Você sabe o que é o Kahoot!? Entenda aqui como funciona!

Publicado em 17 de setembro de 2021

Há algum tempo, jogos e quizzes são utilizados em salas de aula como formas de estimular a criatividade, o raciocínio lógico e melhorar o aprendizado dos alunos desde a infância. A Kahoot! é uma das plataformas que auxiliam na criação destes conteúdos dinâmicos, que também otimizam as rotinas dos profissionais da educação.

Já foi demonstrado através de diversos artigos científicos que essa estratégia na licenciatura desperta a atração e interesse dos alunos por disciplinas que sofrem certa resistência, como a matemática, ou que necessitam de muita atividade prática para compreender como funciona, como ciências.

Agora, com a pandemia de COVID-19 e o ensino à distância, as escolas tiveram de adaptar seu modelo de trabalho.

As interações presenciais não foram possíveis por um longo período e o ensino híbrido tornou-se uma realidade mais rápida do que imaginávamos.

Mas, sabemos que as interações são extremamente importantes para amadurecer a convivência em sociedade nos alunos, além de desenvolver habilidades.

Por isso, é preciso contar com ferramentas que não só ajudam a criar jogos lúdicos como também são capazes de engajar alunos e professores mesmo que à distância.

Acompanhe este texto para saber mais sobre a Kahoot!.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Kahoot!?

Imagem de uma floresta em foco no Kahoot!

Kahoot! é uma plataforma global e colaborativa de jogos educativos de diversas categorias, fundada em 2012, que pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet.

No último ano, a Kahoot! alcançou a marca de 1,5 bilhão de jogadores, e cerca de 5 bilhões desde seu lançamento, com mais de 100 milhões de jogos criados em diversos idiomas por meio de suas ferramentas.

Através do Kahoot!, profissionais da educação e alunos ao redor do mundo podem criar, compartilhar e jogar jogos e quizzes interativos para melhorar a absorção de matérias e disciplinas, além de se reunirem em videoconferênciasvideoconferências.

A plataforma centraliza ferramentas que atendem desde o ensino básico até o superior, facilitando a gestão das aulas por parte das escolas e dos professores.

Com os recursos profissionais da plataforma, ainda é possível criar planos de aula, treinamentos, votações e apresentações de slides, com acesso a uma biblioteca de imagens de alta definição.

Até mesmo empresas podem se beneficiar com os produtos da Kahoot! para capacitar e engajar colaboradores.

Como funciona o Kahoot!?

Imagem com diversos quadrados mostrando tipos de cursos e quizzes

Para utilizar o Kahoot! é necessário se inscrever na plataforma e selecionar uma das opções de contas: professor, aluno, profissional ou pessoal.

O Kahoot! possui opções de planos gratuitos ou pagos, porém, os dois planos disponíveis para escolas são pagos, sendo um deles personalizado conforme as necessidades.

Os planos gratuitos possuem funcionalidades limitadas e são indicados para fins não comerciais.

Já os planos pagos fornecem acesso a mais recursos e podem ser realizados downgrades e upgrades a qualquer momento.

Todos os jogos criados possuem um código PIN para que os alunos ou colaboradores os acessem a partir de suas contas, seja no APP móvel ou na plataforma Web.

Veja nos próximos tópicos como a Kahoot! atende cada público.

Kahoot! para a comunidade escolar

Painel para escolha de pontuação do Kahoot!

As escolas e universidades podem escolher entre o plano personalizado da Kahoot! ou o plano pré-definido, que abrange ferramentas tanto para aulas físicas quanto virtuais e cobra por professor/mês.

A plataforma disponibiliza uma licença local de utilização do site para que a escola integre e capacite todos os professores e funcionários nessa transformação digital, fortalecendo também a cultura escolar.

Os professores, por sua vez, podem escolher um entre os quatro planos avulsos disponíveis na plataforma, incluindo um gratuito.

Como recursos, os professores podem criar jogos e quizzes, os chamados kahoots, do zero e em diversos formatos, e também combinar ou editar questões criadas por outros usuários.

É possível criar diversos modelos de perguntas em um kahoot, como:

  • Verdadeiro e falso;
  • Resposta digitada;
  • Múltipla escolha;
  • Enquete ou votação;
  • De coleta de feedbacks;
  • De revisão de conteúdos;
  • De preparação para vestibulares;
  • Incluir slides;
  • Quebra-cabeça;
  • Com imagens e/ou desenhos e vídeos do Youtube;
  • Com cronômetro ou de tempo livre;
  • Com elevação ou diminuição dos níveis de dificuldade, conforme o ritmo do aluno;
  • Com ranking, para estimular a competitividade;

Atribuindo de forma aleatória as questões para que os alunos respondam individualmente ou em equipe, na sala de aula ou na sala virtual.

Todas essas respostas são calculadas de acordo com as pontuações estipuladas pelo professor e geram relatórios que ajudam a:

  • Escalar os níveis de dificuldade das aulas e das lições;
  • Medir o desempenho dos alunos, individual e coletivo, inclusive instantaneamente;
  • Identificar o quanto um aluno sabe sobre uma matéria específica;
  • Compartilhar informações sobre cada aluno com outros professores;
  • Medir o nível de conhecimento da sala toda sobre determinado assunto.

Esses jogos são transmitidos em um quadro branco, no caso das salas de aula físicas, ou pela videoconferência nas salas virtuais, e os alunos respondem pelos seus próprios dispositivos.

Todo o percurso dos jogos aplicados podem ser acompanhados em tempo real através de um painel de controle intuitivo.

Kahoot! para os alunos

Imagem de um questionário interativo com alternativas separadas pelas cores vermelho, azul, amarelo e verde

Os alunos também podem elaborar e hospedar seus próprios kahoots e distribuírem entre si para interagirem com os colegas, obtendo ganhos de criatividade.

Essa é mais uma forma de fazer com que fixem um conteúdo e desenvolvam habilidades de liderança em projetos, além de os manterem atualizados sobre as novas tecnologias, essencial para o novo mercado de trabalho.

Todas as ferramentas necessárias para estudar, revisar, fazer atividades e marcações e se reunir com a sala, ficam disponíveis em um único ambiente, oferecendo mais organização para estes alunos.

Eles podem convidar amigos para participarem dos questionários e competirem em desafios em conjunto, com milhões de kahoots prontos para escolher.

Até mesmo as famílias podem utilizar o Kahoot! junto aos alunos, o que estimula o engajamento e aprendizado também no ambiente familiar.

Mais uma ferramenta disponibilizada na Kahoot! para alunos são os flashcards, úteis para memorização rápida de tópicos ou conteúdos através de palavras-chave inseridas em cartas interativas, que podem ser viradas.

Além desses recursos, outro produto, o Drops, foi desenvolvido para a aprendizagem de idiomas e pode ser usado por alunos de todas as idades.

Ele permite a configuração do tempo de cada atividade, portanto, com 5 minutos o aluno já consegue fazer desafios diários, contando com mais de 45 idiomas para escolher.

Outros aplicativos da Kahoot!, específicos para determinadas matérias, estão disponíveis para os alunos, como para aprendizado de matemática, geometria, álgebra e xadrez.

Caso os alunos precisem fazer planos pessoais, eles podem escolher entre 4 planos, sendo um deles gratuito, com preços que variam conforme as funcionalidades e a quantidade de usuários na família.

Kahoot! para empresas

Para as empresas, a Kahoot possui recursos que permitem interatividade em reuniões, eventos, apresentações e treinamentos, inclusive em videoconferências realizadas pelo Google Hangouts, Zoom e Microsoft Teams.

Gestores podem criar kahoots com questionários que ajudam a identificar:

  • O quanto cada colaborador está ciente de processos internos;
  • O quanto estão engajados;
  • Suas dificuldades e satisfações.
  • Se estão precisando de novos treinamentos e reforços e em quais áreas.

Todo o processo de onboarding de colaboradores também pode ser montado e realizado através da Kahoot, além de brainstorms, desafios entre equipes e distribuição de comunicados internos.

A plataforma disponibiliza planos empresariais individuais, de equipe, de eventos únicos ou para toda a corporação, com testes gratuitos por 7 dias.

Dica B2B Stack: Como criar um Kahoot! grátis?

Agora que você sabe como o Kahoot! funciona, veja como você pode começar a utilizar a plataforma na prática.

Acompanhe os primeiros passos.

Como usar o Kahoot! grátis?

Para usar o Kahoot!, ao acessar a plataforma clique em “Inscrever-se”;

Imagem da página inicial do site do Kahoot!

Escolha o tipo de conta mais adequado às suas necessidades. Em nosso caso, vamos exemplificar com o plano “Pessoal”.

Caso você escolha o “Profissional”, antes de finalizar seu cadastro já será necessário escolher o plano que você utilizará;

Página com 4 alternativas de conta. As contas são separadas entre: 'professor' que está no quadrado vermelho, 'aluno' que está no quadrado, 'pessoal' que está no quadrado amarelo e 'profissional' que está no quadrado verde

Defina com quem você mais vai jogar Kahoot!;

Conjunto de 4 quadrados roxos com opções: 'amigos e família', 'colegas e clientes', 'alunos' e 'outro'

Insira sua data de nascimento e clique em “Continuar”;

Campos para inserção de mês, dia e ano de nascimento

E também um nome de usuário, clicando em seguida em “Continuar”;

Imagem de um campo para inserção de nome

No próximo passo, você pode entrar com uma conta do Clever, do Google, da Microsoft ou da Apple, ou ainda digitar seus dados manualmente nos campos “E-mail” e “Senha”;

formulário de acesso via redes sociais e google

Escolha seu plano. Em nosso exemplo vamos utilizar o plano Básico, que é gratuito;

Tela de escolhe de plano no Kahoot!

Se você estiver utilizando o Kahoot! em seu desktop, seu painel será somente com o idioma inglês, mas os kahoots podem ser criados em português normalmente.

Já se você utilizar através do aplicativo para dispositivos móveis, é possível alterar todo o idioma para português;

Página inicial do Kahoot!

Neste painel de controle, tanto no desktop quanto no APP móvel você terá:

  • Ferramentas para criar e hospedar seus próprios kahoots;
  • Acessar os outros aplicativos de aprendizado;
  • Criar uma biblioteca particular;
  • Criar grupos e times;
  • Acessar kahoots de outros usuários, inclusive utilizando o PIN, para jogar;
  • Visualizar relatórios de desempenho;
  • Configurar seu perfil e excluir sua conta.

Opções de quizzes no Kahoot

Conclusão

Com as novas adaptações de toda a população, empresas e escolas ao distanciamento social, a aceleração da transformação digital foi inevitável.

As crianças e adolescentes foram um dos públicos mais afetados com a pandemia de COVID-19, uma vez que a educação no país já estava frágil e a crise escancarou ainda mais as dificuldades enfrentadas por alunos e professores.

Por outro lado, muitas ferramentas tecnológicas foram descobertas, ou redescobertas, o que contribuiu, em alguns casos, com o ensino à distância ou híbrido.

Por compreenderem que as crianças e os adolescentes são extremamente influenciados e estimulados pela curiosidade, a plataforma Kahoot! passou a ser uma das aliadas fundamentais das escolas para o engajamento dos alunos.

Através dela, os alunos aprendem brincando e isso torna as aulas mais leves, além de os manterem conectados com a tecnologia e os prepararem para o mercado de trabalho.

Mas, embora o foco da Kahoot! esteja nos profissionais da educação e nos alunos, empresas de todos os segmentos podem usufruir de suas ferramentas.

A Kahoot! permite que todos criem e tenham acesso a milhões questionários interativos que se adequam a diversos cenários.

Seja para criar planos de aula, aplicar testes e atividades, revisar conteúdos, física ou virtualmente, fazer enquetes, apresentações, dar treinamentos ou fazer onboarding de colaboradores, diversos jogos e perguntas podem ser desenvolvidos e cada participante interage diretamente do seu dispositivo, de forma individual ou coletiva.

E o principal:

O painel de controle da Kahoot! oferece atualizações em tempo real sobre o desempenho dos jogadores e ainda gera relatórios que auxiliam professores e gestores a compreenderem as dificuldades e facilidades de alunos e colaboradores, fazendo com que tomem decisões baseadas em dados concretos.

Já utiliza uma ferramenta como a Kahoot! ou de outra categoria?

Então conta para todo o mundo como é sua experiência deixando sua avaliação no portal B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados