Google Fonts: Como usar as fontes do Google em projetos de websites

Publicado em 21 de outubro de 2022

Sabemos que a escolha de fontes é um momento de grande tensão para a equipe de marketing de qualquer empresa, por isso ter à disposição diferentes modelos podem tornar o processo decisório mais fácil, por isso o Google Fonts pode ser um grande aliado.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para te ajudar a entender como o Google Fonts pode te ajudar nesse processo criativo e quais os seus benefícios.

Continue a leitura para saber mais!

O que é Google Fonts

O Google Fonts é um serviço da Web fornecido pela empresa Google para usuários que possuem websites e desejam usar diferentes fontes em suas páginas. Esse é um serviço que pode ser utilizado de forma gratuita e simples.

Sabemos que no passado, os navegadores de web exibiam somente fontes que previamente estivessem instaladas no computador do criador de conteúdo. Devido a essa restrição a criatividade dos profissionais da web foram afetadas, interferindo assim no resultado final dos conteúdos da web.

As limitações eram feitas para evitar problemas de exibição da página, por isso as principais fontes utilizadas eram Arial, Verdana, Times New Roma e entre outras.

Com a evolução dos navegadores e com a conquista de sites mais estáveis, a empresa Google criou o serviço chamado Google Fonts, uma biblioteca que contém diferentes fontes, com diversas formas para a escrita de palavras.

Site da página do Google Fonts

Essa biblioteca é composta por mais de 1.052 famílias, essa liberdade de escolha possibilitou uma expansão na criatividade e na qualidade para a produção de conteúdos na web, tornando-os mais chamativos, interativos, proporcionando uma navegação mais fluida.

Uma característica interessante do Google Fonts é que essa ferramenta possui código aberto, ou seja, permite que diferentes usuários criem as suas próprias fontes, aumentando as possibilidades dos criadores de conteúdo.

Mas é importante ressaltar que essas fontes não podem ser comercializadas, pois essa ação fere as políticas e os termos de uso estabelecidos pela plataforma. Dessa forma, podem ser criadas por empresas, designs do mundo inteiro.

Para que serve o Google Fonts

O Google Fonts é uma ferramenta destinada para personalizar a tipografia utilizada na construção dos textos de uma página, permitindo a utilização das fontes existentes e a criação de novas. 

Essa ferramenta existe desde 2010, foi desenvolvida para tornar a web mais rápida e melhorar o aspecto visual dos sites através das centenas de fontes Open Source.

Devido às diversas possibilidades criativas que o Google Fonts trouxe, os designers e criadores de conteúdo tiveram grande aderência para utilizar a ferramenta. Dessa forma, cada empresa buscou desenvolver os sites para se manter competitiva no mercado.

As vantagens de usar o Google Fonts são várias, como o fato de ser gratuito, a facilidade de utilizar e implementar, variedades de fontes, liberdade de escolha de estilo e a possibilidade de novas criações.

Como se usar o Google Fonts

Agora que você já sabe um pouco sobre a história do Google Fonts e as suas aplicações, está na hora de saber como utilizar essa ferramenta em seu site e aproveitar os benefícios.

Como colocar o Google Fonts em um site

Antes de adicionar a fonte do Google Fonts em seu site, visite o site do Google Fonts, ao acessar o site você terá acesso a mais de 900 fontes gratuitas para uso pessoal ou comercial.

Site de utilidades do Google Fonts

Comece explorando as diversas fontes, para te ajudar na sua escolha entenda o que você deseja comunicar em seu site, fontes mais finas remetem a elegância e delicadeza, fontes mais robustas expressam força e poder.

Em seguida, vá até a aba Directory/Diretório, no menu à direita você pode filtrar e escolher o estilo da fonte (serifa, sem serifa, manuscrita, etc.) pelo peso, linguagem e popularidade das fontes disponíveis. 

Você poderá também selecionar e personalizar a fonte selecionada, para que ela se adeque às características e identidade do seu site. Após ter customizado a sua fonte, aperte a opção de baixar a fonte, através do ícone de download no canto superior direito, ou se preferir pode incorporar a fonte no seu site através do Google Fonts.

Para adicionar a nova fonte você  deve acessar a janela de seleção, e clicar na aba “EMBED”.  Ao fazer isso você verá dois códigos:

  • O primeiro aparecerá na aba “STANDARD”, esse é um código HTML que possibilita a integração da sua nova fonte ao seu site.
  • O segundo código é o CSS, que especifica o nome da fonte, portanto, esse código deve ser copiado para a classe correta, permitindo que a fonte seja atribuída a um elemento desejado dentro do texto.

Como instalar um Google Fonts no Windows?

As configurações para instalar o Google Fonts podem variar de acordo com a versão do Windows utilizada.

Para instalar uma fonte é necessário fazer o download da fonte desejada seguindo o passo a passo no tópico anterior, lembre-se de extrair o arquivo compactado. Saiba que o Windows aceita fontes nos formatos True Type (ttf) e Opentype (otf)

Para quem utiliza Windows 10, 8, 7 ou a versão Vista, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo baixado e vá em instalar. Quando surgir uma caixa de confirmação, clique em Sim. Pronto, depois, é só abrir o programa no qual deseja usar a fonte baixada e pesquisar pela nova letra.

Em todas as versões do Windows você pode optar por abrir o Explorador de arquivos  do seu computador, ou qualquer outra pasta, e digitar o seguinte comando C:\Windows\Fonts na barra de endereços e pressione a tecla Enter. 

Depois disso basta arrastar a fonte baixada e extraída do compactador de arquivos para a pasta, com isso o sistema fará a instalação automaticamente, dessa forma, você poderá utilizar a sua nova fonte.

Como instalar um Google Fonts no Mac?

Uma curiosidade interessante é que o sistema operacional do Mac já vem com diversas fontes instaladas para poder você pode usar de forma fácil e prática. Caso deseje, você 

fazer download de novas fontes adicionais da Apple ou de outras origens, como o Google Fonts.

Para realizar a instalação de novas fontes, você pode utilizar o Catálogo de Fontes ou baixar o Google Fonts e utilizá-lo de maneira integrada com o Google. Porém, não importa qual a origem da fonte, é necessário descompactar o arquivo antes de instalá-lo.

A Apple recomenda arquivos nos formatos TrueType (ttf), Variable o TrueType Collection (ttc), OpenType (otf) e o OpenType Collection (ttc).

Sendo assim, para instalar a fonte do Google Fonts você deve clicar sobre o arquivo da fonte baixada no Finder do seu Mac. Após isso, será aberta uma janela de pré-visualização. 

Você deve então clicar em instalar fonte. O sistema irá validar a fonte e disponibilizá-la em seu Catálogo de Fontes. Depois disso, poderá ser utilizada em qualquer programa.

Como saber qual fonte está sendo usada?

Às vezes queremos descobrir quais são as fontes que estão sendo utilizadas em uma página ou em um texto. Saiba que isso é possível através do serviço oferecido por diversos sites que tem como função a pesquisa e identificação de fontes que encontramos pela internet. 

Para quem trabalha com design gráfico, as fontes são um dos elementos essenciais para a construção da comunicação visual de uma empresa. Encontrar as melhores fontes é um passo crucial na concepção de qualquer projeto. Em geral, fontes bonitas e legíveis são essenciais na hora de criar conteúdo. 

Aplicativo para identificar fontes em textos e imagens

Dessa forma, acabamos buscando inspiração em outros sites, para descobrir qual fonte está sendo usada você pode baixar o aplicativo da WhatTheFont, para utilizar basta soltar um arquivo com texto e o aplicativo reconhece qual a fonte que foi utilizada.

Página inicial do site para verificar as fontes

Outra ferramenta interessante é o site da Font Squirrel,através dessa plataforma é possível descobrir as fontes utilizadas nas imagens, para isso basta fazer o upload ou enviar a URL e logo o site mostra qual o nome da fonte em questão.

Onde baixar um Google Fonts

As fontes do Google Fonts podem ser baixadas diretamente da plataforma do Google Fonts, sendo que nela também é possível customizar a fonte antes de você baixá-la, como explicamos mais acima. 

Qual a melhor fonte para ser utilizada

Antes de tudo é preciso pensar que o processo para escolher as fontes de um projeto pode ser complexo devido ao impacto da comunicação visual do mesmo. Sabendo que diferentes setores vão demandar diferentes fontes e significados.

Sendo assim, a primeira preocupação ao escolher uma fonte para determinado projeto é entender qual a mensagem que ela representa? 

Vejamos alguns exemplos: empresas que remetem a luxo e sofisticação precisam de uma comunicação voltada para atender a essa necessidade, sabendo que a tipografia compõem toda a composição visual e a sua escolha deve ser alinhada aos objetivos da comunicação.

A imagem do site do Hotel para exemplificar a fonte utilizada

O hotel Hotel Colline de France, é o segundo melhor hotel do mundo segundo o site da Tripadvisor. O seu site é composto por elementos que remetem a elegância e aconchego, logo a sua tipografia são finas e delicadas.

Essa é a página inicial da EBM para exemplificar a fonte utilizada

Já a empresa do ramo da construção civil EBM traz uma tipografia fina, firme que ajuda a transmitir confiança alinhando com os objetivos e valores da marca.

Outros pacotes de fontes

Além do Google Fonts, existem outros sites e ferramentas que possibilitam o download de novas fontes para serem utilizadas em sites, no seu computador ou até mesmo em aplicativos. Confira alguma das opções: 

  • Adobe Typekit: esse é um dos serviços da Adobe, através do site é possível ter acesso a mais de 20.000 fontes com assinatura, os valores dos pacotes podem variar.
  • Fontfabric: é um site com diversas fontes que podem ser adquiridas através da compra do pacote.
  • 1001 Free Fonts: é um site com várias fontes disponíveis e que podem ser baixadas de forma gratuita.

Além desses sites, é possível encontrar diversos outros sites que possibilitam o download de fontes. 

Conclusão

Finalizando, o Google Fonts tem se mostrado, desde a sua criação, uma excelente ferramenta para aqueles que trabalham com a criação de design e conteúdos para a web.

Devido às suas características de facilidade de uso, gratuidade e segurança ao baixar uma fonte ele se tornou um dos aplicativos mais utilizados para realizar o download de novas tipografias.

E como vimos a busca por fontes que representam a imagem da sua empresa pode ser complexa, dessa forma, recomendamos que realize pesquisas e entenda os gostos do seu público, para que a sua escolha seja assertiva.

Se você gostou desse texto continue acompanhando o nosso blog, e verifique os diferentes serviços da Google que podem melhorar o desempenho do seu negócio.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados