Nubank, a Fintech que se tornou referência no Brasil

Publicado em 21 de outubro de 2021

O Nubank é um cartão de crédito brasileiro, que já é considerado um dos mais amados pelos jovens e que, cada vez mais, tem ganhado a confiança de um público que não para de crescer.

Você pode estar pensando: aparentemente, não existe nada de inovador em oferecer um cartão de crédito, não é mesmo?

É por isso que a história da Nubank é tão interessante.

Afinal, o que a empresa fez não foi criar um produto novo e, sim, trazer uma experiência, digamos, mais agradável para um serviço antigo.

E, ao fazer isso, a empresa foi além: conquistou espaço em um mercado que antes era dominado por instituições financeiras tradicionais (um feito e tanto!).

Vamos agora conhecer a história do Nubank e entender o motivo pelo qual ele oferece hoje um dos serviços mais admirados no cenário nacional.

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Como surgiu o Nubank?

Logo da Nubank constituído das letras N e U. As letras tem a cor roxa

Nubank é uma fintech brasileira fundada em maio de 2013 pelo colombiano David Vélez, pelo americano Edward Wible e pela brasileira Cristina Junqueira.

O primeiro lançamento da empresa foi um cartão de crédito internacional com a bandeira MasterCard.

Como diferencial, o "roxinho" – apelido que ganhou – já nasceu sem a cobrança de taxas ou anuidades.

É verdade que à primeira vista, o produto não era lá muito inovador, afinal, já existiam inúmeras opções de cartão de crédito no mercado.

Contudo, o Nubank pretendia ser um novo caminho para um antigo modelo de negócios.

Para isso, decidiu trilhar o ambiente digital para basear suas operações.

A estratégia foi a responsável por criar um produto relevante, baseado na transparência de operações.

A ideia, embora simples, foi um passo para acabar com a burocracia na prestação de serviços financeiros, posicionando o Nubank como uma nova alternativa dentro de um mercado que já estava saturado por produtos e serviços que pouco entendiam a experiência do usuário.

E se você ainda está achando pouco, é só se lembrar como era ter uma cartão de crédito no passado: quase que certo ter que passar por uma experiência ruim 😐

Entre as queixas mais comuns estavam as altas tarifas e anuidades (consideradas, muitas vezes, como abusivas).

Isso sem falar nos serviços de atendimento ao consumidor que, geralmente, eram impessoais e mal avaliados pelos próprios clientes.

Como o Nubank se tornou o que é hoje?

O lema do Nubank, desde o seu momento zero, era posicionar a marca de forma diferente da que os bancos tradicionais ocupavam: "nós cansamos da burocracia, das taxas abusivas e do péssimo serviço oferecido pelos bancos brasileiros" afirmava a empresa.

A saída era apostar na tecnologia para proporcionar a melhor experiência possível aos seus clientes.

De simples fintech a um dos cartões mais amados do Brasil!

A imagem tem tons de roxo em sua totalidade e mostra um cartão da Nubank ao centro. Ao fundo existe diversas bolhas ou gotas, dependendo dá ideia

A resposta para o sucesso do Nubank está em seu DNA voltado para o crescimento acelerado e estruturado para impactar fortemente os seus clientes.

Mas, você deve estar se perguntando: como uma fintech, que nasceu há tão pouco tempo, pode impactar positivamente milhões de pessoas e, mais ainda, competir com os grandes bancos, que já possuíam tantos anos de mercado?

A resposta está na mentalidade!

A mentalidade das startups, ou fintechs como é o caso do Nubank, é muito diferente das empresas tradicionais. É isso que faz elas terem uma visão diferente do mundo.

Elas entendem que a melhor forma de estabelecer um novo modelo de negócios é quebrando os "chavões" já estabelecidos.

E foi exatamente isso que a Nubank fez: atrelou uma nova visão a um produto antigo e se tornou a pioneira em criar um serviço com uma experiência mais agradável.

Esse é, sem dúvidas, um dos elementos que diferenciam as empresas consideradas hoje em dia como inovadoras, das tradicionais.

Como no exemplo do Nubank, pense no seguinte:

Será que um cliente quer contratar uma bandeira de cartão de crédito que não está nem aí para se relacionar com ele, ou irá preferir aderir a um serviço simples, livre de taxas e com uma prestação de serviços transparente que usa a tecnologia para ajudar a resolver tudo que é preciso?

Como funciona o Nubank?

A ideia por trás do Nubank é funcionar sem burocracias. Para isso, ele oferece uma plataforma 100% digital, com interface que permite que o cliente receba um atendimento self-service.

Todos os serviços podem ser resolvidos facilmente: acompanhar gastos, gerar e pagar as faturas e pedir o cancelamento de uma transação em caso de suspeita de fraude, por exemplo.

Todas as transações podem ser realizadas de forma prática e intuitiva a partir do aplicativo para dispositivos móveis, que também possibilita aos clientes alternar entre Contas PF e PJ, caso o usuário use as duas modalidades.

E quando é preciso acionar a central de relacionamento, o Nubank garante um atendimento disponível 24 horas por dia para conversar por chat, telefone, e-mail ou redes sociais.

Para melhorar a experiência, o cliente é sempre recepcionado por uma equipe de atendimento qualificada, que tem como meta de sucesso o menor tempo de resposta, produtividade e a satisfação do usuário.

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Impactos do Nubank no sistema financeiro brasileiro

Antes da revolução no sistema financeiro brasileiro causada pelos bancos digitais, muitas pessoas de baixa renda raramente tinham acesso a produtos e serviços bancários, como cartões de crédito e empréstimos.

A autonomia financeira era outro motivo de frustração para os brasileiros.

Era comum que transações financeiras muito particulares precisassem da autorização ou intermediação dos gerentes de conta para serem concluídas.

Hoje, conforme o relatório de inclusão financeira Nubank, o número de clientes que avaliam o controle sobre sua vida financeira como "alto" ou "muito alto" depois de entrarem no Nubank foi de 28% para 52%.

Agora, eles foram empoderados e são capazes de tomar suas próprias decisões e iniciativas no que diz respeito ao seu próprio dinheiro e atividades financeiras.

Outro dado interessante do relatório é quanto ao acesso a bancos e instituições financeiras, especialmente por pessoas de baixa renda.

Da base de clientes da Nubank, 11% representam pessoas que tiveram a primeira conta bancária aberta e primeiro acesso aos serviços financeiros com o Nubank, sendo 39% da região Nordeste do Brasil e 36% da região Sudeste.

Outras percepções do relatório estão relacionadas a melhora da educação financeira dos clientes Nubank e da prevenção do endividamento através de conteúdos educativos e funcionalidades específicas do aplicativo e da própria plataforma da instituição.

Quanto às mudanças do sistema bancário no geral, ainda pode-se citar a pressão sobre a redução de tarifas dos bancos tradicionais, também influenciada pela chegada do Nubank, e as mudanças regulatórias que deram origem ao Open Banking.

Se você ainda não sabe o que é Open Banking, temos um conteúdo exclusivo que você pode conferir clicando aqui.

Nubank é conta corrente ou poupança?

Nem um, nem outro.

A conta digital oferecida pelo Nubank, na verdade, é uma conta digital de pagamentos.

Isso porque o Nubank não é considerado um banco, mas é registrado pelo Banco Central do Brasil como uma Instituição de Pagamentos.

Diferente da conta corrente, as contas de pagamento geralmente não cobram taxas de manutenção e outras tarifas, e todas as transações e processos são realizados de forma 100% digital.

Sua abertura também é mais flexível e menos burocrática, não sendo necessário comparecer a uma agência munido de documentos para tal.

E semelhante à conta poupança, a conta de pagamento é capaz de fazer seu dinheiro render através da aplicação automática do valor nela depositado em títulos públicos, como no Tesouro Direto.

Neste caso, a diferença entre uma conta de pagamentos e a conta poupança está no quanto cada uma rende.

No geral, as contas de pagamento costumam ter um rendimento maior do que a poupança.

Principais produtos Nubank

O primeiro lançamento do Nubank foi um cartão de crédito, que conta também com um programa de benefícios: o Nubank Rewards – que cobra uma tarifa para quem deseja participar.

Mas, além dele, o Nubank possui também:

  • Conta digital, a NuConta, que assim como o cartão de crédito é gratuita;
  • Conta PJConta PJ: indicada para pequenos negócios, autônomos e MEIs;

E mais um produto do Nubank é o seguro de vida, que pode ser contratado a partir de R$ 9 por mês.

Acompanhe nos próximos tópicos algumas das particularidades do cartão e da conta Nubank.

  • E se quiser saber sobre a conta de pessoa jurídica, fizemos um guia completo sobre a Conta PJ Nubank com todas as informações, e você pode conferir clicando aqui!

No conteúdo você vai entender como funciona e como abrir a Conta PJ Nubank, ver a opinião dos usuários, as vantagens e desvantagens, e muito mais!

Cartão de crédito Nubank

O "roxinho", cartão de crédito da Nubank, é um cartão internacional Mastercard, sem anuidade, que oferece diversas vantagens com sua utilização.

Uma delas é o desconto por antecipação de parcelas da fatura, direto no APP Nubank.

Ou seja, se você possui compras parceladas e quer antecipar alguma das parcelas para liberar seu limite, por exemplo, o cartão de crédito Nubank é o único que oferece este tipo de desconto.

Quem compra com o "roxinho" também pode participar do programa Nubank Rewards, indicado para quem gasta pelo menos R$ 1.600/mês no cartão de crédito.

Isso porque o programa de pontos Nubank Rewards custa R$ 190/ano ou R$ 19/mês, e a cada R$ 1 gasto você ganha 1 ponto.

A pontuação acumulada pode ser utilizada para abater valores da fatura do próprio cartão de crédito Nubank ou serem transformados em milhas, e não expira.

Este cartão pode ser solicitado pelo próprio APP, e também se você for convidado por outro usuário, e as análises para aprovação podem levar até 5 dias úteis.

Já o cartão de crédito Nubank Ultravioleta é um cartão de crédito feito em metal, que oferece cashback de 1% nas transações realizadas com ele.

Além disso, os usuários podem aproveitar benefícios do Mastercard Black, como acesso a Salas Vip, Wifi gratuito em qualquer aeroporto e seguros de viagens.

Imagem de uma mulher sorrindo e segurando um cartão da Nubank em sua mão direita. O fundo da imagem tem a cor Roxa.

Diferente do "roxinho", o Nubank Ultravioleta possui mensalidade de R$ 49 para quem não gasta pelo menos 5 mil reais por mês, ou para quem não tem ao menos R$ 150 mil guardados ou investidos entre o Nubank e o Nu invest.

NuConta, a conta digital Nubank

A conta digital NuConta não cobra taxa de manutenção ou tarifas de serviços.

A única cobrança existente é a de saque, atualmente no valor de R$ 6,50.

As transferências do tipo TED e por PIX para qualquer banco são gratuitas.

Assim como os recursos de depósito na conta via boleto bancário e a função "débito" do cartão podem ser utilizados gratuitamente.

Além de pagar qualquer boleto e receber pelo Nubank, você pode fazer recargas de celular direto no APP e com o saldo da sua conta, fazer compras online, render seu dinheiro mais do que na poupança e fazer a portabilidade do seu salário.

Como abrir uma conta Nubank?

Para abrir sua conta Nubank é muito simples e o processo é feito pelo aplicativo, sendo os únicos requisitos:

Ter no mínimo 18 anos, ser residente do Brasil e ter um smartphone compatível com os aplicativos para Android (versão 4.4 ou superior) ou iOS (versão 10 ou superior).

Mesmo quem não foi aprovado no cartão de crédito pode abrir a NuConta, passando apenas por análises cadastrais.

Ao instalar o aplicativo no seu celular, serão solicitados alguns dados pessoais, como nome, data de nascimento, telefone e e-mail.

Imagem da playstore com o aplicativo da Nubank selecionado para download. A imagem mostra o logo da Nubank no canto superior esquerdo, No canto superior direito temos o botão verde para abrir o aplicativo. Abaixo temos telas mostrando como é o layout do aplicativo

Depois, você precisa criar uma senha, tirar uma foto do seu documento de identificação e uma selfie.

Em apenas alguns segundos sua conta já fica disponível e você pode adicionar dinheiro por PIX, TED ou por boleto bancário.

Fundador: quem é David Velez?

Imagem de um homem sorrindo e sentado em uma poltrona verde com um cartão da Nubank em sua mão esquerda

O colombiano David Velez é um dos fundadores do Nubank – ao lado de Cristina Junqueira e Edward Wible.

Engenheiro de formação, começou a carreira no mercado financeiro e seguiu nela até começar a atuar em investimentos de risco, em 2008.

Chegou ao Brasil em 2011 com a missão de liderar a operação da Sequoia, uma empresa de capital de risco, hoje uma das investidoras do Nubank.

A decisão de empreender no mercado financeiro veio depois de acumular péssimas experiências com os serviços encontrados no segmento nacional.

Ele viu aí a oportunidade de revolucionar o mercado ao unir tecnologia e um serviço voltado para o atendimento das necessidades do cliente: nascia o Nubank!

Hoje, a empresa Nubank figura como uma das maiores instituições digitais independentes do mundo, que não depende de nenhum banco para funcionar.

Leia também: Nova economia em tempos de crise: como se adaptar?

Cenário atual: rodadas de investimentos Nubank

Em 2018, o Nubank atingiu o status de empresa “unicórnio” ao atingir a avaliação de preço de mercado no valor de 1 bilhão de dólares.

A partir desse feito ela se tornou a terceira empresa brasileira a alcançar esta marca.

De lá para cá o Nubank recebeu oito rodadas de investimento.

Hoje os investimentos no Nubank acumulam aproximadamente US$ 850 milhões, com investidores como a TCV, Tiger Global Management e a DST Global.

A empresa tem sede em São Paulo, um escritório de engenharia de software em Berlim, na Alemanha, e já expandiu suas operações para Argentina, México, Colômbia e Estados Unidos.

Nubank em 2021 e tendências para 2022

Atualmente, o Nubank possui uma carteira com mais de 40 milhões de clientes, e para expandi-la ainda mais, até o final do ano de 2021 serão lançadas algumas novidades.

Uma delas é o cartão de crédito PJ Nubank, que ainda não era disponibilizado na Conta PJ.

Até dia 15 de setembro, quando contaram a notícia, apenas um cartão de crédito era disponibilizado aos clientes, contratado somente em nome de pessoa física.

Visando cuidar do relacionamento com os pequenos empreendedores e fornecer o atendimento que não tinham com os bancos tradicionais, o cartão de crédito PJ Nubank será disponibilizado, inicialmente para testes, em um grupo de 50 mil clientes.

Estes clientes que foram convidados a testar já podem ativar a função de crédito no seu cartão de débito usual diretamente no aplicativo Nubank e começar a utilizá-lo.

Mais um recurso que deve alcançar toda a base de clientes Nubank nas próximas semanas é a de débito automático para cobranças recorrentes.

Ou seja, aquelas que são periódicas, como Netflix, Spotify, clubes de assinatura e outras, e que, geralmente, são descontadas na fatura do cartão de crédito ou devem ser pagas por boleto bancário.

Hoje, é possível cadastrar em débito automático somente as contas de consumo, como as de água e luz.

Com a chegada dessa nova funcionalidade, os clientes Nubank terão uma plataforma exclusiva não só para cadastrarem seus pagamentos recorrentes.

Também poderão gerenciar e obter suporte nessas transações, determinar o valor máximo dessas cobranças e receber alertas se o valor definido for ultrapassado.

E uma parceria que já tem chamado a atenção é da Nubank com o Emicida, na qual vários conteúdos financeiros e educativos serão produzidos para serem disseminados por este, que é um dos maiores cantores do país.

E as tendências Nubank para 2022?

Para 2022, pode-se esperar que a Nubank aperfeiçoe cada vez mais seus produtos, principalmente com a consolidação do Open Banking, que terá sua última fase de implementação em dezembro de 2021.

Com a competitividade gerada pelo Open Banking, a tendência é que tanto os bancos e instituições de pagamento digitais quanto os bancos tradicionais melhorem suas taxas e tarifas e ofereçam ainda mais flexibilidade nas contratações de serviços financeiros.

Também podemos esperar os resultados da campanha que será realizada junto a influenciadores digitais, como dos canais do Youtube KondZilla, Manual do Mundo, Juliana Luziê e Futirinhas.

Essa campanha refere-se ao novo serviço que será lançado, o de compra e venda de ações diretamente no APP Nubank, com o objetivo de democratizar o acesso ao mercado de investimentos para qualquer pessoa.

Conclusão

A Nubank faz parte de um rol de empresas que romperam os modelos tradicionais de negócios financeiros, colocando as reais necessidades do cliente no cerne de sua atuação.

Por isso, ela se tornou umas das empresas mais admiradas do Brasil.

A principal bandeira do Nubank é a agilidade e facilidade de interação com o usuário. A empresa poderia ser como qualquer outro cartão de crédito, mas decidiu aliar a tecnologia para permear todos os serviços oferecidos.

O resultado da estratégia inaugurou o caminho para a inovação dentro de um mercado que já estava cansado de ser o mesmo!

E aí, o que você acha do Nubank? No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, você encontra mais de 20 mil soluções categorizadas para o seu negócio, e ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Banner com 5 estrelas e uma pessoa segurando uma delas. Abaixo temos o logo da B2B Stack e a imagem tem o fundo de cor roxa azulado

Publicado por Vanessa Araujo

Vanessa Araujo é jornalista formada há mais tempo do que gostaria de admitir. No decorrer de sua jornada, trabalhou em diversas frentes da comunicação de empresas e agências de todos os portes e segmentos. Para ela, o mundo tech é a base que melhora as relações humanas e "simplicidade" é a palavra que se traduz em todos os conteúdos que desenvolve. E, apesar de saber que o mundo tecnológico de hoje é repleto de escolhas, prefere não assistir Netflix.


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