Como as fintechs estão revolucionando a vida dos negócios

Publicado em 19 de abril de 2021

Filas gigantescas, burocracias, taxas abusivas, vendas casadas e horas para conseguir falar no atendimento… todas essas situações te fazem lembrar do que? Se na hora você pensou nos bancos, é sobre eles mesmo que estou me referindo. 

Se voltarmos 10 anos atrás, este era o cenário que simbolizava a vida financeira da grande maioria dos brasileiros, sem muito como fugir disso. 

Foram justamente esses pontos, em paralelo com a evolução da tecnologia, principalmente por conta da internet e dos smartphones, e, em conjunto com a crise econômica mundial de 2008 que o mundo financeiro passou a ser transformado, e, para nossa sorte, para melhor. Estamos falando do início da “Revolução Fintech”.

O que são fintechs?

Em dezembro de 1998 nascia o Paypal, considerado a primeira fintech, antes mesmo destas existirem. O Paypal surgiu nos EUA como uma empresa de pagamentos online. Ou seja, ele acabou unindo dois pontos: tecnologia e finanças.

Em janeiro de 2006, aqui no Brasil, surgia a BRPay, sendo a primeira plataforma de pagamentos online do país. Um ano depois, o Uol comprou a empresa e em julho de 2007 mudou seu nome para PagSeguro. Mais uma vez era uma solução que unia finanças e tecnologia. 

O que o Paypal e o PagSeguro têm em comum que nos ajuda a entender o que é uma fintech e quando elas surgiram? Fintechs são startups como o Paypal e o PagSeguro que desenvolvem produtos e serviços financeiros totalmente digitais.

Apesar destas iniciativas serem de 1998 e 2006, respectivamente, o ano de 2008 ficou marcado como o ano de início da revolução das fintechs, justamente o ano em que o mundo entrou num colapso econômico causado pelo sistema financeiro tradicional.

Hoje, existem inúmeras fintechs ao redor do mundo. No Brasil, de acordo com a Distrito, existem pelo menos 1.016 fintechs. Estas oferecem soluções nas mais diversas categorias: crédito, investimentos, seguros, contas digitais, pagamentos, gestão financeira, finanças pessoais, negociação de dívidas, dentre outras.

A revolução das fintechs na vida das empresas

No Brasil, muitas vezes startups, micro, pequenas e médias empresas acabam tendo dificuldades de acesso e/ou boas condições em serviços e produtos financeiros oferecidos pelos grandes bancos. 

Com as fintechs, diversas opções de bancos digitais possibilitam a abertura de contas com taxas bem mais interessantes, e até, em alguns casos, isentas de taxas. E, claro, tudo isso de forma digital e muito prática!

As fintechs de crédito também são excelentes alternativas para empresas que buscam condições diferenciadas ou alternativas ao crédito tradicional. Além do modelo de crédito tradicional, as fintechs trazem novos modelos, como o caso do P2P Lending, ou até modelos de captação de recursos junta a investidores, com o modelo do Equity Crowdfunding.

Outra categoria de destaque é a de pagamentos. Esta engloba desde as soluções para recebimentos de pagamentos no formato mais tradicional, via maquininha de cartões, até soluções mais voltadas ao meio digital, como sistemas de cobrança e aplicativos de pagamento.

Na parte da gestão financeira, até algumas décadas atrás, os pequenos negócios também acabam tendo um acesso restrito aos Sistemas de Gestão Integrada, os ERP’s. Estes, pelo custo e pela complexidade, acabavam sendo muito mais apropriados às grandes empresas.

Com as fintechs, sistemas similares foram criados e adaptados à realidade dos negócios de menor porte, com soluções para ajudar no dia a dia das finanças do negócio. Além de integrar diferentes áreas da empresa, como vendas e financeiro, algumas soluções foram criadas para oferecer contabilidade online, precificação e controle tributário, por exemplo.

E as soluções que as fintechs trazem para as empresas não param por aí. Na categoria câmbio, são oferecidas soluções para quem precisa fazer remessas internacionais ou operações de câmbio, com maior praticidade e taxas mais interessantes.

Na categoria investimentos, algumas fintechs oferecem boas opções de investimentos para pessoas jurídicas. Na categoria fidelização, existem fintechs com soluções para fidelização de clientes e de colaboradores. Na categoria renegociação de dívidas, são oferecidas soluções para negociação de pendências com clientes e fornecedores.

As fintechs, desde sua origem, estão revolucionando o mundo financeiro. Elas acabam oferecendo ótimas soluções, com custos menores, melhores experiências e maior praticidade.

E você, já usa alguma fintech para a sua empresa?


Artigos relacionados