Jira: entenda como gerenciar e monitorar tarefas e projetos

Publicado em 23 de setembro de 2021

A empresa Atlassian é conhecida por seus softwares colaborativos de gestão de projetos e tarefas como o Jira e o Trello.

Com mais de 15 anos no mercado, a Atlassian possui hoje mais de 180 mil clientes que utilizam suas soluções para fortalecer a comunicação e os trabalhos em equipe.

Seus softwares são capazes de atender as demandas de empresas de todos os portes, já que possuem configurações flexíveis.

A empresa também possui um marketplace com mais de 4.000 aplicativos para integrar aos softwares e interligar suas funcionalidades.

Então, continue acompanhando este texto para conhecer o conjunto de softwares Jira, desenvolvidos pela Atlassian.

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O que é Jira?

Imagem de um Kanban Criado dentro do Jira

Jira é uma família de softwares colaborativos para planejar, estruturar e monitorar projetos e tarefas.

Inicialmente, o Jira era uma ferramenta de rastreamento de bugs e itens, porém, hoje pode ser utilizado por equipes ágeis de qualquer segmento.

O Jira serve para gerenciar projetos de desenvolvimento de software, de recursos humanos, marketing, design, vendas, finanças, TI, entre muitos outros.

Isso significa que com o Jira você pode estabelecer metas para cada departamento e criar fluxos de trabalho automatizados, sem códigos, para alcançá-las, e ainda conectar todas as áreas do negócio para dar transparência aos resultados e manter todos os profissionais alinhados.

Também ajuda na distribuição homogênea de tarefas, na priorização de demandas e na previsão de contratempos para atuação preditiva.

Quem não está familiarizado com softwares de gestão de projetos ou busca usufruir do melhor dessas ferramentas pode contar com a base de conhecimento Jira, com dúvidas frequentes, tutoriais de utilização, dicas e boas práticas recomendadas, além da comunidade Jira, que compartilha muitas informações sobre os produtos.

Como funciona o Jira?

Imagem de gráficos Jira

O conjunto de ferramentas Jira é composto pelo Jira Software, Jira Service Management, Jira Work Management e Jira Align.

Todos eles são baseados nas metodologias ágeis, portanto, é possível organizar as rotinas e objetivos do seu negócio em Scrum e Kanban, por exemplo, no modelo de arrastar e soltar.

Com isso, é possível visualizar os status de cada tarefa, monitorar prazos, conceder permissões, criar backlogs e acompanhar todas as métricas em relatórios.

Os softwares podem ser utilizados na nuvem ou instalados no seu próprio data center, exceto o Jira Work Management, que está disponível somente na nuvem.

Com exceção do Jira Align, todos os produtos da família Jira podem ser utilizados gratuitamente, com limitações de funcionalidades.

Mas, também possuem planos pagos com mais recursos abertos.

Para utilizar um ou mais softwares do conjunto Jira, basta se cadastrar na Atlassian e seguir o passo a passo demonstrado no tópico "Como acessar o Jira?".

Entenda agora como funciona cada um deles.

Jira Software

Imagem mostra um fluxograma com 3 passos

O Jira Software é indicado, principalmente, para equipes de desenvolvimento de software, de gestão de projetos e de produtos.

Os focos principais da ferramenta estão no rastreamento de bugs, criação de sprints e no planejamento, execução e acompanhamento tanto de roteiros quanto de tarefas.

No Jira Software você consegue organizar as tarefas da equipe em quadros no modelo Scrum ou Kanban, e cria regras de automação para dar mais eficiência aos fluxos de trabalho, de liberações e de aprovações.

Você pode utilizar modelos de fluxos pré-definidos disponibilizados no software ou criar seu próprio fluxo, totalmente flexível, conforme as particularidades de cada equipe.

Os desenvolvedores conseguem obter uma visão completa do produto em cada uma das suas etapas, além de acompanharem, rastrearem e resolverem problemas, e se anteciparem às mudanças.

Também é possível criar e gerenciar casos de teste, requisitos, revisar códigos e saber os motivos exatos de tarefas fechadas, canceladas, escaladas e resolvidas.

O Jira Software pode ser integrado às outras soluções Jira, como Trello, Confluence e Bitbucket.

E também a outras ferramentas como Slack, aplicativos do Google e da Microsoft, CRMs, entre milhares de outros.

Desta forma é possível expandir ainda mais os seus recursos, sincronizar e movimentar dados e manter todos atualizados simultaneamente.

Para manter a segurança dos dados inseridos na ferramenta, o Jira Software os protege por criptografia em trânsito e em repouso, e está em compliance com GDPR, SOC2, SOC3, ISO 27001, ISO 27018 e PCI DSS.

Todos os resultados podem ser monitorados através de relatórios em tempo real, e assim, aperfeiçoar as tomadas de decisão, bem como acompanhar o desempenho dos membros da equipe.

Jira Work Management

Imagem de uma lista de contatos

O Jira Work Management é indicado para todas as equipes do seu negócio, que podem colaborar em trabalhos em tempo real.

As tarefas podem ser organizadas em quadros, listas, calendário e em linha do tempo, conforme as preferências de cada colaborador.

O Jira Work Management, assim como o Jira Software, permite a personalização de fluxos de trabalho automáticos de acordo com suas regras.

Além disso, podem ser criados formulários personalizados para cada projeto, meta ou objetivo, onde podem ser solicitadas prioridades, inserir solicitações, entre outros pedidos importantes para o desenvolvimento das atividades.

A ferramenta ainda disponibiliza uma biblioteca de automações pré-definidas.

Da automação da distribuição de tarefas, envio de mensagens nos canais de comunicação da equipe, à automação de processos de contratação de funcionários e muitos outros, através desta biblioteca você tem os recursos necessários para garantir fluxos assertivos e otimizar tempo.

Quanto às integrações, mais de 500 delas estão disponíveis com outros softwares, como Zoom, Microsoft Teams e Salesforce, além de mais de 3 mil extensões para centralizar ferramentas.

O Jira Work Management é capaz de fornecer mais de 30 tipos de relatórios de acompanhamento de resultados e métricas com visões gerais avançadas para obter todos os dados relacionados ao andamento do projeto.

Abaixo, vamos dar 3 exemplos de utilização desta ferramenta: para equipes de marketing, de RH e de vendas.

Porém, o software pode ser utilizado por setores jurídicos, operacionais, de finanças, contabilidade, entre outros.

Jira Work Management para equipes de marketing

Imagem mostrando um modelo de criação de fluxos de conversa

Para as equipes de marketing os fluxos de trabalho automatizados auxiliam na gestão de campanhas e marcos, nas etapas para lançamento de produtos e na organização de eventos.

Os profissionais conseguem planejar e acompanhar as campanhas do início ao fim, se antecipar a contratempos e tomar decisões mais rápidas.

Também visualizam as tarefas a serem executadas em formato de cronograma para conseguirem enxergar melhor quais são os próximos passos, ou em calendário, para acompanhar os prazos de perto.

Entre as automações que podem ser personalizadas a partir de modelos pré-definidos está, por exemplo, a personalização e distribuição automática de tickets de criação de artes quando uma campanha de webinar ou de rede social for inserida nas tarefas.

E por falar em artes, o Jira Work Management também faz integração com ferramentas de criação de designs e diagramas, como o Figma e Miro.

Assim, os responsáveis por essas artes ficam com todos os recursos em mãos e podem anexar vídeos e imagens criados aos seus quadros de tarefas.

Jira Work Management para equipes de recursos humanos

Imagem de um Kanban com temas em inglês: 'for review', 'inreview' e 'approved'

O Jira Work Management auxilia o setor de recursos humanos no planejamento e gestão da cultura organizacional do negócio e engajamento dos colaboradores, bem como em seus processos rotineiros.

As equipes podem utilizar os fluxos automáticos para padronizar onboarding de colaboradores, organizar processos seletivos e combinar ações para filtrar candidatos de acordo com parâmetros desejáveis, e coletar solicitações de colaboradores.

Para melhorar ainda mais a comunicação com funcionários e gestores, o Jira Work Management pode ser integrado ao GmGmailail e ao Zendesk, ferramenta de atendimento que pode servir como canal para abertura de chamados de suporte.

Jira Work Management para equipes de vendas

As equipes de vendas conseguem se organizar com o Jira Work Management para contatar o cliente certo, na hora certa.

Além disso, é possível gerenciar calendários de forma assertiva, o que evita espaços ociosos e melhora o agendamento de reuniões e contato com os clientes.

Também é possível escalonar atendimentos, como no caso das pré-vendas realizadas pelos SDRs.

É possível criar fluxos automáticos que distribuam esses clientes em ponto de fechamento para a equipe correta que irá seguir com as próximas etapas do processo.

Processo este que pode ser padronizado a partir das regras criadas no software.

Entre as integrações úteis disponíveis para o setor de vendas, estão o CRM da Hubspot, e o Google Sheets.

Jira Service Management

Opções de acesso de dentro do Jira

O Jira Service Management é um software de ITSM, ou de gestão de serviços de TI (GSTI), de alta velocidade, com foco na gestão de solicitações, na resolução de incidentes e problemas e na experiência do cliente.

O software pode ser acessado tanto por desktop quanto por aplicativo para dispositivos móveis, o que garante que todos os dados possam ser vistos a todo momento.

Com a integração via API Rest, também pode ser integrado à inúmeras ferramentas para complementar os processos com ainda mais fluxos automáticos.

Para o gerenciamento de solicitações, você tem ferramentas que permitem a criação de uma central de Service Desk para colaboradores e clientes, com formulários personalizados.

Automações podem ser criadas para que essas solicitações fiquem reunidas em um único ambiente e organizadas em filas por ordem de chegada.

É possível criar diversas políticas de SLA conforme as necessidades, criar um ponto de autoatendimento e integrar canais de comunicação como Slack e Microsoft Teams, além de acompanhar relatórios para entender o nível de satisfação dos clientes e outras métricas.

Para gestão de incidentes, fluxos de alertas podem ser criados para as ferramentas monitoradas, assim como para escalabilidade na tratativa de incidentes e todos os indicadores podem ser acompanhados através de relatórios.

Para gestão de problemas, o software permite o registro de problemas através de tickets, que podem ser vinculados às pessoas responsáveis conforme suas especializações.

Na gestão de mudanças, as equipes contam com fluxos para reunir e organizar solicitações de mudanças nos produtos, com monitoramento do calendário e das implementações realizadas, além de conseguirem avaliar riscos através de classificações.

E ainda mais, o Jira Service Management oferece recursos para gerenciar ativos, configurar infraestruturas e mapeamentos, bem como automações, e para criar uma base de conhecimento com pesquisa inteligente e relatórios de pontuação para identificar quais são os artigos mais relevantes para os colaboradores.

Como acessar o Jira?

Para acessar os softwares Jira é necessário entrar na plataforma da Atlassian e clicar em "Experimente agora";

Página inicial do Atlassian

Você será direcionado para uma página com todos os produtos Atlassian, então, clique em um dos softwares Jira citados neste texto para iniciar seu cadastro.

Em nosso exemplo vamos acessar o Jira Software clicando em "Experimentar na nuvem";

Imagem com opções de acesso para experimentar via nuvem dos seguintes produtos: 'jira software' e 'Confluence'

É possível escolher, na próxima página, mais um software gratuito da Atlassian para trabalharem em conjunto.

Ao selecionar o software adicional desejado, clique em "Próximo";

Produtos do Atlassian

Faça o login na plataforma com sua conta Google ou entre com seus dados manualmente;

Formulário para acesso via conta do Google. O fundo da imagem é constituído nas cores azul e branco

Você começará, então, a fazer suas configurações iniciais que incluem a escolha de um nome para acessar sua plataforma, o tipo da sua equipe, bem como o tipo de projeto que será gerenciado, seguido da possibilidade de convidar os outros membros da equipe por e-mail;

Imagem com o logo do Atlassian acima e um desenho de um foguete bem ao centro da tela. O foguete possui as cores azul e vermelho

Também é importante informar ao software, inicialmente, qual o grau de conhecimento que você e sua equipe possuem sobre a ferramenta;

Imagem com um desenho de um circulo azul com três pessoas colocando uma bandeira em seu centro representando a conquista de um planeta. A direita temos um texto com o título 'ajude-nos a configurar o jira software'

Adicione um nome para seu projeto, escolha a melhor forma de visualização das tarefas (Kanban, Scrum ou Controle de Bugs) e o tipo de projeto (gerenciado pela equipe ou pela empresa) e clique em "Criar projeto";

Adicionar informações ao projeto

Você já pode integrar logo no início outras ferramentas do ecossistema Atlassian ou deixar para outro momento clicando em "Ir para o projeto";

Jira projetos

Por fim, seu painel de controle ficará disponível para que você possa criar seus roteiros, backlog, sprints e fazer todas as configurações e automações necessárias para seu projeto.

Imagem do painel do Jira. Existe um menu na parte superior e outro no canto esquerdo da tela. A imagens possui tons de roxo, azul e o fundo e predominantemente branco

Quanto custa o Jira?

Como vimos, o Jira possui diversos produtos, cada um com suas particularidades. Com os planos não é diferente.

Cada software possui seus valores, com variação conforme a quantidade de usuários e funcionalidades e a modalidade da assinatura: mensal ou anual.

O Jira Software possui um plano gratuito e os planos pagos custam a partir de $7/usuário/mês, considerando a assinatura mensal, e a partir de $700/ano, considerando a assinatura anual e um número entre 1 e 10 usuários.

O Jira Work Management também possui um plano gratuito de forma vitalícia. Já o único plano pago custa a partir de $5/usuário/mês na assinatura mensal, ou a partir de $500/ano na assinatura anual, para 1 até 10 usuários.

O Jira Service Management possui planos e preços diferentes para quem vai utilizar na nuvem ou em um data center próprio.

Para utilizar na nuvem, o software possui um plano gratuito e os demais planos pagos podem ser adquiridos a partir de $20/agente/mês na assinatura mensal ou a partir de $600/ano na assinatura anual, com 1 a 3 agentes inclusos.

Para utilizar no data center, o plano é a partir de $17.200/ano incluindo até 50 agentes, com variação conforme a quantidade de agentes inseridos.

O Jira Align, produto para gestão de portfólios, produtos, finanças, entre outros, de forma totalmente integrada, também possui preços variados conforme a quantidade de usuários. Entre 30 e 140 usuários o Jira Align pode ser adquirido a partir de $27.000/ano no plano padrão ou a partir de $46.440/ano no plano Enterprise, com mais funcionalidades.

Conclusão

Gerenciar projetos, independente do tipo ou tamanho, envolve muitas responsabilidades e tudo precisa ser feito da forma mais transparente possível.

Isso garante que todos os envolvidos fiquem sempre alinhados não só com os processos, mas também com seu andamento e status, e consigam prever e resolver problemas antes que afetem o desempenho e qualidade das entregas.

Para que estes projetos sejam planejados e executados sem correr riscos desnecessários, é preciso contar com ferramentas como os softwares da família Jira, desenvolvidos pela Atlassian.

Através deles é possível criar automações para fluxos de trabalho, atribuir e acompanhar o andamento das tarefas de todas as suas equipes com base nos objetivos e metas do projeto, assim como auxiliar os desenvolvedores a identificarem e tratarem incidentes, e se adaptarem às mudanças de cenários rapidamente.

E você? Já utiliza algum dos softwares da linha Jira? Se sim, clique aqui para deixar sua avaliação na B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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