Como o Google Classroom vem revolucionando os estudos

0
275
Google Classroom

De tempos em tempos, surgem no mercado novas ferramentas tecnológicas para auxiliar professores e alunos nos métodos de ensino aprendizagem, fazendo com que os processos educacionais sejam cada vez menos árduos e possam atingir um maior número de pessoas. Uma dessas ferramentas é o Google Classroom.

Hoje, que estamos em uma época de pandemia, percebemos o quanto essas ferramentas são importantes para manter o mundo conectado, para facilitar o compartilhamento de informações e para inovar o ensino a distância.

Patrocinado

Um estudo realizado em 2016 pela Universidade Federal da Paraíba, demonstrou que a utilização do Google Classroom em salas de aula de ensino médio e na disciplina de matemática, aumentou a interação e interesse dos alunos para com a matéria.

Apesar das dificuldades para incluir essas ferramentas tecnológicas no dia a dia dos alunos, principalmente os de escolas públicas, é evidente que a utilização delas torna o ambiente mais dinâmico e facilitado.

Mas, o que o Google Classroom pode realmente oferecer para professores e alunos? É o que te mostraremos daqui em diante.

O que é o Google Classroom?

Google Classroom, ou Google Sala de Aula, é um aplicativo gratuito integrado ao Google Workspace for Education para melhorar a comunicação entre professores, alunos e pais ou responsáveis, bem como para facilitar a distribuição de tarefas e atividades, gerenciar turmas e para ministrar aulas, palestras ou eventos online.

O Google Workspace for Education, antigo G Suite for Education, possui uma série de aplicativos além do Google Classroom para possibilitar a colaboração da turma em tempo real e proporcionar um ensino à distância completo e intuitivo.

Entre os aplicativos integrados ao Google Workspace for Education que também podem ser utilizados junto ao Google Classroom para melhor organização de tarefas e maior engajamento e aprendizado dos alunos, estão o Google Docs, Google Sheets, Google Slides, Google Drive, Google Forms, entre outros.

Fora estes aplicativos do Google, o Google Classroom também faz integrações com mais de 100 outros aplicativos educacionais. 

Entre as categorias desses aplicativos estão programação e ciência da computação, linguagem, artes e cultura, tecnologia, alfabetização digital, matemática e engenharia.

Desta forma, professores conseguem estimular a criatividade dos alunos e abranger muito mais ferramentas que melhoram os métodos de ensino e aprendizado.

O Google Classroom está disponível para as escolas que utilizam o Google Workspace for Education, usuários de todas as edições do Google Workspace, exceto o Google Workspace Essentials e usuários maiores de 13 anos que possuem contas ativas do Google.

Como o Google Classroom se tornou tão importante nos dias de hoje

Mesmo muito antes da pandemia de COVID-19, em meados de 2019, já sabíamos que quanto mais a tecnologia se aproxima da educação, melhores serão as oportunidades de aprendizado.

É nítido que a educação brasileira precisa passar por reformulações e que os professores precisam de ajuda para lidar com situações do dia a dia dentro da comunidade escolar.

Agora então, podemos ter a certeza que a tecnologia chegou nas escolas para ficar, e que é bobagem não nos adequarmos à ela, pois temos nas palmas de nossas mãos, o benefício de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com a correria do dia a dia, contar com o Google Classroom, resolve os problemas com:

  • A centralização das tarefas educacionais;
  • Possibilita que o aluno assista às aulas em todos os lugares;
  • Possibilita a entrega de atividades e colaboração em documentos junto aos colegas de grupo mesmo que não estejam presentes fisicamente;
  • Traz facilidade e segurança, pois conta com o armazenamento de trabalhos, documentos e matérias das aulas em nuvem, oferecendo também muita praticidade na hora de encontrar estes arquivos.

As ferramentas tecnológicas, como o Google Classroom, também resolvem uma grande dificuldade dos professores, que está relacionada à enorme quantidade de conteúdos que eles precisam passar aos alunos e o tempo das aulas, que não é suficiente para administrar todas as matérias e ainda aplicar atividades práticas.

Com essas ferramentas, os professores podem indicar outras atividades relacionadas às matérias, disponibilizar materiais complementares, e ainda deixar tudo armazenado em apenas um lugar para facilitar o repasse dessas indicações para outras turmas.

Tudo isso, e mais a questão do isolamento social, fez com que o Google Classroom se tornasse tão importante nos dias de hoje.

Leia também nosso artigo sobre as EdTechs, plataformas de ensino que agregam valor ao aprendizado. 

Quais os impactos do Google Classroom na educação a distância

Muitas pessoas descobriram agora as maravilhas que a tecnologia pode oferecer, inclusive, a educação a distância.

São mães que achavam que não conseguiriam mais estudar por não ter com quem deixar seus filhos, trabalhadores que desistiram dos estudos por não terem tempo hábil de chegar à escola depois do trabalho, e até mesmo a falta de interesse nos estudos por ter de lidar com situações muito complexas, como prazos de entrega, trabalhos em grupo e outras.

O ensino à distância melhora a qualidade de vida das pessoas, reduz gastos e tempo com mobilidade, e o Google Classroom tem um impacto muito positivo nisso, fornecendo todas as ferramentas necessárias para um bom aprendizado, e que influencia diretamente no desejo das pessoas continuarem estudando. 

Entre esses impactos, podemos citar:

  • Maior interação entre professores e alunos;
  • Criação de ambientes de aprendizado; 
  • Otimização de tempo dos professores por conter ferramentas centralizadas em apenas uma plataforma;
  • Pela possibilidade de utilização da ferramenta em qualquer dispositivo, reduz-se as chances de alunos ou docentes não conseguirem acompanhar suas tarefas;
  • Os usuários deste tipo de ferramenta começam a ficar mais engajados com a tecnologia, e tendem a aprender a utilizá-las, o que se torna um diferencial em suas carreiras.

Além disso, quanto mais utilizamos ferramentas educacionais, mais queremos utilizá-las, porque sabemos que o aprendizado não tem limites e a possibilidade de armazenar e organizar todos os materiais que temos em ferramentas como o Google Classroom, torna tudo mais fácil. 

Além de reuniões, o que o Google Classroom pode oferecer?

O Google Classroom possui uma série de funcionalidades tanto para os professores quanto para os alunos, que podem ser utilizadas em seu computador, Android, iPhone ou iPad.

Funcionalidades para professores e/ou administradores

Criar e gerenciar turmas: cria turmas de alunos e docentes para ministrar aulas,  distribuir tarefas, notas, atividades e avisos, podendo atribuir uma descrição à turma criada, a disciplina que será aplicada neste grupo e definir a localização da turma.

Você consegue ordenar os cards de suas turmas em seu painel de controle de acordo com as necessidades, facilitando a busca e organização de seus grupos ativos. 

Também permite que você copie turmas que já haviam sido criadas e que precisam ser utilizadas novamente.

Dentro desta funcionalidade, você também pode convidar alunos através de links de convites ou pelo código de acesso, incluir professores auxiliares na sala, bem como remover participantes, e arquivar ou excluir turmas;

Reutilizar postagens: permite reutilizar e criar cópias de avisos, atividades e perguntas em todas as salas ativas, e também editar esses materiais antes de republicar;

Iniciar videochamadas: através do Google Meet, do Google Agenda ou do Gmail você convida e inicia as videochamadas com a turma do Google Classroom, e também consegue adicionar transmissões ao vivo para visualização com até 100 mil espectadores.

É importante lembrar, que para a utilização dos recursos do Meet no Google Classroom, o administrador do Google Workspace ou G Suite precisa ativar o Meet para a escola;

Patrocinado

Página de atividades: local onde você adiciona todos os materiais pertinentes à aula, como arquivos de leitura, vídeos do Youtube, plano de aulas e regras da sala, podendo organizá-los por assunto e programar os envios desses materiais;

Configurar sistema de notas: a partir das entregas de provas e/ou atividades, você pode configurar a plataforma Google Classroom para calcular as notas automaticamente;

Feedbacks em atividades: permite que você aplique feedbacks em atividades entregues em tempo real;

Relatórios de originalidade: permite que se obtenha um relatório que compara os trabalhos dos alunos com trabalhos e livros divulgados na internet para saber se houve plágio no trabalho ou trechos sem citações;

Convidar pais ou responsáveis: você pode convidar os responsáveis à receberem resumos por e-mail sobre o progresso do aluno;

Gerenciamento de permissões: você define as permissões que os alunos terão para comentar ou fazer publicações na turma;

Utilização de agendas: como professor, você tem acesso à 2 agendas: 

A do Google Agenda, que pode ser acessada de qualquer dispositivo e tem informações como data de entrega de atividades, eventos da turma, lembretes, além de possibilitar a inclusão de outros eventos;

E a agenda do Google Classroom, que pode ser acessada apenas pelo computador, e permite a visualização das datas de entregas de atividades, mas não permite a inclusão de demais eventos;

Transferir turmas: permite que você transfira a propriedade da turma para outro professor ou responsável.

Funcionalidades para alunos

Entrega de atividades: os alunos podem entregar atividades online ou anexar documentos na plataforma Google Classroom. É possível editar trabalhos, mesmo que já tenham sido enviados, antes do prazo da entrega, e reenviá-los após as devidas correções.

As atividades que não foram marcadas como “concluídas” ou “entregues”, depois do prazo de entrega aparecerão como “atrasadas”;

Comentários e anotações: os alunos podem fazer comentários, anotações, sublinhar palavras, destacar frases, desenhar e colorir mapas em seus trabalhos através do Google Classroom para dispositivos móveis.

Patrocinado

Esses processos podem ser realizados em arquivos JPEG, GIF, PDF, documentos, planilhas e apresentações do Google, bem como em documentos do Microsoft Office;

Visualização de atividades: permite que os alunos visualizem as tarefas à serem entregues, as concluídas e as atrasadas, acompanhem avisos, e organizem as tarefas por categorias;

Acompanhamento de agenda: possibilita mais uma forma de acompanhar as tarefas dos próximos dias;

Responder à perguntas: permite que o aluno responda à perguntas dos professores, com opções de múltipla escolha ou respostas curtas;

Trabalhar em documentos: permite que o aluno abra e trabalhe em documentos atribuídos à ele pelo professor, diretamente no Google Classroom;

Acesso ao Google Drive: permite a abertura de documentos pelo Google Drive, bem como o compartilhamento e colaboração destes documentos com outros alunos;

Patrocinado

Compartilhamento de página da Web: algumas páginas da Web possuem uma opção, em forma de ícone, para compartilhamento com o Google Classroom. Os alunos podem compartilhar essas páginas em atividades relacionadas que estão dispostas na plataforma;

Acompanhamento de feedbacks: o aluno consegue acompanhar os feedbacks de seus trabalhos entregues, bem como verificar os critérios de avaliação que o professor utilizou;

Relatórios de originalidade: caso o professor tenha ativado o modo de relatórios de originalidade, o aluno conseguirá obter os relatórios que informam se há algum plágio em seu trabalho ou trechos sem citação, não intencionais;

Acompanhamento de notas: caso o professor tenha habilitado esta opção, o aluno conseguirá acompanhar suas notas compartilhadas pelo professor.

Funcionalidades para responsáveis

Recebimento de resumos por e-mail: os pais ou responsáveis recebem atualizações sobre o comportamento e progressos do aluno, inclusive os trabalhos pendentes, os próximos trabalhos e atividades da turma;

O que os usuários do Google Classroom falam sobre a plataforma

No portal B2B Stack, os usuários reais de softwares podem deixar suas avaliações, que contribuem tanto para a melhoria e inovação dessas plataformas, quanto para auxiliar outros usuários a escolherem as ferramentas mais adequadas ao seu negócio.

Joelma da Silva Santos, usuária do Google Classroom, disse em sua avaliação o que mais gosta na ferramenta: “Rápido, prático e eficiente. Como tudo do Google, nos proporciona diversas soluções e eu, como professora, preciso de soluções para ministrar aulas EAD. O Google CLASSROOM me proporcionou isso de forma magnífica.”.

E também deu sua sugestão de melhoria: “poderia ter um acesso mais prático, na minha experiência, o acesso é burocrático e feito apenas por e-mails corporativos.”.

Conclusão 

Hoje em dia, não podemos mais dar aquela velha desculpa de que “o cachorro comeu meu trabalho”, pois a cada dia encontramos novas ferramentas educacionais que armazenam tudo em nuvem e podem ser acessadas de qualquer dispositivo e a qualquer hora.

Brincadeiras à parte, contar com essas ferramentas é essencial para complementar os estudos ou voltar a estudar, pois elas têm o “poder” de aumentar o engajamento em trabalhos em grupo, melhorar a comunicação entre professores e alunos, facilitar o compartilhamento de ideias e informações e ainda gerenciar as tarefas escolares.

O Google Classroom é uma dessas ferramentas e funciona como uma sala de aula virtual, possibilitando a aplicação de aulas, criação e organização de trabalhos e provas, acompanhamento de datas de entrega, colaboração em documentos em tempo real, e tudo sem a necessidade de estar presente fisicamente.

Outro resultado que podemos esperar com a utilização do Google Classroom, é o aumento do interesse dos alunos para com as disciplinas, pois o ambiente virtual pode ser mais divertido e aconchegante. 

Para crianças e adolescentes, os benefícios do Google Classroom podem ser ainda maiores, já que em um mundo cada vez mais tecnológico, crescer sabendo utilizar essas ferramentas pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

Veja no portal B2B Stack, a categoria completa de ferramentas para educação, todas as funcionalidades que elas podem oferecer, faça comparativos entre soluções e veja as avaliações de usuários reais para saber qual a melhor opção para o que você está buscando.