Conheça as funcionalidade do WhatsApp Business

Publicado em 16 de dezembro de 2022

Imagem com a logo do WhatsApp Business

O aplicativo WhatsApp é uma das ferramentas mais populares da empresa Meta, através dele é possível realizar a troca gratuita de mensagens. Devido a sua facilidade de uso, pequenas empresas estão aproveitando as possibilidades do WhatsApp Business.

Por isso, a solução é considerada uma ferramenta interessante para empresas que estão começando no mercado ou empreendedores que desejam imprimir mais profissionalismo e confiabilidade a seus clientes. 

Pensando nisso, nós da B2B Stack preparamos um artigo completo para que você entenda   como funciona o WhatsApp Business.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta que fornece algumas funções que vão muito além de mandar apenas mensagens, principalmente para pequenas empresas que buscam uma ferramenta para interação que seja prática e fácil de utilizar.

As empresas já perceberam que os clientes buscam e preferem o atendimento via WhatsApp, seja para tirar alguma dúvida, realizar alguma compra e resolver questões comerciais. Sendo um dos pontos mais positivos a qualidade e agilidade no atendimento, aspecto que pode ser determinante para o fechamento de uma compra.

Imagem representa WhatsApp Business

Diversas marcas estão conseguindo explorar as possibilidades dessa ferramenta por meio da adoção de estratégias de marketing. Afinal, é possível melhorar o processo de comunicação entre empresa e cliente, o que favorece uma boa experiência de compra.

Dessa forma, o WhatsApp Business permite que as empresas proporcionem aos seus clientes a melhor experiência de compra possível, sendo um dos principais pontos fortes a eficiência que é gerada para a comunicação entre empresa e cliente.

Conheça as versões do WhatsApp e as suas funcionalidades:

Imagem com as diferentes logos do WhatsApp Business API, WhatsApp Messenger, WhatsApp Business

WhatsApp Messenger

O WhatsApp Messenger é a versão tradicional do aplicativo e pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de qualquer celular. O seu principal objetivo é a transmissão de mensagens de forma instantânea. Os usuários podem utilizar a plataforma na versão para celular e computador.

Imagem do homem com celular utilizando o WhatsApp Business API

As vantagens para quem utiliza o aplicativo são várias, como realizar chamadas de vídeo gratuitamente, compartilhar a localização, montar grupos com várias pessoas, compartilhar documentos, entre outras opções.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo que é focada para uso profissional de empreendedores, pequenas e médias empresas. Através do WhatsApp Business é possível utilizar recursos que melhoram a comunicação da empresa com o cliente, como a possibilidade de etiquetar mensagens, adicionar mensagens automáticas de saudação, entre outras possibilidades que veremos mais à frente.

Por se tratar de uma ferramenta com funções manuais e poucas possibilidades de automatização, o seu uso acaba sendo exclusivamente dedicado para pequenas empresas que conseguem gerir a plataforma de forma manual.

WhatsApp Business API

Para quem busca soluções mais eficientes e possui grandes demandas de mensagens existe a possibilidade de contratar empresas parceiras do WhatsApp como a WATI que fornecem a aplicação do API.

Por meio de plataformas que realizam a integração com o WhatsApp Business é possível ter funcionalidades mais avançadas, como a implementação de chatbots, verificação de conta, entre outras possibilidades.

WhatsApp Business vantagens e desvantagens 

Como vimos, o WhatsApp Business fornece diversas ferramentas para empreendedores, como nem toda ferramenta é perfeita, confira as vantagens e desvantagens desta solução:

WhatsApp Business a imagem vem com a frase vantagem e desvantagem

Vantagens

As vantagens para as empresas que utilizam essa ferramenta são várias, principalmente pela disponibilidade de recursos avançados do que a versão normal do aplicativo. 

Vamos conhecer as principais vantagens do WhatsApp Business:

  • Informações da empresa: o WhatsApp Business permite que as empresas adicionem informações complementares, como a descrição, horário de funcionamento, catálogo, localização, site ou e-mail;
  • Etiquetas: essa funcionalidade permite que as conversas sejam encontradas com maior facilidade através da categorização da conversa. Você pode adicionar etiquetas, como pago, novo cliente, novo pedido, pagamento em aberto, entre outras opções;
  • Painel com Estatísticas: o aplicativo fornece estatísticas que são interessantes para os profissionais de vendas e marketing. Através desses dados, você consegue visualizar a quantidade de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e recebidas;
  • Rapidez e praticidade: são características de todas as versões do aplicativo. A troca de mensagens via internet é mais rápida do e-mail ou ligação, o que torna ideal para realizar a compra e venda de produtos através da ferramenta;
  • Atendimento a onde estiver: para empresas que possuem trabalhadores em home office a ferramenta permite executar os trabalhos de onde estiver sem perder a qualidade;
  • Fidelização de clientes: ao utilizar as estratégias de customer experience e successes a taxa de fidelização do seu negócio tende a aumentar. Esse aumento advém da boa experiência do cliente que está ficando cada vez mais exigente com a qualidade do atendimento, ao aproveitar a rapidez da comunicação oferecida pelo WhatsApp Business a sua empresa tende a ganhar;

Desvantagens do WhatsApp Business:

Todas as ferramentas possuem pontos de melhorias e com o WhatsApp também não é diferente. 

  • Número exclusivo: para empresas que utilizam o WhatsApp convencional é necessário desinstalar o aplicativo e utilizar somente o WhatsApp Business, isso porque a ferramenta permite apenas o uso de linha exclusiva. Esse aspecto pode ser um problema para empresas que usam determinado número a bastante tempo;
  • Falta de integração com outros sistemas: para integrar o WhatsApp Business com outras ferramentas é necessário utilizar um sistema API externo, dessa forma, você consegue acessar ferramentas como CRM;
  • Uso de estratégias erradas: esse ponto se refere aos empresários que usam a ferramenta de maneira indevida, que ao ter o contato do lead envia mensagens que perturbam o cliente, como o envio insistente de ofertas. Caso a sua empresa faça isso com frequência, essa ação pode prejudicar a reputação da sua empresa com diversas denúncia ou bloqueio por parte do cliente;
  • Pouca possibilidade de pesquisas: dados são métricas extremamente importantes para as melhorar as ações de marketing e vendas. Um ponto negativo da ferramenta é que não há a possibilidade de realizar pesquisa integrada, sendo necessário utilizar outra ferramenta, como o Google Forms.

Como baixar o WhatsApp Business?

Para baixar é bem simples, basta ir em sua Play Store ou Apple Store e realizar o download. 

Já instalado basta seguir os processos:

  • Toque em concordar os termos e condições;
  • Permitir que o aplicativo acesso dados, como fotos, contatos e arquivos;
  • Insira um  número válido que será a sua conta comercial;
  • Após isso basta configurar os dados da sua empresa.

Importante ressaltar que ainda é possível utilizar o WhatsApp tradicional e o Business no mesmo aparelho. 

Adicione informações da sua empresa no WhatsApp Business

Imagem representa a dica para o WhatsApp Business

São importantes que você adicione e mantenham atualizadas as seguintes informações:

  • Endereço da sua loja física;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Segmento;
  • Catálogo de produtos;
  • Adicione algumas mensagens automáticas, como de saudação.

Conheça os recursos do WhatsApp Business

1. Perfil Comercial

Empresas que possuem uma conta no WhatsApp Business possuem um perfil de conta comercial. Com isso, ganham possibilidade de adicionar informações importantes como o endereço e localização do estabelecimento, e-mail, site da empresa, entre outras possibilidades.

2. Automação de mensagens

Imagem representa o envio de mensagens pelo WhatsApp Business

Através dessa automação é possível adicionar mensagens que são disparadas automaticamente quando alguém solicitar contato. Uma dica é adicionar uma mensagem de saudação ou solicitar que a pessoa já transcreva a sua dúvida ou sugestão, dizendo que assim que possível alguém da empresa irá atendê-la.

4. Etiquetas

WhatsApp Business representado pelas etiquetas

Por meio das etiquetas é possível categorizar clientes e grupos. Dessa forma, você saberá quem está devendo a sua empresa, ou filtrar por cliente antigo, cliente novo, pedido para entrega. A forma de uso das etiquetas vai depender da sua criatividade e necessidade!

Novidades no WhatsApp Business

WhatsApp Business Search

Em 2022, a Meta adicionou uma nova funcionalidade para as empresas e clientes. Através do WhatsApp Business Search, é possível realizar a busca de estabelecimentos e empresas que estão próximos ao usuário. 

Essa nova ferramenta facilita para que os clientes encontrem soluções próximas a onde estão, isso facilita que toda negociação aconteça através da plataforma de forma prática.

Faça enquetes

Tanto no WhatsApp Mensagens e no WhatsApp Business é possível realizar enquetes através da nova funcionalidade. A possibilidade permite fazer uma votação com até 12 opções de escolha. 

Também é possível verificar a quantidade de votos e quais opções cada pessoa escolheu, gerando importantes insights para o negócio

Conclusão

O WhatsApp Business é uma ferramenta bastante versátil e que possui benefícios importantes para as pequenas empresas que desejam aprimorar a comunicação com seus clientes.

Se você já utiliza ou já utilizou a solução do WhatsApp Business, deixe uma avaliação em nosso portal, para que outras pessoas saibam como foi a sua experiência. Assim, você também fornece inferências para que a empresa provedora possa tornar a experiência do usuário ainda melhor.

Imagem ilustrativa sobre o portal da B2B Stack

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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