Facebook agora é Meta: saiba detalhes da mudança

Publicado em 25 de novembro de 2021

O Facebook possui hoje mais de 2 bilhões de usuários ativos e é a rede social mais usada no mundo pelos profissionais de marketing, tanto no mercado B2B quanto no B2C.

Saber como funciona o Facebook de ponta a ponta é essencial para entender como estruturar suas campanhas de marketing digital, ainda mais nos próximos anos, quando várias novidades podem ser anunciadas.

Isso porque com a mudança do nome da empresa Facebook para Meta, a ideia é criar um metaverso, ou um universo virtual, onde as pessoas vão interagir entre si a partir de tecnologias avançadas que vão além das redes sociais.

Quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança, ele disse que no metaverso "você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar —, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje."

Saiba mais sobre o que esperar do Facebook nessa nova etapa ao longo deste conteúdo.

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Primeiro, o que é Facebook?

Logo do Facebook com a letra F na cor branca e um círculo azul

O Facebook é uma rede social que foi lançada ao público oficialmente com este nome em 2005, fundada por Mark Zuckerberg, o brasileiro Eduardo Saverin, e os americanos Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

Até outubro de 2021, o Facebook pertencia, junto a outros produtos do conglomerado de mídias, à empresa Facebook Inc, que acumulou uma série de polêmicas ao longo da sua história, mas ainda assim, era considerada uma das maiores do mundo.

Na conferência anual Connect de 2021, então, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome da empresa Facebook Inc para Meta, que tem a intenção de oferecer uma experiência virtual mais palpável e real, com o uso de tecnologias 3D, realidade aumentada e outros recursos interativos.

O Facebook começou como uma rede social onde as pessoas podiam compartilhar e interagir com as postagens de quem fazia parte do seu círculo de amizades.

Hoje, por ser a rede mais usada no mundo, o Facebook passou a ser também um canal de comunicação entre empresas e seus seguidores, além de um meio para expandir a visibilidade das marcas, sendo o centro das estratégias de marketing digital nas mídias sociais.

Como funciona o Facebook?

O Facebook pode ser utilizado por uma conta de pessoa física ou por uma fanpage, página para empresas que querem se divulgar e fazer anúncios.

Com a criação da conta, o usuário pode buscar e adicionar pessoas que conhece, assim como receber sugestões de amizade, e também ser encontrado por outros usuários.

O Facebook é uma importante ferramenta de engajamento de pessoas da atualidade.

Ele abriu portas para mais uma série de soluções que permitem que amigos, familiares, influenciadores digitais e personalidades se conectem e interajam com curtidas, comentários, por chat, lives, entre outros meios.

As empresas tendem a aumentar o alcance da sua marca com o Facebook, gerar leads, criar conteúdos relevantes para seu público-alvo, visando maior aproximação e fidelização, e ainda podem personalizar chatbots no Facebook Messenger para prestar atendimento aos seguidores 24 horas por dia.

Também é um meio de fazer pesquisas para entender o que seus seguidores querem, o que é relevante para eles, e assim, criar planos de ações mais eficazes para aumentar as vendas.

Outros recursos do Facebook

  • Personalização de um perfil pessoal, que inclui informações sobre trabalho, formação, cidade onde mora, entre outros dados pessoais que queira expor aos amigos;
  • Feed de notícias, onde são visualizadas as postagens das páginas curtidas e dos amigos, além de ser o espaço onde as empresas têm para fazer anúncios e ganhar notoriedade;
  • Comprar e vender produtos novos ou usados no Facebook Marketplace;
  • Assistir a vídeos no Facebook Watch;
  • Fazer pagamentos no Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram com o Facebook Pay, que aceita cartões de crédito, débito ou PayPal.

Também é possível entrar em grupos que tenham assuntos relevantes para o seu interesse, conversar com empresas ou pessoas pelo Facebook Messenger, compartilhar publicações, fazer lives e stories e criar e gerenciar eventos.

As empresas contam com ainda mais recursos, como:

  • O Pixel do Facebook, que identifica dados de comportamento dos visitantes do seu site para que você possa criar campanhas personalizadas na rede social;
  • Facebook Business para gerenciar posts, interações e métricas das campanhas;
  • Facebook Ads, a plataforma onde os anúncios das empresas e vendedores são criados e gerenciados;
  • Gerenciador de Negócios do Facebook, que centraliza toda a gestão dos anúncios das redes sociais do conglomerado: Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.

Leia também nosso conteúdo sobre o Workplace from Meta, a rede social corporativa anteriormente conhecida como Workplace from Facebook.

Por que a empresa Facebook mudou de nome para Meta?

Segundo a companhia de Mark Zuckerberg, o nome Facebook já não conseguia mais representar todos os produtos e soluções da empresa, especialmente os que vão surgir futuramente.

Isso porque a empresa quer ir além das mídias sociais para gerar engajamento, conexão e interação entre as pessoas, criando um ambiente virtual conhecido como "metaverso", com recursos de realidade virtual e realidade aumentada.

Como todo o caminho percorrido pela empresa Facebook, agora Meta, a polêmica também faz parte dessa mudança.

Há ainda algumas inseguranças por parte de especialistas quanto à segurança dos dados envolvidos na imersão no metaverso, bem como quanto aos vícios que ele pode causar aos seus usuários e a abertura de mais vieses que escancaram a desigualdade social relacionada ao acesso à internet e às novas tecnologias por pessoas de baixa renda.

Inseguranças essas que só serão respondidas com os próximos lançamentos da empresa.

Quais soluções fazem parte da Meta?

Fazem parte da Meta os produtos:

Qual o objetivo da empresa Meta, atual controladora do Facebook?

Logo do Meta com uma linha formando a letra M em azul na esquerda e o nome meta escrito em cinza escuro a direita

A intenção com o surgimento da empresa Meta não é alterar a estrutura ou funções dos aplicativos que já fazem parte da empresa.

O objetivo é expandir seus produtos e plataformas de forma a proporcionar uma experiência de conexão à distância cada vez mais aprimorada para os clientes.

Isso significa ir além das telas dos smartphones, tablets e dos teclados para essa interação social, e usar tecnologias que permitam a imersão completa no metaverso.

Isto é, reproduzir ações do cotidiano no ambiente virtual por meio de avatares com projeção no mundo físico ou experiências 3D, para trabalhar, estudar, participar de eventos e reuniões, entre outras situações em que o contato presencial não será possível.

O que é e como vai funcionar o metaverso?

A imagem mostra uma mulher em um sala com um sofá ao fundo brincando com um jogo de realidade virtual. Ela está com um óculos para jogar e os controles em suas mãos

O metaverso tende a ser um ambiente virtual complementar à internet que utilizamos hoje, em que a tecnologia 5G será crucial para que ele funcione.

Por isso, ainda se trata de um projeto em que suas funções vão sendo construídas à medida que mais tecnologias vão sendo implementadas ao redor do mundo.

O importante é que onde quer que o metaverso seja acessado, tudo precisa estar conectado e ser compatível para funcionar:

Celular, tablet, notebook, computador, as plataformas das empresas que o irão disponibilizar, os objetos de realidade virtual, a realidade aumentada, videogames, criptomoedas, salas de cinema, enfim, tudo o que tecnológico e digital deve ser como um ecossistema.

Outras empresas também já estão investindo no metaverso à sua maneira, como a Microsoft, que já anunciou avatares 3D no Microsoft Teams.

No caso da Meta, entre outros recursos, o que já se tem do metaverso são os óculos de realidade virtual, avatares simples no Facebook, efeitos visuais de realidade aumentada em fotos e vídeos, óculos inteligentes, que permitem gravar áudio e vídeo e salas de trabalho adaptadas à realidade virtual.

Dica B2B Stack: Como usar o Facebook

Agora que você está à par das atualizações que envolvem a mudança de nome do Facebook para Meta, vamos à algumas dicas de utilização: como criar uma fanpage no Facebook, e como desativar e excluir uma conta, tudo pelo APP.

Como criar fanpage no Facebook

Se você quer entrar no Facebook como uma empresa, você precisa registrar um perfil pessoal no APP. Eles podem ser gerenciados separadamente.

Ao efetuar seu login, clique no menu para ter acesso ao seu perfil, e clique em "Páginas";

Menu do facebook com diversas opções com destaque a opção 'páginas' que é representada por um ícone de bandeira de cor laranja

Na próxima página, clique em "Criar";

Destaque ao ícone 'criar'

Então, você vai seguir o passo a passo e inserir:

  1. O nome da página da sua empresa;
  2. Qual a categoria em que seu negócio se enquadra;
  3. O site da sua empresa, caso tenha um;
  4. E adicionar as fotos dos seus produtos ou serviços.

Ao final, clique em "Concluir";

Imagem com quatro telas mostrando o passo a passo para criação de uma página no facebook

Depois, você pode fazer ainda mais configurações, como:

Adicionar número de telefone, endereço, áreas e horários de atendimento, abas personalizadas de categorias, imagens ou vídeos, e até mesmo inserir um call to action no perfil para induzir o seguidor a realizar alguma ação.

Imagem com opções para configurar página no facebook

Como desativar ou excluir a conta do Facebook

O caminho inicial para desativar ou excluir uma conta do Facebook é o mesmo no início.

A diferença entre desativar e excluir a conta é que com a desativação, os usuários não conseguem achar o seu perfil, mas a qualquer momento você consegue reativá-lo sem perder nenhum dado.

Já a exclusão do perfil, exclui todas as suas informações do Facebook e você não consegue mais reativar ou recuperar o mesmo.

O passo a passo então, é:

  1. No seu menu, clique em "Configurações e privacidade" e depois em "Configurações";
  2. Na próxima tela, clique em "Informações pessoais e da conta";
  3. O próximo passo é clicar em "Propriedade e controle da conta";

Facebook form Meta

  1. Clique em "Desativação e exclusão";
  2. Então você terá 2 caminhos para selecionar: o de desativar e o de excluir. Selecione o que você deseja;

Facebook form Meta

  1. Se você selecionar "Desativar conta", precisará inserir sua senha para finalizar o processo;
  2. Caso você opte pela exclusão, o Facebook te perguntará o motivo da exclusão e então, você vai clicar por fim em "Continuar para exclusão da conta".

Facebook form Meta

Conclusão

Em 2021, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada em todo o mundo, embora a tendência seja que outras redes como TikTok, Instagram e Youtube sejam cada vez mais relevantes.

Para as empresas, marcar presença no Facebook é indispensável para ganhar notoriedade, reconhecimento, atrair e segmentar leads, fazer pesquisas de satisfação, engajar o público, conseguir avaliações dos consumidores, e assim, aumentar as vendas.

Recentemente, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa agora passou a se chamar Meta, com o objetivo de criar um metaverso.

Este é o conceito de um ambiente virtual onde as pessoas podem interagir a partir dos seus avatares, em 3D, realidade aumentada, com óculos de realidade virtual, entre outros recursos da tecnologia.

Assim, podem participar de eventos à distância e se comunicar com outros usuários de outra forma que não seja digitando, por chamada de voz ou videoconferência, ganhando uma experiência mais real.

Vale ressaltar que, por se tratar ainda de um projeto, não é possível informar ainda mais detalhes de como o metaverso da Meta vai de fato funcionar ou quando vai ser implementado, mas vamos ficar atentos às próximas atualizações para estar por dentro de tudo.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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