7 ferramentas que todo profissional de redes sociais deve conhecer

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Capa artigo das principais ferramentas para rede social

Qualquer empresa que queira ter sucesso no marketing digital deve também manter suas redes sociais sempre atualizadas e organizadas. Para isso, existem diversas ferramentas que atuam em demandas distintas e podem ser muito úteis no dia a dia do profissional de mídias sociais. Listamos aqui 7 das principais delas para te ajudar a fazer a melhor escolha.

O gerenciamento de redes sociais é uma atividade que integra a agenda do marketing digital de forma estratégica. São muitas as ferramentas que apoiam o dia a dia do profissional desta área e oferecem insights para melhorar a qualidade de interação com o público desejado. 

As soluções para gestão de redes sociais atuam de forma conectada e preditiva e permitem a automatização de tarefas nas mais diversas plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest e Google Meu Negócio. 

Vamos, então, saber mais sobre essas que já são consideradas ferramentas indispensáveis para o dia de hoje?

O que faz um gerenciador de redes sociais?

A presença nas redes sociais se tornou quase que obrigatória para empresas dos mais variados segmentos. Principalmente, para aquelas que atuam no mercado B2C. 

Mas, não basta estar presente, é necessário manter uma boa interação com o público. A boa notícia é que existem no mercado diversas ferramentas que auxiliam no gerenciamento, planejamento, monitoramento, pesquisa e compartilhamento de conteúdos em diversas plataformas. 

Além disso, o usuário também pode receber informações estratégicas sobre tudo o que acontece nos quatro cantos da internet. E tudo isso em tempo real, para que nenhum tema passe despercebido. 

Como gerenciar redes sociais de empresas?

A comunicação nas redes sociais nunca foi tão dinâmica. Cuidar para que todas as interações aconteçam no melhor momento e da forma mais adequada não é uma missão simples. 

É por isso que empresas de diversos tamanhos e agências de marketing utilizam os recursos de ferramentas que se encarregam do gerenciamento de redes sociais. Essas soluções simplificaram diversas tarefas e agregaram inteligência às informações coletadas. 

Qual o melhor gerenciador de redes sociais?

Depende da necessidade de cada empresa. Existem ferramentas que oferecem pacotes de interação, monitoramento e programação de postagens a valores acessíveis. 

Já algumas soluções apresentam funcionalidades mais robustas, baseadas em inteligência de dados sofisticados que são capazes de predizer tendências de comportamento de consumidores. 

Neste texto você vai conhecer algumas opções que se enquadram em diversos cenários, assim ficará mais fácil de saber qual solução pode funcionar melhor para a sua empresa hoje.

Quanto custa o gerenciamento de redes sociais?

Fizemos um levantamento de valores entre algumas ferramentas mais conhecidas do mercado em gestão de redes sociais. 

Acompanhe neste texto os preços pesquisados e as opções de pacotes!

Ferramentas de gestão de redes sociais

Neste post você vai conhecer as 7 soluções que podem facilitar (e muito) a vida dos profissionais de redes sociais. Fique atento às funcionalidades e recursos e saiba qual é melhor para o seu negócio. 

Vamos, então, saber mais sobre essas que já são consideradas plataformas indispensáveis para o dia de hoje?

Neste artigo, vamos falar destas ferramentas:

Quer conhecer mais ferramentas? Navegue por categoria aqui no site da B2B Stack

mLabs

A mLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que permite a administração de contas no Instagram – incluindo os Stories e IGTV – Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest e Google Meu Negócio.

Dashboard mLabs
No dashboard do mLabs o usuário pode escolher as contas que irá administrar, incluindo redes como Pinterest e YouTube

Quais as funcionalidades do mLabs? 

  • Agendamento de posts – permite ao usuário a programação prévia de datas e horários para as postagens nos perfis e nas redes sociais desejadas. Possibilita alterar a legenda cada rede e programar o agendamento do mesmo conteúdo para dias e horários diferentes; 
  • Inbox – ambiente que permite centralizar as respostas privadas dentro do Inbox, Direct, WhatsApp e Google Meu Negócio; 
  • Relatórios – nesta função, o usuário pode acompanhar os seus próprios resultados e ainda monitorar os concorrentes. A ferramenta oferece insights que ajudam a entender variáveis como formatos, dias e horários mais indicados para as postagens, alcance dos conteúdos, número de visualizações, engajamento, entre outros.
  • Workflow – essa funcionalidade centraliza na ferramenta todo o fluxo de conversas, histórico de aprovações, pedidos de ajustes, alterações, entre outras demandas, facilitando a interação entre todos os envolvidos em cada ação;
  • Calendário – ambiente no qual é possível visualizar todos os agendamentos e posts publicados em uma única página.

Quanto custa o mLabs? 

Os planos do mLabs são divididos entre “Plano Completo” e “Agendamento de Posts”, que reúnem funcionalidades distintas. Podem ser adquiridos no contrato anual, trimestral ou mensal, com valores iniciais mensais a partir de R$ 9,90 para o “Plano Completo”. 

Já o “Agendamento de Posts” tem um custo mensal de R$ 4,13. Ambos os valores são válidos na opção de contratação anual. 

É possível também optar por um período de teste gratuito da ferramenta. 

Os valores foram apurados em maio de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Etus

Outra ferramenta para gerenciamento de redes sociais é o Etus.  A solução permite a administração de postagens em redes como Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business, com acesso pelo computador ou dispositivos móveis.

Tela Etus
No dashboard de agendamento do Etus o usuário pode selecionar mais de uma rede social para publicações simultâneas 

Quais as funcionalidades do Etus?

  • Agendamento de posts – permite que usuário programe o dia e horário das postagens em diferentes perfis e redes, tanto no feed de notícias, álbum e stories. É possível adicionar arquivos em diferentes formatos como jpg, png, videos, gifs e imagens 360º e criar legendas independentes para cada publicação.
  • Impulsionamento – pela plataforma é possível impulsionar publicações dentro do Facebook e Instagram, com base em características segmentadas por localidade, idade e interesses; 
  • Relatórios – nesta função, o usuário pode acompanhar as principais métricas das postagens e dos anúncios nas redes sociais e, também, analisar a concorrência;
  • SAC centralizado – nesta funcionalidade é possível centralizar e responder diretamente comentários feitos em posts, ou via inbox e direct; 
  • Captação de leads – como diferencial, a ferramenta da Etus oferece recursos para criação de landing pages, formulários e pop-ups para a captação de leads. Também permite a adição automática do link no conteúdo dos posts. Possui integração com o RD Station
  • Workflow – ambiente que centraliza fluxos de trabalho dentro da própria ferramenta.

Mais funcionalidades do Etus

  • Inserção de marca d’água em artes ou imagens; 
  • Calendário de datas sazonais com sugestão de datas importantes; 
  • Trending topics no Brasil e mundo;
  • Text Overlay para análise da proporção de texto na imagem.

Quanto custa o Etus? 

A empresa divide os planos entre “Completo” e “Agendamento de Post”, com funcionalidades distintas e pacotes que podem adquiridos no plano mensal, semestral ou anual. 

Para fazer uma cotação do preço, é preciso escolher a quantidade de perfis em cada rede social. 

Para a administração de um único perfil, os valores começam com mensalidades a partir de R$ 7,80, no contrato anual do “Agendamento de Posts”. Já para o “Plano Completo”, as mensalidades se iniciam a um valor de R$ 14,88, na contratação anual. 

A Etus oferece também um período de experimentação gratuito da ferramenta. 

Os valores foram apurados em maio de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

SproutSocial

O SproutSocial é uma plataforma de gestão e otimização de publicações em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Google My Business e TripAdivisor. 

Tela Sproutsocial
Na dashboard do SproutSocial o usuário tem acesso a informações detalhadas sobre seu público de rede social como idade e gênero

Quais as funcionalidades do SproutSocial?

  • Agendamento – recurso que permite a programação de conteúdo em todos os perfis de redes sociais em um único calendário; 
  • Inbox inteligente – centralização de mensagens no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn em um único local; 
  • Monitoramento – em tempo real de palavras-chave e hashtags; 
  • Moderação e gerenciamento dos comentários – que pode ser feito nas páginas da empresa, em publicações feitas dentro das plataformas e nos conteúdos patrocinados; 
  • Relatórios – para a análise de dados referentes às interações com o público de cada rede, à produtividade da equipe e ao sucesso de cada campanha. Também permite criar relatórios personalizados;

Outras funções de destaque são: 

  • Listening social: plataforma que permite extrair insights como: 
  • Identificar influenciadores com base no número de seguidores ou no impacto de seus posts; 
  • Explorar sentimentos e opiniões dos clientes sobre temas, produtos e concorrentes específicos;
  • Identificação de tendências.
  • Engajamento social: ferramenta que permite a criação de chatbots automatizados para responder mensagens, resolver problemas de suporte e compartilhar informações. Essa função possui integração com o Zendesk ou UserVoice para criar, acompanhar e gerenciar o suporte das redes sociais ao Helpdesk.
  • Automação social: que oferece recursos que otimizam e personalizam as interações das redes sociais: 
  • Bot Builder: que cria chatbots para interações no Twitter e no Facebook; 
  • ViralPost™: tecnologia patenteada que sugere o horário ideal para publicações com base no comportamento do público.

Quanto custa o SproutSocial? 

O SproutSocial tem preços a partir de US$ 99,00 por usuário/mês no plano Standard. O plano Professional oferece recursos adicionais por US$ 149,00 por usuário/mês, e o plano Advanced oferece soluções sob medida para empresas por US$ 249,00 por usuário/mês. 

Também é possível experimentar o SproutSocial de graça por 30 dias. 

Os valores foram apurados em maio de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Awario

A Awario é uma ferramenta de escuta social, que monitora menções em sites de notícias, blogs, fóruns e mídias sociais. Oferece insights estratégicos sobre o negócio, mercado de atuação e concorrentes para empresas de todos os tamanhos. 

Pode ser acessada via desktop, smartphones e tablets. 

Tela Awario
O Awario oferece ao usuário gráficos e informações detalhadas sobre o desempenho de suas redes sociais

Quais as funcionalidades da Awario?

  • Monitoramento da web –  recebimento, em tempo real, de notificações sobre menções de palavras-chave, que pode ser definidas em qualquer idioma; 
  • Análises – esta função permite ao usuário acompanhar as menções, medir o alcance, classificá-las com base no sentimento e ainda identificar os principais influenciadores; 
  • Awario Leads –  é o recurso para a geração de leads. Funciona com a coleta de postagens que pedem recomendação de produtos semelhantes. Também monitora postagens em que usuários reclamam dos concorrentes;
  • Pesquisa booleana – recurso que usa operações lógicas booleanas para adaptar as pesquisas ao objetivo do cliente. O foco é buscar resultados mais relevantes;
  • Organização por postagem original – na ferramenta é possível organizar os diferentes tipos de menções em pastas e marcá-las de acordo com o status da resposta. 

Quanto custa a Awario?

A ferramenta possui preços divididos em três opções de pacotes: “Starter”, “Pro” e “Enterprise”. Podem ser adquiridas no contrato mensal ou anual. As mensalidades iniciais são: US$ 24,00 no Starter; US$ 74,00 no Pro e US$ 249,00 no Enterprise, considerando a adesão ao plano anual. 

O Awario também oferece um período de experimentação gratuito da solução. 

Os valores foram apurados em maio de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Sendible 

Tela Sendible
Com o Sendible é possível acompanhar a curva de crescimento de interações da sua página

A Sendible é uma ferramenta de gerenciamento e marketing de redes social. A solução oferece recursos para que equipes corporativas e agências digitais possam promover, analisar e rastrear suas marcas em todas as plataformas de mídia social.

Pelo Sendible é possível gerenciar ações dentro do Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e Google Meu Negócio. Também dá acesso direto ao Canva, Google Drive, YouTube e Dropbox

Quais as funcionalidades da Sendible?

O Sendible oferece funcionalidades para publicações, colaborações, análises e monitoramento das redes sociais. Veja algumas delas: 

  • Monitoramento – permite acompanhar menções em blogs, sites de notícias, redes sociais, com análise automática de sentimentos; 
  • Relatórios – criação e envio de relatórios customizados com métricas úteis para cada cliente;
  • Publicações – pela Sendible o usuário pode adaptar o conteúdo e imagens para todas as plataformas e planejar o calendário individualmente ou em massa com antecedência. A plataforma também faz a sugestão de conteúdos a partir de tópicos com maior probabilidade de envolvimento dos seguidores;
  • Social listening – este recurso permite acompanhar menções da própria marca, da concorrência e do mercado. É possível receber alertas por e-mail ou Slack sempre que hashtags ou palavras-chave forem encontradas e atribuir tarefas específicas aos membros da equipe para dar sequência às respectivas tratativas.

Quanto custa a Sendible?

A Sendible trabalha com quatro formato de planos distintos, com opções de contratação mensal ou anual. Os valores de entrada são do plano “Starter”, com mensalidades a partir de US$ 24,00. O plano mais caro fica em torno de US$ 254,00 mensais. Ambos os valores são para a contração anual. 

O Sendible pode ser experimentado gratuitamente por um período de 14 dias. 

Os valores foram apurados em maio de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Canva

O Canva é uma plataforma que facilita a criação de conteúdos visuais e permite aos usuários a utilização desses recursos gráficos em mídias sociais, posts, apresentações, infográficos, entre outros tipos de materiais.

Tela Canva
O Canva oferece em sua galeria diversos layouts e templates prontos 

Quais as funcionalidades do Canva? 

A ferramenta oferece um catálogo que integra milhões de imagens, filtros, ícones, fontes, templates e ilustrações que podem ser utilizados sem a necessidade de conhecimento técnico em edição de imagem. 

Dentro do Canva, os usuários podem fazer a criação de qualquer peça com um simples arrastar e soltar. 

Quanto custa o Canva?

O Canva possui três modalidades de plano, com versão inicial gratuita. Para ter acesso a funcionalidades que permitem maior poder de customização, o “Canva Pro” pode ser assinado por R$ 26,90/ mês. Já o “Canva for Enterprise” pode ser assinado por R$ 110,00/ mês, ambos no contrato anual. 

A ferramenta oferece um período de experimentação grátis de 30 dias. 

Os valores foram apurados em maio de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Buzzsumo

O BuzzSumo é uma ferramenta de análise e monitoramento da web e redes sociais. Reúne funcionalidades que permitem a geração de insights para a criação de conteúdo de alto desempenho, identificação influenciadores e canais que mais geram resultados.

Tela Buzzsumo
O BuzzSumo oferece análises detalhadas sobre o engajamento das redes cadastradas

Quais as funcionalidades do Buzzsumo?

Algumas funcionalidades do BuzzSumo são: 

  • Monitoramento: é possível acompanhar menções sobre marca, concorrentes, backlinks e palavras-chave; 
  • Question Analyzer: localiza perguntas populares feitas em fóruns, sites de comércio eletrônico, Quora, entre outros. Também permite a criação de conteúdo para responder a essas respostas;
  • YouTube Analyzer: oferece insights para a criação de vídeos, ajuda a identificar YouTubers de interesse e acompanhar os locais de compartilhamento de cada vídeo; 
  • Relatórios de análise de conteúdo: permite ao usuário medir a popularidade de cada conteúdo, formatos que mais engajam e comparar domínios que reúnem o maior público.

Quanto custa o BuzzSumo?

O BuzzSumo pode ser adquirido em quatro tipos de planos.

A mensalidade inicial para o plano “Pro” começa a partir de US$ 79,00 no plano anual. 

O plano mais caro é o “Enterprise”, que reúne funcionalidades que podem ser customizadas de acordo com cada necessidade. Os assinantes desse plano irão desembolsar a partir de US$ 499,00, para a contratação anual. 

O BuzzSumo oferece um trial por um período de 7 dias. 

Os valores foram apurados em maio de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

E assim encerramos o nosso tour por algumas ferramentas de gerenciamento de redes sociais.

Tem alguma outra sugestão? Deixa pra gente aqui nos comentários.