O que é Google Fotos, como usar e seus benefícios

Publicado em 22 de dezembro de 2021

imagem das ferramentas do google: Google fotos

-Quem trabalha com marketing, design ou outras profissões que exigem armazenar e editar fotos e vídeos, precisa conhecer o Google Fotos de ponta a ponta.

E é sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

Com o marketing digital a todo vapor, assim como o foco na experiência do usuário na internet, trabalhar com mídias surpreendentes é uma das primeiras métricas que os profissionais devem ter como base em suas estratégias.

Isso porque as mídias são excelentes formas de chamar a atenção dos usuários para um determinado conteúdo. Ainda mais com novas atualizações do Google que podem chegar em 2022.

Uma delas, por exemplo, é a rolagem contínua na SERP em dispositivos móveis, ou seja, na página de resultados do Google.

Por transformar os resultados das buscas dos usuários em uma linha do tempo como das redes sociais, a rolagem contínua pode exigir ainda mais esforços para aprimorar mídias, uma vez que elas serão cruciais para destacar sua plataforma em meio às demais.

Por isso, é preciso saber como e onde organizar suas fotos e vídeos.

Assim, é possível facilitar a busca por eles, além de melhorar a comunicação e produtividade dos trabalhos em equipe.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é e para que serve o Google Fotos?

Imagem mostrando dois dispositivos com o Google fotos aberto. O da esquerda é um celular e o da direita um monitor de computador. Os layouts são distintos e apresentam fotos em mosaico

O Google Fotos é um aplicativo gratuito do Google exclusivo para armazenar fotos e vídeos. Com ele, é possível salvar e compartilhar essas mídias, além de contar com inteligência artificial que organiza e faz recomendações e sugestões inteligentes.

A ferramenta também possui uma série de recursos para localizar fotos e vídeos perdidos, bem como editar as mídias, fazer backups e sincronizar dispositivos.

Como funciona o Google Fotos?

O Google Fotos é um aplicativo que funciona na nuvem. Portanto, não requer download e instalação da aplicação.

No entanto, caso você queira sincronizar e fazer backups automáticos dos arquivos do seu dispositivo para o Fotos, é necessário usar o aplicativo, que está disponível para Android, iOS, Mac e Windows.

Ter uma conta do Google é o único pré-requisito para utilizar o Google Fotos. Então, você não só poderá acessar este, como também outros aplicativos da empresa.

O armazenamento gratuito disponibilizado na ferramenta é de 15GB, que são divididos entre o Google Drive, o Google Fotos e o Gmail.

Mas, caso precise de mais armazenamento, é possível assinar um dos planos Google One, no caso das contas pessoais, ou do Workspace, para contas profissionais.

Você pode acessar o Google Fotos de qualquer aparelho. Isso significa que o aplicativo funciona em dispositivos móveis, bem como no navegador de PCs e notebooks.

Isso torna a ferramenta útil para quem não trabalha sempre com a mesma máquina ou precisa de flexibilidade para acessar suas mídias de qualquer lugar.

Recursos da ferramenta

O Google Fotos é uma ferramenta de armazenamento e compartilhamento de arquivos. Mas não é só isso. Veja mais funcionalidades do Fotos:

Gerenciamento de arquivos: nesta aba, o Fotos permite organizar sua biblioteca, importar mídias, assim como criar filmes, colagens e animações.

Pesquisa de mídias: você pode utilizar vários parâmetros de pesquisa para localizar arquivos no Fotos. Para exemplificar, você pode definir pessoas para que o Fotos as reconheça ao receber uma mídia com elas.

Dessa forma, você pode pesquisar uma mídia até mesmo pelo nome da pessoa que estava na foto.

Sugestões inteligentes: o aplicativo fornece uma série de dicas para otimizar seu trabalho com as mídias. Por exemplo: temas para álbuns, categorias de mídias, sugestões de pesquisa de arquivos, entre outras.

Compartilhamento: é possível compartilhar com outras pessoas não só as mídias avulsas, como também álbuns inteiros. Além disso, é possível dar permissões para os casos de colaboração em equipe.

Localização: o Fotos é capaz de reconhecer automaticamente a localização onde uma foto foi tirada ou um vídeo gravado.

Por isso, você também consegue buscar por mídias pesquisando por nomes de locais, ou até eventos.

Imagem de um pedaço de mapa da cidade de Chicago mostrando ícones arredondados de localizações. Acima a ícones arredondados com rostos de pessoas e mais acima existe uma barra de busca para que o usuário especifique o que quer através de digitação

Mais recursos do Google Fotos são:

  • Baixar mídias do Google Fotos em qualquer dispositivo;
  • Edição de fotos e vídeos;
  • Exclusão e restauração de mídias;
  • Upload de arquivos do Google Drive;
  • Backups automáticos ou uploads manuais de arquivos;
  • Reconhecimento de objetos em uma mídia para que o Google Lens recomende produtos semelhantes ou locais onde você possa comprá-los;
  • Sugestões de recordações.

Quais as vantagens de usar o aplicativo Fotos?

Você pode obter diversas vantagens com a utilização do Google Fotos. Por exemplo:

  • Economizar espaço em dispositivos, seja em celulares e tablets, seja em notebooks e computadores;
  • Acessar suas mídias a qualquer hora e lugar;
  • Melhorar a organização das mídias, uma vez que é possível criar diferentes pastas para adicioná-las, conforme o projeto em que você irá usá-las;
  • Ter mais segurança em fotos e vídeos, já que não será preciso se preocupar com a perda do aparelho onde estão armazenados;
  • Você pode convidar pessoas no Google Fotos para compartilhar bibliotecas e pastas de imagens e vídeos;
  • Você também consegue recuperar mídias apagadas por engano em até 60 dias, com algumas exceções;
  • Fazer backup automático das mídias adicionadas aos seus dispositivos, evitando que você precise fazer este processo manualmente.

Entretanto, uma das vantagens mais marcantes é que, inicialmente, você pode utilizá-lo gratuitamente.

Dica B2B Stack: Como usar o Google Fotos

Agora que você já sabe o que é o Google Fotos e como ele funciona, acompanhe algumas dicas de uso práticas para usufruir melhor do aplicativo. Entenda como acessar, recuperar, compartilhar, fazer backups e organizar fotos na ferramenta!

Como acessar o Google Fotos

Existem três formas de acessar o Fotos. A primeira, pode ser através do aplicativo para dispositivos móveis, que você pode baixar na Apple Store ou na Google Play Store.

A segunda é através do navegador Chrome, na aba de aplicativos do Google;

Imagem com três telas. As duas primeiras, localizadas na parte superior da imagem, são telas de celular mostrando na Playstore o Google fotos sendo instalado e a outra mostrando com foco o ícone do aplicativo em um celular android. A imagem abaixo mostra como localizar o Google fotos em um desktop. A localização é feita através de um clique em um ícone localizado no canto superior direito da tela.

E a terceira, é pelo próprio site, onde você pode clicar em “Acessar o Google Fotos” para fazer seu login e entrar na ferramenta.

Imagem da página inicial do Google fotos. A página possui um mosaico com diversas imagens que mostram uma criança em seu aniversário. As diversas fotos mostram ela assoprando a vela do bolo, sorrindo, sua família feliz. Na parte superior da imagem a um menu com dois botões localizados no canto direito. Um botão de cor branca escrito 'instalar o Google fotos' e o outro de cor azul escrito 'Acessar o Google Fotos'

Assim que entrar na ferramenta, você já pode fazer o upload de arquivos do Drive ou do seu aparelho para o aplicativo, ou ainda, fazer o backup em massa das mídias do seu dispositivo.

Imagem da página inicial do Google fotos. Acima a o logo da solução a esquerda com uma barra de menu ao centro e diversos ícones de opções a direita. Abaixo do logo a um menu com diversas opções e com a opção 'compartilhar' selecionada e ao centro da imagem a um desenho de uma pipa de cor azul entre as nuvens

Como recuperar fotos do Google Fotos

Se você apagar uma foto sem querer, saiba que consegue recuperá-la dentro do prazo de até 60 dias. Isso é possível caso ela ainda não tenha sido excluída definitivamente da sua lixeira.

Então, é só entrar na sua lixeira, clicar na mídia que quer recuperar e depois clicar em “Restaurar”.

Se você tiver muitos arquivos na lixeira,pode usar a barra de pesquisa para facilitar sua busca.

Imagem da página inicial do Google fotos. Destaque para o menu lateral esquerdo com diversas opções e com a opção 'lixeira' selecionada.

Como compartilhar fotos no Google Fotos

No painel do Google Fotos, clique no botão em círculo da mídia que deseja compartilhar para habilitar o botão de compartilhamento, onde você deve clicar;

Imagem da opção favoritos dentro do Google fotos. A imagem mostra uma arte do portal B2B Stack selecionada e marcada como favorita

Depois, uma janela será aberta para que você selecione a melhor opção de compartilhamento:

  • A partir dos seus próprios contatos ou inserindo manualmente o e-mail do destinatário;
  • Em um novo grupo que você consegue criar nessa mesma área;
  • Criar um link da mídia para compartilhar manualmente no WhatsApp, SMS, redes sociais, ou outros canais de comunicação;
  • Compartilhar direto no Facebook ou no Twitter.

Imagem da opção de envio de imagens através do Google Fotos. A imagem mostra um campo logo do topo para que o usuário insira o nome, telefone ou email da pessoal ao qual deseja enviar a imagem. abaixo a um ícone de um avatar humano para que o usuário insira um grupo e no rodapé da imagem há opções para compartilhamento em Facebook e Twitter e um ícone para gerar um link da imagem que será compartilhada

Como fazer backup no Fotos

Para fazer o backup das suas mídias no Google Fotos pelo celular, após ter instalado o aplicativo e logado com a sua conta, clique no seu perfil.

Selecione a opção de backup e sincronização do aplicativo e habilite o botão. Em seguida, se você tiver mais de uma conta, é só escolher em qual delas os arquivos do celular devem ser sincronizados e armazenados.

Imagem com destaque a opção de backup localizada no menu lateral esquerdo do Google fotos.

Como organizar fotos

Você pode organizar suas fotos de diversas maneiras no Google Fotos.

Primeiro, criando um álbum. Neste caso, você precisa ir para a aba “Álbuns”, depois clicar em “Criar álbum”, e então, definir um título para ele e adicionar as mídias.

Posteriormente, você pode determinar preferências para que o Fotos consiga adicionar futuramente, de forma automática, as mídias que correspondem ao álbum.

Você também pode adicionar e dar permissão para que as pessoas vejam, interajam e colaborem no álbum.

Imagem com duas telas. A de cima com a opção 'álbum' selecionada no menu esquerdo do Google fotos. A debaixo comum campo escrito 'adicionar um título'

Segundo, você pode marcar mídias como favoritas, e assim, deixá-las em evidência na aba “Favoritos”;

Google fotos

Por fim, você pode arquivar mídias que menos utiliza. Desta forma, elas não aparecem na sua página principal, o que deixa seu painel mais limpo.

Imagem de gráficos que mostram ao usuário qual mídia é menos utilizada dentro do Google Fotos

Google Fotos é bom? O que os usuários dizem?

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, reunimos mais de 9 mil avaliações de usuários reais e mais de 23 mil softwares em nosso catálogo.

Desse modo conseguimos ajudar milhares de empreendedores na busca pelas melhores ferramentas B2B do mercado!

Sobre o Google Fotos, os usuários também deixaram suas opiniões. Assim, o aplicativo obteve média de avaliação de 4.7 de 5 estrelas.

A maior nota foi dada à sua facilidade de uso, seguida de custo/benefício, funcionalidades e suporte ao cliente.

Imagem com as notas dadas pelo usuário no portal B2B Stack para o google fotos. A imagem mostra quatro separações: 'custo/benefício, funcionalidades, facilidade de uso e suporte ao cliente'. todas as opções possuem notas baseadas em cinco estrelas.

Os usuários do Fotos disseram que gostam da sua flexibilidade para customizar álbuns, além da ferramenta ajudar a manter seus aparelhos com mais espaço.

Como pontos negativos, os usuários citaram que no backup automático é mais difícil organizar as fotos. Além disso, o armazenamento gratuito pode não ser suficiente.

Você pode conferir aqui todas as avaliações do Google Fotos! E se você já o utilizou, não deixe de avaliar a solução no nosso portal!

Conclusão

Com as inúmeras facilidades que a tecnologia pode nos proporcionar, é impossível hoje em dia não usar ferramentas como o Google Fotos.

Isso porque o Google Fotos permite que você armazene todas as suas fotos e vídeos em um único ambiente, e na nuvem.

Além disso, é possível sincronizar o Fotos com todos os seus aparelhos. Isso permite que ele faça backups automáticos dos arquivos para que você não perca tempo ao fazê-lo manualmente.

Esse tipo de tecnologia proporciona melhor organização de arquivos, economia de espaço em dispositivos e garante maior segurança dos dados, uma vez que eles não são afetados com a perda de um aparelho ou com a troca dele, por exemplo.

Além do armazenamento de mídias, o Google Fotos também permite seu compartilhamento, assim como a edição e até mesmo a criação de animações com mídias.

Se você quer conhecer mais ferramentas como Google Fotos, não deixe de navegar pelo nosso portal B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados