Conheça as principais fraudes empresariais e 4 dicas para proteger a sua empresa

Publicado em 20 de janeiro de 2023

As fraudes podem acontecer no ambiente empresarial de diversas maneiras: seja por ação de má fé de um colaborador que age em benefício próprio, ou então por pessoas externas, criminosos que visam roubar dados. 

Esses riscos exigem que os gestores tenham um olhar atento para blindar sua organização contra esses tipos de crimes e golpes, buscando garantir a segurança e o compliance dos processos da empresa.

Pensando nisso, a B2B Stack preparou um artigo completo sobre as principais fraudes que acontecem no meio empresarial e quais as melhores soluções existentes no mercado de software.

Continue lendo para saber mais!

O que é fraude?

O termo fraude ilustra as ações que trapaceiam ou enganam pessoas para alcançar alguma vantagem. Esse é um crime previsto pela Lei no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, que prevê reclusão de um a cinco anos e o pagamento de multa para quem cometer o delito.

Os criminosos buscam vítimas que aparentam ser vulneráveis ou ambientes empresariais que dispõem de pouca fiscalização, favorecendo a prática de crimes de funcionários.

Representa o processo de investigação da fraude

Na maioria dos casos, os fraudadores buscam lucros financeiros e utilizam mecanismos de persuasão e sedução. Inclusive, os crimes de fraude empresarial podem  representar prejuízos bilionários. 

No mês de janeiro, a empresa Americanas informou ao mercado que encontrou inconsistências contábeis de R$20 bilhões em seu caixa. Ainda que a polícia  esteja averiguando se o acontecimento pode ser considerado fraude ou não, os danos já afetaram de forma drástica sua saúde financeira, devido às quedas bruscas de suas ações e a crise de imagem instaurada.

Assim, a fraude não afeta somente o setor financeiro da empresa, mas também  apresenta potencial para desestruturar o clima organizacional e o bom funcionamento da instituição. Portanto,  quando um processo de investigação é instaurado ou existe a constatação de fraude, esse acontecimento gera grandes problemas internos e externos para a organização. 

Logo, é de extrema importância que as empresas pratiquem a prevenção e conheçam quais são as principais fraudes.

Quais são as fraudes mais comuns no meio empresarial?

A principal característica dos fraudadores é o perfil dinâmico e adaptável: todo dia os telejornais e outros meios de comunicação divulgam diferentes tipos de golpes e novos métodos de falcatruas. Vamos elencar as principais fraudes que mais acontecem no meio empresarial.

Despesas não autorizadas ou duplicadas

Empresas que não possuem uma boa gestão financeira ou política de reembolso bem estruturada sofrem com a má fé dos colaboradores. Isso porque existem funcionários que tiram vantagens quando podem ter gastos extras e inesperados.

Imagem representa o tipo de fraude de despesas não autorizadas

Um exemplo clássico é o de viagens: em vez de escolher passagens que são mais econômicas, os funcionários preferem ir de primeira classe, usam serviços extras do hotel sem autorização da empresa ou se alimentam de forma extremamente cara. Todos esses gastos são repassados para que a empresa realize o reembolso, no entanto,os valores poderiam ser mais baratos.

Já as despesas duplicadas se referem ao uso da mesma nota fiscal no momento da solicitação do reembolso. Normalmente esse tipo de fraude acontece em empresas que ainda fazem a conferência dos recibos de forma manual.

Sites falsos

Criminosos que possuem grande conhecimento tecnológico conseguem facilmente desenvolver sites falsos com características semelhantes aos de sites de grandes lojas. Os sites falsos normalmente são utilizados em grande parte para roubar dados ou aplicar golpes financeiros, com a venda de produtos que não existem. 

Imagem representa a fraude por meio dos sites falsos

Sendo assim, o consumidor deve sempre estar atento às características e particularidades do site original, pedidos de recadastramento sem que você tenha solicitado, entre outras medidas de segurança.

Superfaturamento

O superfaturamento é um tipo de fraude bastante comum no mundo empresarial, devido a sua suposta facilidade de prática. Esse delito acontece quando um colaborador se hospeda em um hotel ou consome determinado tipo de serviço e pede uma nota fiscal com o valor maior do realmente foi gasto, depois disso ele solicita o reembolso e fica com a diferença.

Imagem ilustra o processo de fraude

Através do superfaturamento o funcionário consegue pegar a diferença para si. Para inibir essa prática criminosa é necessário que as empresas adotem Política de Reembolso que contam  com normas que regulamentam todo o processo de reembolsos corporativos da empresa

Extravio de comprovantes

O extravio de comprovantes acontece por meio da perda de documentos ou alteração de documentos que comprovem os gastos do colaborador ou de alguma ação da empresa. Essa perda acontece pela má gestão das despesas financeiras da empresa, o que implica em prejuízos para a gestão.

Fraude “amigável”

Acontece quando o cliente realiza uma compra on-line usando o seu cartão para pagamento e após o recebimento do produto solicitar o estorno ao emissor do cartão. Se conseguir a aprovação, a transação do pagamento é cancelada e o cliente recebe o dinheiro de volta e acaba ficando com o produto.

Phishing 

O phishing é uma técnica conhecida como pescaria que tem por objetivo atrair pessoas, sejam para sites falsos ou por meio de iscas para roubar os dados de empresas e pessoas físicas, e conseguirem proveito financeiro.

Outro mecanismo que visa roubar informações de empresas públicas, privadas e de cidadãos é o uso de softwares maliciosos, que são conhecidos como malware. Esse mecanismo pode desestruturar a rede, sequestrar dados importantes e pedir dinheiro para devolver o acesso.

Porque as fraudes são um risco para a sua empresa?

Como vimos, as fraudes possuem grande potencial para causar danos além do financeiro, isso porque, quando expostas, tornam-se notícias midiáticas que afetam a reputação da empresa. 

A fraude também representa uma falha na administração dos recursos financeiros, sendo esse motivo de insegurança para investidores que muitas vezes escolhem retirar os seus investimentos da organização.

Homem fazendo auditoria para identificar se existe fraude ou não

Além dos funcionários ficarem desnorteados diante de acusações gravíssimas sobre o possível acontecimento de fraude dentro da empresa. Desse modo, é necessário que as empresas busquem se proteger das ações fraudulentas.

Saiba como proteger a sua empresa contra as fraudes

1. Desenvolva código de conduta

Imagem ilustra código de conduta

O código de conduta é um documento interessante para as empresas, pois estabelece as normas e diretrizes que devem ser seguidas pelos colaboradores e gestores. Em termos práticos, o documento descreve detalhadamente quais são os deveres e direitos de cada colaborador, além das condutas que são aceitas pela organização.

Outro ponto importante quando se quer evitar fraudes é estabelecer dentro do código de conduta quais penalidades serão aplicadas aos colaboradores, caso seja descoberta alguma fraude dentro da empresa.

2. Incentive a denúncia

Devido a convivência do dia a dia, os colegas de trabalho podem ter conhecimento de alguma ação ilegal por parte de algum indivíduo, mas devido ao cargo que ocupam ou por temerem retaliações, sentem-se desmotivados ou envergonhados para  realizar uma delação. 

Quando a empresa incentiva a denúncia com base em compliance e realmente aplica as devidas punições, esse processo é favorável para um ambiente de trabalho aberto e participativo, evitando que novas ações de fraude aconteçam.

 3. Invista em treinamento contra a fraude

O tema fraude deve ser debatido abertamente para que as pessoas conheçam quais são os tipos mais comuns e saibam como denunciar. Realizar discussões e palestras para que os colaboradores possam refletir e conheçam as desvantagens das práticas desse crime.

Durante o treinamento, é importante que o código de conduta seja exposto para que todos tenham ciência das diretrizes internas e saibam que esse material não é apenas um enfeite.

4. Compliance

Compliance evita fraude?

O compliance é um termo que está muito em voga no mundo corporativo, devido ao seu significado para empresas que buscam estar em conformidade com as leis e colocam em prática ações que garantem segurança das suas informações.

O compliance pode ser implementado através de um programa ou a contratação de softwares que ajudam no gerenciamento administrativo das empresas e permitem que elas cumpram os seus deveres legais. Devido às características do compliance ele se torna uma ótima ferramenta para evitar fraudes.

Dica B2B Stack: ferramentas de prevenção a fraude

Dica da B2B Stack: Par manter a qualidade de dados

A B2B Stack é o maior portal de compra e venda de softwares da América Latina. Por isso, sabemos que você precisa de soluções práticas e que sejam eficientes para evitar a fraude dentro da sua empresa. Confira abaixo algumas soluções:

Vexpenses

Logo da empresa vexpenses

Através da Vexpenses é possível contar com um aplicativo android e IOS para controlar os gastos e realizar a análise de dados para que os reembolsos corporativos sejam facilmente geridos e evitar fraudes.

Um grande diferencial da ferramenta é a possibilidade de cadastrar os comprovantes no aplicativo em tempo real, facilitando que o colaborador não perca ou faça a duplicação da informação. 

Interessou-se? Confira mais informações sobre o Vexpenses no portal da B2B Stack.

Neoway Fraud Prevention

logo Neoway Fraud Prevention

Essa é uma solução que realiza a validação de informações, como RG, CNH, entre outros. Conta com ferramentas específicas para analisar profundamente e detectar possível ação de lavagem de dinheiro. 

O Neoway Fraud Prevention utiliza a inteligência artificial e o big data analytics para detectar e prevenir fraudes.

Sky.Security

O Sky.Security é um software desenvolvido pela empresa Sky.One. Essa solução oferece uma plataforma completa para proteger os dados de empresas através do monitoramento contínuo e a antecipação de ameaças.

Por meio da inteligência e tecnologia a ferramenta consegue proteger a sua empresa 24 horas por dia evitando ataques cibernéticos.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da B2B Stack e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia!

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados