Front-end: Saiba o que é e 3 dicas de desenvolvimento Web

Publicado em 19 de janeiro de 2022

Nos anos de 2020 e 2021, o mercado de tecnologia da informação chamou a atenção como nunca tinha-se visto antes, e isso deu ainda mais visibilidade para os profissionais Front-end, Back-end, Full Stack e DevOps.

Estima-se que o setor tenha crescido para cerca de US$ 8.370,95 bilhões em 2021, e que deva chegar em US$ 11.866,34 bilhões até 2025.

Conforme dados divulgados, pouco mais de 87% das empresas em atividade no Brasil tomaram alguma iniciativa de transformação digital no ano de 2020, o que vai exigir do mercado profissionais cada vez mais capacitados para apoiarem estes e outros tantos negócios que ainda irão se transformar digitalmente.

E ainda mais, há estimativas que indicam que até 2024 haverá a criação de cerca de 420 mil vagas de emprego na área de TI, o que torna a profissão promissora para os próximos anos.

Saber um pouco sobre cada área da programação também pode ajudar os pequenos, médios e grandes empreendedores, assim como os colaboradores de uma empresa quando há altas demandas de suporte e serviços e poucos profissionais disponíveis.

Afinal, não dá para fazer com que um comércio pare, por exemplo, quando há uma falha de sistema possível de ser reparada rapidamente, com algum nível básico de conhecimento em programação.

Por isso, se você está pensando em entrar na área de desenvolvimento, já é desenvolvedor ou precisa entender conceitos de programação, saiba neste conteúdo o que é Front-end, Back-end e Web Design, e conheça cursos e ferramentas capazes de te auxiliar nas suas demandas.

Afinal, o que significa Front-end?

Front-end na tradução para o português significa algo parecido com “parte da frente”, sendo uma denominação para a parte visual de uma plataforma web ou APP, aquela ao qual você interage.

Página inicial do portal B2B Stack. A imagem possui o fundo em tons de azul e diversos logos em formas de circulo

O desenvolvedor Front-end, portanto, é responsável por criar essa interface gráfica de navegação com o uso de linguagens de programação.

Isto é, através de símbolos, códigos, regras semânticas e sintáticas e palavras-chave padronizadas, para que todos os dispositivos que rodarão essa interface a entendam da mesma forma e executem as mesmas ações propostas pelo desenvolvedor.

O desenvolvedor Front-end também é responsável por corrigir falhas nessa interface que afetam negativamente a experiência de navegação do usuário.

Além disso, através das linguagens de programação, são competências destes profissionais a otimização dos conteúdos das páginas das plataformas Web para SEO, bem como torná-las responsivas para desktops e dispositivos móveis.

As linguagens mais comumente utilizadas no Front-end são o HTML, o CSS e o Javascript. Aprenda um pouco sobre elas nos próximos tópicos.

HTML

Imagem de uma estrutura HTML. Front-end

O HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) é a principal linguagem de marcação utilizada no Front-end, sendo a base para construção de toda página da Web.

A estrutura básica do HTML deve se apresentar na seguinte ordem: html, head e body.

Ou seja, é com o HTML que os profissionais Front-end criam o que é chamado de cabeça e corpo das páginas, que também podem incluir um rodapé quando necessário.

Um HTML vai dizer ao servidor, por meio de <tags> e atributos, como a estrutura da página hospedada deve aparecer ao usuário.

A tag <head> é a parte pensante do HTML, ou seja, é onde ficam as meta tags e os links para scripts e folhas de estilo, por exemplo.

Enquanto isso, dentro da tag <body> ficam todos os conteúdos da página, como textos, áudios, vídeos, imagens, âncoras para outras páginas, títulos, botões, entre outros recursos.

A formatação do html dentro da tag tag <body> precisa ser semântica, uma vez que cada tag possui sua função, por exemplo:

A tag <p> é utilizada para separar os conteúdos da página em parágrafos, enquanto a tag <footer> é utilizada para criar um rodapé, e a tag <nav> é usada para dar a interatividade de navegação em menus.

O HTML é utilizado em conjunto com outras linguagens, como CSS e Javascript, responsáveis por complementar o estilo e a interação da página.

CSS

Imagem de uma folha de CSS para Front-end

CSS é a abreviação de “Cascading Style Sheets”, ou folhas de estilo em cascata, no português.

É uma linguagem de estilização utilizada para dar vida ao HTML. Com o CSS o usuário pode posicionar conteúdos, colorir seções, animar carrosséis de imagens, inserir efeitos em fotos e muito mais.

Os arquivos de CSS possuem a extensão .css e são utilizados no HTML através da tag <link> adicionada na tag <head> do documento.

Além dessa utilização é comum o CSS ser utilizado através da tag <style> e algumas vezes (não recomendado), é utilizado como atributo de uma tag, dando estilo a ela individualmente.

Veja abaixo como é uma tag com um documento CSS em um HTML:

<link rel="stylesheet" href="estilo.css>>

Também existem outros métodos de estilização de páginas, como o Sass, o SCSS ou bibliotecas prontas com estilos pré-definidos, como por exemplo o bootstrap.css .

Javascript (JS)

Imagem de um código de Javascript feito para Front-end

Javascript (ou Ecmascript) é uma linguagem de programação baseada em scripts de alto nível.

Possui tipagem dinâmica fraca e é utilizada de diversos modos, que vão desde a linguagem para web, como estamos abordando, até orientação a objetos.

Mais recentemente ela também é utilizada no server-side (back-end).

Para Web o Javascript funciona como um caminho de interação entre o usuário e o computador, dando interatividade com efeitos em tags, estilos e até mesmo auxiliando na criação de jogos, enquetes, formulários, ações em botões, efeitos em background (fundo da página), e muito mais.

O Javascript (JS) é utilizado no html dentro de tags <script>, ou por eventos nas tags, como por exemplo o evento “onclick”, que juntamente como uma função faz com que haja uma ação quando o usuário clica em um botão criado com uma tag <button>.

O Javascript possui rotinas, variáveis, funções, loopings e mais.

Front-end x Back-end

Como vimos acima, Front-end é o profissional que cuida do layout de uma paǵina, ou seja, a parte que se vê, tanto na semântica quanto no estilo.

Já o desenvolvedor Back-end é o profissional que cuida da parte lógica da página

Ele é responsável por criar eventos que resultam das ações dos usuários de uma plataforma, como por exemplo, do login de acesso do usuário ou do resultado de uma busca.

O Back-end, portanto, é tudo que o usuário não vê, mas que o ajuda a navegar.

O profissional Back-end pode trabalhar com a linguagem Javascript, por exemplo.

Isso porque ela é uma linguagem que possui uma gama enorme de possibilidades, e por isso, muitos profissionais a utilizam para gerar scripts que façam processos junto ao banco de dados.

Quando o profissional entende tanto de Front-end quanto de Back-end ele é chamado de Full Stack, um profissional que consegue trabalhar dos dois lados da programação voltada para web.

Front-end X Web Design

Agora, chegamos às perguntas que não querem calar: qual é a diferença entre Front-end e Web Design?

Ou ainda, por que você precisa ter os dois profissionais no seu negócio?

Como você viu, o desenvolvedor Front-end é responsável por criar a interface de navegação de uma plataforma Web com códigos de programação específicos.

Entretanto, o desenvolvedor Front-end não é responsável por criar o design dessa página, assim como não é ele quem define em que lugar cada botão, elemento ou objeto deve aparecer, por exemplo, para fornecer uma boa experiência de navegação ao usuário (UX).

Para isso, o desenvolvedor Front-end anda de mãos dadas com o Web Designer.

Fica a cargo do Web Designer, então, cuidar da parte de UX da plataforma que está sendo desenvolvida.

Isto é, planejar e criar um layout amigável e intuitivo para os usuários de plataformas SaaS, e-commerces, blogs, softwares e aplicativos, com as artes mais atrativas, botões posicionados estrategicamente e funcionalidades úteis para que o visitante sinta-se à vontade em navegar por um longo período nesta plataforma e executar ações.

Com todo o projeto criado pelo Web Designer, o desenvolvedor Front-end irá implementar no código da plataforma toda essa estrutura.

Há casos em que o profissional Front-end também faz o design do layout das páginas web, no entanto, essa prática não é recomendada, uma vez que pode sobrecarregar o desenvolvedor que não terá tempo para focar em suas funções.

3 Dicas para se tornar um desenvolvedor Web

Se você é curioso pela área de tecnologia e tem vontade de fazer seu próprio aplicativo ou plataforma Web, ou ainda, se quer dicas para aprimorar o seu trabalho, manter o foco e conhecer ferramentas que podem fazer a diferença no seu dia a dia, acompanhe nossas 3 dicas a seguir.

Onde começar

Diferente de outras disciplinas que aprendemos na escola, o Front-end, bem como a área de programação como um todo, não é ensinada desde cedo, e por isso, muita gente não tem familiaridade e se assusta com aquele monte de códigos, não é verdade?

Mas, se você tem interesse no assunto e quer começar a desenvolver suas habilidades de desenvolvedor para se destacar no mercado, que é cada vez mais digital, precisa saber por onde começar.

O ideal é que você busque profissionais da área que te ensinem desde os conceitos básicos até os mais avançados.

No Youtube há vários cursos em vídeo, gratuitos ou pagos, que dão bastante clareza sobre Front-end e Back-end, desenvolvimento de softwares, aplicativos, sites e outras plataformas Web. Outras dicas de plataformas que podem te auxiliar são:

    Casa do Código, uma plataforma que comercializa livros de programação, Mobile Design e UX;

    Origamid, plataforma que oferece 21 cursos, de iniciantes a avançados, de JavaScript, React, Web Design, UX/UI, Design, HTML e CSS;

    Developer Mozilla, um CDN (Content Delivery Network) ou, Rede de Fornecimento de Conteúdo, que ensina o passo a passo para usar diversas linguagens de programação, além de armazenar scripts para facilitar a vida dos desenvolvedores;

    W3Schools, plataforma que oferece tutoriais para que você aprenda a codificar HTML, CSS, JavaScript, Python, SQL, PHP, jQuery, Java, C++, W3.CSS, Bootstrap e possui até tutoriais de Excel, Machine Learning, IA, entre outras tecnologias.

    Stack Overflow, uma comunidade onde programadores de todos os níveis fazem perguntas e tiram dúvidas entre si.

• Leia mais: Stack Overflow: fórum sobre programação e tecnologia

Como focar

Programação não é uma coisa simples, não é mesmo? E se você não mantiver o foco, especialmente se estiver começando a programar, muito retrabalho você terá, e por consequência, menos produtividade, além daquela sensação de querer ter feito muito mais do que conseguiu que começa vir à tona.

Entre as dicas valiosas para manter o foco, que parecem clichês, mas que nem todo mundo consegue fazer, estão, por exemplo, deixar o celular no modo silencioso para evitar se distrair com notificações, e separar suas tarefas em partes.

Criando um plano de ação para programar, e estabelecendo antes de começar uma ordem para tudo o que for fazer, bem como o tempo para cumprir cada uma dessas tarefas durante o dia, pode ajudar a te manter focado e seguindo a linha de raciocínio desejada.

No entanto, se você já é uma pessoa que tem facilidade para se distrair, o ideal é que você inicie essa jornada de atenção aos poucos.

Ou seja, se você não consegue manter o foco por 10 minutos, como vai querer se cobrar, logo de início, de ficar 1 hora focado? A dica é alternar períodos de pausa e começar com poucos minutos de foco total, que vão aumentando gradativamente conforme você for treinando seu cérebro.

No nosso portal B2B Stack você pode conferir detalhes de dezenas de softwares de gestão de tarefas que podem ajudar a manter seu foco com a organização da rotina do seu projeto.

Ferramentas mais utilizadas

Agora que você aprendeu mais sobre o Front-end, Back-end e Web Design, conheça 3 ferramentas para criar seus códigos de programação, criar artes e design e testar sua própria página Web.

Visual Studio Code

Logo do Visual code. O logo possui uma forma que tem a cor azul

Visual Studio Code é um software da Microsoft que funciona como um editor de código-fonte, e para usá-lo, é necessário realizar o download da ferramenta no seu dispositivo.

O Visual Studio Code está disponível para Windows, macOS e Linux.

O software já possui várias linguagens de programação integradas, como HTML, Javascript, CSS, mas, caso necessário, você pode adicionar várias extensões para programar também em Python, C++, C#, Java, PHP, entre outras.

Para otimizar o tempo dos desenvolvedores que o utilizam, o Visual Studio Code é capaz de preencher códigos automaticamente, permite a configuração de atalhos de teclado, fornece recuo automático, seleção de caixas, snippets, entre outros recursos.

O Visual Studio Code também pode inspecionar seus códigos-fonte para identificar variáveis incorretas que podem comprometer sua estrutura.

Conforme você vai criando seu código, é possível ir testando no seu browser para avaliar se tudo está funcionando como deveria.

Além disso, por ser uma ferramenta de código aberto, você pode, ainda, contribuir adicionando seus próprios recursos e funcionalidades úteis para suas demandas.

Outras alternativas ao Visual Studio Code, que possuem características semelhantes, são o Brackets e o Sublime Text.

• Confira todas as avaliações do Visual Studio Code na B2B Stack, e se você já usa a ferramenta, aproveite para deixar sua avaliação!

Figma

Logo do Figma. A imagem tem algumas formas que formam a letra F. As formas possuem as seguintes cores: 'vermelho, salmão, roxo, azul claro e verde'

Figma é uma plataforma de design baseada na nuvem, que oferece recursos para que toda a equipe de Web Designers consiga se comunicar e criar artes de forma colaborativa.

Também é indicada para os profissionais Front-end que também criam designs.

Com o Figma você consegue fazer brainstormings, criar protótipos e vetores, além de outros recursos gráficos, fazer diagramação e criar sua própria biblioteca de artes.

Além disso, o Figma alinha os códigos das artes criadas para facilitar a transferência para os desenvolvedores, otimizando tempo e aumentando a produtividade dos profissionais.

• Leia também: Entenda o que é e como usar o Figma para criar designs

Google Chrome

Imagem do logo do Google Chrome. A imagem mostra um circulo com as cores vermelho, verde e amarelo e ao centro um novo circulo, esse na cor azul

O navegador Google Chrome, assim como outros navegadores, como o Mozilla, podem servir como IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) para os desenvolvedores.

O Chrome DevTools oferece ferramentas integradas para desenvolvedores Front-end, para visualizar e fazer edições em HTML, CSS e Javascript, por exemplo, inspecionar códigos e rastrear bugs.

Entre outros recursos, com o Chrome DevTools também é possível criar, salvar e executar snippets para otimizar tempo, uma vez que salvando estes códigos você consegue executá-los rapidamente quando precisar.

Conclusão

O universo da tecnologia é o mais incrível e abrangente que o ser humano conseguiu criar, não é mesmo?

E com os últimos acontecimentos, quem mergulhar neste universo com certeza estará um passo à frente, seja no mercado de trabalho, seja no âmbito corporativo.

A programação é uma das áreas mais promissoras para os próximos anos.

Isso porque a tendência é que cada vez mais negócios reconheçam que a tecnologia, o uso de dados e a presença na internet é a única forma de ganhar vantagem competitiva em um mercado cada vez mais acirrado.

Neste conteúdo você viu as noções básicas de Front-end, sua diferença com o Back-end e com o Web Design, e contou com dicas para saber por onde pode começar seus estudos na área, como ser um programador focado e algumas das ferramentas disponíveis no mercado para codar, criar layouts de páginas web e testar seus resultados.

São elas o Visual Studio Code, o Figma e o Google Chrome, respectivamente.

Mas, se você quer conhecer ainda mais softwares para trabalhos Front-end, ou, para otimizar qualquer outro processo empresarial, não deixe de navegar pelo B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados