Dica B2B Stack: 8 browsers para PC para navegar na internet

Publicado em 31 de dezembro de 2021

Nos dias de hoje, navegar pela internet já faz parte do dia a dia de pelo menos 4,66 bilhões de pessoas, de acordo com dados mais recentes. Os browsers têm papel fundamental nessa navegação, e hoje, você vai conhecer 8 navegadores para aprimorar sua experiência digital.

Embora o Google Chrome seja o navegador com o maior número de usuários do mercado, com cerca de 3,2 bilhões de pessoas o utilizando atualmente, existem outras inúmeras opções que podem se encaixar às suas rotinas na internet.

Mas, como saber qual navegador é o mais apropriado para as suas demandas?

À princípio, muitos fatores interferem na hora de escolher o melhor browser.

Entre eles estão o dispositivo onde você irá utilizá-lo, bem como sua capacidade de processamento e memória RAM, consumo de bateria, além dos componentes que podem ser utilizados de forma integrada ao navegador para aumentar sua produtividade.

No entanto, o principal é se atentar à finalidade da navegação, que pode ser a trabalho, estudo, entretenimento, como jogar online, ou ainda, para ficar a par de tudo o que está acontecendo no mundo.

Então, acompanhe este conteúdo para entender mais sobre os browsers e identificar qual é o mais adequado às suas necessidades.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que são browsers?

Imagem com cinco logos de browsers. Na ordem da esquerda para direita: Safari, Internet explorer, Google Chrome, Opera e Mozilla firefox

Browsers, ou "navegadores" em português, tratam-se de softwares que podem ser instalados em qualquer sistema operacional, seja de desktops ou dispositivos móveis, e servem para que você tenha acesso a todas as páginas da internet, desde que esteja conectado à uma rede.

Esses aplicativos funcionam com protocolos de transferências de dados, sendo o mais comum o hiper-texto, ou HTTP.

Este protocolo tem como finalidade fazer o browser solicitar uma permissão de acesso para o endereço IP do usuário ao servidor onde um site está hospedado.

Assim, este usuário consegue carregar a plataforma requerida diretamente no seu dispositivo. Vale ressaltar que tudo isso acontece em pouquíssimos segundos.

O histórico de navegação do usuário, por sua vez, fica armazenado em cookies, tanto em seu aparelho quanto no servidor do site.

Isso vai garantir, então, que as próximas aberturas do determinado site sejam mais otimizadas, gravando preferências de navegação, logins, senhas, entre outros dados.

Geralmente, os browsers são compostos por uma página que contém a barra de pesquisa, onde se realiza a busca do endereço do site que se deseja acessar.

Entretanto, como os navegadores são desenvolvidos por diversas marcas, cada um pode ter particularidades diferentes, como:

  • Oferecer uma página inicial com as principais notícias do dia;
  • Permitir a instalação de extensões que expandem suas funcionalidades;
  • Fornecer acesso à aplicativos específicos do desenvolvedor;
  • Salvar páginas e conteúdos para ver depois;
  • Gerenciar senhas;

Entre muitas outras especificidades que você vai conferir nos próximos tópicos.

Como escolher o melhor navegador de internet?

Os browsers podem ter papel fundamental no tempo de carregamento de um site.

Não que eles sejam 100% responsáveis por uma plataforma abrir rapidamente, pois isso também é fruto da otimização do próprio site.

No entanto, quanto mais leve for o browser escolhido, menos memória RAM e processador ele vai consumir do seu PC, tablet ou celular.

Por consequência, seu dispositivo não ficará lento, assim como será possível abrir mais de uma janela sem impactar negativamente o tempo de carregamento dos sites.

Por isso, na hora de escolher um navegador é preciso se atentar ao desempenho e velocidade de carregamento que ele proporciona.

É preciso entender também o que esses browsers podem oferecer para deixar sua rotina na internet otimizada.

É o caso dos navegadores que permitem, por exemplo, favoritar páginas para localizá-las mais facilmente, ou ainda, adicionar páginas às listas de leitura, para que você não se esqueça dos principais conteúdos que viu na internet, mas não teve tempo de ler em determinado momento.

Um bom navegador também permite que você configure múltiplos perfis de acesso, o que garante que você possa separar a navegação pessoal da profissional.

Mas acima de tudo, o navegador precisa oferecer recursos de privacidade e segurança para manter a integridade dos seus dados na internet.

Dica B2B Stack: 8 browsers para otimizar sua navegação

Agora que você sabe o que são browsers e quais são os principais critérios na hora de escolher o melhor navegador, acompanhe as particularidades de 8 browsers diferentes disponíveis no mercado.

Vale saber que um levantamento divulgado em 2020 sobre o desempenho dos navegadores Microsoft Edge, Chrome, Opera e Firefox demonstrou que o Edge ficou à frente dos demais browsers nos quesitos maior autonomia de bateria e velocidade de carregamento de página.

Enquanto isso, nos testes de velocidade realizados pela Avast, o navegador que obteve melhor desempenho foi o Safari, seguido do Edge e depois do Chrome.

Então, você vai conhecer sobre os seguintes browsers:

  • Google Chrome
  • Chromium
  • Microsoft Edge
  • Opera
  • Mozilla Firefox
  • Safari
  • Brave
  • Vivaldi

Google Chrome

Imagem da página inicial do navegador Google Chrome. A imagem possui o fundo de cor branca com o logo da Google ao centro, uma barra de busca abaixo do logo e ícones de sites mais acessados abaixo da barra de pesquisa.

O Google Chrome, como todos conhecem, é um navegador criado pelo Google.

Além da versão mais usual, há ainda versões do Chrome para uso empresarial, para desenvolvedores, a versão beta, que disponibiliza novos recursos aos usuários antes do lançamento para o público geral, e o Chrome Canary.

O Google Chrome pode ser baixado gratuitamente tanto em dispositivos móveis, iOS e Android, quanto na sua TV com Chromecast integrado, e também em desktops.

Uma das características principais do Google Chrome é que sua interface oferece acesso direto a todos os aplicativos Google, mesmo offline.

Além disso, quanto mais você utilizar o navegador, mais ele vai se adequando automaticamente aos seus interesses, tornando-se cada vez mais personalizado e relevante às demandas do usuário.

Outra característica fundamental é sua capacidade de permitir a instalação de milhares de extensões do Chrome.

Entre as mais comuns estão o Google Tradutor, que traduz páginas e termos automaticamente em centenas de idiomas, e o Google Keep, que te permite salvar na ferramenta links, notas e qualquer conteúdo da internet que quiser.

Mais recursos do Google Chrome são:

  • Barra de endereço inteligente, que além de fornecer sugestões para sua busca, te permite visualizar o clima, fazer cálculos, converter moedas e encontrar arquivos do Drive rapidamente;
  • Gerenciador de senhas, que pode salvar e verificar a segurança de todas as senhas das plataformas e aplicativos acessados através do navegador;
  • Sincronização do navegador em todos os dispositivos, permitindo que você armazene e acesse seu histórico de navegação, favoritos e senhas independente de onde estiver usando;
  • Personalização e configuração de múltiplos perfis de acesso, para que você separe sua navegação pessoal da profissional;
  • Temas personalizados para cada perfil de usuário, incluindo modo escuro.

Chromium

Imagem do logo do Chromium. O logo tem o mesmo formato do logo do Chrome(circulo representando um lente fotográfica) só que apenas com tons de azul

Assim como o Google Chrome, o Chromium é um navegador criado pelo Google, porém, com uma grande diferença:

O Chromium é um browser de código aberto, ou seja, que pode ser integralmente personalizado conforme a criatividade e necessidade do usuário.

Isso significa que com um navegador de código aberto como o Chromium é possível adicionar qualquer funcionalidade, retirar qualquer erro, e até mesmo transformá-lo em um navegador completamente diferente do original.

Entretanto, este navegador não é indicado para pessoas que não possuem familiaridade com programação, uma vez que ele pode apresentar falhas complexas para estes usuários.

Por incrível que pareça, o Chromium serve como base para diversos outros navegadores, como Opera, Vivaldi, Brave e até mesmo o Microsoft Edge, que aproveitam seu código aberto para o modificarem e desenvolverem o navegador ideal para seus públicos-alvo.

Microsoft Edge

Tela inicial do Microsoft Edge. Ao fundo a uma imagem de um céu estrelado. A frente temos uma barra de busca acima, ícones com sites mais acessados abaixo e blocos de notícias mais abaixo. browsers

O Microsoft Edge é um dos browsers desenvolvidos pela Microsoft, baseado no Chromium, que está a ponto de substituir por completo o Internet Explorer.

O Edge tem como diferencial sua página inicial, que mesmo em desktops apresenta um feed com as notícias mais recentes, informações do clima, além da sua barra de endereço.

Você não só consegue visualizar as notícias no seu feed, mas também pode reagir a elas, compartilhá-las e ver as reações de outros internautas.

Assim como o Chrome, o Edge dá acesso aos principais aplicativos online da Microsoft, como Outlook, OneDrive, Word, PowerPoint e Excel, e permite a instalação de extensões.

Além disso, o Edge é personalizável e você pode informar suas áreas de interesse para que ele te mostre os conteúdos mais relevantes sobre elas.

Você conta com um menu onde ainda consegue ver seus conteúdos salvos, conferir o histórico de leituras, habilitar notificações para determinadas notícias e bloquear fontes de notícias indesejáveis.

Como recursos de produtividade adicionais, o Edge permite fazer capturas de tela da web, com possibilidade de adicionar marcações e comentários à elas, além da sincronia de painéis do Pinterest.

O Microsoft Edge está disponível gratuitamente para download e instalação em Windows, macOS, Linux, iOS e Android.

Para manter a segurança dos dados, alguns dos recursos do Edge são a proteção contra malware e phishing, além do modo infantil para proteção das crianças, fornecendo conteúdos e temas personalizados e adequados para crianças de até 12 anos.

Opera

Página inicial do browsers Opera. A imagem possui o fundo com um tema de cores em tons aciinzentados, uma barra de busca a frente e blocos com opções de acesso. Há também um meu localizado no canto esquerdo de forma verticalmente

Opera é uma empresa que está no mercado desde 1995 que oferece diferentes browsers gratuitos, utilizados por mais de 400 milhões de pessoas.

São eles o Opera, Opera Mini e Opera GX, para navegação em desktops, dispositivos móveis e para jogos, respectivamente. O Opera está disponível para download gratuito para macOS, Windows, Linux, Chromebook, iOS e Android.

O navegador possui bloqueador de anúncios integrado para otimizar sua navegação, evitando que seu dispositivo perca eficiência ao carregar conteúdos irrelevantes.

Além disso, como diferencial o Opera apoia seus usuários durante o processo de troca de navegadores, permitindo também a importação dos dados do seu navegador atual.

O Opera oferece como recursos:

  • Twitter e Instagram na barra lateral, para que você use as redes sociais simultaneamente com sua navegação na internet;
  • VPN grátis;
  • Player de música na barra lateral, para ouvir músicas e podcasts;
  • Chat integrado para conversar com outras pessoas;
  • Cripto Wallet para fazer pagamentos com criptomoedas;
  • Feed de notícias;
  • Mais autonomia de bateria;
  • Sincronização de todos os browsers Opera, em todos os dispositivos usados;
  • Conversor de moedas, fuso horário e unidades de medida;
  • Captura de tela, edição e compartilhamento da imagem;
  • Armazenamento e compartilhamento de conteúdos da web.

Você consegue organizar suas guias de navegação no Opera conforme assuntos ou interesses, para assim, facilitar seu dia a dia de trabalho.

Além disso, o Opera é personalizável, e o Opera Mini ainda promete economia de 90% do uso de dados móveis, uma vez que garante velocidade e bom desempenho.

Mozilla Firefox

Imagem mostrando como é o Firefox. A imagem tem um menu escuro com uma barra de busca e ícones de acesso logo abaixo

O Firefox é o browser desenvolvido pela Mozilla em 1998, surgindo como uma alternativa ao Internet Explorer.

O navegador está disponível para download gratuito em Windows, macOS, Linux, Android e iOS.

A ideia por trás do Firefox é ter como diferencial a coleta de poucos dados do usuário. O navegador também visa aumentar a velocidade de carregamento dos sites com seu bloqueador de anúncios e de rastreadores de terceiros.

O Firefox permite que você instale várias extensões para personalizar seu navegador, e é compatível com os aplicativos do Google.

Como recursos de produtividade, o Firefox sincroniza todos os seus dispositivos, sugere páginas automaticamente e possui ferramenta de captura de tela integrada.

Além disso, é possível salvar e compartilhar conteúdos e links da web, gerenciar favoritos, obter recursos picture-in-picture e modo leitor.

O Firefox também protege sua privacidade e dados pessoais com alertas de sites com vazamento de dados, bloqueio de criptomineração, além de possuir gerenciador de senhas e navegação privativa.

Safari

Imagem com três dispositivos mostrando o navegador Safari. Ao fundo a um notebook, a frente  um tablet e mais a frente ainda um celular

Safari é o navegador desenvolvido pela Apple, que promete maior duração de bateria e velocidade de carregamento de páginas.

No entanto, ao contrário dos demais browsers, o Safari só está disponível para os dispositivos da Apple, como iPhone, iPad e macOS, sendo capaz de sincronizar todos eles.

Como diferencial, no Safari é possível assistir vídeos em 4K HDR do YouTube, Netflix e Apple TV.

Além disso, o navegador é personalizável conforme as necessidades, permitindo favoritar páginas, organizar guias, criar listas de leitura e instalar extensões.

Você pode contar com o recurso de Nota Rápida para organizar suas ideias, selecionar textos de imagens, além de conseguir traduzir páginas automaticamente em 8 idiomas.

Para garantir a segurança dos dados, o Safari possui um gerenciador de senhas que avisa se uma violação de senha foi detectada, ou ainda pode te notificar quanto à navegação em sites suspeitos, além de interromper seu carregamento.

Brave

Imagem da página inicial do navegador Brave. A tela possui uma imagem de plano de fundo mostrando um horizonte e um cidade, provavelmente, uma cidade japonesa pela infraestrutura. A frente a um celular com a mesma imagem

Brave é um browser disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS, e promete ser 3 vezes mais rápido que o Chrome e proporcionar economia de dados e de bateria.

Caso você opte por usar o Brave, é possível fazer a migração entre os navegadores através da importação dos seus dados.

Para segurança das informações, o Brave bloqueia anúncios invasivos e scripts automaticamente, além de controlar os cookies e atualizar páginas utilizando HTTPS.

Também é compatível com extensões do Chrome para aumentar sua produtividade.

Outros recursos que o Brave abrange são gerenciador de senhas, VPN, videoconferências, gerenciamento de favoritos e sugestões inteligentes de pesquisa.

O navegador também disponibiliza um feed de notícias personalizado, incluindo as fontes de informações.

Vivaldi

Imagem da página inicial do Navegador Vivaldi O navegador possui um menu vertical a esquerda, blocos com sites ao centro e um tema baseado na cor vermelha

Vivaldi é um navegador personalizável, disponível para Android, inclusive Android OS Automotivo, Windows, Linux e macOS.

O Vivaldi oferece como funcionalidades um bloqueador de anúncios e rastreamento, tradutor automático, compatibilidade com extensões do Chrome e ferramentas para organização de abas conforme assuntos e interesses.

A política de privacidade do navegador se baseia em coletar poucos dados, sem vendê-los a terceiros.

Com o Vivaldi você possui ferramentas integradas de e-mail, calendário e feed de notícias, além de mecanismos de pesquisa personalizáveis.

Outros recursos disponibilizados no Vivaldi abrangem:

  • Captura de tela;
  • Organização de painéis web na barra lateral;
  • Avançar/retroceder páginas;
  • Gestão de notas e de favoritos;
  • Sincronização de dispositivos;
  • Abas privadas;
  • Gerenciador de downloads.

Conclusão

Como vimos, existem diversos browsers disponíveis no mercado que podem oferecer um bom desempenho, com menos consumo de memória.

Neste conteúdo você conheceu 8 desses navegadores:

Google Chrome, Chromium, Microsoft Edge, Opera, Mozilla Firefox, Safari, Brave e Vivaldi.

Em resumo, todos eles são amplamente personalizáveis, desde os temas até as notícias diárias que apresentam.

Além disso, podem permitir a configuração de múltiplos perfis de acesso para que você consiga separar as rotinas pessoais das profissionais.

Alguns podem ter, ainda, bloqueador de anúncios, que aumenta a velocidade de carregamento dos sites uma vez que eles não carregam junto com a página.

Para descobrir qual é o navegador ideal para suas rotinas é importante realizar vários testes de desempenho, além de entender cada funcionalidade que podem oferecer.

Por isso, se você quer otimizar seu dia a dia com o uso de browsers diferenciados, também não pode deixar de navegar pelo portal B2B Stack para conhecer mais de 23 mil softwares que automatizam milhares de processos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados