Saiba tudo sobre a pesquisa por imagem no Google

Publicado em 1 de novembro de 2023

imagem das ferramentas do google: Google Imagens / Pesquisa por Imagens

A pesquisa por imagem no Google é uma das formas que os usuários encontraram para explorar o mundo, afinal, hoje não precisamos nos locomover até um determinado lugar para saber como ele é, o que um determinado estabelecimento vende, como são seus produtos ou caminhar por horas e horas para encontrar uma determinada mercadoria.

O Google Imagens foi lançado em 2001 e surgiu, por incrível que pareça, para atender a demanda de buscas por imagens de um vestido usado por ninguém menos que Jennifer Lopez, no Grammy 2000. 

Na época, o CEO do Google Eric Schmidt admitiu que o volume de buscas por imagens deste vestido era tão grande que eles precisavam de um mecanismo que fosse além das buscas por texto, precisavam também, resolver o problema com as pesquisas por imagem. 

Desde então, a ferramenta tem sido um sucesso e utilizada ao redor de todo o mundo, sendo também uma das principais fontes para divulgação de empresas, produtos e serviços.

Vamos ver então, como funciona a pesquisa por imagem no Google, como pesquisar imagens, e como essa ferramenta pode ser importante para aumentar o tráfego em suas plataformas.

Como funciona a pesquisa por imagem no Google?

O Google Imagens é uma solução onde os usuários podem realizar buscas, além do método tradicional de digitação de palavras-chave, em um mecanismo chamado de reverse image search, ou busca reversa de imagem, e que também é utilizado para encontrar as mais diversas imagens disponibilizadas na internet.

A partir do Google Imagem é possível encontrar empresas, produtos e lugares, sendo também uma forma mais convidativa para divulgação de seu negócio ao invés de utilizar apenas textos, já que combinar os dois recursos torna sua página mais bonita e compreensível.

A partir de sua busca, o Google Imagens irá te apresentar como resultado:

  • As páginas em que a imagem pesquisada está disponível;
  • Tamanhos e cores diferentes desta imagem, entre outros detalhes que possam mudar de acordo com quem a divulgou;
  • Imagens parecidas, contando também com recursos para filtrar imagens relacionadas de forma avançada e mais precisa, evitando também os resultados impróprios.

Além disso, pesquisando pelo Google Imagens, você também saberá quais imagens possuem direitos autorais, evitando transtornos caso precise utilizá-las. 

Pesquisa por Upload de Imagem

O recurso de pesquisa por upload de imagem do Google permite que você carregue imagens na plataforma a partir de seus dispositivos ou cole sua URL para encontrar imagens semelhantes ou relacionadas, bem como para localizar os sites onde a imagem carregada é encontrada. Para fazer o upload de uma imagem, siga os passos a seguir:

Passo 1: Acesse o Google Imagens Acesse o Google Imagens por meio do site oficial.

Passo 2: Encontre o ícone da máquina fotográfica No Google Imagens, você verá um ícone de máquina fotográfica, que representa “Pesquisa por imagem.” Clique neste ícone para fazer o upload da imagem desejada.

Passo 3: Escolha a opção de upload Você tem duas opções para carregar sua imagem:

  • Cole a URL da imagem.
  • Faça o upload de uma imagem a partir de seu dispositivo.

Passo 4: Visualize os resultados Após o upload, o Google mostrará os resultados relacionados à imagem, incluindo as páginas que incluem a imagem correspondente.

Pesquisa por imagem no google usando o Botão Direito do Mouse

Este recurso permite realizar diversas ações nas imagens pesquisadas. Aqui estão os passos:

Passo 1: Pesquise uma imagem no Google Imagens: Pesquise uma imagem no Google Imagens e selecione a que mais lhe agrada.

Passo 2: Ações disponíveis: Com a imagem aberta em sua tela, clique com o botão direito do mouse na imagem para verificar as opções disponíveis. Você pode escolher entre as seguintes ações:

  • Abrir o link da página da imagem em uma nova guia.
  • Abrir o link da página da imagem em uma nova janela.
  • Abrir o link da página da imagem em uma janela anônima.
  • Criar um QR Code para a imagem selecionada.
  • Enviar o link da página da imagem para seu dispositivo.
  • Abrir somente a imagem em uma nova guia.
  • Salvar a imagem em seu dispositivo.
  • Copiar a imagem.
  • Copiar o endereço da imagem.
  • Pesquisar por imagem no Google (sem a necessidade de fazer o upload da imagem como no passo a passo anterior).
  • Inspecionar o código da imagem.

A pesquisa por imagem no Google oferece várias opções para encontrar e interagir com imagens de maneira eficiente.

Imagem mostrando como utilizar o Google Lens no navegador chrome. A imagem trás um menu no lado direito de uma imagem com a opção de pesquisa por imagem no google

Qual a diferença entre Google Lens e a pesquisa por imagens no google?

O Google Lens está integrado ao Google Imagens, porém, só é possível de ser utilizado em dispositivos móveis. Também pode ser usado de forma independente, baixando o aplicativo Google Lens.

O objetivo do Google Lens é identificar objetos específicos presentes em imagens pesquisadas no Google, podendo assim descobrir, por exemplo, onde você pode comprá-los.

Além disso, o aplicativo do Google Lens permite que você pesquise objetos na internet apenas apontando sua câmera para eles. Portanto, se você passou em frente à uma loja, por exemplo, e gostou de um notebook, ao apontar sua câmera para ele você pode encontrá-lo em outras lojas e comparar preços.

O aplicativo do Google Lens também faz traduções automáticas. Sendo assim, ao apontar sua câmera para a descrição de um objeto que esteja em outra língua, o aplicativo traduzirá instantaneamente esta descrição.

Portanto, o Google Lens pode ser considerado uma extensão do Google Imagens, permitindo que você explore detalhes presentes em uma foto.

Para SEO, qual a importância de estar nas primeiras posições na pesquisa por imagem no google?

O Google Imagens conta com milhões de buscas de imagens por dia. Estar entre os primeiros resultados de pesquisas por imagem no Google faz com que sua empresa tenha visibilidade e credibilidade, sendo uma das maneiras mais efetivas para prospectar leads, e assim, atrair mais conversões.

Apostar em imagens bonitas, interessantes e que atiçam a curiosidade dos usuários do Google, é um diferencial que sua empresa pode adotar para se destacar em meio a outras milhares de empresas do mesmo segmento.

Utilizando técnicas de SEO, os profissionais da área conseguem aumentar a relevância e o tráfego de suas páginas, fazendo com que elas se posicionem sempre à frente da concorrência nos resultados apresentados pelo Google.

Pensando nisso, empresas que querem vender mais e melhor, precisam ir além de tirar ótimas fotos de seus produtos. 

Isso significa que não basta apenas jogar essas fotos na internet, mas também é necessário saber como divulgá-las, como redimensioná-las e como escolher as palavras-chave mais pesquisadas no Google, caso contrário, nem mesmo a melhor foto conseguirá fazer com que a página da empresa seja bem ranqueada.

Como otimizar uma imagem para a busca

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, para que sua plataforma esteja na primeira página da pesquisa por imagem no Google, é muito importante que você se atente à forma como descreve suas imagens, pois o Google irá “ler” seus textos descritivos e a partir daí, entender a relevância daquela imagem para aquele determinado usuário.

Portanto, primeiramente, você deve salvar essa imagem com um nome relevante. No caso, escolher uma palavra-chave bem ranqueada e que esteja relacionada à imagem e à empresa é uma boa prática de SEO que traz confiabilidade. 

Caso o produto tenha mais de uma imagem, você pode renomeá-las sempre de forma clara, que indiquem uma continuidade, por exemplo, mas sem utilizar letras ou números que não fazem sentido para ela.

Além disso, caso você utilize WordPress, ele ainda te fornece mais alguns campos para preencher sobre a imagem que são de suma importância, como a adição de uma legenda para a foto, que quanto mais explicativa, melhor, atribuição de um título à imagem, utilizando mais uma vez a palavra-chave escolhida, e possibilitando a criação de um texto alternativo para a foto, para descrevê-la o máximo e mais detalhadamente possível.

O tamanho do arquivo também impacta significativamente no ranqueamento de sua imagem pelo Google. É importante redimensionar sua imagem para um tamanho que tenha uma boa velocidade de carregamento e que seja adaptável tanto para buscas em dispositivos móveis quanto no desktop.

imagem representando o google workspace

Conclusão  

Como vimos, o Google Imagens possui mais ferramentas e métodos para apresentar resultados do que imaginamos. Saber utilizá-lo pode resolver diversos problemas com a divulgação de seus produtos.

A pesquisa por imagem no Google é feita por milhões de pessoas ao redor do mundo, por isso, é muito difícil que ao buscar alguma imagem na internet, ela não esteja disponível no Google Imagens.

O Google Imagens oferece ainda uma série de possibilidades para filtrar com mais precisão as imagens pesquisadas, além de conseguirmos realizar a pesquisa inserindo uma imagem na plataforma ao invés de digitar a palavra correspondente, o que facilita a busca das páginas em que essa imagem pode ser encontrada.

E caso você já tenha uma página em que utilize imagens para mostrar seus produtos e serviços, vale a pena conferir se elas estão otimizadas o suficiente para serem bem ranqueadas na pesquisa por imagem do Google, garantindo que seu site sempre fique nas primeiras páginas da busca.

Agora que você sabe como usufruir das imagens presentes no Google Imagens, dê uma olhada em nossa categoria de armazenamento e compartilhamento, assim, você conseguirá encontrar a melhor forma para gerenciar suas mídias.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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