Compliance: Saiba implementar boas práticas na sua empresa

Publicado em 17 de janeiro de 2022

Aqui no blog B2B Stack sempre trazemos dicas do que seu negócio pode fazer para se destacar no mercado, e hoje, vamos mostrar como as práticas de compliance também podem ser vistas como diferenciais e trazer resultados muito positivos.

Mais do que a proteção de dados, adotar as boas práticas de compliance em uma empresa é um meio de evitar custos desnecessários, transtornos com clientes e colaboradores, além de ser uma forma de usar a transparência para sutilmente promover a sua marca.

Isso porque, mesmo que não se trate, nem de longe, de uma estratégia de marketing, a conformidade com as normas e legislações vigentes evita que seu negócio sofra processos judiciais e outras penalizações que podem impactar negativamente sua imagem quando um consumidor buscar por ele.

Afinal, quem quer comprar ou trabalhar em uma empresa que não é organizada ou não trata com segurança os seus dados, não é verdade?

Por outro lado, uma marca que respeita regulamentações e mantém uma boa conduta com clientes, colaboradores e outros eventuais parceiros de negócio, tem tudo nas mãos para ganhar credibilidade e conquistar ainda mais público.

Continue acompanhando este conteúdo para entender o que é compliance e como sua empresa pode começar a implementar um programa hoje mesmo!

O que é compliance?

Compliance, ou “to comply”, na tradução literal significa “conformidade”, ou, “estar em conformidade”.

Trata-se de uma prática que garante a segurança de informações, a minimização de riscos, incluindo fraudes, e o cumprimento de normas, leis, padrões éticos e regimentos, que precisam ser seguidos tanto pelas empresas quanto por pessoas físicas.

O conceito de compliance foi estabelecido primeiro nos EUA, com a instauração de uma Lei Anticorrupção e o foco em tornar o mercado financeiro do país mais seguro e eficiente.

Já no Brasil, algumas ações de compliance começaram a ser utilizadas em 1992.

Mas, foi com a Lei nº 9.613/1998 que mais medidas de compliance passaram a ser obrigação de empresas e pessoas físicas, como por exemplo, fornecer mais segurança na identificação de clientes e na manutenção de registros de operações e comunicações.

Essas práticas ganharam ainda mais força com a promulgação da Lei brasileira Anticorrupção n° 12.846/13, mas, ainda assim, muitos negócios ainda têm dificuldades e dúvidas na hora de implementar um setor de compliance internamente.

Como funciona o compliance?

Para que uma empresa fique em conformidade com todas as normas e legislações vigentes, sejam nacionais ou internacionais, bem como com regulamentos internos, dois procedimentos precisam ser adotados:

A implementação de um programa estruturado de compliance, que envolve profissionais capacitados para executá-lo, bem como a utilização de um software que ajuda a gerenciar todos os aspectos deste programa.

Também é preciso que você tenha normas internas bem definidas e transparentes, que devem ser elaboradas em forma de um código de ética e conduta, alinhadas com os conceitos de governança internos, e com uma linguagem de fácil interpretação para que todos os colaboradores, de todos os níveis operacionais, tenham acesso e consigam compreendê-lo.

Além disso, o programa ajuda na atuação preditiva sobre situações que podem comprometer a imagem ou segurança da empresa, ou ainda, o ambiente de trabalho, e por isso, os profissionais desta área precisam monitorar riscos constantemente.

Compliance para riscos empresariais

Embora seja necessário que as práticas de compliance façam parte das rotinas de micro e pequenas empresas até médias e grandes corporações, especialmente as que desejam expandir suas atividades internacionalmente, nem sempre parece fácil implementá-las.

Segundo dados divulgados sobre o Índice Global de Complexidade Corporativa, o Brasil aparece em primeiro lugar, entre 80 países, como o país mais complexo para aderir às regulações de negócios.

Isso se dá porque o país possui regulamentações significativas de nível federal, estadual e municipal, e por isso, o compliance com todas elas, de forma integrada com todas as áreas da empresa, torna-se mais difícil.

No entanto, adotar boas práticas de compliance faz com que você crie sua própria infraestrutura de segurança para agregar valores ao negócio e evitar perdas financeiras com processos, multas e outras penalidades, e principalmente, manter sua integridade diante de colaboradores e clientes.

Nas empresas, um setor de conformidade ajuda a evitar transtornos, tanto com os órgãos públicos quanto com os próprios procedimentos e valores internos.

Isto é, um programa de compliance neutraliza riscos de corrupção interna ou externa, previne o descumprimento de leis trabalhistas, ambientais, tributárias e fiscais, assim como garante a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Mas, para que tudo funcione, é necessário que toda a empresa esteja engajada e comprometida, desde a presidência.

Algumas boas práticas corporativas de compliance

Para começar, é necessário que o setor de compliance da sua empresa trabalhe em equipe para identificar com antecedência, monitorar e atuar em possíveis riscos à que o negócio foi exposto.

Isto é, a perda ou vazamento de dados, o não pagamento de um tributo municipal, o não envio dos dados das folhas de pagamento dos colaboradores ao eSocial, ou ainda, uma possível fraude em um contrato.

Para isso, você precisa escolher o software ideal, que funcione com inteligência artificial e consiga identificar e notificar esses riscos imediatamente.

Além disso, todas as suas equipes precisam de treinamentos e reforços constantes quanto ao código de ética e conduta do negócio. Depois, são necessárias auditorias internas de monitoramento e prevenção.

Mas, o principal é que você implemente canais de denúncias, internos e externos, para que as pessoas possam denunciar o descumprimento de algum dos seus regimentos internos.

Dica B2B Stack: Ferramentas para gestão de compliance

Agora que você sabe o que é e como funciona o compliance, conheça 3 dos softwares de gestão de compliance cadastrados no nosso portal B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

No nosso portal reunimos e categorizamos mais de 23 mil ferramentas corporativas, e você ainda conta com um comparador de softwares e com as avaliações de usuários reais para escolher a solução mais adequada às suas necessidades.

E quando encontrar aquele software dos seus sonhos, você pode solicitar o contato dos desenvolvedores direto na nossa plataforma, para receber demonstrações e mais informações sobre ele.

Por agora, saiba como funcionam as seguintes ferramentas:

  • Neoway Risk & Compliance
  • RISKID
  • Oracle GRC

Neoway Risk & Compliance

Logo da NeoWay Compliance

Neoway Risk & Compliance são tecnologias de compliance disponibilizadas pela empresa Neoway, que servem para prevenção de riscos, além de permitirem análises de reputação de empresas e pessoas e a identificação de conflitos através de Inteligência Artificial, Analytics e Big Data.

Com as soluções Risk & Compliance da Neoway você consegue coletar dados públicos de diversas fontes, bem como mapear grupos econômicos, buscar citações e notícias na web sobre uma determinada marca, e monitorar comportamentos de risco em parceiros e até mesmo de clientes, tudo conforme o programa de compliance interno do seu negócio.

São 3 tipos de softwares inclusos nessas tecnologias, que podem ser utilizados de forma integrada para melhores resultados: Neoway Compliance, Neoway Watcher e Neoway Lawsuits.

O Neoway Compliance reúne dados do seu público de interesse (empresas ou pessoas), que podem abranger redes de relacionamento, quadros societários e reputação, e que podem ajudar até mesmo nas suas análises de crédito e na prevenção de fraudes.

A plataforma faz integração via API com outras ferramentas que você já utiliza para atualizar dados automaticamente, assim como para obter sincronicidade no trabalho conjunto com outras soluções necessárias nos seus processos.

O Neoway Watcher permite monitorar empresas e pessoas continuamente.

Há a possibilidade de configurar notificações a cada mudança de CNAE ou quadro societário, por exemplo, para a identificação rápida de comportamentos de risco que podem afetar o seu programa de compliance.

Já o Neoway Lawsuits é uma ferramenta para acessar processos judiciais e extrajudiciais do Brasil, consultando por CPF ou CNPJ, que também possibilita a criação de relatórios de diligências.

RISKID

Logo da RiskID. O logo possui as letras 'I' substituídas por interrogação. O logo possui as cores azul e laranja

RISKID é um software de gestão de riscos que promete uma interface intuitiva e fácil de usar, até 60% na redução de tempo para identificação e tratativa de riscos, com foco na colaboração entre os profissionais de compliance do seu negócio.

No RISKID os profissionais podem preencher todos os potenciais riscos iminentes da empresa, assim como causas e efeitos, e definir as probabilidades de ocorrência de cada risco para entender quais são as prioridades de verificação.

O software, então, vai identificar, mapear e rastrear esses riscos para criar planos de ação estratégicos para tratá-los.

O RISKID suporta as seguintes metodologias e padrões de gerenciamento de riscos: ISO 31000, RISMAN, COSO, FMEA, HSSE, PRINCE2 e Solvency II.

Sogi

Logo da soGI na cor azul

Sogi é um software de gestão integrada de compliance que pertence à empresa Verde Ghaia, recém adquirida pela Ambipar.

Ele funciona como um Sistema de Gestão e Monitoramento de Requisitos Legais Aplicáveis, baseado na prevenção de riscos em tempo real, com banco de dados que atualiza diariamente as legislações, e pode ser adquirido em módulos, conforme as necessidades do seu programa de conformidade.

Os módulos do Sogi são: Lira, Gaia, PRSSO, GRC, Auditoria, Licenças e Documentos. Eles oferecem, entre outros recursos:

  • Monitoramento de requisitos legais que são aplicáveis à sua empresa;
  • Gerenciamento de aspectos e impactos ambientais do seu negócio;
  • Gestão de Segurança Ocupacional, com monitoramento de riscos de acidentes, incidentes ou de doenças ocupacionais;
  • Gestão de Governança, Riscos e Compliance, com prevenção de multas e perda de reputação;
  • Gestão e agendamento de auditorias internas, com relatórios personalizados;
  • Gerenciamento de prazos, aprovações e documentos conforme as obrigações legislativas.

Conclusão

Como você viu, as boas práticas de compliance são eficientes para prevenir que o seu negócio passe por fraudes e outros riscos desnecessários.

No entanto, com profissionais capacitados e o monitoramento desses riscos de perto com o uso de um software especializado, mesmo que ocorra algum descumprimento de normas ou legislações no seu programa de compliance, é possível revertê-lo rapidamente e reparar os danos causados antes que eles se tornem um problema grave.

Em contrapartida, não adotar as boas práticas para manter o compliance com as legislações nacionais ou internacionais vigentes, assim como com a própria ética interna, gera prejuízos financeiros e pode até manchar a reputação de uma marca, fazendo com que ela perca credibilidade e crédito no mercado.

Por isso, te apresentamos 3 softwares de gestão de compliance capazes de auxiliar nessa jornada:

Neoway Risk & Compliance, RISKID e Sogi.

Em resumo, essas tecnologias podem auxiliar na identificação de comportamentos de risco tanto de empresas e seus sócios, quanto de pessoas físicas, além de monitorar os próprios riscos internos da empresa, como perda ou vazamento de dados.

Além disso, eles podem ajudar sua empresa a manter a conformidade com as legislações ambientais, tributárias, fiscais e trabalhistas, e gerenciar prazos de entrega de documentos para os órgãos pertinentes.

Agora que você sabe o que é compliance, saiba que processos corporativos automatizados reduzem riscos causados pelas atualizações manuais. Por isso, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack para conhecer milhares de softwares capazes de otimizar todas as suas rotinas empresariais!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados