? Em casa, os alunos não conseguem o acesso básico ao conteúdo das aulas. Na escola, o risco de contaminação por COVID-19 é alto tanto para alunos quanto para funcionários.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) realizaram uma pesquisa com educadores e educadoras da Rede Estadual de Educação de São Paulo, com o objetivo de estruturar, planejar e criar ações de políticas públicas de educação pós-pandemia.

Como conclusão aos resultados obtidos, os pesquisadores veem que o modelo de educação precisa ser urgentemente reconstruído a partir das experiências vividas durante a pandemia, inclusive adotando o ensino híbrido (presencial e remoto), garantindo o melhor dos dois modelos para os estudantes.

Visto isso, as Edtechs têm um futuro promissor pela frente, sendo que somente neste período de pandemia, o número dessas startups revolucionárias aumentou em 26%, garantindo que professores e alunos tenham as ferramentas que precisam para conciliar o estudo remoto e presencial.

• Leia também: Google Classroom: Saiba o que é, como funciona e como usar.

Dica B2B Stack: 7 Edtechs para conhecer

Vamos, então, conhecer agora 7 Edtechs atuantes no Brasil que você pode escolher tanto para seu desenvolvimento pessoal, quanto para incentivar e motivar alunos ou colaboradores a terem um aprendizado mais dinâmico e eficiente.

Cabe ressaltar que, de acordo com o último levantamento da HolonIQ, de 100 Edtechs LATAM que tiveram grande destaque em 2021, 39 delas são brasileiras ou possuem sede no Brasil, o que garante ao país ter as ferramentas necessárias para planejar o futuro da educação.

Entre elas estão a Árvore Educação, Me Salva!, Quero Educação, Passei Direto, Curseria, (agora Percursa), Jovens Gênios, e muito mais!

Mas, no conteúdo de hoje, falaremos sobre as seguintes Edtechs: Alura, Brain Academy, Cursos PM3, Descomplica, DNC, Voitto e Trybe.

Algumas delas possuem avaliações de usuários reais no portal B2B Stack, onde você vai poder conferir o que as pessoas mais gostam, o que menos gostam e os problemas que resolveram utilizando essas soluções! Acompanhe!

Alura

Logo do Alura, plataforma de Edtech para cursos de programação e gestão

Alura é uma Edtech focada em oferecer uma plataforma com mais de 1200 cursos online para as áreas da tecnologia, que abrangem programação, desenvolvimento mobile, Front-end, DevOps, UX e design, ciência de dados e gestão.

A plataforma da Alura é indicada para estudantes, profissionais em busca de capacitação, e também oferece planos empresariais para estimular o ensino dentro das empresas.

Para usar a Alura é necessário escolher um dos planos da plataforma, que podem ser parcelados em até 12 vezes ou pagos à vista com desconto, e a partir de então, todos os cursos estarão disponíveis para serem acessados e concluídos durante 1 ano, inclusive os que forem adicionados dentro do seu período de contrato.

Um benefício da Alura é que os cursos são organizados em “formações”.

Portanto, se você optar por fazer um curso na área de programação, por exemplo, e estiver confuso sobre por onde começar ou terminar, a plataforma te apoia com um plano de estudo que estabelece a sequência que você precisa seguir para concluir todas as matérias correspondentes ao curso escolhido na ordem certa.

A Alura funciona tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Por isso, os alunos poderão estudar a qualquer hora e lugar, assim como fazer atividades, assistir aos vídeos das aulas, ouvir podcasts, ler artigos, e acessar outros materiais extras de apoio, contando com certificado de conclusão após finalizarem todas as disciplinas.

• Veja aqui todas as avaliações da Alura no portal B2B Stack!

Brain Academy

Logo do Brain Academy, plataforma de Edtech. O logo possui o desenho de um cérebro a direita do nome e ambos possuem um tom de verde como cor

A Brain Academy é uma edtech que oferece cursos com métodos de ensino diferenciados.

As soluções da Brain Academy focam no desenvolvimento de competências socioemocionais e funções executivas.

Ou seja, os métodos da Brain Academy unem mente, cérebro e emoções para promover autocontrole e tirar o melhor aproveitamento do potencial cognitivo do aluno, e também para formar pessoas que saibam lidar com os problemas emocionais, a fim de minimizar doenças como depressão e estresse, e melhorar o convívio social.

Os cursos oferecidos pela Brain Academy são:

    Smart Kids 1: que faz parte da Escola de Super-Heróis, e é voltado para fazer crianças de 4 a 6 anos de idade desenvolverem habilidades de autoconsciência, aprendendo como o cérebro funciona e entendendo suas próprias emoções e emoções de outras pessoas;

    Smart Kids 2: faz parte da Academia de Super-Heróis, sendo indicado para crianças de 7 a 10 anos de idade, que precisam desenvolver habilidades de autorregulação e autopercepção;

    Universo Teen: para jovens entre 11 e 14 anos de idade aprenderem a lidar com seu crescimento, maturidade e pressões impostas pela sociedade, assim como para melhorar a forma como lidam com a adolescência;

    Ativamente: um projeto para fazer com que crianças e adolescentes desenvolvam hábitos saudáveis de alimentação, exercícios físicos, assim como para estabelecerem uma relação saudável com a sua própria mente, especialmente após o período de isolamento social a que foram submetidas;

    Além destes cursos, a Brain Academy também possui a Academia de Educadores, ajudando profissionais da educação a lidarem com sua saúde física e mental, e a Academia de Pais, para que os pais entendam como ajudar seus filhos com questões emocionais.

Cursos PM3

Logo do PM3. O logo possui um quadrado com bordas arredondadas e esquerda do nome com um número três dentro. o quadrado possui um degrade de roxo

A PM3 é uma Edtech especializada em cursos online voltados para a área de Product Management, ou gestão de produto, especificamente os digitais, como softwares e aplicativos.

Recentemente, a PM3 teve uma parte significativa adquirida pela Alura, visando uma parceria para estender os portfólios de cursos tanto da PM3, quanto da própria Alura.

Na PM3 você encontra cursos de Product Management, Product Discovery, Product Growth e Product Marketing, e os estudantes ainda contam com uma comunidade que reúne mais de 10 mil alunos para trocar experiências e tirar dúvidas através das Mentorias em Grupo.

Além disso, a PM3 oferece atividades ao vivo e aulas gravadas, que seguem uma ordem cronológica, e também fazem workshops para contribuir com o aprendizado.

A missão da PM3 é disponibilizar conteúdos que permitam aos estudantes reconhecerem o mercado onde estão inseridos para lançarem produtos inovadores.

Entre seus cases de sucesso está a Nubank, o que faz com que a plataforma da PM3 seja reconhecida por ensinar a como criar e melhorar produtos focados no público brasileiro.

Por isso, a PM3 consegue se diferenciar de outros cursos de Product Management que costumam levar em consideração o público e a experiência de empresas do Vale do Silício, que possuem particularidades diferentes e que podem não funcionar no Brasil.

• Aproveite para dar uma olhada em todas as avaliações da PM3 no portal B2B Stack!

Descomplica

Logo do Descomplica, ferramenta Edtech. O logo possui um destaque em 'des' com uma forma de cor verde

A Descomplica é uma plataforma de ensino digital que foi fundada em 2011 como uma Edtech voltada para auxiliar alunos em provas do Enem e vestibulares.

Hoje a Descomplica funciona com outras categorias de cursos e capacitação: para Escolas, Enem e Vestibulares, Universidades, Concursos Públicos, Pós-Graduação, cursos livres, e planos para empresas.

Os conteúdos educacionais disponibilizados pela Descomplica podem ser acessados em desktops e celulares, e contam com vídeos, exercícios, teoria e prática, de forma que se possa acessá-los online e off-line.

Entre os cursos disponibilizados na plataforma da Descomplica, estão trilhas de conteúdos para:

  • Pré-vestibulares;
  • Ensino Médio;
  • BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
  • Preparatório ENCCEJA;
  • Preparatório para Concursos Públicos jurídicos, analistas e policiais;
  • Reforços para Medicina, Engenharia e Direito;
  • Pós-Graduação em Direito, Marketing, Tecnologia, Educação, Engenharia e Saúde;
  • Cursos livres nas áreas de gestão e liderança, marketing e empreendedorismo e habilidades socioemocionais.

Os materiais de estudo e conteúdos da Descomplica abrangem:

  • Aulas ao vivo;
  • Monitorias;
  • Aulas gravadas;
  • Resumos;
  • Materiais didáticos;
  • Plano de estudos;
  • Exercícios;
  • Aulas de aprofundamento;
  • Recursos de redação;
  • Atualidades;
  • Exatas Básica;

Entre outros. Os cursos são adquiridos em módulos de acordo com as necessidades do aluno.

• Veja todas as avaliações da Descomplica no portal B2B Stack!

DNC

Logo do DNC com uma linha abaixo do nome com três cores. verde, rosa e laranja. O nome tem a cor azul

DNC é uma plataforma de cursos que combina aulas online e presenciais, além de fornecer mentorias e time de CS para apoiar os alunos em sua jornada de estudo para chegarem aos seus objetivos.

A DNC é indicada tanto para desenvolvimento pessoal, quanto para empresas que querem capacitar seus colaboradores.

Os cursos da DNC são voltados para o desenvolvimento e gestão de projetos, análises de dados e Machine Learning, Product Management, vendas e marketing, e metodologia Lean, sendo este último um curso de verão realizado presencialmente na Universidade do Tennessee, nos EUA.

Todos os cursos são modulares, oferecem certificados de conclusão de cada módulo, e você tem a possibilidade de iniciar dos conceitos mais básicos até os mais avançados de cada área.

Um diferencial da DNC é que a plataforma fornece subsídios para que os alunos aprendam na prática desenvolvendo projetos em empresas reais, e também disponibilizam uma plataforma de contratação para integrar os estudantes ao mercado de trabalho.

• Dê uma olhada também em todas as avaliações da DNC no portal B2B Stack!

Voitto

Logo da Voitto na cor laranja

Voitto é uma Edtech com foco na disponibilização de cursos online e flexíveis para as áreas de negócios, tanto para pessoas físicas quanto para a capacitação dentro das empresas, que ajudam a desenvolver habilidades exigidas no mercado de trabalho atual.

Os cursos oferecidos pela Voitto são:

  • Lean Seis Sigma;
  • Data Science e Business Analysis;
  • Marketing e vendas;
  • Excelência operacional;
  • Word Class Manufacturing (WCM);
  • Inovação e indústria 4.0;
  • Gestão de projetos;
  • Cultura ágil;
  • Finanças, gestão empresarial e empreendedorismo;
  • Softwares de gestão;
  • Soft Skills;
  • Livros de negócios.

Os certificados de conclusão dos cursos da Voitto são aceitos internacionalmente, uma vez que a Edtech está presente em mais de 100 países. Além dos cursos pagos, todos os meses a Voitto também disponibiliza opções de cursos gratuitos.

Na Voitto os conteúdos são aplicados em videoaulas, e também possuem materiais de apoio como artigos, e-books, kits, planilhas, testes e notícias, que podem ser acessados online ou baixados para serem vistos offline, funcionando em desktops e dispositivos móveis, garantindo os estudos em qualquer lugar e horário.

Trybe

Logo da Trybe com um desenho de cor verde ao lado direito do nome

Trybe é uma plataforma de cursos na área da tecnologia, que como diferencial oferece a possibilidade de começar a pagar pelo curso escolhido somente quando você já estiver trabalhando, com uma remuneração mínima de R$ 3.000,00.

A Trybe disponibiliza cursos de desenvolvimento web, com conteúdos sobre Javascript, HTML, CSS, React, Node, SQL, Python, algoritmos e estrutura de dados, entre outras habilidades necessárias para a área da programação.

Além disso, a Trybe também desenvolve ao longo do curso habilidades Soft Skills, ou socioemocionais e interpessoais, com foco no estímulo à colaboração, pensamento crítico, criatividade e liderança.

A Trybe funciona com um método de ensino que leva em consideração não só as aulas online e ao vivo, mas também atividades práticas, com projetos individuais ou em grupos, e que garante suporte aos alunos, bem como acompanhamento individual dos estudantes.

Conclusão

O mundo pós pandemia necessita de novas soluções tecnológicas que atendam a todos os setores.

Vimos neste período que empresas e escolas que não se adaptaram à nova realidade tiveram muitos impactos negativos, e ainda há discussões na área da ciência que levam à conclusão de que novas pandemias podem surgir nos próximos anos, e todos precisam aprender com os erros para criar soluções cada vez mais fortes para ultrapassar os obstáculos inesperados.

Na área da educação então, os impactos da pandemia foram desastrosos:

Muitas crianças e jovens que já tinham uma educação precária precisaram parar de estudar ou não tiveram acesso aos materiais de estudo básicos para conseguirem aprender à distância, trazendo à tona a necessidade de um planejamento eficiente para minimizar os danos causados em curto e longo prazo.

A manutenção da educação do Brasil, portanto, é uma realidade que precisa ser trabalhada de forma incansável, com pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, como as disponibilizadas pelas Edtechs, mas que sejam capazes de atender não só a um grupo específico, mas que beneficie a todas as pessoas, e isso é como deve ser.

Neste conteúdo você também conheceu algumas das plataformas de aprendizado que têm se destacado neste período:

Alura, Brain Academy, Cursos PM3, Descomplica, DNC, Voitto e Trybe. Todas disponibilizam recursos acessíveis para aprimorar o ensino tanto nas escolas quanto à distância, e cabe fazer um estudo para identificar qual é a mais adequada para as suas necessidades!

Agora que você sabe tudo sobre as Edtechs, não deixe de visitar o portal B2B Stack, maior plataforma de busca e avaliação de softwares da América Latina, para conhecer mais de 23 mil ferramentas inovadoras para aprimorar todos os seus processos corporativos! Mude sua forma de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados