Dica B2B Stack: Stack Overflow, fórum sobre programação e tecnologia

Publicado em 20 de maio de 2021

Hoje em dia, não há quase nada que não conseguimos encontrar na internet. Mas, ao mesmo tempo que isso é fantástico, também pode ser uma arma contra o conhecimento. A plataforma Stack Overflow foi desenvolvida justamente por conta de problemas com a qualidade das informações que encontramos nas redes.

Fazer pesquisas em sites pode ser um problema para profissionais de algumas áreas, ainda mais nos dias de hoje, em que as chamadas “fake news” tomaram conta da internet.

Um relatório divulgado na plataforma da Avaaz contém informações sobre uma pesquisa da Ipsos que demonstrou que entre as populações de 27 países estudados, a brasileira é a que mais acredita em notícias falsas no mundo.

Por isso, comunidades como as que estão presentes na Stack Overflow são tão importantes. Elas permitem o compartilhamento de informações por especialistas das áreas específicas, de forma segura, e os usuários com melhor reputação ainda podem corrigir dados, caso necessário.

O que é o Stack Overflow?

Stack Overflow é um site público de perguntas e respostas, conhecido também como fórum, criado para desenvolvedores, programadores, estudantes e simpatizantes da área de tecnologia.

Toda a comunidade usuária da plataforma pode compartilhar suas dúvidas relacionadas à área de desenvolvimento de softwares e programação de computadores, responder às perguntas de outros usuários, e assim, criar uma rede de conhecimentos que gera pontuações conforme as interações realizadas.

A plataforma é muito importante para auxiliar empresas e desenvolvedores a se adaptarem à transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos.

Principalmente durante o período da pandemia de COVID-19, em que muitas dessas empresas que ainda não trabalhavam de forma remota tiveram de rever seus conceitos sobre as ferramentas tecnológicas e aprender a utilizá-las.

Além disso, auxilia muito no aumento da produtividade das empresas, já que os profissionais conseguem buscar e sanar dúvidas rapidamente, em apenas uma plataforma.

A plataforma foi criada em 2008 e hoje atende a mais de 100 milhões de usuários por mês, estando entre as 50 plataformas mais relevantes do mundo.

Ao longo destes anos, a Stack Overflow criou outras soluções para atender mais comunidades ao redor do mundo: a Stack Overflow for Teams, Stack Overflow Talent, Stack Overflow Advertising e Stack Exchange, este último será abordado mais para frente.

Stack Overflow for Teams é uma solução de gerenciamento de conhecimentos e colaboração, para empresas que possuem setor de tecnologia e que precisam implantar uma base de conhecimento, aumentando assim, a produtividade das equipes.

Esta solução disponibiliza também integração com outras plataformas de colaboração e produtividade, como Slack e Microsoft Teams, e garante um ambiente privado com hospedagem em stackoverflow.com.

O Stack Overflow Advertising é uma plataforma para divulgação de empresas, produtos ou serviços relacionados a desenvolvimento e programação. Isso dá visibilidade à sua marca por anunciar em uma plataforma especialista no assunto e acessada milhões de vezes por profissionais da área.

Stack Overflow Talent é uma plataforma que auxilia profissionais de tecnologia na busca por empregos nas áreas de desenvolvimento ou programação, assim como ajuda profissionais de RH nos processos de recrutamento e seleção dos melhores candidatos, e ainda oferece soluções Employer Branding para equipes de tecnologia. 

Como o fórum foi criado?

O fórum da Stack Overflow foi criado após os desenvolvedores de softwares e fundadores da plataforma Jeff Atwood e Joel Spolsky perceberem que até o momento não haviam sites de perguntas e respostas confiáveis para profissionais de tecnologia, e a cada busca por suas dúvidas, precisavam folhear páginas e páginas das plataformas de pesquisas.

Então, eles usaram os blogs que já haviam criado e que possuíam certa relevância no mercado para alavancarem o número de usuários e assim, poderem criar a plataforma colaborativa Stack Overflow.

Como o Stack Overflow funciona

Os usuários registrados da plataforma Stack Overflow fazem perguntas sobre desenvolvimento de softwares, programação ou de sua área de atuação.

Outros membros podem responder a essas perguntas de forma detalhada e atribuir um voto tanto às perguntas quanto às respostas, o que as tornam mais ou menos relevantes dentro da plataforma.

As perguntas e respostas com mais votos positivos aparecem no topo da página, enquanto as que possuem maioria de votos negativos são jogadas para baixo.

Quem fez a pergunta pode aceitar ou não uma resposta. Marcar uma resposta como “aceita” significa que ela realmente ajudou na resolução do problema.

Os usuários que têm melhor reputação conforme os votos que receberam, podem alterar perguntas e respostas de outros usuários para melhorar essas postagens.

Stack Overflow

Estes usuários vão desbloqueando mais privilégios conforme acumulam votos em suas postagens ou edições, e podem chegar no nível em que conseguem utilizar ferramentas de moderação, para manter a plataforma Stack Overflow cada vez mais relevante para os usuários.

Todas as perguntas são classificadas com tags de acordo com seu tema e áreas que abrangem, o que facilita a busca pelas questões e respostas que mais se parecem com os problemas de quem está pesquisando.

Também é possível comentar em postagens para pedir mais informações ou esclarecer algum ponto que ficou pouco elucidado.

Do Stack Overflow para o Stack Exchange

Depois do sucesso da plataforma Stack Overflow, foi lançado em 2010 o Stack Exchange, uma rede de mais de 170 sites de perguntas e respostas, na qual as temáticas dessas questões são focadas nas áreas de especialização de cada comunidade.

Os sites que fazem parte do Stack Exchange colaboram com profissionais das áreas de tecnologia, cultura e recreação, vida e artes, ciência, finanças, gestão de projetos, freelancers, entre outros segmentos, abrangendo uma enorme quantidade de usuários.

O Stack Exchange funciona da mesma forma que o Stack Overflow e toda a comunidade da plataforma pode postar perguntas e respostas, contando ainda com um sistema de eleições democráticas para escolher moderadores.

Conclusão

A plataforma Stack Overflow foi uma ótima carta na manga dos seus fundadores.

Inicialmente, a plataforma de perguntas e respostas era focada apenas em sanar dúvidas de desenvolvedores e programadores, mas com o passar do tempo e a estratégia indo de vento em polpa, acabaram reunindo outras comunidades especialistas em muitas outras áreas com o Stack Exchange.

Centralizar e compartilhar conhecimentos verdadeiros é extremamente importante nos dias atuais, que vivemos em meio a tanta desinformação.

Além disso, a Stack Overflow disponibiliza até mesmo espaços privados para estruturar bases de conhecimento, o que é a chave para aumentar a produtividade de equipes.

Veja também a categoria completa de ferramentas para desenvolvedores de softwares no portal B2B Stack, e conheça as melhores soluções para que estes profissionais desempenhem um bom trabalho.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados