Gamificação: O que é e como aplicar na sua empresa em 2022

Publicado em 20 de janeiro de 2022

Provavelmente você já ouviu falar em gamificação. Mas, já parou para pensar no quanto essa prática pode realmente ajudar a aumentar o engajamento de colaboradores, clientes ou alunos?

Para começar a exemplificar a gamificação, imagine uma campanha de marketing que tem o objetivo de atrair leads e depois convertê-los em clientes.

Essa campanha será divulgada nas redes sociais, e terá uma página exclusiva, onde seu usuário precisa deixar dados de contato (tornando-se um lead) para jogar um jogo.

O jogo é composto por fases, que seu usuário vai avançando e acumulando recompensas até chegar ao final, sendo por fim, premiado com o desconto em uma peça de roupa de uma coleção que precisa ser trocada da sua loja virtual.

Essa poderia ser uma campanha qualquer, oferecendo apenas um desconto comum, como nas outras lojas, já que a coleção precisa ser trocada mesmo.

Mas, veja só as vantagens que você obteve na gamificação dessa campanha: primeiro, você gerou seu lead, ponto para você!

Segundo, a probabilidade do usuário comprar o produto aumenta, uma vez que ele já ganhou seu desconto. Vale lembrar aqui que essa probabilidade pode aumentar ainda mais se você oferecer todas as facilidades para que ele finalize sua compra rapidamente.

Terceiro (e o principal), você proporcionou um entretenimento, e uma experiência, diferente ao seu usuário, que provavelmente vai gravar sua marca na memória e ficar ligado em qual será sua próxima novidade divertida.

E não é só nas campanhas de marketing que você pode usar a gamificação para engajar pessoas. Acompanhe este conteúdo para entender mais sobre o assunto.

O que é Gamificação?

Gamificação, ou gamification, é um termo usado para denominar a utilização de técnicas, elementos, estratégias, objetos e outras características de jogos em contextos da vida real, geralmente para motivar colaboradores, consumidores e alunos a realizarem uma ação.

Os objetivos de “gamificar” podem variar. É possível gamificar, por exemplo, campanhas de vendas, marketing, o aprendizado de alunos ou o onboarding de usuários.

Mas, o principal é tornar a experiência do público que se deseja atingir mais interativa e dinâmica, e por consequência, mais atrativa e gerando cada vez mais engajamento.

Como funciona a Gamificação?

A gamificação, também conhecida como ludificação, pode estimular a competitividade sadia entre colaboradores e equipes, alavancar as vendas de uma empresa ou ajudá-la a atingir os melhores resultados em qualquer outro setor.

Nas escolas, os alunos são estimulados a aprender e desenvolvem habilidades de forma mais participativa, e não só receptiva, recebendo cargas de informação.

Isso porque a gamificação é considerada uma “metodologia ativa“, que torna o aluno, colaborador ou usuário protagonista de um jogo de tarefas, e desperta gatilhos emocionais que tornam essas atividades prazerosas, melhorando a sensação de bem-estar de quem joga.

Isso faz com que o jogador vá aumentando gradativamente seu nível de engajamento, e por consequência, ganhe a percepção de que suas ações influenciam realmente no resultado final do jogo.

A gamificação geralmente é aplicada com um sistema de competição, recompensa e entretenimento.

Por isso, precisa haver uma meta, estabelecer as regras do jogo, bem como fornecer transparência para que o participante acompanhe seu desempenho durante a jornada.

O sistema de recompensas na gamificação pode ser a cada tarefa concluída, seja para desbloquear um recurso, como no Duolingo, por exemplo, seja para avançar para uma próxima etapa.

Com isso, o jogador tem mais percepção sobre a sua evolução, ao contrário de recompensá-lo apenas uma vez durante toda a campanha.

Por fim, o entretenimento é indispensável. É fundamental que todos os participantes de uma campanha de engajamento como essa estejam se divertindo.

Então, na gamificação você precisa pensar em diferentes perfis de jogadores, conforme demonstrado na imagem abaixo, que faz parte do estudo “Os arquétipos de Bartle”.

Os diferentes tipos de jogadores

Imagem sobre Gamificação com quatro blocos. Cada bloco possui um logo redondo com informações em inglês sobre tipos de ogadores Os logos possuem ícones em seu centro. Na ordem da equerda para direita e de cima para baixo: Logo de uma chama, logo de um tick de correto, logo de um balão de conversa e um logo com uma placa de desconto.

Richard Bartle identificou quatro tipos de jogadores em um estudo (Foto: Reprodução/Google Plus) — Foto: TechTudo

Neste estudo, conduzido por Richard Bartle, foram identificados 4 tipos de jogadores:

  • Os assassinos (Killers), que têm o foco em competir e ganhar e são engajados com rankings e pontuações;
  • Os empreendedores (Achievers): que se atraem por conquistar todas as metas e querem alcançar seus objetivos rapidamente;
  • Os socializadores (Socialites), que dão importância à interação com os outros jogadores;
  • Os exploradores (Explorers), que não se preocupam com conquistas, mas sim, gostam de explorar e descobrir todas as curiosidades do jogo.

Levar em consideração todas essas personalidades diferentes de jogadores é o que garante o sucesso da criação de muitos games de hoje, portanto, nas suas campanhas gamificadas não pode ser diferente.

A gamificação pode envolver testes, quizzes, acumulação de pontos, conquistas de metas, rankings diversos, missões, jogos de tabuleiro, e muito mais! Então, explore sua criatividade para gamificar o que quiser!

Exemplos de como engajar seus colaboradores

Confira agora, alguns exemplos de campanhas gamificadas para engajar seus colaboradores.

Veja dicas de como fazer para gamificar campanhas de endomarketing, treinamentos e para motivar equipes de vendas.

Gamificação no endomarketing

Para começar uma gamificação é necessário pensar em qual será seu objetivo:

Conseguir avaliações sobre a empresa, fazer com que os funcionários diminuam o absenteísmo, alinhar a cultura organizacional, entre muitos outros.

Com o objetivo definido, é importante dar voz aos colaboradores para que a estratégia dê certo.

Isso porque a campanha é voltada para eles, então nada melhor do que ouví-los para entender quais recompensas eles preferem receber ao cumprirem as tarefas da competição.

Afinal, você não vai recompensar com um churrasco uma pessoa que é vegetariana, certo?

Um exemplo de gamificação para endomarketing é o da Google, que desenvolveu uma campanha gamificada ao qual os colaboradores deveriam reduzir custos de despesas de viagem em um jogo.

Como recompensa, cada valor economizado retorna ao colaborador em forma de salário ou como doação a uma instituição de caridade.

• Leia também: Endomarketing: como ter colaboradores motivados

Gamificação na educação

Ter os melhores profissionais, em qualquer que seja o setor ou porte da empresa, é a tendência para os próximos anos, afinal, quem tem profissionais capacitados, tem resultados muito melhores.

Também é fato que os custos da rotatividade de funcionários, que não se adaptaram à empresa ou foram buscar algo fora dela, poderiam ser muito bem gastos com outras necessidades.

Ao mesmo tempo que as empresas precisam se preocupar com isso, este é um desafio também das escolas:

Formar profissionais com habilidades e capacidades diferenciadas para o mercado de trabalho atual.

Para isso, usar a gamificação na educação é uma forma de desenvolver habilidades de comunicação, liderança, de tomadas de decisão, para ensinar como trabalhar sob pressão, em equipe e para que esses profissionais saibam aprender com seus erros.

Um exemplo de gamificação para o treinamento dos colaboradores é o da Domino’s Pizza.

Para que os funcionários fiquem atualizados quanto ao menu da pizzaria, a empresa desenvolveu um minicurso gamificado para os seus programas de aprendizagem, com níveis, pontos e recompensas, fazendo com que os colaboradores absorvam melhor os conteúdos.

Gamificação para equipes de vendas

A gamificação também pode estimular mais vendas nas equipes comerciais, que já costumam ser mais competitivas do que outras.

Um exemplo de gamificação interna para vendas são as da Tim Celular. A empresa já formulou diversas campanhas gamificadas para bonificar os colaboradores que mais vendiam.

Geralmente, essas campanhas giram em torno de rankings, e recompensam com folgas ou outros brindes os colaboradores que mais venderam produtos em um determinado período.

Dica B2B Stack: Melhores ferramentas para gamificação

Agora, vamos te apresentar 5 softwares para gamificação que você pode implementar no seu negócio ou escola, e começar suas campanhas de engajamento.

Você vai saber como funciona:

  • Kahoot!
  • Socrative
  • Feedz
  • Engage
  • Gamific

Não deixe de dar uma olhada também na categoria de recursos humanos na B2B Stack para conhecer ainda mais ferramentas para gerenciar seu capital humano.

Kahoot!

Logo da empresa Kahoot!. O logo possui a cor roxa e é usado como Gamificação

Kahoot! é uma plataforma de aprendizado que permite criar e jogar jogos em qualquer lugar, através de qualquer dispositivo com internet.

O Kahoot! é indicado para escolas, empresas e uso pessoal. Também possui uma comunidade online com conteúdos educativos, o Kahoot! Academy.

No Kahoot! você pode criar seus próprios modelos de jogos lúdicos (denominados kahoots) para aplicar para suas equipes, ou usar um dos milhões de jogos criados pela comunidade.

Também é possível fazer quizzes, entre outros modelos de jogos, em videoconferências para engajar os colaboradores em home office ou alunos de EAD, bem como atribuir kahoots com perguntas e tarefas conforme o nível de aprendizado em que estão.

Nas empresas, o Kahoot! pode ser utilizado para apresentações, treinamentos, eventos e para reforçar a cultura organizacional, com possibilidade de acompanhar todo o desempenho dos colaboradores através de relatórios detalhados.

• Quer saber mais sobre como funciona e como usar o Kahoot!? Dê uma olhada no nosso guia completo sobre o Kahoot!.

Socrative

Logo do Socrative. O logo possui quatro formas a esquerda do nome. As formas tem a cor laranja e o nome tem a cor cinza escuro

Socrative é uma plataforma baseada na nuvem para criar e armazenar quizzes, mini competições e questionários personalizados, e assim, formular campanhas de engajamento de alunos e colaboradores.

As empresas ainda podem aplicar testes para novos funcionários e para certificações anuais, estimulando que o colaborador aprenda mais em cada etapa.

O Socrative pode ser utilizado a partir de qualquer dispositivo com internet, o que facilita o engajamento dos participantes de qualquer lugar.

Entre outros recursos da aplicação estão um temporizador de contagem regressiva, possibilidade de criar quizzes com equações matemáticas e notação científica e adicionar imagens às respostas dos questionários e competições.

Você também conta com um painel de controle onde consegue criar e gerenciar equipes, portanto, é possível organizar os participantes em turmas conforme o nível, setor ou outras preferências, e acompanhar o desempenho de cada um.

FeedZ

Logo da empresa Feedz. O logo posui um desenho de um pássaro acima da letra F. O pássaro possui a cor azul

Feedz é uma plataforma de engajamento de colaboradores e gestão de pessoas, portanto, é indicada para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

A plataforma estimula o uso de gamificações para gerar ações de alto valor por parte dos colaboradores, como responder pesquisas e enviar feedbacks, e reconhecer outros colegas como em aniversários, por exemplo.

Cada interação do colaborador na Feedz pode ser convertida em pontuação para gerar um ranking e estimular a competitividade entre as equipes.

E caso seja necessário, você pode contratar outros módulos do Feedz para integrar funcionalidades, como o de avaliação de desempenho ou de termômetro emocional. Neste caso, você pode identificar quem precisa de mais atenção para ficar mais engajado.

Leia também nosso guia do Feedz para saber mais sobre a plataforma!

Engage

Logo da empresa Engage. As letras tem a cor azul e a esquerda do nome a 10 círculos formando uma torre. O círculo de cima tem a cor laranja e os demais a cor azul

Engage é uma plataforma de aprendizagem LMS, ou seja, personalizável para o tipo de curso, treinamento ou aula que se deseja aplicar.

Ela possui como base os conceitos de gamificação, além de inteligência artificial, para que você crie treinamentos interativos e campanhas de engajamento que geram resultados.

É possível criar trilhas de conteúdos e jornadas de aprendizagem personalizadas para cada objetivo, bem como para cada nível de engajamento ou aprendizado em que os alunos e colaboradores se encontram.

As atividades criadas podem ser ao vivo, dissertativas, duelos, enquetes, feedbacks, de leitura de texto, mini-games, podcasts, quizzes, de reconhecimento, entre muitas outras.

No Engage você consegue acompanhar o desempenho dos participantes através de dashboards, criar rankings, conquistas, certificados, avatares, organizar uma biblioteca para os conteúdos criados e fazer integração com outras plataformas, como Youtube, Vimeo, Zoom, Shopify e outras.

Gamific

Logo da empresa Gamefic. Do lado esquerdo do nome a um desenho geométrico e o logo todo tem a cor azul escuro

Gamefic é uma plataforma de gamificação para criar atividades e campanhas de engajamento presenciais e remotas.

É indicada para times de vendas, atendimento ao cliente, sucesso do cliente, tecnologia, entre outras, assim como para escolas.

Na Gamefic, além de você conseguir criar seus jogos, é possível acompanhar em tempo real em dashboards como está a disputa e o desempenho dos jogadores.

Também é possível montar treinamentos personalizados, além de oferecer recompensas e troféus para os colaboradores mais engajados e que concluíram suas tarefas.

A Gamefic faz integração com outras plataformas, como Pipedrive, SAP, Hubspot, CRMs, ERPs, entre outras, dessa forma, os resultados dos seus colaboradores em outras ferramentas também podem ser usados como forma de recompensá-los.

Conclusão

Nos últimos anos, especialmente nos que sucederam à chegada da pandemia de COVID-19, ficou evidente que as empresas e escolas precisam inovar para conseguirem engajar colaboradores, clientes e alunos.

A gamificação é um conceito que pode atender a essa demanda, e visa transformar a experiência do ecossistema empresarial, assim como da comunidade escolar, trazendo entretenimento seja no aprendizado, seja para alcançar metas ainda mais agressivas.

Isso porque com a gamificação é possível estimular uma competitividade sadia, recompensar colaboradores ou alunos que concluíram uma etapa importante no aprendizado, ou ainda, para aprimorar o onboarding de usuários;

Mas, principalmente, gamificar campanhas é essencial para estimular o engajamento do seu público-alvo.

Oferecer diferenciais, seja para trabalhadores, alunos ou clientes é o que o mercado estará esperando nos próximos anos, e gamificar suas campanhas pode ser o que estava faltando para que você consiga o engajamento desejado.

Agora que você sabe mais sobre gamificação, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack para conhecer milhares de softwares, automatizar todas as suas rotinas corporativas e se destacar de vez no mercado!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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