UX Design: O que é e 5 softwares para usar nos seus projetos

Publicado em 3 de fevereiro de 2022

Quer saber o que é UX Design, a importância da área para um negócio e conhecer 5 ferramentas que auxiliam os processos de UX?

Acompanhe este conteúdo que vamos contar tudo sobre o UX Design, uma das áreas mais promissoras para os próximos anos.

Para começar a falar deste assunto, pense na seguinte situação fictícia:

Você está procurando na internet as melhores opções de softwares para design, e entre todos os sites que o Google apresentou como resultado, um deles te chamou atenção pelo anúncio.

Então, você resolveu clicar neste site para saber mais sobre o software, bem como seus preços e funcionalidades oferecidas.

Entretanto, você se deparou com um site totalmente desorganizado:

Os botões e o menu estão em lugares pouco estratégicos, não dá para encontrar uma página de empresa que conte a visão da plataforma, você clica em um link que demora séculos para carregar, a página de preços não dá para entender nada…

…Enfim, tudo é uma bagunça total, e você não consegue encontrar facilmente nem mesmo a opção de entrar em contato com os desenvolvedores deste software fictício.

Com sinceridade, você faria pelo menos um teste grátis nessa plataforma, sendo que ela não oferece uma boa experiência de navegação nem em sua porta de entrada?

O UX Design como diferencial

Agora, pense: e se fosse o contrário? Ao procurar por um software no Google você se deparasse com uma plataforma como a B2B Stack, por exemplo.

Nessa plataforma todos os softwares cadastrados estão devidamente organizados em categorias para facilitar sua busca conforme as especificidades.

E ao entrar em cada página, de cada software, você encontra botões úteis em um layout que visa oferecer todas as facilidades para o usuário logo de cara.

Além das avaliações de usuários reais, ao rolar a página você consegue encontrar mais informações sobre o software, ver telas e vídeos para saber na prática como ele funciona, e até o preço inicial dos planos disponibilizados.

Imagem com duas telas mostrando o layout feito com padrões de Ux Design no portal da B2B Stack

Ainda não fizemos um estudo para mensurar, mas, temos certeza de que se você usar a plataforma B2B Stack para escolher o software ideal para o seu negócio, provavelmente você não vai mais querer buscar as ferramentas que precisa de outra forma.

Em poucas palavras, este é o objetivo do UX Design:

Otimizar toda a interação nas plataformas digitais, aplicativos e outros produtos, para oferecer a melhor experiência de uso aos usuários, e assim, fazer com que um site, blog ou loja virtual, por exemplo, seja a primeira opção de compra para eles.

Entenda mais sobre UX Design nos próximos tópicos.

O que é UX Design?

A imagem mostra um desenho de uma mulher esboçando em um quadro um desenho de um aparelho celular. A mulher está com roupas nas cores verde e rosa e os objetos como a lousa e a cadeira possuem a cor azul

UX (User Experience), significa em português “experiência do usuário”.

Então, o UX Design é a área do design responsável por proporcionar a melhor experiência na jornada de compra e de utilização do usuário, planejando todos os aspectos da sua interação para com um produto ou serviço online ou offline.

Por isso, seja em uma plataforma SaaS, de comércio eletrônico, aplicativo ou até sistema operacional de dispositivos móveis e desktops, o profissional denominado UX Designer precisa projetar todo o fluxo e etapas que o usuário vai percorrer para usar ou comprar um produto.

E para isso, ele precisa levar em consideração durante o seu planejamento tanto os interesses e objetivos da própria empresa, quanto as necessidades e particularidades do usuário.

Isto é, garantir ao usuário que ele tenha o melhor sentimento e percepção em relação ao seu produto, bem como a geração de receita para o negócio.

Entre os principais desafios do UX Design estão:

  • Proporcionar facilidade em toda a jornada de compra do usuário, organizando todas as etapas e fluxos competentes a ele;
  • Planejar tudo o que o usuário precisa para executar ações de forma intuitiva;
  • Garantir a acessibilidade do produto ou serviço;
  • Garantir que o usuário tenha uma boa experiência onde quer que ele utilize um produto ou serviço.

O UX Design é uma prática capaz de atrair e fidelizar clientes, uma vez que a experiência dele é tida como prioridade.

Conforme um relatório divulgado, 75% dos clientes se dispõem a gastar mais com empresas que oferecem boa experiência em sua jornada.

Além disso, o estudo revelou que 80% dos consumidores mudam para o concorrente após mais de uma experiência ruim, enquanto 50% já escolhem o concorrente logo após uma experiência negativa.

Como funciona o UX Design?

O UX Design requer várias técnicas para aprimorar, ou, criar produtos do zero.

Entretanto, a principal delas é a pesquisa, que visa obter dados essenciais para começar qualquer planejamento de projeto, por exemplo:

  • O perfil do consumidor final, para saber o que ele realmente precisa para concluir uma ação;
  • As personas do negócio, para entender qual é a melhor forma de aprimorar a experiência do usuário;
  • Quais são as dores que o produto precisa sanar;
  • Nível de satisfação atual dos consumidores;
  • O que o concorrente oferece de melhor em sua interface.

Além disso, antes de iniciar seu planejamento, o UX Designer precisa testar a usabilidade de uma interface, produto ou serviço para analisar os resultados e obter insights sobre planos de ação.

Todas as etapas da análise heurística, que abrange desde a pesquisa com usuários até os testes práticos do design, são fundamentais no UX Design, e servem não só para o pré-planejamento, mas também para acompanhar o desempenho do projeto com o passar do tempo.

Exemplificando o UX Design

Podemos exemplificar como funciona o UX Design com um profissional que irá atuar em um e-commerce.

Neste caso, ele precisa entender quais são os melhores elementos para tornar a loja online atrativa, interessante e com boa usabilidade para um determinado público-alvo.

Isso significa saber quais canais de atendimento serão colocados à disposição do usuário, assim como os meios de pagamento, como será o campo de pesquisa e a disposição dos produtos para que eles sejam encontrados facilmente pelo usuário.

E mais, ele precisará estabelecer os fluxos que o usuário precisará seguir para criar um cadastro na plataforma, finalizar uma compra e acompanhar um pedido, por exemplo.

Tudo isso tem o objetivo de fazer com que os usuários naveguem por um longo tempo no e-commerce e consigam realizar as ações desejadas tranquilamente.

Além disso, o UX Designer também pode ajudar a otimizar as campanhas de marketing, como landing pages, e-mails marketing, e outras, de forma que elas fiquem em sintonia com o design e usabilidade da loja, permitindo que a marca da empresa seja estabelecida onde quer que ela apareça.

Por outro lado, outra responsabilidade do UX Designer é saber os gargalos da plataforma que impactam negativamente o usuário na hora dele finalizar sua compra, por exemplo, e assim, priorizar o que precisa ser melhorado por trás da interface visual.

Isso vai desde cuidar de como o produto será otimizado para qualquer aparelho, até identificar um texto que não faz sentido algum estar em um determinado lugar.

UX Design e UI Design são a mesma coisa?

Embora UX Design e UI Design sejam duas áreas que se complementam, elas não são a mesma coisa.

Para iniciar as comparações, UI (User Interface), ou interface do usuário, se refere a parte visual de um produto ou serviço.

Uma analogia para comparar as duas áreas do design poderia ser a seguinte:

O UX Design pode ser representado pela planta de uma casa, em que o arquiteto projetou tudo milimetricamente para torná-la um lugar seguro, tranquilo e agradável para que os moradores se sintam acolhidos, no entanto, não é ele quem vai pintar e decorar essa casa.

Enquanto isso, o UI Design pode ser representado como a construção em si, ou seja, a casa com a pintura ideal e mobiliada, com todos os elementos posicionados onde devem estar para garantir a mobilidade dos moradores e a praticidade para realizarem suas tarefas rotineiras.

Em outras palavras, o UX Designer vai planejar detalhadamente toda a jornada do cliente em relação ao produto ou serviço oferecido.

Enquanto isso, o UI Designer vai criar toda a interface visual a partir de wireframes, ou seja, desenhar as artes, os botões, organizá-los em uma interface amigável e fornecer na prática a interatividade necessária para o usuário, conforme os fluxos estabelecidos pelo UX Designer.

Além disso, o UI Designer geralmente elabora as documentações para que os desenvolvedores apliquem o design produzido através de códigos nas plataformas digitais e aplicativos. Também pode desenvolver interfaces com assistentes de voz.

Um UX Designer pode atuar como UI Designer, e vice versa. Trazendo novamente a analogia da casa, seria como um arquiteto que também é formado em design de interiores, ou ao contrário.

No entanto, a prática mais comum é que cada profissional seja responsável por sua área, UX ou UI.

Dica B2B Stack: Ferramentas para UX Design

Como você viu, unir as técnicas de UX Design e UI Design ajudará a encarar os próximos desafios de todas as empresas, como a chegada dos metaversos, por exemplo, que exigirá a criação de interfaces amigáveis para a experiência imersiva do usuário na realidade virtual, aumentada e mista.

Este é apenas um exemplo de todo o diferencial que seu negócio pode proporcionar com o uso de técnicas de UX.

E para que seja possível criar qualquer tipo de planejamento e execução de projetos de UX Design, contar com as ferramentas certas é fundamental.

Por isso, vamos te apresentar agora 5 softwares que podem auxiliar nesses processos:

  • Adobe XD
  • Figma
  • InVision
  • Axure RP
  • Sketch

Acompanhe!

Adobe XD

Logo da empresa Adobe na cor Vermelha. O logo tem um A branco envolto a um quadrado vermelho a esquerda do nome e a solução é bastante utilizada para UX Design

Adobe XD é um software de design na nuvem para criar interfaces otimizadas para UX.

Com o Adobe XD é possível criar designs de marca, além de interfaces para páginas web, jogos e aplicativos, tudo de forma colaborativa e de maneira que seja possível o compartilhamento de trabalhos de design com os desenvolvedores.

Os recursos disponibilizados no Adobe permitem criar layouts e designs, inclusive em 3D, microinterações, protótipos e animações, e gerenciar ativos de marca.

Além disso, é possível instalar plugins como do Trello para gerenciar tarefas, do Miro para integrar designs, entre outros, e assim, potencializar o uso do Adobe XD com outras ferramentas.

Figma

Logo do Figma para UX Design. O logo possui um desenho ao lado esquerdo do nome que forma a letra F através de circulos

Figma é uma plataforma de design na nuvem e colaborativa, que permite aos profissionais fazer desde o brainstorming e planejamento de UX até a transferência dos design criados para o desenvolvedor, integrando todos os fluxos.

No Figma, além da criação de wireframes, protótipos interativos e designs responsivos e animados, é possível coletar feedbacks, fazer diagramação, criar sua biblioteca de designs e receber notificações quando os projetos forem alterados por outras pessoas.

Leia também: Entenda o que é e como usar o Figma para criar designs

InVision

Logo da solução de UX Design Invision. O logo é todo na cor rosa

InVision é uma ferramenta de design colaborativa, que pode ser usada na nuvem, e que permite o planejamento e criação de fluxos de UX Design.

O InVision fornece ferramentas para brainstormings, mapeamento de jornadas, colaboração em designs, criação de protótipos, coleta de feedbacks e links de compartilhamento público, para que os projetos de UX possam ser compartilhados até mesmo com pessoas de fora da organização.

Além disso, é possível criar modelos de design e armazená-los na sua biblioteca para agilizar os trabalhos em equipe.

O InVision também disponibiliza modelos de projetos de UX Design pré-definidos, criados e utilizados por grandes empresas, como XBOX, Amazon e Asana.

Axure RP

Logo da solução de UX Design Axure RP. O logo tem a cor preta exceto o 'X' do nome que possui as cores azul, verde e rosa

Axure RP é uma ferramenta de UX para criar protótipos com gatilhos de eventos de interações ilimitados e interfaces dinâmicas para web, tablets e celulares.

Você pode usar o Axure RP na nuvem ou instalando o aplicativo para desktops, sendo que a ferramenta também permite trabalhos colaborativos.

Com o Axure RP você pode criar formulários, botões, listas e outros elementos com sistema de arrastar e soltar.

Além disso, é possível criar wireframes, jornadas do cliente e diagramas, adicionar notas e comentários, bem como fazer as documentações necessárias ao finalizar o projeto.

O Axure RP pode ser integrado com o Figma, Adobe XD e outras ferramentas, assim como pode ser instalado plugins do Microsoft Teams, Slack
e outras soluções. Dessa forma, você pode obter trabalhos sincronizados e atualizações em tempo real vindas de outras fontes.

Sketch

Logo da empresa Sketch. O logo possui o desenho de um diamante nas cores laranja e amarelo ao lado esquerdo do nome que tem a cor preta

Sketch é uma ferramenta de design que permite criar protótipos, bibliotecas e integrar fluxos de UX e design com os desenvolvedores.

Com o Sketch é possível trabalhar de forma colaborativa, estabelecer fluxos de trabalho e instalar plugins para potencializar a ferramenta.

Um diferencial do Sketch é que ele possui um aplicativo nativo para MacOS, por isso, contribui com as equipes que utilizam este aparelho da Apple
. No entanto, também pode ser utilizado em qualquer navegador, na nuvem.

Conclusão

Com a experiência do usuário como a maior preocupação de todas as empresas que oferecem produtos ou serviços de forma digital, a área de UX Design ganhou uma importância imensurável, especialmente nos últimos tempos.

Isso porque todo o mundo está indo atrás de maneiras eficientes para agradar seus usuários, principalmente para ganhar a credibilidade e fidelidade dos seus clientes.

O UX Design, portanto, é uma área de design que visa oferecer a melhor experiência na jornada digital dos usuários e proporcionar maior satisfação ao consumidor, que com certeza tem mais chances de voltar a comprar em um ambiente realmente funcional, com fluxos de interação bem estabelecidos.

Além disso, com a implementação de estratégias de UX Design é possível reduzir o retrabalho dos desenvolvedores de plataformas, softwares e aplicativos, e os gastos desnecessários com correções de falhas, uma vez que é possível minimizar as oportunidades de erros com os planejamentos e testes adequados dos fluxos ideais para os usuários.

E se você quiser encontrar mais ferramentas de UX Design, além das vistas neste conteúdo, e conhecer mais de 23 mil softwares para otimizar seus processos, não deixe de navegar por todas as categorias do portal B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados