Hiperautomação, saiba o que é e seu surgimento

Publicado em 30 de setembro de 2022

Homem da construção civil aproveitando dos benefícios da hiperautomação

A Hiperautomação tem se mostrado extremamente útil para as empresas, com grande potencial para se tornar uma das principais tendências da Indústria 4.0 nos próximos anos. Isso deve ocorrer, devido à popularização de tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, e os avanços previstos para a Robótica.

Além disso, a hiperautomação é uma ferramenta que ajuda as organizações a reduzirem custos operacionais significativamente, permitindo que as empresas gerenciem melhor seus recursos humanos e materiais. Qual empresário não adoraria poder economizar muito mais, não é mesmo? 

Então, se você também está querendo aumentar a economia e a produtividade na sua empresa, além de vários outros benefícios, não deixe de ler este artigo para descobrir os diversos benefícios hiperautomação e como ela surgiu.

O que é a Hiperautomação?

Sabe aquelas tarefas repetitivas realizadas manualmente por humanos, e  que estão se tornando cada vez mais automatizadas? Então, essa prática é chamada de hiperautomação  um avanço natural no campo da automação, é uma tecnologia progressiva em engenharia e gerenciamento por décadas. 

Afinal,  o uso de máquinas para fazer uma atividade com menos intervenção humana do que o habitual, é o ideal para gerar grandes benefícios para as empresas, pois a mecanização no trabalho permite a  conclusão de tarefas em menor tempo e com maior volume do que seria feita pelos humanos.

Mulher utilizando a hiperautomação

Por isso, a tendência para os próximos anos é de que a hiperautomação se torne cada vez mais popular. No entanto, o termo é  relativamente novo e significa muito mais do que apenas automatizar as tarefas manuais. Ele se refere à união de tecnologias avançadas para mecanizar as atividades e processos complexos em vários modelos de negócios.

Ou seja, a hiperautomação é um ato mais complexo do que a automação tradicional. Ela pode ser aplicada em diversos setores e beneficiar ainda mais as áreas que trabalham com big data, como: logística, supply chain, marketing, vendas, TI,  entre outras.

As principais tecnologias da hiperautomação

Agora que você já entendeu um pouco sobre  a hiperautomação, e a sua importância no mercado, precisa conhecer o funcionamento e as aplicações da ferramenta. Como citado, a hiperautomação é união de várias tecnologias, dentre elas estão: Cobots, Big Data, Chatbots, Inteligência Artificial, Automação Robótica de Processos (RPA).

No entanto, dessas tecnologias que foram citadas, três delas são as principais: Automação Robótica de Processos (RPA), Machine Learning e Inteligência Artificial. 

Quando combinadas, essas ferramentas se tornam o centro da hiperautomação, permitindo a mecanização em áreas que eram completamente gerenciadas por humanos.

Continue lendo para saber mais sobre as principais tecnologias elas:

Automação Robótica de Processos (RPA)

Também chamado de Robotic Process Automation (em inglês), refere-se ao uso de softwares de inteligência artificial para analisar dados e executar tarefas que normalmente seriam realizadas por trabalhadores humanos, como atendimento ao cliente, vendas, marketing, finanças e contabilidade.

Essa tecnologia da hiperautomação, é frequentemente usada nos serviços financeiros, seguros e indústrias de manufatura, pois são segmentos que precisam reduzir custos e melhorar a produtividade.

O RPA é baseado no conceito de aprendizado de máquina, que é a capacidade de um sistema de computador aprender e se adaptar frente às novas situações com base em dados observados anteriormente.

Computador sendo utilizado por robô

Portanto, os sistemas RPA usam software de inteligência artificial para analisar os dados e executar as tarefas, de acordo com as necessidades das empresas.

Machine Learning

Essa outra ferramenta da Hiperautomação, está se tornando cada vez mais popular e por uma boa razão. Pois oferece inúmeros benefícios para aqueles que a utilizam, incluindo a capacidade de tomar decisões precisas com base em dados históricos.

Resumidamente, Machine Learning é uma tecnologia que visa atribuir aos computadores, a capacidade de aprender e realizar atividades complexas.  Além do que, são capazes de fazer as tarefas sozinhos, sem precisar de programação extra realizada por humanos.

Isso permite que as empresas economizem tempo e dinheiro, pois elas não precisam contratar equipes dedicadas à análise de dados. Como resultado, há um retorno significativo sobre o investimento quando se trata desse tipo de tecnologia avançada.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial – também chamada de IA,  tem como propósito a criação de máquinas capazes de tomar decisões e resolver problemas simulando o pensamento lógico humano. Essa tecnologia da Hiperautomação está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, já sendo usada para ajudar na tomada de decisões comerciais, para fornecer assistência personalizada e até mesmo para dirigir carros. 

Com tantos benefícios, é fácil entender por que a IA está ganhando terreno rápido. Uma das principais vantagens da inteligência artificial é sua capacidade de processar grandes volumes de dados de forma muito rápida. Isso permite que ela analise padrões e faça previsões precisas com base em um conjunto maior de informações do que o ser humano poderia manipular sozinho.

Dados sendo manipulados por Hiperautomação

Além disso, com a IA as máquinas são capazes de trabalhar continuamente sem  pausa para o descanso, o que dispensa a necessidade de mão obra humana em tarefas pesadas e repetitivas. Fator esse que ajuda as empresas economizarem, já que não será necessário  contratar um grande número de funcionários para a produção.

As vantagens da Hiperautomação

Como foi dito neste artigo, a hiperautomção pode beneficiar as empresas de diversas formas. Além das vantagens já citadas, confira muito mais sobre os benefícios da ferramenta aplicada nas empresas:

  • Aumento da produtividade e tempo

A hiperautomação pode aumentar a produtividade, pois os funcionários poderão se dedicar a outros processos, como as atividades que envolvam criatividade e planejamento. Essas mudanças nas formas de trabalhos acontecem porque a inteligência artificial ainda não é capaz de realizar trabalhos criativos ou de planejamento, sendo essas atribuições realizadas somente por humanos.

  • Tomar decisões eficaz

Usando as tecnologias da hiperautomação que fazem captação de dados, como Big Data e IA, a tomada de decisão pode ser muito mais eficaz, devido a sua capacidade de captar, organizar e processar grandes fluxos de dados. O que vai deixar sua empresa bastante forte perante os desafios que podem vir a surgir. 

  • Aumento da escalabilidade

Se precisar aumentar a escala de produção, uma empresa que utiliza a hiperautomação como aliada, muito dificilmente terá problemas como a perda da qualidade dos seus produtos.Pois, com o processo de automação é possível acompanhar as etapas do processo produtivo, acompanhar o fluxo de estoque, as demandas do mercado, possibilitando atender um público maior do que antes.

  • Vantagem Competitiva

À medida que os mercados se tornam mais competitivos, as empresas precisam estar à frente dos concorrentes, buscando atender as demandas da melhor forma possível. Para isso, a análise dos dados que são coletados pela IA possibilitam traçar o perfil de cliente ideal, identificando as suas dores e particularidades, dados como esses fazem grandes diferenças no setor de atendimento. Aspectos como esses contribuem para o aumento da competitividade da empresa melhorando o seu relacionamento com os clientes, melhorando as suas estratégias.

 Como implementar a hiperautomação na sua empresa

Se você também quer fazer parte dessa evolução na automação dos processos empresariais, saiba então que hiperautomação pode ser implementada de diversas maneiras, desde o uso de software até a criação de robôs para executar tarefas.

Por isso, para fazer a aplicação da hiperautomação, é preciso investir em excelentes plataformas e soluções tecnológicas de acordo com as necessidades do seu negócio. Além de implantar ações de curto, médio e longo prazo, e fazer o acompanhamento permanente, pois é fundamental para o êxito do processo.

Para ajudar na implementação da Hiperautomação na sua empresa listamos algumas sugestões de softwares que ajudam no desempenho das atividades do dia a dia.

Kenlo Imob

É uma plataforma para empresas imobiliárias, que cuida de todas as etapas de compras, desde a atração de leads até o fechamento do negócio. Essa ferramenta permite que o corretor trabalhe de qualquer lugar, a plataforma possui integração com as redes sociais, armazenamento de informações. Essa plataforma facilita a automatização dos processos.

Oracle Database

Um software direcionado para a estruturação de dados que auxilia os clientes a reduzirem custos de TI oferecendo um serviço de alta qualidade, com a utilização de nuvens do banco de dados.

IBM Infosphere Optim

Esse é um ótimo software de solução de gerenciamento de dados desde os requisitos até a desativação. Ele é indicado para engenheiros e cientistas de dados.

Conclusão

Como visto, a hiperautomação é uma tecnologia importante para aumentar a produtividade das empresas, reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente com os seus serviços ou produtos. 

Neste artigo, vimos também que os gestores devem ter consciência dos seguintes aspectos: as organizações estão cada vez mais utilizando as tecnologias para  realizar as suas operações.  Por isso, a hiperautomação é a solução ideal para as organizações que desejam manter-se competitivas no mercado atual. 

Portanto, se você não quer ficar para trás, aplique essa ferramenta em seus processos. Assim, você pode alcançar os concorrentes que já se beneficiam da evolução da automatização de processos, e até mesmo ultrapassá-los se utilizar a hiperautomação com eficiência.

Para conferir os melhores softwares para a sua empresa, verifique o catálogo da B2B Stack.

 

Publicado por Alessandra Andrade

Mineira do interior de Minas Gerais, 28 anos, acadêmica de Marketing. Atua como Redatora Web desde 2018, escrevendo artigos para diversos blogs e roteiros para canais do YouTube sobre curiosidades.


Artigos relacionados