O que é blockchain: Entenda a tecnologia que está revolucionando o mundo

Publicado em 14 de fevereiro de 2023

Imagem representa homem trabalhando com blockchain

Estamos vivenciando uma era cada vez mais tecnológica, com transformações que impactam diretamente o setor financeiro – seja no dia a dia da população ou nas empresas. Neste contexto,  tornou-se comum o debate sobre a adesão à criptomoedas, e por consequência, termos como blockchain aparecem em evidência.

Pensando em desmistificar e entender o que é o blockchain, preparamos um artigo completo sobre como funciona esse conceito.

O ano de 2008 foi marcado pelo surgimento do bitcoin e blockchain: dois tipos de moedas virtuais que surgem para revolucionar a forma como as operações financeiras acontecem, uma vez que não é necessário passar por instituições financeiras regulamentadoras para realizar transações.

Por meio de criptografia, o blockchain colabora para que operações comerciais virtuais aconteçam de forma segura e ágil.

O que é blockchain?

Blockchain é um banco de dados compartilháveis altamente avançado, que tem como principal objetivo registrar todas as transações financeiras, seja de empresas ou indivíduos. 

O mecanismo traz mais segurança às informações financeiras, pois são codificadas a partir de data e hora. Todas as movimentações via blockchain ficam registradas em um histórico, e as pessoas que as realizaram têm acesso a uma cópia desse material.

As informações presentes no blockchain são cronologicamente armazenadas, não sendo possível excluir e nem modificar os dados ali presentes. Dessa forma, após a validação das transações, elas passam a ser eternas. 

O site InfoMoney desenvolveu um vídeo para facilitar o entendimento sobre o que é blockchain:

Existe diferença entre blockchain e bitcoin?

Algumas pessoas confundem o blockchain com o bitcoin, porém existem diferenças entre os dois termos, confira. 

Em termos práticos, o bitcoin é o termo que representa as criptomoedas existentes. Por outro lado, o blockchain funciona como uma base para o armazenamento das informações de todas as transações que são realizadas com criptomoedas.

>> Confira o nosso artigo sobre criptomoedas

Entenda como funciona o blockchain

O termo blockchain pode ser entendido como “corrente de blocos”, o seu funcionamento acontece como um livro razão imutável que armazena todas as informações em blocos.

Para que você possa entender melhor como funciona um blockchain, preparamos um exemplo. Quando a pessoa A envia um bitcoin para a pessoa B, as informações dessa transação ficam registradas no blockchain.  

O registro dessas informações fica armazenado em uma espécie de bloco, que ganham um carimbo com data e hora, conhecido como timestamp. Para dar ainda mais segurança a esse processo, é gerado um identificador, chamado hash. Por fim, é formado o bloco 1.

Já para formar a corrente de blocos, o usuário B decide transferir 15% do que recebeu em criptomoeda para a pessoa C. Logo, as informações dessa transferência são colocadas em um novo bloco de informações, que é adicionado logo após o bloco 1. 

Imagem representa o funcionamento do blockchain

Dentro do blockchain, cada bloco recebe um código próprio a partir da junção de pedaços dos códigos das transferências anteriores. Para compor a estrutura do blockchain existem profissionais que são chamados de mineradores, e que possuem como atividade principal validar todas as transações dos usuários. 

Para que a validação aconteça, é necessário comparar os blocos e resolver  problemas matemáticos complexos. Após a finalização do cálculo, se a rede concordar com o resultado o novo bloco é oficialmente adicionado à cadeia.

Uma curiosidade interessante: os mineradores normalmente recebem o seu pagamento por meio de bitcoin. Mas, não se engane em achar que a atividade de mineração é simples. Pois, ela envolve trabalhar com algoritmos complexos que necessitam de supercomputadores para validar as operações. Além disso, esse serviço pode ser feito por pessoas ou empresas que

>> Confira o artigo e saiba como a IOT alavanca o seu negócio.

Exemplos de blockchain

Existem diversas possibilidades de uso do blockchain, que vão além muito das criptomoedas. Confira alguns deles.

1. Blockchain Games

Em alguns jogos, é possível encontrar a tecnologia de blockchain para a venda e troca de criptomoedas, tokens não fungíveis ou, como são mais conhecidos,  NFTs. Normalmente esses jogos cobram taxas para cada transação realizada, e assim conseguem angariar monetização.

Os jogos que utilizam o blockchain surgiram a partir de 2017, e em 2021 tiveram grande crescimento. Por ser uma ferramenta interessante, a indústria de games já está realizando estudos para implementar e deixar cada vez mais acessível o blockchain em seus jogos.

2. Blockchain Wallet

O Blockchain Wallet é um aplicativo disponível para Android e IOs a sua principal funcionalidade é ser uma carteira digital para moedas virtuais, como o bitcoin. Para utilizá-lo, é necessário ter uma conta na My Wallet, onde você terá o controle do seu saldo e poderá realizar transações de forma segura. 

Imagem representa aplicações do Blockchain

Os principais benefícios dessa ferramenta são a criptografia de dados, verificação de PIN que acontece através do servidor, transações via P2P e design, que facilita bastante a compreensão do usuário.

>> Confira o texto especial que a B2B Stack preparou sobre o universo das criptomoedas.

3. Blockchain Explore

Blockchain Explore funciona como um explorador de blocos. Através dele é possível visualizar blocos individuais e verificar todas as informações de transações ou outras ações feitas por quem possui criptomoedas.  

Imagem representa o funcionamento de um explorador de blockchain

Para visualizar o bloco de interesse, é necessário contar com uma ferramenta específica para essa ação. No mercado existem diferentes modelos de exploradores de blocos, todos disponíveis de forma online, como Mempool, Bitaps, Blockstream, entre outras opções.

Benefícios do Blockchain

1. Segurança 

Como citamos anteriormente, as transações através do blockchain são altamente seguras, principalmente quando comparadas às formas tradicionais. Ainda que quase tudo na internet esteja sujeito a algum tipo de ataque cibernético, essa é uma opção viável e confiável para todos aqueles que se preocupam com esse tipo de problema 

O blockchain utiliza princípios de criptografia: descentralização e consensos para criar um sistema seguro,sendo quase impossível de ser violado.

2. Facilidade para auditorias

Imagem representa os benefícios do blockchain

Devido às transações serem registradas cronologicamente e os registros serem imutáveis, o processo de auditoria é simplificado. Além de fornecer ainda mais transparência para o setor financeiro de uma empresa, por exemplo.

>> Confira o artigo e saiba como a tecnologia colabora para a transformação financeira empresarial.

3. Eficiência na transação financeira

As transações B2B podem ser complexas,demoradas e burocráticas, principalmente por parte dos órgãos reguladores e por se tratarem de valores financeiros muito elevados. 

Por meio da transparência que os contratos digitais geram, é possível fazer com que as transações sejam eficientes e rápidas.

>> Confira o artigo e saiba como digitalizar a gestão financeira da sua empresa.

Como os setores usam o blockchain?

Devido ao aumento da segurança, o blockchain vem sendo adotado por diferentes setores, sobretudo pela capacidade de minimizar as fraudes. Saiba como diversas áreas  estão aproveitando esse mecanismo.

Financeiro

Os sistemas financeiros tradicionais também podem aproveitar as possibilidades do blockchain, por meio do gerenciamento de pagamentos, contas e as transações do mercado online. 

blockchain sendo representado por bitcoin

Para se ter ideia, empresas asiáticas, como a Singapore Exchange Limited, já utilizam a tecnologia de blockchain para desenvolver uma conta de pagamento que seja eficaz.

Mídia e entretenimento

Empresas que produzem conteúdos midiáticos e de entretenimento utilizam o sistema de blockchain para gerenciar direitos autorais para tornar as transferências dos direitos autorais ainda mais seguras. 

A Sony Music Entertainment Japan já utiliza o blockchain para dar ainda mais segurança e eficiência aos seus registros digitais.

Energia

O setor de energia está aproveitando o blockchain para desenvolver plataformas seguras e otimizadas que permitam a comercialização de energia elétrica renovável. 

Dessa forma, os proprietários que possuem placas solares conseguem vender o excesso de energia produzida aos vizinhos ou companhia de energia. 

Inscreve-se no IT Conference

A B2B Stack é o maior portal de compra e venda de softwares da América Latina. Devido a nossa veia tecnológica e a vontade de compartilhar informações sobre a área que mais cresce no mundo, decidimos desenvolver o IT Conference.

Imagem do IT Conference

O IT Conference é um evento voltado para a área de tecnologia que reúne os Maiores Especialista e Entusiastas de Gestão, Inovação e Tecnologia, onde abordaram temas como: 

  • Inteligência Artificial e Robótica.
  • Blockchain.
  • Conteúdo imersivo e Metaverso.
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social. 
  • People e Culture. 

Reserve em sua agenda os dias 06, 07 e 08 de Março, para participar de uma imersão de aprendizado totalmente ONLINE e GRATUITA. Inscrever-se através do Link.

>> Confira o portal da B2B Stack e descubra qual a melhor solução para a sua empresa em na categoria blockchain, inclusive consultando a opinião de quem já utilizou as ferramentas!

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados