O que é IOT e como ela pode alavancar seu negócio

Publicado em 3 de setembro de 2022

Smart car and internet of things IOT concept. Finger point to car 's console and icons popup out

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede constituída de objetos físicos integrados a sensores, software e outros recursos tecnológicos a fim de fazer a conexão e o compartilhamento de dados com outros sistemas através da internet. Esses dispositivos podem variar de simples objetos domésticos a máquinas industriais de alto padrão.

Hoje estima-se que haja mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados pelo mundo, número que, de acordo com especialistas, tende a superar 22 bilhões de dispositivos no ano de 2025.

Nesse material, você terá acesso a um pouco da história, benefícios e do impacto da IoT para seus negócios!

Surgimento da Internet das Coisas

O avanço em áreas como os sistemas embarcados, a microeletrônica, o sensoriamento e a comunicação foi um dos pontapés iniciais para que a Internet das Coisas fosse criada. Atualmente, a IoT tem ganhado bastante espaço nos ambientes acadêmicos e industriais, por conta do seu caráter facilitador para as diferentes atividades realizadas pelo ser humano.

O trabalho sobre o uso de identificação por radiofrequência (RFID) e da rede de sensores sem fio (RSSF) desenvolvido pelo Laboratório de Auto-ID do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi um dos grandes responsáveis pelo surgimento desse conceito. Desde o início desse estudo, o objetivo principal era a criação de um sistema global de registro de bens realizado através do código eletrônico de produto, um sistema único de numeração.

Esse termo foi criado por Kevin Ashton, em setembro de 1999. Kevin era um pioneiro tecnológico britânico que criou um sistema de sensores responsável por conectar o mundo físico à internet, durante o seu trabalho em RFID (identificação por rádio frequência).

Simon Hackett e John Romkey foram responsáveis por desenvolver o primeiro dispositivo IoT, uma torradeira que era conectada a um computador com rede TCP/IP. Porém, ainda lhes faltava desenvolver um recurso que fosse capaz de colocar o pão dentro da torradeira. Isso foi resolvido um ano depois, quando criaram um mini guindaste robótico, controlado por internet, e inseriram no protótipo.

 O que permitiu que a IoT fosse possível?

Baixo custo e baixa potência das tecnologias de sensoresT

Tecnologias mais acessíveis e confiáveis estão possibilitando que o recurso IoT alcance mais fabricantes.

Capacidade de conectividade

Uma série de protocolos de rede para a Internet facilitou a conexão de sensores à nuvem e a outras coisas para transferência eficiente de dados.

Plataformas para armazenamento em nuvem

A expansão das plataformas em nuvem permite que empresas acessem a infraestrutura necessária para aumentar a escala sem precisar gerenciar tudo.

Machine learning e análise avançada

Os avanços em machine learning e análise avançada, além do acesso a dados em nuvem, permitiram que as empresas pudessem obter insights de maneira mais descomplicada.

Inteligência artificial (IA) com capacidade de conversação

O avanço de redes neurais fez surgir o NLP (processamento de linguagem natural) à IoT, alguns exemplos disso são as assistentes pessoais digitais como a Alexa e a Siri, tornando-as mais acessíveis para o uso doméstico.

IoT industrial – o que é e em quais setores está inserido

A IIoT (IoT Industrial) é definida pelo conjunto de dispositivos inteligentes utilizados para o aumento da eficiência dos negócios pelas empresas. Sejam sistemas de sensores ou equipamentos, esses dispositivos fornecem às empresas dados atualizados e detalhados que podem ser usados com objetivo de melhorar seus negócios. Essa tecnologia é capaz de cuidar do gerenciamento de suprimentos, processo de logística, auxiliar no setor de recursos humanos e produção, com um custo baixo e mais eficiência e agilidade. 

Quais setores podem se beneficiar da IoT? 

Mulher faz uma foto de produto para vender online na Internet a partir de casa

Varejo

O gerenciamento de estoques, a melhora na experiência do cliente e a redução de custos operacionais são alguns dos benefícios da tecnologia IoT no setor do varejo. Por exemplo, com a criação de prateleiras inteligentes com sensores que realizem a pesagem de produtos, é possível coletar informações com objetivo de monitoramento de quantidades de cada produto. Com isso, são acionados alertas de pouco estoque para que a empresa providencie o mais rápido possível a reposição dos respectivos materiais.

Logística / Transporte

Os sistemas de logística e transporte podem ser muito beneficiados através das IoT. Com base nas condições climáticas e na disponibilidade de veículos ou motoristas, é possível redirecionar frotas de caminhões, navios ou trens transportadores de estoque, graças aos dados do sensor de IoT.

Os setores de alimentação, plantas e fármacos, que exigem um cauteloso controle de temperatura, se beneficiaram grandemente com o sistema de monitoramento IoT. Os sensores enviam alertas a qualquer mudança de temperatura que possa ser prejudicial à qualidade dos produtos, permitindo maior êxito nos transportes.

Fabricação

Uma grande vantagem para as empresas que aderem à tecnologia IoT é o monitoramento das linhas de produção, de modo a identificar possíveis falhas que comprometem o rendimento do sistema, possibilitando que a empresa realize as manutenções necessárias.

Através de alertas emitidos por sensores, o fabricante pode perceber o problema de maneira mais fácil e resolvê-lo antes que qualquer produção seja prejudicada. Isso possibilita que os custos operacionais sejam reduzidos e a produtividade aprimorada.

Automotivo

O setor automotivo, assim como os outros, também é aprimorado pelo uso dessa tecnologia. Além dos benefícios às linhas de produção, esses sensores são capazes de detectar possíveis falhas em automóveis que já foram vendidos e estão sendo já utilizados pelos consumidores.

Essa funcionalidade permite que os fabricantes e comerciantes desenvolvam mais sobre a conservação e manutenção dos carros e deixem os proprietários desses veículos corretamente informados.

Assistência Médica

O setor da saúde é muito beneficiado através do monitoramento possibilitado pela IoT. Os profissionais da saúde como médicos e enfermeiros precisam ter sempre acesso à localização dos recursos de assistência ao paciente, como por exemplo as cadeiras de rodas. Quando um hospital equipar suas cadeiras com sensores IoT, seu rastreamento pode ser realizado através de aplicativos de monitoramento IoT, de modo que esse profissional encontre a cadeira de rodas mais próxima mais rapidamente. Não só esse, mas outros utensílios hospitalares podem ser achados dessa forma, garantindo mais eficiência nos processos e mais controle a respeito das quantidades desses produtos que pertencem a essa unidade de saúde.

Setor Público

Um exemplo de benefício das tecnologias IoT no setor público é o uso de aplicativos IoT por serviços do governo, tornando capaz a comunicação entre esses órgãos e a população. Os usuários dessas aplicações podem ser avisados a respeito de pequenas interrupções nos serviços básicos como água, esgoto e energia, ou até mesmo em emergências de caráter mais abrangente em questões de população. Os aplicativos de IoT, podem implementar recursos com objetivo de ajudar na recuperação dessas interrupções, tornando-a mais rápida e eficiente.

Segurança nos setores em geral

A segurança do trabalhador também é aprimorada através da implementação desse recursos. Indivíduos que cujo ambiente de trabalho apresenta mais perigo para sua integridade física, como minas, usinas de energia e químicas, ou campos de gás e petróleo, precisam ser avisados a respeito de quaisquer eventos perigosos que ofereçam risco a sua saúde.

Quando conectados a aplicativos com sensores IoT, eles podem ser avisados ou resgatados de maneira mais rápida. Essa tecnologia também pode ser aplicada em vestimentas capazes de monitorar a saúde do indivíduo e as condições ambientais nas quais ele está inserido. Isso permite às pessoas comuns maior consciência e informação a respeito de sua saúde e possibilita também a realização de monitoramento remoto das funções vitais de pacientes por parte de médicos.

Como esse recurso pode alavancar meu negócio?

o negócio

Após conhecer um pouco sobre a tecnologia IoT, trouxemos algumas vantagens do uso dela em seus negócios, para informá-lo e permitir que expanda sua produção. Fique atento às próximas linhas!

Aceleramento da Inovação

A Internet das Coisas possibilita às empresas o acesso a análises detalhadas e bem avançadas de maneira a revelar novas oportunidades. Por exemplo, as informações a respeito do comportamento do cliente coletadas por esse recurso permitem que as empresas produzam estratégias de marketing e campanhas publicitárias com maior capacidade de direcionamento.

Aproveitar os dados coletados para gerar insights e ações com IA e ML

É possível prever resultados futuros a partir da análise de dados coletados e de tendências históricas. Os dados coletados pela IoT por exemplo, combinados às informações de garantia, são capazes de prever incidentes de manutenção em seu negócio. Isso é benéfico pois permite oferecer um atendimento mais proativo ao cliente e poder fidelizá-lo.

Aumento da segurança

Ao passo que as infraestruturas digital e física são continuamente monitoradas, torna-se viável a melhora da eficiência da segurança e redução de seus possíveis riscos. Os dados coletados por um monitor no local, por exemplo, podem ser aliados aos dados de versão de hardware e firmware, o que permite a programação automática das atualizações do seu sistema.

Criar diferentes soluções

As tecnologias de IoT podem ser implantadas de maneira centrada no cliente para aumentar a satisfação. Por exemplo, produtos de tendência podem ser reabastecidos prontamente para evitar escassez.

A IoT pode ser implantada de forma mais centralizada no cliente, a fim de aumentar o nível de satisfação. Um dos exemplos disso é o reabastecimento mais frequente de produtos de tendência e alta procura, de modo a evitar escassez e permitir que o seu cliente esteja sempre satisfeito.

A tecnologia a favor da evolução

colagem de homem barbudo usando laptop perto de parede de tijolos, conceito de evolução

Através da leitura desse artigo, você aprendeu um pouco mais a respeito da “Internet das Coisas”, como seu surgimento, os setores que ela beneficia e como esse advento tecnológico pode ser útil em seus negócios.

Dessa forma, pôde-se concluir o quão significativas são as transformações tecnológicas para o trabalho de uma empresa, seja ela de qualquer setor, e como é importante que seu negócio esteja por dentro dessas transformações em busca de aprimorar seus resultados.

Fique de olho em nosso blog para aprender mais sobre as diferentes tecnologias que podem auxiliar você e sua empresa a alcançar seus objetivos!


Artigos relacionados