Workplace: Entenda sobre a rede social corporativa

Publicado em 1 de outubro de 2021

O Workplace, assim como outras ferramentas de comunicação, são capazes de melhorar a produtividade das equipes, e por consequência, apoiar o crescimento da empresa.

Utilizar esses recursos que permitem a interação e troca de informações entre gestores e colaboradores é a base de uma cultura transparente e o caminho para o alinhar processos entre todos os envolvidos.

Uma pesquisa global realizada pela DP Research Institute demonstrou que o engajamento dos trabalhadores aumentou de 14% em 2018 para 18% em 2020, um crescimento que foi influenciado pela pandemia de COVID-19.

A forma como esse engajamento vem sendo tratada pelo setor de recursos humanos das empresas também teve de mudar ao longo do tempo, adotando ferramentas estratégicas que podem se adequar aos mais diversos perfis de colaboradores, visando não só o bem estar dos mesmos, mas também a saúde do negócio.

Portanto, quanto mais interativa e intuitiva for a ferramenta de comunicação adotada, mais os colaboradores tendem a se manterem engajados, e por consequência, mais capacitados e assertivos nos processos.

Acompanhe os detalhes do Workplace para entender como o software pode aprimorar sua comunicação interna.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Workplace?

Logo do Workplace do Facebook. O logo tem a cor roxa

O Workplace do Facebook, anteriormente conhecido como Workplace by Facebook, é uma rede social corporativa e colaborativa, que serve para comunicação e engajamento interno.

A ferramenta tem cerca de 7 milhões de usuários pagos no mundo, dos mais diversos segmentos como varejo, tecnologia, serviços, mídia, e muitos outros.

Através do Workplace você e suas equipes de trabalho constroem seu próprio feed de notícias, assim como no Facebook, com publicações e comunicados importantes, pertinentes a todas as áreas do negócio.

A ferramenta também fomenta o debate de ideias e a coleta de feedbacks por meio de comentários e reações nas publicações, transmissões de vídeo ao vivo, enquetes e pesquisas.

Entre outros recursos, no Workplace do Facebook é possível montar sua própria base de conhecimento, conversar por chat, fazer ligações de voz e vídeo e integrar diversas outras ferramentas para expandir as possibilidades de uso.

Como funciona o Workplace?

Imagem do Workplace com pessoas conversando por chat sobre um produto

O Workplace do Facebook pode ser acessado de qualquer lugar, seja através do aplicativo para dispositivos móveis, disponível para iOS e Android, ou por sua plataforma web.

Vale ressaltar que, tanto o Facebook quanto o Workplace não se complementam, ou seja, funcionam de formas distintas e não são acessados pelo mesmo login.

Para usar o Workplace é necessário adquirir o plano Core e adicionar complementos conforme as necessidades do negócio, sendo possível testá-lo gratuitamente por 30 dias.

Como administrador e com a assinatura do plano vigente, você pode usar seu e-mail corporativo para entrar na sua conta e convidar outros membros manualmente, em massa ou automaticamente conectando-se ao provedor de identidade na nuvem.

Os usuários, por sua vez, podem entrar com o e-mail de domínio próprio da organização, caso ele tenha sido verificado na plataforma, ou através do código de acesso enviado pelo administrador.

O perfil de administrador permite fazer configurações de privacidade e segurança, como dar permissões, gerenciar grupos, publicações, atribuir moderadores e analistas, assim como monitorar o engajamento dos colaboradores na ferramenta para obter insights.

Imagem de uma dashboard com insights sobre processos dentro do workplace

Os usuários conseguem configurar seus perfis e personalizar suas páginas com foto, descrição, incluir habilidades e editar outras preferências.

Também é possível compartilhar e fazer publicações, receber notificações importantes, participar de grupos, entre outras interações.

A página pessoal de cada usuário é privada e não pode ser acessada pelos administradores da conta empresarial.

Caso o usuário seja desligado, é possível desativar seu perfil.

Funcionalidades do Workplace

Imagem de um questionário com quatro opções para que usuários escolham

Com o Workplace você consegue unir todas as suas equipes de trabalho em um único canal de comunicação.

Todos podem contribuir com postagens, reações e comentários, conforme suas permissões de segurança.

As funcionalidades do Workplace são:

  • Criação de grupos para colaboração em debates, compartilhamento de informações e publicações direcionadas aos interesses dos determinados grupos;
  • Grupos para parceiros externos, como fornecedores;
  • Workplace Chat, uma ferramenta como o Facebook Messenger customizável para troca de mensagens instantâneas e conversas privadas ou em grupo. Este recurso ainda permite alternar entre mensagem de texto e ligações de voz ou vídeo;
  • Feed de notícias;
  • Postagens com imagens, vídeos e outras mídias ou arquivos;
  • Marcar publicações importantes para fixá-las no topo do feed de notícias e fazer com que todos vejam;
  • Transmissões de vídeo ao vivo, com legendas em tempo real;
  • Agendamento de publicações;
  • Compartilhamento de arquivos;
  • Tradução automática de publicações e comentários;
  • Criação de biblioteca de conhecimento para compartilhamento de conteúdo estático, como políticas de RH ou orientações sobre como trabalhar em home office;
  • Criação de enquetes e pesquisas;
  • Integração com outras ferramentas como Google Drive, OneDrive, Google Workspace e Microsoft Azure AD;
  • Publicações de conquista para destacar e reconhecer funcionários;
  • Na própria plataforma Workplace você conta com uma calculadora de ROI para estimar o Retorno sobre o Investimento ao utilizar a ferramenta no seu negócio;

E para manter a segurança das suas informações, o Workplace possui a Central de Segurança, na qual os administradores do Workplace podem fazer contato direto com os usuários para informar sobre atualizações de segurança.

Além disso, possui infraestrutura de segurança em compliance com certificações e protocolos internacionais, gerenciamento de dispositivos corporativos, login único, entre outros recursos seguros.

Dica B2B Stack: Como usar o Workplace

Agora, vamos te mostrar como são os primeiros passos para usar o Workplace pelo seu navegador e pelo celular ou tablet.

Caso você queira baixar e usar o aplicativo para dispositivos móveis, acesse a Play Store ou Apple Store e instale o "Workplace from Facebook";

Imagem da Playstore com a opção para instalar o Workplace em um celular Android

Você pode se cadastrar pelo próprio aplicativo móvel;

Primeira página do Workplace com as cores cinza e azul ao fundo

Basta inserir seu e-mail comercial ou se cadastrar com o código de acesso criado pelo administrador;

A imagem mostra um campo para inserção de e-mail e um botão azul escrito 'continuar' para que o usuário clique após a inserção do e-mail acima.

Como entrar no Workplace

Para entrar no Workplace pelo navegador, acesse a plataforma da ferramenta e clique em "Entrar", caso você já tenha uma conta, ou em "Experimentar o Workplace", caso não tenha;

Imagem da página inicial do site Workplace

Em ambos os casos, você será direcionado para a página onde deve inserir seu e-mail corporativo e clicar em "Continuar";

form para acesso pelo site

Se você não tem uma conta, será enviado um código de validação para o seu e-mail que deverá ser informado na plataforma para prosseguir com o cadastro.

Depois, insira seus dados pessoais: nome completo, telefone e cargo.

Crie uma senha, marque a caixa de diálogo caso você queira receber e-mails do Workplace e clique em "Criar seu Workplace";

form para inserção de nome completo e senha com um botão de acesso na parte debaixo da imagem

Informe também o nome da sua organização, bem como o tamanho, e clique em "Ir para o seu Workplace";

Form para inserção de nome da empresa e tamanho com um botão azul escrito 'ir para o seu workplace' abaixo

Você pode optar por já criar seu primeiro grupo ou fazer uma transmissão ao vivo.

Mas, caso queira, também pode clicar em "Experimentar mais tarde" para fazer primeiro suas configurações;

Visão geral de como é visualizado o workplace. Do lado esquerdo temos unformações de grupos e transmissão ao vivo. Ao centro temos um menu de pessoas que eventualmente participaram do evento e a direita temos comentários sobre o conteúdo apresentado

Então, você será direcionado para o seu painel de controle para criar seus grupos, sua biblioteca de conhecimento, acessar seu chat, configurar seu painel de administrador, convidar pessoas, fazer publicações, visualizar seu feed, entre outros recursos.

workplace from facebook

Como encontrar alguém no Workplace

A interface do Workplace é muito parecida com o Facebook.

Uma vez que as pessoas são adicionadas aos grupos e à rede de conexão, o ícone de "lupa" serve para encontrá-las por nome ou palavras-chave relacionadas ao seu perfil, assim como também serve para buscar todos os conteúdos postados na plataforma.

Colagem com três imagens de telas do workplace

Quanto custa o Workplace?

O Workplace do Facebook possui um plano com pacote de funcionalidades pré-definidas chamado Core, que custa US$ 4/usuário/mês.

Este plano reúne os principais recursos:

  • Criar grupos ilimitados;
  • Gerenciar todos os grupos, publicações e pessoas;
  • Criar a biblioteca de conhecimento do negócio;
  • Publicar conteúdos multimídia;
  • Fazer e gravar transmissões ao vivo para participantes ilimitados;
  • Utilizar o aplicativo para dispositivos móveis;
  • Central de segurança para lidar com situações emergenciais;
  • Adicionar pessoas que não possuem e-mail corporativo ao Workplace;
  • Marcar publicações como importantes;
  • Traduzir publicações e comentários;
  • Contar com emojis, reações, assim como criar enquetes e pesquisas para engajar os usuários da rede social e acompanhar todas as métricas por um painel detalhado;
  • Suporte da plataforma por tickets com retorno em até 24 horas;

Se necessário, é possível adicionar outros 2 pacotes:

O Enhanced Admin and Support, por mais US$ 2/usuário/mês, com suporte em até 4 horas e para usar mais provedores de login único (SSO).

E o Enterprise Live, custando também mais US$ 2/usuário/mês, para fazer transmissões ao vivo com tecnologia e qualidade mais avançadas.

Conclusão

As ferramentas de comunicação interna têm extrema importância dentro de um negócio.

É por meio delas que se consegue manter todos os colaboradores e gestores alinhados com os objetivos e metas da empresa, assim como estabelecer um ambiente de trabalho agradável e saudável, estimulando a troca de experiências e de conhecimentos.

O Workplace do Facebook é um dos softwares que você pode utilizar para melhorar essa comunicação.

Por ser muito parecido com a interface do Facebook, pode ser capaz de engajar mais funcionários que já estão familiarizados com este tipo de ferramenta.

Através do Workplace é possível criar grupos de participantes de acordo com suas funções, setores e outras particularidades, para direcionar informações ou abrir discussões e debates sobre determinados assuntos para coletar ideias, ou ainda saber o nível de satisfação do funcionário para com a empresa.

Você também pode construir sua base de conhecimento para que todos fiquem alinhados aos processos internos, assim como todos os usuários podem conversar através de chat, parecido com o Facebook Messenger, ou por chamadas de voz ou vídeo.

Todas as postagens podem ser acompanhadas através do feed de notícias, e o engajamento dos colaboradores por suas reações, comentários e outras interações podem ser medidas através do seu painel de controle.

Já utiliza o Workplace ou outros softwares no seu negócio? Escreva uma avaliação na B2B Stack! Maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados