monday.com – gestão de projetos simplificada e personalizada

Publicado em 16 de novembro de 2023

monday - imagem exemplificando as telas da ferramenta

Utilizado por equipes de TI, profissionais de marketing, recursos humanos, finanças, operações, vendas e qualquer outra área que busca melhorar a produtividade e comunicação entre equipes, a monday.com oferece as funcionalidades essenciais para uma gestão de projetos eficaz.

A gestão de projetos é imprescindível para que um negócio dê certo. Com ela, é possível conduzir os recursos necessários para a execução do trabalho dentro de prazos estipulados, custos, qualidade esperada, disponibilização de profissionais para atuação no projeto e suas determinadas tarefas.

Para gerir um projeto, é necessário escolher inicialmente uma metodologia adequada. Dentre essas metodologias, podemos citar o modelo Scrum, que divide o projeto em partes menores; Kanban, que divide as tarefas em categorias de colunas visuais com as etapas: “Para fazer”, “Em andamento” e “Finalizadas”; e Seis Sigma, que tenta a melhoria contínua do projeto, com eliminação de erros e imprecisões nos processos.

Leia também: Gestão de Projetos, saiba o que é e quais as principais metodologias

O que é a monday.com?

monday.com é uma plataforma colaborativa de gerenciamento de equipes e projetos que pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer momento.

Indicado para empresas de todos os portes e ramos, que precisam organizar seu fluxo de trabalho além de otimizar tempo, a monday.com é mais do que uma simples ferramenta de gestão de projetos; é uma plataforma dinâmica e adaptável, pronta para transformar a maneira como sua equipe aborda desafios diários.

Com a monday.com, você consegue gerenciar tarefas e distribuí-las entre os usuários e equipes de forma transparente, por meio de quadros personalizáveis que podem ser customizados de acordo com suas necessidades.

Os grupos, situação das tarefas, elementos, log de atividades e todas as atualizações realizadas por sua equipe e por você, podem ser visualizados em tempo real.

Você pode escolher os melhores modelos de visualização de seus quadros, dentre eles: Kanban, calendário, mapa, formulário, Gantt e timeline.

A monday.com integra-se facilmente com diversas plataformas, softwares e aplicativos, poupando o trabalho de inserir manualmente dados já existentes.

Dentre as diversas ferramentas integradas à monday.com, incluem-se:

Outlook

Microsoft Teams

Dropbox

Slack

Zoom

Google Calendar

Excel

Google Drive

LinkedIn

OneDrive

Salesforce

Por que uma ferramenta como a monday.com é importante?

A monday.com organiza tarefas, o que é importante para um bom fluxo de trabalho. Além disso, a ferramenta pode aumentar a produtividade, controlar as tarefas individuais e da equipe, priorizar tarefas, além de controlar o tempo de realização das tarefas, o que pode servir como base para estipular o tempo das próximas.

É possível fazer comentários nas tarefas atribuídas, aumentando o entendimento entre usuários e gestores e não deixando passar detalhes despercebidos.

Quais problemas a monday.com resolve?

A automatização dos processos envolvidos em um projeto desvincula a necessidade de criação de planilhas manuais, diminuindo a probabilidade de falhas humanas. 

A monday.com é uma solução para uma série de desafios comuns enfrentados por equipes na gestão de projetos. A plataforma soluciona lacunas na comunicação e colaboração, possibilitando uma interação mais transparente e eficaz entre membros dispersos em equipes remotas. 

Além disso, oferece uma abordagem flexível para a adaptação a diferentes necessidades e setores, eliminando a dificuldade de ajustar ferramentas genéricas a projetos específicos. A automação de tarefas rotineiras é outra frente na qual a monday.com atua, poupando tempo valioso para atividades mais estratégicas. 

Sua capacidade de integrar-se a múltiplas plataformas e aplicativos simplifica a centralização de informações e a troca de dados, reduzindo a sobrecarga e garantindo uma gestão mais eficiente de projetos

A seguir, veremos com mais detalhes algumas das funções mais importantes da plataforma.

Funcionalidades e benefícios da monday.com

Monday - ferramenta de gestão de projetos

Como vimos, monday.com é uma plataforma completa para gerenciamento de projetos, e oferece funcionalidades e benefícios que encontram as maiores necessidades dos gestores e líderes de equipes, entre elas:

Gestão de equipes remotas

Em resposta à crescente virtualização das equipes, a monday.com oferece recursos específicos para facilitar a gestão de equipes remotas. A plataforma proporciona uma comunicação em tempo real integrada, atribuição de tarefas transparente e um ambiente colaborativo, criando a base para o sucesso em um mundo onde o trabalho à distância é a realidade.

Quadros ilimitados e customizáveis 

Os quadros são os locais onde serão criados e organizados seus projetos. Ilimitados e customizáveis, eles representam um diferencial fundamental da monday.com. 

Esta característica permite que equipes moldem seus fluxos de trabalho conforme as necessidades específicas de cada projeto. Com a liberdade de criar e personalizar quantos quadros forem necessários, desde acompanhamento de tarefas até planejamento estratégico, a plataforma oferece uma flexibilidade incomparável.

Essa abordagem permite a adaptação a qualquer metodologia de trabalho, garantindo eficiência e organização em todos os estágios do projeto.

Comunicação integrada e multicanal

A monday.com permite integrações com plataformas populares, como o Slack, proporcionando uma experiência de comunicação unificada para os usuários. Na própria ferramenta, todas as ações realizadas nos quadros podem ser configuradas para gerar notificações aos envolvidos, fazendo com que todos sejam informados sobre o andamento das tarefas.

Além disso, a plataforma oferece a opção de menções por e-mail, facilitando a inclusão de membros e mantendo todos atualizados sobre os projetos e discussões relevantes. Essa abordagem multicanal possibilita uma comunicação flexível e adaptável, permitindo que as equipes escolham a melhor forma de interação de acordo com suas preferências e necessidades.

Aplicativos IOS e Android: acompanhe seu projeto de qualquer lugar

A mobilidade proporciona aos usuários a capacidade de manter-se atualizados, visualizar e gerenciar tarefas, assim como colaborar em projetos, independentemente de sua localização física. Com essa facilidade de acesso móvel, as equipes podem garantir a continuidade e eficiência de seus projetos, mesmo em trânsito ou em diferentes ambientes de trabalho.

Compartilhamento de arquivos

A plataforma permite o upload e compartilhamento de arquivos, como documentos, planilhas, imagens e vídeos, tudo de forma simplificada e organizada. Cada item do projeto pode conter anexos relevantes, facilitando o acesso imediato aos recursos necessários para a execução das tarefas. Além disso, os membros da equipe podem colaborar em tempo real nos arquivos compartilhados, permitindo comentários, edições e atualizações diretamente na plataforma.

Gestão de projetos simplificada

Com a monday.com, os gestores podem definir prazos para as entregas, com uma visão cronológica das responsabilidades de cada membro da equipe. A ferramenta também permite analisar relatórios detalhados sobre o progresso e o desempenho das tarefas atribuídas. 

💡Dica valiosa sobre a monday.com💡

A central de templates (modelos de visualização) é um recurso que disponibiliza uma variedade de formatos personalizados para qualquer setor, negócio ou equipe. 

Essa biblioteca de modelos pré-configurados é um ponto de partida ideal para agilizar a criação e implementação de processos específicos, adaptando-se perfeitamente às necessidades de diferentes projetos e equipes. 

Usar templates facilita a personalização e o início rápido, permitindo que os usuários escolham entre uma variedade de estruturas prontas para uso e as ajustem conforme necessário para atender às demandas exclusivas de cada cenário.

Conclusão

Com a monday.com, a gestão de projetos é simplificada e reúne em uma única plataforma as ferramentas essenciais para equipes de todas as áreas e portes. Sua versatilidade é evidente na personalização de fluxos de trabalho, na integração multicanal para comunicação eficaz e na mobilidade oferecida pelos aplicativos para dispositivos móveis.

A plataforma resolve desafios fundamentais, desde a organização de tarefas até a análise detalhada do progresso, proporcionando uma visão holística para gestores e equipes. Ao possibilitar a criação de templates personalizados e a integração perfeita com uma variedade de aplicativos, a monday.com simplifica processos complexos e otimiza a colaboração, permitindo que os projetos avancem de forma ágil e eficiente.

A monday.com é mais do que uma ferramenta de gestão de projetos, é uma parceira estratégica que impulsiona a produtividade, a comunicação e o sucesso de equipes em suas jornadas de trabalho. Pronto para começar o seu projeto? Conheça todas as funcionalidades da plataforma aqui!

 

 


Artigos relacionados