Conheça o WordPress, CMS de criação de sites e blogs

Publicado em 11 de abril de 2022

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o WordPress, não é mesmo? Neste conteúdo vamos explicar sobre este software CMS, e te apresentar algumas das alternativas à ele para que você escolha a mais adequada para o seu negócio. Acompanhe!

O WordPress é o CMS mais usado e popular em todo o mundo, contendo uma fatia de 60,8% deste mercado em relação a outros softwares desta categoria.

Este gerenciador de conteúdo não só serve para pequenas empresas e projetos modestos, como também consegue suportar sites com altos volumes de tráfego, tendo entre seus cases até mesmo empresas da Fortune 500.

Mas, antes de começar a falar sobre o WordPress, é preciso saber o que é CMS.

A sigla para Content Management System, ou no português, “Sistema de Gerenciamento de Conteúdos”, se refere a soluções que permitem a criação, edição e gestão de conteúdos de sites de diferentes tipos, de forma simplificada.

Isto é, quem quer ter um site que precisará ser atualizado constantemente, como sites de notícias, e-commerces e blogs, pode usar um sistema CMS para editar e postar conteúdos, atualizar descrições, fotos, vídeos ou imagens das suas páginas Web, e fazer qualquer outro tipo de modificação sem precisar mexer em códigos ou na infraestrutura do site como um todo.

Os CMS são boas alternativas para quem não possui familiaridade com programação, ou não tem muito tempo para desenvolver e precisa de uma solução rápida, assim como para os desenvolvedores que vão criar um site na qual o próprio cliente precisará alimentá-lo sozinho.

Isso porque, por trás de um site criado através do CMS, toda a estrutura de códigos vai sendo montada e atualizada automaticamente, à medida que os conteúdos vão sendo inseridos ou modificados manualmente pelo usuário.

Agora que você sabe resumidamente o que é e como funciona um CMS, continue acompanhando este artigo para saber tudo sobre o WordPress.

O que é WordPress?

WordPress (WP) é um software CMS que serve para criar e personalizar sites, blogs, lojas virtuais e outros tipos de páginas Web, sem a necessidade de desenvolver códigos.

A história do WP começou em 2003 a partir de outro projeto que estava sendo desenvolvido por seus fundadores Mike Little e Matt Mullenweg, o chamado b2/cafelog, uma plataforma de criação de blogs que foi deixada para trás para dar origem à versão 0.7 do WordPress.

Hoje, 43% dos sites ativos na internet são criados através do WordPress, conforme dados da própria plataforma, e recebem juntos cerca de 20 bilhões de visualizações e 409 milhões de visitantes diferentes por mês.

Através do WordPress, qualquer pessoa ou empresa consegue criar sites personalizados e responsivos a partir de temas pré-definidos, até mesmo para comércio eletrônico.

Além disso, é possível gerenciar conteúdos e estatísticas de desempenho do site, monetizar páginas através de anúncios e instalar plugins para expandir os recursos do sistema.

Como funciona o WordPress?

O WordPress oferece alta flexibilidade para que você possa customizar seu próprio site, e você pode optar por utilizá-lo de duas formas: através do WordPress.com ou pelo WordPress.org, mas vamos explicar sobre os dois mais adiante.

Há também a opção de utilizar o software gratuitamente ou através do plano pago disponibilizado no WordPress.com.

Ambos os softwares oferecem aplicativo mobile para iOS e Android para gerenciar seu site de qualquer lugar, e um painel de controle onde você pode personalizar o tema e aparência do seu site, blog ou loja virtual.

Isso inclui a customização de categorias, taxonomia de conteúdos, menus e tags, widgets, adicionar conteúdos e páginas, responsividade do site, além de ser possível formatar tudo com linguagens de programação quando os usuários possuem experiência com códigos.

Saiba com mais detalhes nos próximos tópicos, como funcionam os dois softwares do WordPress.

WordPress.org

Imagem de painel de controle do WordPress. O painel possui um menu vertical a esquerda e ao centro existem alguns temas

O WordPress.org é um software totalmente gratuito de código aberto, altamente flexível, que precisa ser baixado e instalado no seu dispositivo para ser utilizado.

Uma das diferenças mais marcantes entre o WordPress.org e o .com é que o .org não disponibiliza ao usuário domínio e hospedagem para o site criado.

Ou seja, é necessário contratar uma plataforma de hospedagem à parte, assim como seu domínio, para poder começar a criar seu site e depois colocá-lo no ar.

Outra das principais diferenças entre os dois softwares é que por ser de código aberto, o .org não possui limitação de recursos e temas mesmo sendo gratuito, permitindo também que você escolha e adicione quantos plugins precisar para otimizar seus conteúdos, contando com um catálogo de mais de 55 mil deles.

Os plugins do WP expandem suas possibilidades. Com eles é possível criar até mesmo plataformas SaaS, integrar suas redes sociais para criar e postar conteúdos sincronizados, e principalmente, para criar conteúdos otimizados para SEO.

Além disso, se necessário, você mesmo poderá criar plugins que fazem sentido para o seu site para instalar no WordPress.org.

Os requisitos recomendados para instalar o WP no seu site abrangem uma hospedagem PHP versão 7.4 superior, MySQL versão 5.7 ou superior ou MariaDB versão 10.2 ou superior e suporte HTTPS.

WordPress.com

Imagem da Página inicial do WordPress. A página possui uma divisão ao centro onde a esquerda a uma frase com um fundo verde e a direita vários leguminosos.

O WordPress.com é uma versão do .org para Web, que não só possibilita a criação de sites e gestão de conteúdo online, mas também oferece serviço de hospedagem e domínio.

O domínio pode ser personalizado caso seja escolhido o plano pago, mas, caso contrário, ele será disponibilizado no formato “minhaloja.wordpress.com”.

O .com não chega a ser tão personalizável quanto o .org na opção de plano gratuito, pois possui limitações de funcionalidades, assim como não é possível adicionar plugins. No entanto, no plano Pro todos os recursos estão disponíveis.

O WP.com também disponibiliza um produto para trabalhos de criação em equipes, com a possibilidade de gerenciar permissões de acesso e edição.

Já o WPVip é um produto personalizado e mais flexível, para empresas que precisam de ainda mais recursos de gerenciamento de conteúdos, e que oferece suporte para orientar na gestão da infraestrutura do site.

O WordPress.com oferece temas pré-definidos para criação de sites, blogs e outros tipos de plataformas Web, permite o upload de mídias, compartilhamento de conteúdos nas redes sociais, ferramentas de SEO, além de disponibilizar um e-mail profissional com o domínio escolhido e um painel de gestão de estatísticas para acompanhar seu desempenho.

Alternativas ao WordPress

Com tantas opções de softwares disponíveis no mercado, conhecer várias opções para escolher o mais adequado para as necessidades do seu negócio é fundamental.

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Por agora, saiba como funcionam algumas das alternativas ao WordPress:

  • Joomla;
  • Drupal;
  • Shopify.

Joomla!

Logo do Joomla!. O logo possui um desenho de 4 alfinetes, um de cada cor, ao lado esquerdo do nome.

Joomla é um CMS gratuito, e assim como o WP.org possui código aberto para flexibilizar a criação e publicação de sites, blogs, e-commerces, portais de notícias, entre outros tipos de páginas Web, e até mesmo aplicativos, bem como para gerenciar os conteúdos publicados.

O Joomla! é capaz de atender aos sites de todos os tamanhos, e é escalável para também acompanhar o crescimento do seu tráfego e de usuários.

Para usar o Joomla! é necessário instalar o software no seu dispositivo, e entre os seus recursos estão ferramentas de otimização de SEO, mais de 8 mil plugins para extensão das suas funcionalidades, designs pré-definidos e responsivos e agendamento de publicações.

Também é possível criar banners para monetizar as páginas do seu site através de anúncios, além de formulários para geração de leads, categorizar postagens com tags, redirecionar URLs, além de outras ferramentas de personalização de conteúdos.

Drupal

Logo da Drupal. O logo possui um desenho de uma gota e tanto a gota quanto o nome tem a cor Azul. Drupal é concorrente do WordPress

Drupal.org é outro sistema CMS de código aberto e gratuito, para a criação de sites e postagem de conteúdos, e que oferece API personalizada para publicações multicanais, sendo alimentado por uma comunidade de contribuidores.

Assim como o Joomla e o WP.org, é necessário contratar o domínio e a hospedagem do site à parte, e o software precisa ser instalado no seu dispositivo para ser utilizado.

O Drupal é indicado para desenvolvedores, equipes de marketing, agências de publicidade, e qualquer profissional que precise criar sites, blogs, lojas virtuais, entre outras soluções.

Entre os segmentos de negócio atendidos pelo Drupal estão e-commerces, fintechs, páginas de esportes e entretenimento, ONGs, instituições de ensino, intranets corporativas, e mais.

Assim como as demais soluções, o Drupal permite a personalização de páginas Web de maneira flexível, oferece temas pré-definidos se você não quiser começar a customizar seu site do zero, sendo possível também fazer diversas integrações com outras ferramentas para expandir seus recursos.

Entre as integrações estão ferramentas de automação de marketing, como o Mailchimp, CRM de vendas, plugins como Yoast, redes sociais e aplicativos do Google, como o Analytics.

Shopify

Logodo Shopify. O logo possui uma sacola verde com um S em branco ao lado esquerdo do nome

Shopify é uma plataforma de comércio eletrônico que permite a criação de lojas virtuais, e que oferece recursos de branding para gerenciar sua marca na internet.

Ao criar sua loja pela Shopify, você pode contar com domínio personalizado, além de conseguir integrar as vendas online com as do seu PDV e/ou outros canais de venda que sua empresa utilize, conseguindo gerir estoques e faturamentos de forma sincronizada.

A Shopify oferece temas pré-definidos para que você crie sua loja online rapidamente, além de disponibilizar ferramentas de SEO e de automação de marketing para que você possa divulgar seu site por e-mail marketing, no Google Shopping, em anúncios do Facebook e outros canais de marketing.

A Shopify também disponibiliza um painel de controle para que você obtenha insights de oportunidades de vendas e aprimoramento de estratégias, além de garantir que você consiga gerenciar todos os seus pedidos, fretes e entregas, devoluções e reembolsos, bem como seus recebimentos.

Além disso, a plataforma pode ser integrada a vários gateways de pagamento, para que você disponibilize inúmeros meios de pagamento para os seus clientes.

Conclusão

Os CMS são sistemas que facilitam a vida de quem precisa criar sites em que os conteúdos precisam ser atualizados ou modificados constantemente, desde as alterações mais simples até as mais complexas.

Por serem ferramentas geralmente intuitivas de usar, muitas pessoas que não sabem mexer em códigos, ou não tem tempo para isso, acabam utilizando essas soluções para personalizar suas páginas e gerenciar seus conteúdos diariamente.

Visto isso, neste conteúdo você conheceu um pouco mais sobre o WordPress, e entendeu como ele funciona para criar e gerenciar conteúdos de sites, blogs, lojas virtuais, intranets corporativas, entre outros tipos de páginas Web, a partir de recursos que vão do básico ao avançado para personalizar esses sites.

Você também conheceu outras 3 alternativas ao WordPress: Joomla!, Drupal e Shopify, que também são ferramentas para criar diferentes tipos de sites, bem como para personalizar e atualizar seus conteúdos.

Mas, agora que você sabe mais sobre o WordPress, você precisa navegar pelo nosso portal B2B Stack, que reúne milhares de softwares para automatizar todos os seus processos corporativos, e que te ajuda a tomar as melhores decisões na hora de escolher as melhores ferramentas do mercado! Mude sua forma de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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