Tecnologia e Gestão financeira: Como a tecnologia está transformando a Gestão Financeira Empresarial

Publicado em 24 de agosto de 2022

A tecnologia mostra-se, cada vez mais, uma grande aliada da gestão financeira para empresas de todos os portes e segmentos. Diversas inovações surgem e acabam se tornando grandes facilitadoras de todos os gestores financeiros.

O surgimento dos ERP’s

Historicamente, um grande marco para a gestão financeira empresarial foi o surgimento do ERP. Tudo começou em 1913, quando o engenheiro Ford Whitman Harris desenvolveu um sistema de produção, o modelo de ordem econômica (EOQ). Em 1964, a Black & Decker juntou os conceitos do EOQ com um computador mainframe, dando origem a uma solução de planejamento das necessidades de materiais (MRP).

O MRP ganhou uma evolução em 1983, com a inclusão do planejamento de recursos de manufatura, ganhando o nome de MRP II. Havia toda uma integração a partir de módulos como compras, listas de materiais, programação e gerenciamento de contratos.

As tecnologias permitiram a evolução do MRP II, com a incorporação de novas funcionalidades, com cálculos mais complexos e a utilização de novas informações, de forma integrada. Assim, surgiam as primeiras versões dos Sistemas de Gestão Integrados, os ERP’s. A partir daí, integraram-se diversas áreas de uma empresa: finanças, contabilidade, custos, vendas, logística, recursos humanos.

Quem criou a expressão ERP foi o Gartner Group, como uma evolução do MRP II. Os ERP’s ganharam muita força a partir da década de 1990, impulsionado pela disseminação da arquitetura cliente/servidor.

Porém, num primeiro momento, estes sistemas acabavam sendo mais voltados para as grandes empresas, justamente por conta da infraestrutura necessária, bem como pela complexidade de uso e pelos custos envolvidos.

Porém, a partir dos anos 2000, com a evolução da computação na nuvem, sistemas começaram a ser desenvolvidos e armazenados neste formato, fazendo com que as empresas não precisassem ter toda uma super infraestrutura. A partir deste momento, startups e pequenos negócios começaram a poder utilizar novas soluções criadas na nuvem, voltadas justamente para a gestão financeira empresarial.

O Movimento Fintech e a novas tecnologias

E as coisas não pararam por aí. Em 2008, o movimento fintech explodiu, marcado pelo surgimento de diversas soluções financeiras majoritariamente digitais, tais como bancos digitais, plataformas de pagamento, dentre outras. A gestão financeira empresarial, graças a tecnologia, ganhou uma série de novas soluções.

Hoje, de acordo com a Fincatch, já existem mais de 1.600 fintechs no Brasil. Destas, boa parte possui soluções voltadas para as empresas, tais como: contabilidade online, gestão financeira, contas digitais, meios de pagamento, crédito, funding, investimentos, câmbio, seguros, fidelização e dívidas.

Algumas das fintechs, inclusive, passaram a oferecer soluções de tecnologia, possibilitando que as próprias empresas criassem seus bancos, fizessem análises de risco e oferecessem serviços financeiros. Esta categoria de soluções ganhou o nome de TechFin.

E também não podemos deixar de falar das criptomoedas, que ganharam força em 2008, com o Bitcoin e com a Blockchain, e, de lá para cá, passaram a trazer soluções e tecnologias e encabeçam as chamadas Finanças Descentralizadas, ou DeFi.

 

O Banco Central também abraçou essa união das finanças com a tecnologia e vem trazendo grandes inovações. O Pix e o Open Finance são duas grandes iniciativas que já revolucionam o sistema financeiro e podem se tornar grandes aliados da gestão financeira empresarial.

Na Finance Conference 2022 você terá a oportunidade de se aprofundar sobre vários destes temas e conceitos relacionados à tecnologia e à inovação para a gestão financeira empresarial. Não deixe de se inscrever!


Artigos relacionados